XIII Seminário Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras e Seminário Nacional Migrações históricas e recentes


XIII Seminário Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras e Seminário Nacional Migrações históricas e recentes


Festival de Cinema de Lajeado firma parceria com Associação dos Críticos de Cinema do RS


Festival de Cinema de Lajeado firma parceria com Associação dos Críticos de Cinema do RS

Uma parceria importante para a produção de obras audiovisuais gaúchas foi firmada esta semana. O Festival de Cinema de Lajeado e a Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (Accirs) estão juntos na tarefa de difundir e fomentar a cultura cinematográfica e tudo acontecerá nos dias 30 e 31 de março e 1º de abril de 2017, quando ocorrerá o Festival no teatro da Univates. A Accirs organizará um grupo de pessoas para estar presente ao evento a fim de conferir a programação, avaliar os curtas e dar o parecer, apontando as melhores obras de forma independente, sem a influência da organização. O juri que a Accirs trará a Lajeado será formado por críticos de cinema, profissionais gabaritados que analisarão com viés crítico os filmes. Além da premiação do juri técnico, a associação dos críticos vai premiar os melhores curtas da crítica. 

A Accirs analisará critérios como obras com propostas inovadoras que investem em um linguajar fotográfico e julgará fatores que tenham realmente a acrescentar na experiência cinematográfica. “Nossa ideia é levar para a cidade um juri formado por um grupo de três a cinco pessoas. Serão críticos de cinema com trabalho comprovado na área da crítica cinematográfica”, explica Robledo Milani, presidente da Accirs e editor-chefe do site Papo de Cinema. Milani diz que a Accirs faz questão de estar diretamente envolvida com o Festival de Cinema de Lajeado por este ser um projeto que fomentará a sétima arte no interior do Estado. “Estamos felizes com a parceria e vamos torcer para que esta primeira edição tenha um impacto tão positivo que repercuta realmente em todo o Brasil e que venham outras edições.”

A Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul existe há dez anos. Está consolidada como uma das mais importantes associações do gênero no país e sua influência é cada vez maior. A Associação engloba os principais nomes do jornalismo cultural do Estado e tem uma parceria forte com o Festival de Cinema de Gramado e outros festivais que ocorrem no interior do Estado.

Milani acredita que um evento como o Festival de Cinema de Lajeado abre oportunidades para que cidadãos, cinéfilos e curiosos possam conferir as diversas vozes e narrativas do cinema nacional. “É uma oportunidade privilegiada que deve ser vista com ótimos olhos.”

O juri da Accirs atuará paralelo ao corpo de jurados convidado pela comissão organizadora do Festival. “São críticos que terão autonomia para ponderar sobre as diversas facetas dos curtas-metragens e julgar de forma livre e independente”, explica Monique Mendes, integrante da comissão organizadora do evento.

O Festival de Cinema de Lajeado recebeu mais de 300 obras inscritas de todo o país. Cinquenta delas serão selecionadas para serem exibidas nos três dias do evento. A tarefa de escolher os 50 melhores filmes cabe a cinco selecionadores. Desta “leva” de filmes, sairão os vencedores que serão julgados pelo juri técnico. Além das mostras competitiva e não-competitiva, o evento terá debates com os realizadores e sessões para escolas. Serão três dias de intensa programação com o objetivo de incentivar o cinema e o turismo no Rio Grande do Sul.

SAIBA MAIS

O que: Festival de Cinema de Lajeado

Quando: 30 e 31 de março e 1º de abril de 2017

Onde: teatro da Univates

FOTO TROFEU

O Troféu do Festival de Cinema de Lajeado já esta pronto e representa o V13, um viaduto que é ponto turístico no Vale do Taquari

Foto: Monique Mendes

ASSESSORIA DO FESTIVAL DE CINEMA DE LAJEADO

Esportes Vale Taquari - Alexandre Santos - Grêmio, Inter, Copa do Brasil e Mundial de Clubes

GRÊMIO

Próximo jogo: 

Campeonato Gaúcho

Domingo, dia 29-01:

Na Arena Grêmio, às 17 horas: Grêmio x Ypiranga

Diretor-Executivo: Luís Vagner Vivian, Supervisor da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) é um dos cotados para ser o Diretor-Executivo de Futebol do Grêmio. Vivian já trabalhou no tricolor gaúcho em duas oportunidades ocupando o cargo de Supervisor.

Renovação: O procurador do técnico Renato Portaluppi, Gerson Oldenburg “Gauchinho” afirmou que a renovação de contrato do treinador com o Grêmio está próxima de acontecer. Os números estão próximos e o acerto deve ocorrer em breve.

Atacante: A busca da direção do Grêmio por um atacante prossegue. Um dos nomes cogitados é de Domínguez, jogador do Cerro Porteño do Paraguai.

Walace: Times da Inglaterra manifestaram interesse no volante EWalace, mas nenhuma proposta foi oficializada até o momento.

Retornando: Alguns jogadores do Grêmio estão retornando de empréstimos, casos de: Maxi Rodríguez (Peñarol), Fernandinho (Flamengo), Rondinelly (Londrina), Kadu (Ponte Preta), Júnior (São Paulo), Lucas Coelho (Avaí) e Yuri Mamute (Náutico).

INTERNACIONAL

Próximo jogo:

Campeonato Gaúcho:

Domingo, dia 29-01:

No Estádio Antônio Davi Farina, às 17 horas: Veranópolis x Internacional

Indicados: O técnico Antônio Carlos Zago, não descarou a chegada de alguns jogadores do Juventude para reforçar o Internacional. Alguns nomes chegaram a ser citados pelo treinador colorado: Elias (goleiro), Juan (zagueiro), Klaus (zagueiro) e Roberson (atacante).

Retornando: Alguns jogadores do Internacional estão retornando de empréstimos, casos de: D’Alessandro (River Plate), Muriel (Bahia), Cláudio Winck (Chapecoense), Réver (Flamengo), Bruno Baio (Criciúma), Mike (Oeste), Bertotto (Joinville), Cassiano (Goiás), João Afonso (Criciúma), Taiberson (Náutico), Luque (Alcorcón-ESP), Alisson Farias (Estoril), Augusto (Emirates Club), Maurides (Figueirense) e Bruno Gomes (Genoa).

William: O Palmeiras tem interesse na contratação do lateral William e pode oferecer alguns jogadores para negociar com o Internacional.

Santos: O Santos Futebol Clube pode tentar a contratar dois jogadores do Internacional, o meia Valdívia e o atacante Nico López.

Jacsson: O goleiro Jacsson do Internacional pode ser emprestado ao Tubarão de Santa Catarina.

COPA DO BRASIL

1ª fase: Em sorteio realizado ontem (15) na sede da CBF no Rio de Janeiro, foram definidos os adversários dos clubes gaúchos na primeira fase da Copa do Brasil. O Internacional jogará contra o Princesa de Solimões (AM). O Murici (AL) será o adversário do Juventude. O São José enfrentará o Sampaio Correa (MA). Já o Ypiranga de Erechim vai jogar contra o PSTC (PR). A primeira fase será disputada em jogo único, sendo que as equipes do Inter, Juventude e Ypiranga, jogam fora de casa, mas com o direito de empatar, pois estão melhor posicionadas no Ranking da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Já o São José jogará em casa contra o Sampaio Correa e terá que vencer para se classificar.

CAMPEONATO GAÚCHO – DIVISÃO DE ACESSO

Início: 05 de março

Participantes: 16 clubes

Chave A: Avenida, Santa Cruz, Pelotas, São Gabriel, Guarany (Bagé|), Guarani-VA, Aimoré e Inter-SM.

Chave B: Lajeadense, São Luiz, Panambi, União Frederiquense, Tupi, Glória, Esportivo e Brasil (Farroupilha).

Fórmula de disputa: Na primeira fase serão dois grupos disputando jogos em turno e returno. O torneio terá a volta dos mata-matas. Passam os quatro primeiros de cada grupo para a fase eliminatória.

MUNDIAL DE CLUBES 2017

Rodada das semifinais:

4ª feira, dia 14-12:

No Estádio Municipal de Osaka, em Osaka-JAP: Atlético Nacional-COL 0 x 3 Kashima Antlers.

Gols: Shoma Doi, Endo e Suzuki KA/

Atlético Nacional-COL: Franco Armani, Bocanegra, Alexis Henríquez, Aguilar e Díaz; Diego Arias (Guerra), Uribe, Mosquera (Dajome) e Macnelly Torres; Berrío (Rodriguez) e Borja. Técnico: Reinaldo Rueda.

Kashima Antlers: Sogahata, Ueda, Daigo Nishi, Shoji e Yamamoto; Ogasawara (Nagaki), Nakamura (Suzuki), Shibasaki e Endo; Shoma Doi e Akasaki (Kanazaki). Técnico: Masatada Ishi.

Classificado: Kashima Antlers

5ª feira, dia 15-12:

No Estádio de Yokohama, em Yokohama: Real Madrid 2 x 0 América-MEX.

Gols: Benzema e Cristiano Ronaldo RM/

Real Madrid: Keylor Navas, Carvajal, Varane, Nacho e Marcelo; Casemiro, Kroos (James Rodríguez), Modric e Lucas Vázquez; Benzema (Morata) e Cristiano Ronaldo.Técnico: Zinedine Zidane.

América-MEX: Moisés Muñoz; Alvarado (Guerrero), Valdez, Goltz e Pablo Aguilar; Samudio, Ibarra (Quintero), William da Silva e Sambueza; Romero (Arroyo) e Oribe Peralta.Técnico: Ricardo La Volpe.

Classificado: Real Madrid

Rodada final, domingo, dia 18-12:

Decisão do 3º lugar:

No Estádio de Yokohama, às 05 horas: Atlético Nacional-COL x América-MEX

Decisão do 1º lugar:

No Estádio de Yokohama, às 08h30min: Real Madrid-ESP x Kashima Antlers-JP

FRUKI entre as melhores para trabalhar no Rio Grande do Sul pelo sexto ano consecutivo


FRUKI entre as melhores para trabalhar no Rio Grande do Sul pelo sexto ano consecutivo

Premiação foi recebida na última quinta-feira, conforme pesquisa realizada pelo Grupo Amanhã e Great Place to Work

Lajeado/RS – A Fruki recebeu na última quinta-feira (08), em Porto Alegre, a premiação por integrar, pelo sexto ano consecutivo, a seleta relação das Melhores Empresas para Trabalhar no Rio Grande do Sul, promoção do Grupo Amanhã e da Great Place to Work. Este reconhecimento consolida o trabalho de fortalecimento da cultura organizacional e desenvolvimento de líderes transformadores da Fruki, com desafios, estímulos, reflexões e orientação para resultados

O estudo identificou as 40 companhias que oferecem os ambientes de trabalho mais atrativos do Estado com base no nível de confiança em nove dimensões culturais avaliadas pelo GPTW: Inspirar, Falar, Escutar, Agradecer, Desenvolver, Cuidar, Contratar e Receber, Celebrar e Compartilhar. Os critérios de avaliação são os mesmos que o GPTW aplica em mais de 50 países e se orientam pelos questionários respondidos pelos próprios integrantes de cada empresa.

SOBRE A FRUKI - A Fruki, com 92 anos de existência, tem sua matriz e parque industrial localizados numa área de 25.000 m² em Lajeado, além de Centros de Distribuição em Canoas, Pelotas, Caxias do Sul, Santo Ângelo e também junto à matriz. Contando com modernos equipamentos e tecnologia de ponta, as sete linhas de produção automatizadas têm capacidade para fabricar até 420 milhões de litros de bebidas por ano. 

A empresa tem atuação focada no Rio Grande do Sul e produz refrigerantes da marca Fruki, os suplementos energéticos Frukito, a linha Sabores Intensos, com Água Tônica e Citrus, e engarrafa a água mineral Água da Pedra. A Fruki pretende colocar em operação até o ano de 2020, no município gaúcho de Paverama, uma nova fábrica para a produção de bebidas energéticas e funcionais, sucos e chás. A segunda fase, que prevê a fabricação de cerveja, deverá ser concluída até 2025. A nova unidade vai se juntar à estrutura já existente. A Fruki vai inaugurar em breve seu novo CD Sul, em Pelotas, para ampliar o atendimento na Região Sul do Estado. Saiba mais pelo www.fruki.com.br .

Em 12/12/2016

De Zotti – Assessoria de Imprensa

Estrela-RS - Alunos da Univates apresentam anteprojeto de terminal de passageiros


Alunos da Univates apresentam anteprojeto de terminal de passageiros

Trabalhos estão expostos no saguão da prefeitura e população pode escolher seus favoritos

Estão expostos, no saguão da Prefeitura de Estrela, anteprojetos de um terminal intermodal de transporte de passageiros – rodoviário, ferroviário e fluvial - na área junto ao porto. Os trabalhos foram feitos por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates, da disciplina de Projeto de Arquitetura 7, e foram apresentados na noite de segunda-feira (12.12) a profissionais da área e convidados. São oito trabalhos, selecionados entre 12 desenvolvidos neste segundo semestre.

Conforme o professor da disciplina, Alex Brino, os anteprojetos têm abordagens distintas, mas são voltados para a cidade. A proposta é mostrar as diversas soluções desenvolvidas pelos alunos. Segundo ele, a Univates, enquanto universidade, entende que deve contribuir e fomentar soluções para os municípios e região na qual está inserida. Os trabalhos foram realizados em duplas, que na segunda-feira apresentaram e detalharam suas propostas para a construção dos terminais, além de outros usos para a área, com mais de 120 mil metros quadrados, localizada na Avenida Augusto Frederico Markus. 

Dos oito trabalhos serão selecionados três. Há um júri técnico, formado por dois engenheiros e dois arquitetos da cidade; um júri especial, composto por representantes do Executivo, Legislativo, OAB e Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacis), e ainda um júri geral, formado pelo público. Os projetos ficarão expostos na prefeitura até o dia 16 deste mês, quando todas as pessoas interessadas, maiores de 16 anos, poderão indicar o seu preferido. O horário é das 8h30min às 11h e das 14h às 16h30min.

A apresentação contou com a presença do vice-prefeito Valmor Griebeler e profissionais da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplade) e da coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates, Jamile da Silva Weizenmann. “Nosso objetivo não é somente esta parceria com a Univates. Queremos realizar a obra, pois buscamos a modernização do município de Estrela”, enfatizou o vice-prefeito. 

Os autores dos projetos
Os anteprojetos expostos são de autoria dos seguintes alunos: Ana Maria Klafke e Thaís Castelani; Artur Pretto Junqueira e Thaís Lohmann; Carina Krein e Claudia Bildhauer; Daiane Binsfeld e Denise Machry; Douglas Arend e Eduardo Marroni; Julio Cesar Tamiozzo de Aguiar e Jonatan Henrique Ewald; Maíra Scherer e Sheila Gehlen e Marla Bonzanini e Rafaela Zambiasi. 

Texto e fotos: Paulo Ricardo Schneider

Colinas-RS - Notícias mês de dezembro de 2016

Colinas - dezembro de 2016

A magia do Natal encanta Colinas

No entardecer do domingo (11), o brilho do sol deu espaço para o esplendor dos talentos colinenses que esbanjaram criatividade em mais uma edição do Natal Luz e Vida. Centenas de pessoas vibraram e se emocionaram com as apresentações que proporcionaram uma integração entre as famílias. O evento foi realizado no Ginásio Municipal de Esportes. Organizado pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto, juntamente com a Administração Municipal, o espetáculo teve a duração de duas horas e envolveu em torno de 200 artistas da comunidade.

Composto por 22 integrantes, o Grupo Instrumental fez a abertura e intercalou suas canções com a apresentação do grupo de danças da terceira idade, Centro Cultural Morgenstern, da patinação e do Grande Coral, que foi a apresentação conjunta dos corais do município. Durante a noite ainda houve a encenação do presépio, intercalado com músicas e efeitos especiais, apresentadas por artistas e cantores locais, que voluntariamente se colocaram a disposição e proporcionaram um grande espetáculo para o público. No final houve a chegada inusitada do Papai Noel, que superou as expectativas do público e um belíssimo show de fogos.

O prefeito Irineu Horst também deixou a sua mensagem e desejou um ótimo Natal e um próspero Ano Novo para todos. “Tudo o que alcançamos no ano não seria possível sem a contribuição de todos. Estamos iniciando um novo ano e precisamos aproveitar este período para refletir sobre o real significado desta época, sobre o que fizemos e o que vamos fazer. Teremos outras 365 oportunidades para sermos felizes e lembrarmos que o melhor presente é a família unida, que é a pura expressão do amor”, disse.

“Creio que todos os participantes têm o sentimento de dever cumprido e estão gratificados pela receptividade do público, que aplaudiu com entusiasmo cada apresentação. Se não fossem estes voluntários, seria muito difícil realizar o evento, por isso agradecemos a todos que se doaram. Já é um evento consagrado e que não pode deixar de ser realizado, pois proporciona muita integração e união entre os participantes. Mexe com os sentimentos e leva emoção aos corações dos que assistem. Deixo um agradecimento especial a todos que colaboraram e que de uma ou outra forma se dedicaram e fizeram a sua parte neste espetáculo. Quero ainda parabenizar toda a equipe que trabalhou e colaborou com este evento cheio de magia, emoção e encanto. Os nossos artistas, atores, cantores, músicos e a todos que se dedicaram e deram o melhor de si para que a apresentação do Natal fosse um sucesso, representando assim toda comunidade colinense e proporcionando ao público de diversos municípios e da região um verdadeiro espetáculo onde se resgata a história do Natal, a encenação do presépio, agregando também diversas apresentações artísticas”, salienta a secretária municipal de Educação, Tânia Fensterseifer.

Município distribui Calendário Oficial de Eventos 2017

Já está circulando pelo município o Calendário Oficial de Eventos 2017. Nele, a comunidade pode encontrar os principais eventos, como a 26ª Blumentanzfest, que ocorre dia 16 de setembro e o XVI Encontro de Corais, previsto para 25 de novembro, além de campeonatos esportivos, atrações nas comunidades, como festas religiosas, missas, cultos, chás, festivais, encontros, bailes, almoços, celebrações, jantas, homenagens, entre outras, também podem ser conferidas mensalmente.

Através do acervo formado a partir do concurso fotográfico deste ano, imagens dos pontos turísticos, como o Rio Taquari, jardins e flores colorem e enaltecem a beleza de Colinas. Enfeites de Páscoa, encenação de Natal e o acesso à cidade também podem ser vistos ao longo dos meses.

Porém, não são somente eventos e fotografias que fazem parte do calendário. Telefones úteis, calendário 2018 e o hino são informações complementares e que divulgam a cidade.

Os calendários já podem ser retirados gratuitamente em espaços como o Setor de Protocolo e Secretaria Municipal da Agricultura

Oficinas do Cras realizam confraternização de encerramento

Seis grupos atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social vêm realizando as festas de confraternização de fim ano. As atividades encerram nesta semana e retornam na segunda quinzena de fevereiro de 2017, com data a definir.

Para marcar o ano, amigo secreto, lanche e entrega de mimos foram as atividades vivenciadas pelos participantes das oficinas Belas Artes (mulheres), Conviver (idosas), Pinta Arte (crianças), Bolsa Família e dois grupos voluntários de artesanato.

De acordo com a assistente social Carine Bagestan, esse momento de confraternização é a valorização a cada um dos participantes. “Além de especiais, os encontros são uma forma de marcar o que foi construído entre o grupo e a equipe do Cras durante este ano, valorizando a participação e proporcionando um momento de alegria e descontração”, finaliza.

FUNDEF ELEGE OS NOVOS CONSELHEIROS


FUNDEF ELEGE OS NOVOS CONSELHEIROS 

Depois de dois mandatos, o economista Adriano Strassburger se despede da presidência do Conselho Diretor, mas permanece na entidade, onde vai atuar, a partir de 2017, no Conselho Superior. Ele ficou 4 anos no cargo. Ontem à noite, durante a eleição e posse da nova diretoria da FUNDEF, ele disse que se surpreendeu com a grandeza da entidade e apresentou um relato dos avanços e lutas no período em que esteve no comando da Fundação. 

“ Eu trabalhei intensamente para divulgar e tornar a Fundação reconhecida. Agradeço a confiança, mas vou continuar na casa e espero ver a entidade cada vez mais forte. Estou aqui para continuar à disposição. Quero frisar que estamos com muitas portas abertas com entidades nacionais e do exterior e assim que o projeto para a construção da sede própria for concluído tenho certeza que elas vão ajudar.” 

Quem assume por dois anos a presidência do Conselho Diretor é o cirurgião pediatra Alain Viegas Detobel, atual Diretor Técnico. Ele atua na instituição desde 1998. Na posse, Dr. Alain destacou a trajetória dele na entidade e o orgulho de assumir a nova função. “ Eu sei das limitações, mas é uma satisfação enorme assumir a presidência do maior centro de fissurados do RS. Temos muitas ações e precisamos definir as prioridades para superar obstáculos. "Sabemos que a entidade tem qualidade, credibilidade, graças ao trabalho desenvolvido em todas as áreas da FUNDEF.” 

O idealizador da FUNDEF Wilson Dewes destacou ainda o apoio de empresas, amigos e organizações, como a Smile Train e o papel daqui para frente dos eleitos. “Os novos conselheiros que assumem terão grandes desafios. Iremos atuar em várias frentes, com grupos que trabalho com conselheiros e amigos da FUNDEF que participarão de comissões, dentre elas de construção do Hospital da FUNDEF, captação de recursos, acadêmica e outras. Nós contamos muito com apoio de todos para tornar nosso sonho real, que é construção da sede própria.”

Conheça os novos Conselhos da FUNDEF:
Conselho Superior
Adriano Strassburger
Aline Eggers Bagatini 
Bianca Trevisol
Jairo Cocconi
João Batista Gravina
Luis Fernando Kehl
Nestor Heineck
Wilson Dewes

Conselho Diretor
Alain Viegas Detobel- Presidente
Ito José Lanius - Vice Presidente
Carla Diedrich – Diretora Administrativa
Renato Specht – Diretor Financeiro
Kleber Alberto Seabra – Diretor Técnico

Conselho Fiscal

Efetivos
Roberta Salvini
Jandir Dickel
Juliano Lendecker

Suplentes
Alexandre Jung
Décio José Schnack
Roque Specht

Saiba mais ;

A entidade busca a reabilitação de pessoas com fissuras labiopalatais e deficiência auditiva há mais de duas décadas. É reconhecida nacional e internacionalmente pela sua atuação. Atende pacientes de mais de 370 municípios gaúchos. 

Foto: Simone Wobeto/ SWobeto Editoria e Vídeo 
Legenda: O médico e idealizador da FUNDEF Wilson Dewes acompanhado do novo presidente do Conselho Diretor, Alain Viegas Detobel, ao lado da nova presidente do Conselho Superior, Aline Eggers Bagatini e do atual presidente, Adriano Strassburger. 

FUNDEF recebe a vista de representantes da ACI-E de Encantado


FUNDEF recebe a vista de representantes da ACI-E de Encantado

O grupo formado por 12 empresários e membros da diretoria da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) conheceu a entidade na quinta-feira (24.11). O presidente da Fundação, Adriano Strassburger apresentou primeiro o local onde são reabilitados os pacientetes com deficiência auditiva. O setor de reabilitação auditiva existe desde 2007, no local os pacientes são avaliados por uma equipe multidisciplinar que realiza exames e faz a adaptação do aparelho auditivo. Depois o grupo foi até a unidade dedicada à reabilitação de pacientes com fissuras labiopalatais. Um espaço limitado de 200 metros2, onde as salas são multiuso, os colaboradores se esforçam para atender da melhor forma pacientes e familiares. 

Strassburger explicou como surgiu a entidade em 1991, o crescimento da instituição ao longo desses 24 anos e a evolução na sequencia do tratamento, tudo para devolver o sorriso e alegria para quem mais precisa. Além disso, o presidente apresentou o novo projeto Reabilitando com Carinho. “O valor arrecadado cerca de R$185.000,00 será usado para adquirir material para atendimento aos pacientes com fissuras labiopalatais durante o próximo ano. Sem a ajuda da comunidade, a FUNDEF que atende pelo SUS, não teria como manter as portas abertas, pois tem muitos custos que o Sistema Único de Saúde não cobre.” 

A visita durou um hora e meia. O grupo ficou impressionado com o trabalho desenvolvido pela FUNDEF. “Foi uma visita muito importante, nós dá uma noção muito real das necessidades físicas e de saúde que as pessoas passam, e da importância do trabalho dessa instituição na realibitação das pessoas com fissuras e dificuldades auditivas. Nós não tínhamos uma noção do compromisso da entidade com a comunidade, é fantástico ver o trabalho realizado aqui num espaço limitado, saber das necessidades e estamos aqui para apoiar no que for preciso,” ressaltou, Mardi Hor De conto, vice-diretora de serviços da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E).

Foto: Simone Wobeto/Divulgação 

Inaugurado IMEC Parcão em Estrela-RS


Na terça-feira, 06 de dezembro de 2016, a unidade do Imec Parcão, localizada na Rua Geraldo Pereira, 195, Centro, em Estrela, foi reinaugurada. Após um investimento de R$ 2 milhões, a loja foi toda renovada, com novidades e comodidades em todos os espaços, e pensada em dar ao cliente uma nova experiência de compra.

Com a presença do prefeito Carlos Rafael Mallmann, demais autoridades, convidados, imprensa e funcionários, a loja recebeu a benção do Pastor Milton Schmidt e do Padre Assabido Pedro Ludwig.

Após a inauguração todos foram convidados para conhecer as dependências do estabelecimento.

Próximo aos caixas pode-se ver uma exposição de fotos antigas de Estrela cedidas pelo Memorial da Aepan-ONG

Estrela faz parte da história de expansão da marca Imec, foi uma das primeiras cidades a receber lojas da Rede. O Imec Parcão, com uma história de sucesso de 25 anos, é referência de qualidade e variedade de produtos na comunidade estrelense e região. “Sabemos o quanto essa loja é importante para a comunidade de Estrela, tudo o que fizemos foi com carinho e cuidado, respeitando as características que fazem com que o Imec tenha uma relação tão próxima com seus clientes”, comenta o Diretor Presidente da Rede Imec, Leonardo Taufer.

Em seu novo formato, a loja Parcão contará com um mix de 11 mil itens, área total de 2200 m², serviço de Wi-Fi gratuito ao cliente e estacionamento para 35 vagas, parcialmente coberto. Além disso, ocorreu a ampliação de empregos diretos, passando para 81 colaboradores. “Agregamos muitas melhorias para a loja, dentre elas uma infraestrutura modernizada, equipamentos novos, com destaque em investimentos para os setores de perecíveis, como açougue, padaria e hortifrutigranjeiros, além da ampliação do depósito e do estacionamento coberto”, comenta Taufer.

A reforma e ampliação do Imec Parcão faz parte do plano de Investimentos e Infra-Estrutura da Rede Imec que tem o objetivo de padronizar, melhorar, ampliar e modernizar as unidades do Grupo, sempre pensando em agregar comodidades, conforto e praticidade aos seus clientes.

Texto e Fotos - Airton Engster dos Santos

Esportes Vale do Taquari - Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro - Alexandre Santos



GRÊMIO 
Decisão da Copa do Brasil 2016
4ª feira, dia 07-12:
Na Arena Grêmio, em Porto Alegre-RS: Grêmio 1 x 1 Atlético-MG
Gols: Bolaños GR/ Cazares AT/
Grêmio: Marcelo Grohe, Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Ramiro (Jailson) e Douglas (Bolaños); Luan e Everton (Fred). Técnico: Renato Portaluppi.
Atlético-MG: Victor, Marcos Rocha, Gabriel, Erazo e Fábio Santos; Rafael Carioca, Leandro Donizete (Cazares), Júnior Urso (Maicosuel) e Luan (Lucas Cândido); Robinho e Lucas Pratto. Técnico: Diogo Giacomini.
GRÊMIO PENTACAMPEÃO DA COPA DO BRASIL 2016

Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse e Kleber Lucio Gil
4º Árbitro: Rodolpho Toski Marques

Próximo jogo:
Campeonato Brasileiro
Domingo, dia 11-12:
Na Arena Grêmio, às 17 horas: Grêmio x Botafogo

INTERNACIONAL
Próximo jogo:
Campeonato Brasileiro:
Domingo, dia 11-12:
No Estádio Giulite Coutinho, às 17 horas: Fluminense x Internacional
Provável escalação: Danilo Fernandes, William, Paulão, Ernando e Alex; Anselmo, Rodrigo Dourado, Anderson e Valdívia; Vitinho e Nico López. Técnico:Lisca.

Desfalque: O meia Seijas, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, é o desfalque do Internacional para o jogo contra o Fluminense, na última rodada do Brasileirão.

Técnico: O candidato a presidente do Internacional, Pedro Affatato, manifestou o interesse de continuar com Lisca como treinador em 2017. Já Marcelo Medeiros, candidato da oposição, tem Antônio Carlos Zago, como nome preferido para comandar o time no próximo ano.

CAMPEONATO BRASILEIRO – SÉRIE A
Jogos da 38ª roada:
Domingo, dia 11-12:
Na Arena Grêmio, às 17 horas: Grêmio x Botafogo
No Estádio Giulite Coutinho, às 17 horas: Fluminense x Internacional
No Estádio da Ilha do Retiro, às 17 horas: Sport x Figueirense
No Estádio da Vila Belmiro, às 17 horas: Santos x América-MG
No Estádio Manuel Barradas, às 17 horas: Vitória x Palmeiras
No Estádio Moisés Lucarelli, às 17 horas: Ponte Preta x Coritiba
No Estádio Mineirão, às 17 horas: Cruzeiro x Corinthians
No Estádio Pacaembu, às 17 horas: São Paulo x Santa Cruz
Na Arena da Baixada, às 17 horas: Atlético-PR x Flamengo

CLASSIFICAÇÃO
PG
J
V
E
D
GP
GC
SG
%
Palmeiras
77
37
23
8
6
60
31
29
69
Flamengo
70
37
20
10
7
52
35
17
63
Santos
68
37
21
5
11
58
35
23
61
Atlético-MG
62
37
17
11
9
61
50
11
56
Atlético-PR
56
37
17
5
15
38
32
6
50
Botafogo
56
37
16
8
13
42
39
3
50
Corinthians
55
37
15
10
12
46
39
7
50
Grêmio
53
37
14
11
12
41
43
-2
48
Chapecoense
52
37
13
13
11
49
53
-4
47
10°
Ponte Preta
50
37
14
8
15
46
52
-6
45
11°
São Paulo
49
37
13
10
14
39
36
3
44
12°
Fluminense
49
37
13
10
14
44
44
0
44
13°
Cruzeiro
48
37
13
9
15
45
47
-2
43
14°
Coritiba
46
37
11
13
13
41
40
1
41
15°
Vitória
45
37
12
9
16
50
51
-1
41
16°
Sport
44
37
12
8
17
47
55
-8
40
17°
Internacional
42
37
11
9
17
34
40
-6
38
18°
Figueirense
37
37
8
13
16
30
48
-18
33
19°
Santa Cruz-PE
31
37
8
7
22
45
64
-19
28
20°
América-MG
28
37
7
7
23
23
57
-34
25

LIGA NACIONAL DE FUTSAL
Segundo jogo da decisão, domingo, dia 12-12:
No Ginásio do Parque São Jorge, às 19h45min: Corinthians x Magnus Futsal (3x2)

CAMPEONATO REGIONAL DA ASLIVATA
TITULARES:
Segundo jogo da decisão, domingo, dia 11-12, às 16h30min:
Em Linha Berlim – Westfália: Juventude-W x São Cristóvão (2x1)

ASPIRANTES:
Segundo jogo da decisão, domingo, dia 11-12, às 14h30min:
Em Linha Berlim – Westfália: CA Navegantes x União Campestre (1x1)

VETERANOS
Primeiro jogo da decisão, domingo, dia 04-12:
Em Arroio do Ouro – Estrela: Arroio do Ouro 4 x 4 Águia Azul
Gols: Kiko, Meléca, Dartora e Marcos Dresch AO/ Marciano, Márcio 2 gols e Zico AA/

Segundo jogo da decisão, domingo, dia 11-12, às 10 horas:
Em São Jacó Alta – Teutônia: Águia Azul x Arroio do Ouro (4x4)

CAMPEONATO AMADOR DE MUÇUM
Rodada final, domingo, dia 11-12:
Decisão do 3º lugar, às 14h30min: Moranga Mecânica x Operário
Decisão, do 1º lugar, às 16h30min: Galera do Fortes x São José