Airton Engster dos Santos

sexta-feira, 20 de julho de 2018

Voni T. Loposzinski - sócio-fundadora e conselheira da ALIVAT - Academia Literária do Vale do Taquari.






Voni T. Loposzinski 

Nome: Voni Thereza Caye. Pseudônimo: Voní T. Loposzinski nascimento: 21 de janeiro de 1945 em Venâncio Aires. Filiação: Ladislau Loposzinski (imigrante polonês) e Erna Dresch Loposzinski. Casada com João Gilberto Caye, filhas Cassandra Caye Anschau e Cassiane Caye de Almeida. Possui oito livros publicados.

Veio residir em Estrela. Depois de muita leitura e exercícios de prosa e verso, iniciou sua primeira fase literária com Fascinação, lançada em 1992. 

Em 1993, participou da coletânea "Mulher Poeta", em nível nacional, promovido pela editora Alcance. No mesmo ano publicou o romance "Arco-Iris Polonês”.

Em 1995 Voni publicou o romance "Luz de Bialogard" buscando o enredo desta obra na Polônia, terra de seus pais.

Em 1998, lançou "Jasminny, Minha Vida", romance que narra a grande frustração amorosa de Jasminny que vive o drama da mãe solteira, a problemática da esterilidade, a doença e morte do consorte, amores secretos, rejeições afetivas e, no clímax, o seu imprevisível e patético reencontro com Luckjano, seu primeiro amor, e o filho Lucky.

Em 2000, lançou, "Supremos Momentos I", seu primeiro romance infanto-juvenil. Apresenta temas como consumismo, racismo e a magia do primeiro amor, envolvendo a personagem Harynna.

Em 2001, lançou "Supremos Momentos II". Em 2002, o trabalho Os Peregrinos foi um dos 40 selecionados, na sétima edição do concurso Histórias de Trabalho, projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre. Mais tarde lançou "Supremos Momentos III", completando uma trilogia.

Em 2001, a autora recebeu o título de Patrona da Feira do Livro de Estrela. No mesmo ano recebeu o certificado do concurso Histórias do Trabalho, da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre.

Em 2002 recebeu certificado como classificada no concurso, Caminhos Por Onde Andei, pela editora Litelis, do Rio de Janeiro.

Em 2003 recebeu certificado com o Curso de Extensão Universitária Oficina de Criação Literária da Univates.

Em 2004 classificada em nível estadual, pela RBS TV, com o conto "A Fotografia Milagrosa" que foi exibido no quadro Minha História de Natal.

A autora é sócio-fundadora e conselheira da ALIVAT - Academia Literária do Vale do Taquari.

Em 2007 recebeu do Consulado Geral da Polônia no Sul do Brasil, o certificado da 1ª Vitrine Literária Polônia do Brasil, realizada em Curitiba.

Texto: Airton Engster dos Santos
Fotos; Acrvo Airton Engster dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ricardo Wagner falou para uma multidão em Teutônia-RS...

No sábado (18 de agosto de 2018) Ricardo Wagner falou para uma multidão em Teutônia-RS.....