Um assalto terminou com morte na cidade gaúcha de Estrela, no Vale do Taquari



Um assalto terminou com morte na cidade gaúcha de Estrela, no Vale do Taquari, por volta das 0h desta segunda-feira (30). O crime aconteceu em uma empresa localizada às margens da ERS-453.

Conforme a Brigada Militar, os sócios da empresa estavam no local, quando foram surpreendidos por três criminosos.

Os dois foram amarrados e levados para salas diferentes. Um deles conseguiu escapar e foi buscar ajuda da polícia. Quando a polícia chegou ao local, o outro empresário já estava morto. Ele teve o nome divulgado. Trata-se de Jonas Vieira.

Os criminosos fugiram sem levar nada, e ninguém foi preso.

Carnaval de Estrela com destaque regional no Vale do Taquari


Carnaval de Estrela com destaque regional

No programa Redação Studio FM 98.3 estiveram presentes o secretário da Secultur - Marcelo Braun e a assessora Silvana Menezes; presidente do Bloco Renascer do Samba, Ataíde Boa Vista; representantes do Bloco dos Palhaços de Lajeado, Darci Possamai e Jeferson Melo; Presidente da Escola de Samba Inhandava de Bom Retiro do Sul, Deverson Jonas de Oliveira e o Secretário de Turismo, Esporte e Lazer do município, Luís Eduardo Arce.

Na pauta o Carnaval de Rua que vai transformar o Calçadão de Estrela na passarela do samba no dia 4 de março, a partir das 20h com o Carnaval de Rua.


Segundo informou Marcelo Braun, as primeiras reuniões de organização já estão ocorrendo e a expectativa é de um desfile com muita alegria e criatividade. 

O evento terá participação dos blocos Renascer do Samba de Estrela que contará com 200 foliões e do Bloco dos Palhaços de Lajeado que trará 140 participantes. 

A  Escola de Samba Inhandava, de Bom Retiro do Sul, vai participar para prestigiar a festa momesca estrelense, além dos blocos "Foliões da Fazenda e Foragidos da Vila" de Fazenda Vilanova.

Da mesma forma o Bloco Renascer do Samba de Estrela estará visitando Fazenda Vilanova e Bom Retiro do Sul nos dias 11 e 18 de março de 2017, respectivamente, nos carnavais daqueles municípios.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, organizadora do Carnaval de Estrela, tem expectativa de atrair um público de cinco mil pessoas de todo o Vale do Taquari.

O presidente da Renascer do Samba, Ataíde Boa Vista, informou que no próximo sábado, dia 4 de fevereiro às 16h, o Bloco Renascer do Samba fará a escolha da Rainha do Carnaval, no Barracão localizado no bairro Imigrantes.

Renascer do Samba

Depois de algum tempo sem carnaval de rua em Estrela, um grupo de pessoas ligadas ao samba reuniu-se no Bairro Imigrantes para reascender a chama da tradição no município.

Em 2011 ocorreu o primeiro desfile no Calçadão de Estrela, levando extraordinário público vibrando com a apresentação do bloco que se apresentou nas cores verde e branco.

Nos anos que se seguiram foram convidados outras entidades carnavalescas que juntamente com o Bloco Renascer do Samba abrilhantaram a festa momesca.


Em 2017 novamente o evento promete, e segundo o presidente Ataíde Boa Vista - Sagu neste ano o tema enredo é: Vale do Taquari à poesia magia cantada

Samba Enredo da Renascer do Samba para 2017:

Refrão

Do céu, Deus criou um belo Vale
Um astro duradouro que felicidade
De um povo abençoando que faz o bem
Renascer do Samba tem beleza também

Pela mão do criador
Se fez uma terra adorada
Fascínio, brilho esplendor
Em poesia, a magia cantada

Renasce no meu coração,
Culturas de esplêndida realeza
Tribos indígenas a sua alteza,
Para o nosso carnaval se fez inspiração

E acampados às margens do rio Tibiquary,
Açorianos estabeleceram-se no Vale do Taquari
Etnia negra, italiana, açoriana, alemã, então...
Afeto a cultura de nosso povo tem no coração

Gente, trabalhadeira e de paz
Povoado pioneiro da cultura agrária
Paisagens rurais agricultura e pecuária
A beleza na terra mais feliz se faz

Na região central vai encontrar
Da natureza que não vai Findar
Um vale verdejantes se tem ao encanto
Renascendo Samba nosso nobre manto


Escola de Samba Inhandava, de Bom Retiro do Sul 34 Anos....

A S.E.R.B.C. Escola de Samba Inhandava foi fundada em 1983, por um grupo de pessoas que procuravam divertir-se, mas que, por falta de recursos humanos e financeiros, não participou deste carnaval, indo participar no ano seguinte como bloco, desfilando na cidade de Lajeado e ficando em 2º lugar no desfile regional de rua.

Em 1986, a Escola de Samba Inhandava consagrou se campeã regional em Bom Retiro do Sul, e seu presidente era então Paulo André Eidelwein, tendo como tema enredo “Um Lugar ao Sol”.

Em 1989, na cidade de Roca Sales, a Inhadava, com se presidente José Eumar da Costa, conquistou seu bi campeonato com o tema “Mar, Mistério e Beleza”.

Em 1990, com seu incansável presidente, José Eumar da Costa, a Inhandava preparou se para alcançar o seu tri campeonato, na cidade de Bom Retiro do Sul, com o tema “Tributo à Clara Nunes”.


Desde sua fundação em 1983 a Inhandava desfilou todos anos, a exceção de 1991 quando um temporal destruiu o município de Bom Retiro do Sul.


Agendado para 18 de março de 2017, o Carnaval de Bom Retiro do Sul será um dos maiores já realizados, informa o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Luís Eduardo Arce. A maior atração será a Escola de Samba Inhandava. 

A Inhandava já começou os ensaios e a confecção de fantasias e carros alegóricos.

Bloco dos Palhaços de Lajeado


O bloco foi fundado em 1971, idealizado pela Tia Mafalda, inicialmente convidando os primos das familias Rocha, Chiarelli, Eckert e Dresch. 

O primeiro desfile aconteceu pelas ruas da cidade no mesmo ano que foi fundado, em cima de um caminhão, em que as fantasias eram caracterizadas pelo tema "palhaços". 

As reuniões eram feitas como reuniões familiares na casa dos parentes participantes. No ano seguinte, o Bloco dos Palhaços saiu em um desfile oficial da cidade, no periodo de carnaval. 

Desde aquele tempo, amigos eram convidados para os desfiles (preferencialmente casais), e também acompanhados pelos seus filhos. 

O fato de o Bloco dos Palhaços ter sido iniciado por famílias, foram dados como tradição, não somente os desfiles no carnaval, mas também outras atividades, como os times de futebol organizados pelos homens, os acampamentos, festas e reuniões familiares, etc...


Até hoje essas tradições persistem e, no decorrer do tempo, mais pessoas uniram-se ao Bloco para se divertir com os temas de cada ano.

Em Lajeado não haverá carnaval neste ano.

Blocos de Fazenda Vilanova

A Secretaria de Educação, Desporto e Lazer de Fazenda Vilanova informa que depois da cidade passar quatro anos sem a festa, o município está mobilizado para o retorno da folia, marcada para 11 de março. 

Até o momento, diversas entidades carnavalescas já confirmaram participação com destaque para o desfile dos blocos do município: "Foliões da Fazenda e Foragidos da Vila".

As inscrições para outros grupos podem ser feitas na prefeitura. 

Mutirão de amor pela EMEF Ruth Markus Huber em Estrela-RS


















Mutirão de amor pela EMEF Ruth Markus Huber

Como cantam Jorge Aragão e Zeca pagodinho na canção "Mutirão de Amor": Cada um de nós deve saber se impor; E até lutar em prol do bem-estar geral; Afastar da mente todo mal pensar; Saber se respeitar; Se unir pra se encontrar; Por isso, vim propor; Um mutirão de amor; Pra que as barreiras se desfaçam na poeira; E seja o fim; O fim do mal pela raiz; Nascendo o bem que eu sempre quis; É o que convém pra gente ser feliz; Cantar sempre que for possível; Não ligar para os malvados; Perdoar os pecados; Saber que nem tudo é perdido; Se manter respeitado; Pra poder ser amado.

Chega dos malvados destruindo escolas, roubando objetos, merendas ou recursos das nossas crianças e jovens. Basta de publicidade para estes malfeitores que em nada contribuem para evolução da humanidade.

Já andava meio sem esperança quando descobri que um grupo intitulado "Amigos da Escola" realizavam um mutirão no Bairro Boa União em Estrela.

Ao visitar a EMEF Ruth Markus Huber encontrei a comunidade escolar limpando, pintando e organizando o espaço físico para receber os alunos do berçário e jardim no dia 6 de fevereiro e séries iniciais até o 5º ano no dia 20 deste mês.

Nas paredes, lindas imagens de autoria do artista plástico Sérgio Werle. O berçário sendo reestruturado com aquisição de mobiliário para ampliar o atendimento, reforma da pracinha, pintura das paredes, lajotas sendo colocadas no chão e melhoria do sistema elétrico. Na entrada, pinturas no chão para dar boas vindas a todos. Um exemplo para ser seguido. 

A EMEF Ruth Markus Huber está localizada no Bairro Boa União. Possui 200 alunos que são atendidos por 48 profissionais, entre direção, coordenação, professores e funcionários.

A diretora Sabrina Scheer dos Santos disse que o Circulo de Pais e Mestres é muito atuante dando apoio a todas iniciativas do Educandário. O sonho agora é a cobertura de uma área do pátio para atividades diversas com os alunos.

A presidente do CPM é Catrian Brito dos Santos. As coordenadoras são Bárbara Dorneles e Alessandra Garcia. 

A escola com turno integral fornece lanche e almoço para os alunos, tudo elaborado na Cozinha Central, mantida pela Secretaria da Educação de Estrela.

História da EMEF Ruth Markus Huber

Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Ruth Markus Huber - Educandário em Estrela, no Bairro Boa União, inaugurado em 1999, pelo prefeito Leonildo José Mariani. 

Iniciou o ano letivo em 2000, atendendo crianças do Ensino Fundamental e Educação Infantil. 

O município investiu na ampliação do prédio em alvenaria, com 541,13m², inaugurada em 2002, quando também o berçário foi transferido para suas dependências.

Projeto da vereadora Dorli Maria Schneider, a denominação foi aprovada pela Câmara de Vereadores, em homenagem à professora e educadora em Estrela, que iniciou a carreira do magistério como professora em língua portuguesa no Colégio Martin Luther. 

Depois de atuar como secretária na 3ª DE, em 1971, assumiu o cargo de Delegada de Educação, em 1971, com a supervisão do ensino em 17 municípios, por dez anos, até 1981. 

Além do magistério, foi auxiliar no Cartório de Registro de Imóveis, até casar-se. Nascida 1933, morreu em 1994, em Estrela. Filha Augusto Frederico Markus e Joana Geisel Markus. Casada em 1954, com Hans Helmuth Huber.