Lejeado - Paróquia Santo Inácio de Loyola vai ter uma programação especial


Dia 24 de novembro de 2016, quinta-feira, a Paróquia Santo Inácio de Loyola vai ter uma programação especial. 
É o dia DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS 
8h30- Caminhada pela paz com escolas, saída do Parque Theobaldo Dick
9h30- Missa Hospital Bruno Born 
14h30- Celebração com Escolas Matriz Santo Inácio
19h30- Missa Solene de Ação de Graças Matriz Santo Inácio. No fim da celebração tem o tradicional abraço ao redor da Praça Matriz.

Turma de especialização em atendimento na FUNDEF


2ª TURMA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA ENTRA PARA A RETA FINAL DO CURSO

As aulas iniciaram em abril de 2014 e o término está previsto para março de 2017. A 2ª turma é formada somente por mulheres. A dentista Andressa Costa Mallmann, de Venâncio Aires, conta que escolheu o curso porque a turma é reduzida e os docentes qualificados. “ A cobrança dos professores é diferenciada, são somente 5 alunos, os docentes estão sempre presentes. Geralmente os cursos disponíveis oferecem vagas para turmas de 12, 15 alunos. Já o curso de especialização em Lajeado tem menos da metade. Nós sempre temos auxílio e podemos trazer os casos do consultório particular para analisarmos com os professores. ”

Depois de mais 2 anos de muito estudo, a turma está na reta final dos trabalhos. Boa parte das aulas práticas foi realizada na FUNDEF. Para Caroline Battisti Kroth que também é da cidade vizinha de Lajeado, o curso superou as expectativas. Ela explicou que estava na lista de espera para conseguir uma vaga, não conseguiu na 1a turma. Todo esse tempo valeu a pena, de acordo com a dentista. “ O curso é bem puxado, mas eu sei que é importante. Nós tivemos e ainda temos contato com os fissurados, podemos ajudar no tratamento, isso é fantástico. Os professores nos ajudam no planejamento, a montar nosso plano de tratamento. O interessante é que existe uma troca muito grande de experiências, tudo muito enriquecedor. ”

Conciliar a rotina de trabalho no consultório dentário com a de aluno não é fácil. Vanessa é de Pelotas, mas gostou tanto das aulas e da região que resolveu se mudar para cá. “ Eu vim aqui conhecer a FUNDEF, me apaixonei pelo serviço. O curso é excelente. A carga horária é de uma semana de aula por mês, 10 horas por dia. Isso, nós não encontramos em outros cursos, com certeza, vamos sair daqui com um bom aprendizado. ”

Saiba mais sobre o curso

A carga horária extensa de 2105 horas é exigida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). O curso é destinado para cirurgiões dentistas que buscam se especializar em ortodontia. Ele prepara o profissional para o atendimento no consultório particular, além de ensinar o tratamento de deformidades crânio faciais, o que abre o leque do mercado de trabalho. A atividade tem duração de 3 anos e é realizada uma vez por mês, de segunda a sexta-feira, com aulas o dia todo.

O curso surgiu para suprir a falta de ortodontistas para trabalhar no atendimento aos pacientes fissurados na FUNDEF. O coordenador da especialização, Dr. Rodrigo Matos de Souza ressalta ainda que as aulas preparam o ortodontista para tratar os mais variados casos. “ Os alunos aprendem a tratar desde pacientes fissurados até os que vão no consultório normalmente. São todos os tipos de má oclusão. Vale ressaltar nossa equipe de professores, com profissionais qualificados de Porto Alegre, Santa Maria e Santa Catarina.

Paralelo a isso, começou no início do mês, a quarta turma do curso de especialização. Ainda existe uma vaga disponível, quem tiver interesse pode procurar a Graziela Finatto, pelo telefone (51) 3714-3711 ou (51) 3748-5151

Foto: Simone Wobeto/SWobeto Editoria e Vídeo 
Legenda: Turma de especialização em atendimento na FUNDEF

Paverama-RS - Jovens prestam juramento à bandeira e recebem certificado de dispensa militar


Jovens prestam juramento à bandeira e recebem certificado de dispensa militar

O evento reuniu cerca de 60 jovens paveramenses e também contou com a presença das autoridades municipais.

A Prefeitura de Paverama, através da Junta de Serviço Militar, realizou na sexta-feira, dia 4, o encontro entre os jovens para o Juramento à Bandeira e a entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). A cerimônia aconteceu no Parque 13 de Abril. O evento reuniu cerca de 60 jovens paveramenses e também contou com a presença das autoridades municipais.

No juramento, os jovens se comprometeram em defender a nação brasileira em qualquer eventualidade que possam vir a serem convocados. Os conscritos que prestaram o juramento comprometem-se em atender às futuras convocações de emergência em caso de necessidade em exercício às atividades desempenhadas pelas Forças Armadas, assim como participar da mobilização de todos os encargos com a defesa nacional.

De forma simbólica, o Secretário de Administração e Fazenda Marcelo Kreimeier, a Secretária da 174ª Junta de Serviço Militar Adriana Moura e o 1° Tenente do Exército, Luiz Fernando Scheeren, efetuaram a entrega dos certificados de dispensa de incorporação para três jovens. Os demais receberam o documento após o encerramento da solenidade. O Certificado de Dispensa de Incorporação é um documento legal e obrigatório para ingressar em concurso público, tirar passaporte e realizar a matrícula quando aprovado no vestibular para um curso superior.

Aqueles que NÃO compareceram ao Ato Solene devem entrar em contato com a Secretária Adriana Moura pelos telefones (51) 3761 1155 ou (51) 998525876 para regularizarem sua situação.

Jêison Lauri da Rosa - Assessoria de Imprensa e Comunicação.

Prefeitura Municipal de Paverama.

FUNDEF lança campanha para arrecadar recursos para manter as atividades em 2017


FUNDEF lança campanha para arrecadar recursos para manter as atividades em 2017

É o projeto “Reabilitando com carinho” que visa buscar recursos de isenção fiscal de pessoas físicas e jurídicas. O valor arrecadado será usado para adquirir material para atendimento aos pacientes com fissuras labiopalatais durante o próximo ano. O projeto tem apoio do Sescon RS e pretende arrecadar R$ 185.000,00.

A captação de recursos para o projeto foi aprovada pelo COMDICA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), de acordo com a Ata e Resolução de nº 13/2016 de 09 de novembro de 2016.

A pessoa física, investidor social, que fizer a declaração de imposto de renda completa, pode doar até 6% do valor do imposto devido. Já a pessoa jurídica, optante pelo lucro real, o limite de doação é de 1%. Para que ocorra a doação, deve ser emitido um boleto pela Secretaria da Fazenda do Município de Lajeado identificando o projeto da FUNDEF.

A entidade reconhecida nacional e internacionalmente precisa da sua ajuda para continuar a transformar o sorriso de milhares de pacientes. Você pode fazer parte da campanha, saiba como entrando em contato com a FUNDEF, pelos telefones (51) 3714-3711 ou (51) 3748 5151 e pelo e-mail: graziela@fundef.org.br.

Madeira plástica ecológica é destaque em inovação na Expovale


Madeira plástica ecológica é destaque em inovação na Expovale

Madeira plástica da Maiva está em exposição no estande da Aquatelha

A Maiva Produtos Ecológicos, sediada em Bom Retiro do Sul, está apresentando seus produtos inovadores na Expoavale 2016, entre os Pavilhões 1 e 2, no estande da Aquatelha. 

A madeira plástica comercializada pela Maiva é produzida com rejeitos industriais. São aqueles plásticos que ninguém quer, ou que ninguém pode reciclar. É um material semelhante à madeira e que é fabricado a partir da reciclagem de vários tipos de plástico, que são processados e pigmentados para chegar a um novo material, sólido com uso idêntico aos da madeira, podendo ser pregada, parafusada, rebitada ou colada.

Segundo o idealizador da Maiva, José Ivan Maia, é uma solução 100% ecológica, que respeita o meio ambiente, ajudando a eliminar o lixo plástico e desmatamento indevido de nossas florestas. “Além de ser ecológica a madeira plástica oferece diversas vantagens em relação à madeira tradicional, como: não racha, é imune a pragas, não absorve umidade, não precisa pintar, além da alta durabilidade, afirma Maia”.

A linha de produtos é extensa, a madeira plástica é utilizada na construção de decks, bancos, cadeira, lixeiras, cercas, portões, placas, paletes, fachadas, cachepots, pergolados e outros.

Fonte: Assessoria de Imprensa Maiva
Foto/crédito: Marcos Aurélio Hollmann

Notícias de Colinas - Novembro de 2016



Dia da Alimentação será comemorado em Colinas

Para celebrar o Dia da Alimentação, o município de Colinas realizará um evento com o tema “2016, ano internacional das leguminosas”. A programação ocorre dia na próxima terça-feira, dia 22 de novembro, a partir das 14h, na Sociedade Esportiva e Recreativa da Linha 31 de Outubro. 

O objetivo da atividade é celebrar o ano internacional das sementes nutritivas para um futuro sustentável. Na oportunidade será proferida uma palestra sobre a importância das leguminosas na alimentação humana como fonte de proteína, com a nutricionista Ana Jasper. Outra abordagem será com a técnica agropecuária e chefe do escritório da Emater-RS/Ascar de Colinas, Lídia Dhein, que falará sobre a importância das leguminosas no solo que liberam nitrogênio por meio da decomposição de suas folhas, ramos e raízes.

O evento é promovido pelo escritório municipal da Emater-RS/Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, prefeitura e Associação das Mulheres Colinenses. Haverá transporte dos lugares de costume e troca de mudas de tempero para quem levar uma mudinha.

Educandários municipais abrem períodos de matrículas e rematrículas

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto comunica aos pais ou responsáveis dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ipiranga e da Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Mundo que as matrículas e rematrículas para o ano de 2017 podem ser feitas nas escolas, nos turnos manhã e tarde, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h, até o dia 15 de dezembro.

Para rematrícula na Ipiranga é necessário estar munido de carteirinha vacinação atualizada, identidade do aluno e comprovante de residência. Para os alunos novos, é necessário registro de nascimento, carteirinha de vacinação e do SUS, identidade do responsável legal, identidade do aluno, se tiver, e comprovante de residência.

Na EMEI Pequeno Mundo os documentos solicitados para a matrícula são certidão de nascimento, carteirinha de vacinação. Para a rematrícula, carteirinha de vacinação e telefones atualizados.

Transporte escolar 2017

Aos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ipiranga e na Escola Estadual de Ensino Médio de Colinas que necessitam de transporte escolar, a atualização do cadastro e autorização para o transporte escolar serão feitas automaticamente e enviados com os alunos no primeiro dia de aula para serem assinados pelos senhores pais ou responsáveis. Não será necessário passar na secretaria de educação para fazer o cadastro, uma vez que os dados de todos os alunos já estão inseridos no sistema. Os alunos novos poderão deixar os dados nas escolas quando efetuarem as matrículas e também receberão a autorização no primeiro dia de aula. As aulas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ipiranga e na Escola Estadual de Ensino Médio de Colinas iniciarão no dia 20 de fevereiro de 2017.

Encontro de Gestantes trabalha primeiros cuidados com o recém-nascido

Papais e mamães participaram na noite de 10 de novembro de mais um Encontro de Gestantes. A atividade foi realizada no auditório da Unidade Básica de Saúde e reuniu 12 pessoas. Entre os ensinamentos, vacinação, teste do pezinho, amamentação e primeiros cuidados práticos com o recém-nascido ao receber alta do hospital, como a hora do banho, amamentação e cuidados com o cordão umbilical. Os assuntos foram ministrados pela técnica em enfermagem, Eliane Janice Neuhaus, e pelo médico clínico geral, Roberto Alexi Simon Rojas.

Os encontros têm como objetivo compartilhar experiências e transformar o momento em uma oportunidade para esclarecimento de dúvidas e solução de angústias e medos, sentimentos comuns nesta fase. O próximo encontrodeve ocorrer na primeira quinzena de dezembro, em data e tema a serem definidos.

Enfeites de Natal são produzidos em oficina

Mulheres se reuniram na tarde de quinta-feira, dia 10, no auditório da Unidade Básica de Saúde, durante a Oficina Terapêutica promovida pela Secretaria Municipal da Saúde. O tema do encontro foi confecção de enfeites de Natal produzidos a partir de material reciclável.

A atividade foi ministrada pela colaboradora Dionéia Ester Grave com o auxilio das Agentes Comunitárias de Saúde, que ensinaram técnicas de preparo, corte e montagem. As 16 participantes utilizaram os miolos dos rolos de papel higiênico para elaborar uma flor. O próximo encontro ocorre no mesmo local, dia 08 de dezembro, a partir das 14h, com tema a ser definido. O objetivo é oferecer um momento de troca de experiências, melhorar a integração grupal, estimular o lado criativo e ainda incentivar a geração de renda para os interessados.

Idosos recebem orientações nutricionais

Os idosos das Linhas 31 de Outubro e Linha Ano Bom no seu encontro mensal, receberam a visita da nutricionista Ana Paula Jasper que repassou informações sobre alimentação saudável.

O grupo ainda preparou um suco bronzeador. A atividade contou com a presença de 56 idosos e as agentes comunitárias de saúde Silvia Costa e Justinês Magagnin.

Novembro Azul: saúde do homem é tema de roda de conversa

O mês de novembro é dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. Em virtude disso, para o dia 25 de novembro, a Secretaria Municipal da Saúde tem programada uma roda de conversa com o médicos da pneumologista Dr. Juliano Petter e o psiquiatra Dr. Nelson Lemos. A atividade ocorre na Câmara Municipal dos Vereadores, a partir das 14h. 

O objetivo é conversar e orientar os participantes não somente em relação ao câncer de próstata, mas todas as doenças que atingem os homens, servindo como um meio de prevenção e diagnóstico precoce da população masculina.

Saiba mais

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens (perde apenas para o câncer de pele não melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. O câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, seguido apenas pelo câncer de pulmão. Cerca de um homem em 36 morrerá de câncer de próstata.

O câncer de próstata ocorre principalmente em homens mais velhos. Cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos. A média de idade no momento do diagnóstico é de cerca de 66 anos. Desta forma, recomenda-se que a prevenção passe a ser feita a partir dos 45 anos se existe risco elevado para o surgimento do câncer, ou seja, casos de câncer de próstata na família. Se não existem, o homem deve visitar o urologista anualmente a partir dos 50 anos e realizar o exame de toque e de PSA, principais meios para detectar a doença precocemente, quando as chances de cura são maiores e os tratamentos, menos invasivos. 

Novembro foi escolhido como mês oficial de conscientização sobre o câncer de próstata, pois dia 17 deste mês é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O "Azul” veio da cor oficial usada como símbolo de combate à doença. Surgiu assim o Novembro Azul, movimento que prioriza ações de conscientização sobre a neoplasia.

XV Encontro de Corais ocorre dia 26

No dia 26 de novembro acontece o XV Encontro de Corais na Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil. Os cantores serão recepcionados a partir das 19h na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ipiranga, onde farão o aquecimento de voz e degustarão um café. Às 20h iniciam as apresentações na Igreja. Cada grupo apresentará três canções de repertório variado. Logo depois será servida a janta no Centro Comunitário de Colinas. Os cartões poderão ser reservados com Egon Feldmann pelo telefone 3760-1051.

Até o momento, seis grupos confirmaram presença. Preparando-se para a atividade, anfitrião Coral Municipal de Colinas participou recentemente de dois eventos. No dia 15 de outubro foram ao município de Maratá e na semana seguinte, dia 22, estiveram no Baile de Corais do Coro Misto Louvor Cantai, em Colinas. Além do Coral Municipal, temos outros corais nas comunidades que tem por objetivo preservar e divulgar a cultura do canto coral. Eles também participam de eventos locais e regionais.
Para a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Tânia Fensterseifer, a música contribui para o desenvolvimento social e cultural da comunidade, ainda leva ao crescimento individual e social de todos: daqueles que a praticam, dos que a ouvem e que a valorizam. “Através dos encontros e ensaios semanais entre os cantores e regentes, a música abrange a responsabilidade, o compromisso, a disciplina, além de estimular o raciocínio lógico, a desinibição e a autoestima. Gera momentos de integração. É saudável, resgata e instiga a disposição e o voluntariado. Os encontros de corais são oportunidades de integração entre os corais para trocas de experiências, ideias, momentos de alegria e confraternização, contribuindo para o bem estar e a qualidade de vida de todos”, sustenta.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3760-1158 ou 3760-1092.

IV Feira do Livro trará escritores conhecidos nacionalmente à Paverama

IV Feira do Livro trará escritores conhecidos nacionalmente à Paverama

A IV Feira Municipal do Livro de Paverama está prevista para iniciar na quinta-feira (17) da próxima semana e traz diversas atrações além da tradicional comercialização de livros. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura e tem a seguinte temática: Leitura: Um jardim de saber...

Para o Prefeito Vanderlei Markus essa é uma grande iniciativa cultural que vem sendo desenvolvida no município. “O objetivo é oferecer uma oportunidade para crianças e adultos em ter contato com a leitura, além de acompanhar as palestras e atividades que a feira proporciona”, frisou.

Já a Secretária Municipal de Educação e Cultura destacou o crescimento da Feira nos últimos anos e sua consolidação no meio cultural paveramense. “A Feira do Livro é um evento muito aguardado por todo o grupo escolar e comunidade em geral, desde sua primeira edição vem crescendo e tem se tornado um momento prazeroso de estímulo e de vivência da leitura como um meio de ampliar os horizontes culturais de nossa gente” destacou.

Confira a programação

A programação inicia na quinta-feira, dia 17/11, às 19h com a abertura dos espaços Institucionais e Mostra de trabalhos das Escolas para o público em geral. Seguido de um Momento Literário com o escritor nacionalmente conhecido, Luíz Ruffato, para alunos do Ensino Médio no Centro Cultural Evangélico. 

Às 20h30, está prevista a Abertura Oficial da IV Feira Municipal do Livro de Paverama, com show de abertura da Orquestra de Concertos de Lajeado – OCLAJE. 

Na sexta-feira, dia 18/11 a Feira do Livro se estende ao longo de todo dia. Pela manhã a programação inicia no Ginásio Católico com a abertura dos Espaços Institucionais, Livrarias e Mostra de trabalhos das Escolas. Às 8h30 o Patrono da Feira, Kalunga, apresenta o Show Poético Musical Infantil “O Poeta Brincalhão” para os alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. E às 9h30 apresenta o mesmo show para os alunos da Educação Infantil. 

À tarde, o evento reinicia às 13h30 com a reabertura dos Espaços Institucionais, Livrarias e Mostra de trabalhos das Escolas para o público em geral. Às 15h o patrono da Feira do Livro de Paverama, Kalunga fará dois Shows Poéticos para os alunos do 4º ao 6º e 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Sendo que os espaços de Exposição, Livrarias e Mostra Pedagógica permanecerão abertos para visitação do público geral. 

Às 18h inicia o Encontro Literário dos Professores com a Escritora Ana Miranda. Às 19h acontecerão apresentações com os Projetos Sons da Vida e Coral Ecos da Infância de Paverama. Às 20h, haverá o encerramento da IV Feira Municipal do Livro de Paverama.

Conheça os escritores que participarão da IV Feira Mudo Livro de Paverama:

Carlos Heráclito Mello Neves:

Carlos Heráclito Mello Neves, o Kalunga, é o patrono da IV Feira do Livro de Paverama. Ele é poeta, contista, animador cultural, compositor, oficineiro e palestrante. Natural de Jaguarão reside atualmente em Caxias do Sul (RS). Participa, entre outros projetos, do Autor Presente, do Instituto Estadual do Livro, Adote Um Escritor, Fome de Ler e Lendo pra Valer, ambos da Câmara Riograndense do Livro, e Caravana dos Escritores, da Biblioteca Nacional e Ministério da Cultura. O escritor participou de Feiras de Livros e atividades culturais em mais de 230 cidades gaúchas e outras tantas pelo Brasil. Possui 21 livros publicados para o público infantil e infanto-juvenil, pelas editoras Maneco, Miguilin, Mercado Aberto, Vozes, Paulinas e FTD. Gravou quatro CDs para o público infantil.

Teve muitos dos seus livros adaptados para o teatro, com ênfase para Criança não faz de Conta, O Sapo Inglês e a Sapa Espanhola e A Bengala Mágica da Tia Zuraide. Também várias das suas poesias constam de coletâneas para alunos das séries iniciais.

Luíz Ruffato:

Nascido em Cataguases, Minas Gerais em 1961, é filho de um pipoqueiro e de uma lavadeira de roupas. Formou-se em tornearia-mecânica pelo Senai e trabalhou como operário da indústria têxtil, pipoqueiro e atendente de armarinho durante a juventude. Graduou-se em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora e trabalhou em diversos jornais até se mudar para São Paulo em 1990. Em 2003, abandonou a carreira de jornalista para se tornar escritor em tempo integral. É conhecido nacionalmente por suas diversas obras, muitas sendo traduzidas para diversos idiomas.

Ana Miranda:

Nasceu em Fortaleza, Ceará e cresceu no Rio e em Brasília. A partir de 1969 radicou-se no Rio de Janeiro e em 2001 mudou-se para São Paulo. Enquanto estava casada com o ator Arduino Colasanti, trabalhou em filmes do cinema novo brasileiro entre 1971 e 1979. Dirigiu o Instituto de Artes da Funarte e foi editora chefe dessa instituição, entre 1977 e 1983. Recebeu formação na área de artes plásticas, cursando o Instituto Central de Artes da Universidade de Brasília. E era desenhista, ilustrando as capas de seus livros. Teve formação literária com o escritor Rubem Fonseca, entre 1979 e 1989. Em 2006 voltou a morar no Ceará.

Estreou como escritora, com as poesias de Anjos e demônios,1978 e Celebrações do outro, 1983. O crítico Fernando Py, em matéria no Jornal do Brasil (19 de maio de 1979) escreveu: "Anjos e demônios é um livro que, a princípio, fala mais à sensibilidade e à emoção; seguimos os versos da autora como se fossem fruto de confessionário, com suas aparentemente ingênuas nudezas de anjos e demônios internos. Essa impressão, no entanto, vai se desfazendo aos poucos; vemos surgir, aqui e ali, uma poesia de maior densidade, especialmente em certos poemas em que a expressão atinge uma invenção feliz"... Em O Globo de 11/3/79 Elias Fajardo da Fonseca escreveu a resenha "A moça que libertou anjos e demônios".

OCLAJE – Orquestra de Concertos de Lajeado:

A Abertura Oficial da IV Feira Municipal do Livro de Paverama está marcada para as 20h30 com show de abertura da Orquestra de Concertos de Lajeado – OCLAJE.
Jêison Lauri da Rosa - Assessoria de Imprensa e Comunicação.
Prefeitura Municipal de Paverama.

Os três pilares do sucesso é tema de curso com Wilson Calé, na Acil


Os três pilares do sucesso é tema 
de curso com Wilson Calé, na Acil
]
Lajeado – A Associação Comercial Industrial de Lajeado (Acil) e o Programa de Qualificação Empresarial (PQE) promovem, em 24 de novembro, o treinamento “Os três pilares do sucesso profissional e pessoal – comunicar, persuadir e influenciar”, ministrado pelo experiente instrutor Wilson Calé. O curso acontece no salão de eventos da Acil (rua Silva Jardim, 96, Centro), das 8h às 12h e das 13h às 18h, possuindo nove horas de carga horária.

Público-alvo

A capacitação é focada nos profissionais que buscam desenvolvimento de competências emocionais e pretendem aumentar efetivamente a capacidade de influenciar pessoas e tomar decisões. É também indicada para pessoas que buscam desenvolver as habilidades necessárias para falar em público de forma clara e convincente, com autoconfiança e firmeza, impressionando plateias com apresentações fluentes, coerentes e persuasivas.

O instrutor

Wilson Calé é diretor presidente da Face a Face Treinamento e Desenvolvimento Humano. Desenvolve projetos de T&D/RH, atendendo as maiores empresas brasileiras. Tem-se destacado por sua capacidade de orquestrar as emoções individuais de cada membro da equipe na direção do comprometimento coletivo, criando a atmosfera ideal para o desenvolvimento e sinergia de cada grupo. Conduz as equipes treinadas a um novo patamar de integração e entusiasmo na busca da melhoria de resultados. É psicoterapeuta, educador, palestrante e consultor de desenvolvimento pessoal e profissional, master em PNL (Brasil e Argentina) e especializado em dinâmica de grupo (Berkeley-California/USA). Formado em aperfeiçoamento de educação em valores humanos (Whitefield-Karnataka/Índia) e curso de ciências da espiritualidade (Puttaparti-Andhra Pradesh/Índia). O trabalho do instrutor é evidenciado pela abordagem integral do Ser Humano na busca de conciliar com excelência e harmonia os desafios da vida pessoal e as exigências do mundo corporativo.

Nos últimos 23 anos, proferiu mais de 1800 palestras em mais de 400 cidades de norte a sul do Brasil. 

Programação

O instrutor abordará conteúdos referentes aos “Os três pilares do sucesso profissional e pessoal – comunicar, persuadir e influenciar” como tema principal de seu treinamento. O poder de comunicar, persuadir e influenciar depende da combinação de várias habilidades e competências que são alicerçadas nas áreas de: Psicologia da Concordância, Ciência da Persuasão, Neurociências, Física Quântica e Filosofia.

Calé levará os alunos a refletirem sobre tópicos como: compreendendo e enfrentando o medo de falar em público; a ansiedade e suas causas; a ciência da persuasão e a psicologia da concordância; quais fatores fazem com que uma pessoa diga sim a outra?; princípios psicológicos que governam o comportamento humano; argumentação e retórica: ethos, pathos e logos; aspectos técnicos e comportamentais na excelência em persuadir e convencer; fatores subliminares que influenciam nosso convencimento; percepção linear e percepção sistêmica e a capacidade de lidar com novos cenários; a diferenciação das zonas de conforto, aprendizagem, esforço e risco; o poder da influência humana e a relação entre física quântica e neurociências; as diferenças entre argumentar, convencer e persuadir e os sistemas cerebrais; a capacidade de sustentar paradoxos na ampliação do poder de convencimento; espiral dinâmica no estudo das relações entre ampliação da influência humana e elevação consciencial; cristalização de padrão de pensamento e redes neurais; o poder de impactar o receptor através da comunicação não verbal; a fisiologia das emoções e a capacidade de ler pessoas; postura física e prontidão; aquecimento corporal, vocal e emocional; e método para comunicação objetiva, utilizando com eficácia os diversos canais/recursos para comunicação.

Investimento

O treinamento é aberto à comunidade. As confirmações de presença devem ser realizadas até 21 de novembro com a secretária do PQE, Greice Kelly Suptitz, pelo fone 3011-6900 ou e-mail pqe@acilajeado.org.br. O valor é de R$ 265,00 para associados da Acil e de R$ 315,00 para não associados. As vagas são limitadas.

Empresas aproveitam shows da Expovale para presentear clientes


Empresas aproveitam shows da 
Expovale para presentear clientes 

A programação variada e os shows nacionais da Expovale 2016 têm atraído atenção e despertado grande interesse entre aqueles que visitarão o Parque do Imigrante, em Lajeado, de 11 e 20 de novembro. Pensando nas oportunidades de negócios geradas durante a feira, empresas da região estão apostando no entretenimento e oferecem ingressos gratuitos para os espetáculos. Ao adquirir as entradas para variados setores da Arena de Shows, as organizações promovem sorteios e campanhas beneficentes, fidelizando clientes e prospectando novas relações.

Exemplo disso é a Sicredi Vale do Taquari. A cooperativa adquiriu dois camarotes box para os shows de João Neto & Frederico (12) e Cabaré (14), e realizou um sorteio, via facebook, entre associados e colaboradores da regional. A promoção contemplou 14 pessoas para cada noite, que poderão ainda levar um acompanhante, totalizando 28 premiados. Para o presidente da Sicredi VT, Adílson Metz, o sorteio de ingressos para os shows nacionais da Expovale incentiva a comunidade a visitar e participar da feira. “É um presente que valoriza nossos associados e colaboradores pela contribuição com os resultados da cooperativa”, destaca.

A 20ª Expovale é uma realização da Acil e Prefeitura de Lajeado, e tem o patrocínio de Fruki Guaraná e Rede Imec de Supermercados, e apoio de Farmácias São João, Bremil, Florestal Alimentos, Cervejaria Salva, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, Banrisul, Banco do Brasil e Corsan e Scala Logística.

Shows: 

11/11 - 22h – Grupo Tholl 

12/11 – 22h30min - João Neto & Frederico *

13/11 – 17h - Domingo do Rock 

14/11 – 22h30min - Cabaré, de Leonardo e Eduardo Costa *

15/11 – 15h – apresentações de orquestras, seguido de música nativista

16/11 – Final do Festival de Música 

17/11 – 20h - Show gospel de Eli Soares **

18/11 – 22h30min - Tchê Garotos 

19/11 – 22h30min - Pedro Paulo & Alex *

Valores: 

*Os ingressos para estes shows variam entre R$ 20,00 e R$ 160,00, conforme o show e de acordo com o local escolhido e lote disponível. Eles podem ser adquiridos na secretaria da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil); nas filiais das Lojas Dullius de Lajeado, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Estrela, Montenegro, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires; nos postos Fascina de Lajeado e Teutônia; e através do site www.ticketmais.com.br . O camarote box é comercializado somente na Acil. A compra do ingresso para o show dá acesso livre às demais dependências da feira. 

Notícias de Colinas-RS - Outubro de 2016

Escola Ipiranga: atividade incentiva alimentação saudável

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos em parceria com a Universidade Metropolitana de Londres, na Inglaterra, descobriu que mais cores, variedade e até uma disposição divertida dos alimentos incentivam as crianças a terem consumo adequado. Essa seria a solução para tornar pratos saudáveis atrativos para a meninada. Dessa forma, os alunos do Jardim A e B da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ipiranga vivenciaram um novo jeito de se alimentar. No dia 26 de outubro, a nutricionista Ana Paula Jasper realizou uma atividade de educação nutricional. Tendo à disposição macarrão, beterraba, brócolis, tomate, milho e ervilha, as crianças de cinco a seis anos montaram figuras em seus pratos. 

O objetivo é estimular quanto à alimentação saudável, a origem dos alimentos e seu preparo, oferecer, de forma lúdica, atividades que envolvam os alimentos e reforcem suas características nutricionais, através do manuseio e observação de cores , formas e sabores diversos; unir-se à família como aliada na criação de hábitos alimentares saudáveis; e levar receitas e hábitos alimentares novos para a família. “Percebemos que com pratos mais coloridos há mais vontade de degustar vegetais e legumes. Isso incentiva a prática do consumo saudável desde pequeno”, reforça. Entre os objetos formados, estão animais, automóveis e flores.

Abertos pedidos de sementes de milho e sorgo troca-troca

A Secretaria Municipal da Agricultura do município de Colinas informa aos produtores rurais interessados em adquirir sementes pelo Sistema Troca-Troca Safrinha 2016/2017 que estão abertas, até o dia 18 de novembro, as encomendas.

O produtor poderá solicitar sementes de milho híbrido convencional e híbrido com tecnologia transgênica e sementes de sorgo. Para algumas variedades com tecnologia transgênica, o produtor terá que pagar o valor referente à tecnologia (R$154,00) no momento do pedido.

Dia da Família reúne 300 pessoas

A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Pequeno Mundo realizou no dia 28 de outubro, o 5º Encontro da Família. A programação ocorreu no Centro Comunitário de Colinas e reuniu em torno de 300 pessoas.

As atividades realizadas foram feira do livro, brinquedos infláveis, apresentações artísticas e palestra com a nutricionista Ana Paula Jasper que sugeriu 10 dicas para uma alimentação mais saudável para as crianças. Também foi servido café colonial.

Para a diretoria Elisete Weber, foi um momento dedicado à integração entre família e escola. “A atividade superou nossas expectativas. Trabalhamos ao máximo para isso, pois sabemos da importância dos pais na escola, no desenvolvimento integral das crianças”, sustenta.

Grupo orienta hipertensos e diabéticos

A Secretaria Municipal da Saúde realizou dia 27 de outubro mais um encontro do Grupo Hiperdia tendo como público-alvo os hipertensos e diabéticos. A atividade ocorreu no Centro Comunitário Evangélico e teve como tema “Nunca é tarde para mudar sua vida!”.

Na oportunidade, a farmacêutica da Unidade Básica de Saúde, Cláudia Spohr, repassou informações sobre medicamentos, a nutricionista Ana Paula Jasper promoveu orientação nutricional e o professor Régis Schneider conduziu as atividades físicas. Já a enfermeira Camila Zang aplicou hemoglicoteste para diabéticos e o médico clínico geral Diego Machado Terres verificou a pressão arterial de hipertensos. As agentes comunitárias de saúde fizeram a recepção dos participantes.

O evento reuniu 100 pessoas e teve como objetivo orientar diabéticos e hipertensos. No fim do dia, todos receberam amostras de temperos naturais e saudáveis, substitutos do sal de cozinha.

Município vacina contra a febre aftosa

A Secretaria Municipal da Agricultura de Colinas está realizando a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa. A vacina é obrigatória para o rebanho bovino de zero a 24 meses de idade. Os produtores devem deixar seus animais presos para aguardar a chegada do vacinador.

Roteiro:

Quinta-feira, dia 10 - Linha Ano Bom da propriedade de Luiz Lagemann até a propriedade de Sinésio Wolff, passando por ambos os lados.

Sexta-feira, dia 11 - Linha Ano Bom Alto da propriedade de Hugo Lagemann até a propriedade de Irno Meyring, voltando, indo até a propriedade de Helio Altevogt.

Sábado, dia 12 - Linha Ano Bom Alto da propriedade de Lauro Lindemann até a propriedade de Geneide Lindemann, voltando, indo até a propriedade de Erica Lagemann.

Segunda-feira, dia 14 - Rua Parobé da propriedade de Alberto Imhoff até a propriedade de Nélio Borba, passando pelas propriedades de Edeltrudes Eckert até a propriedade de Leonice Freisleben.

Terça-feira, dia 15 - DA propriedade de Alice Eckard até a propriedade de Lourdes Wanderer, seguindo, indo da propriedade de Edio Lagemann até a propriedade de Ricardo Dickel passando também pelo Centro.

Quarta-feira, dia 16 - Linha Roncador, da propriedade de Leda Bergesch, até a propriedade de Levino Weirich;

Quinta-feira, dia 17 - Linha Roncador, da propriedade de Arlindo Santos da Silva, até a propriedade de Ciria Etgeton e na Linha Roncadorzinho, da propriedade de Irceo Kaplan até a propriedade de Valmir Weber;

Sexta-feira, dia 18 - Linha Leopoldina da propriedade de Erico Heinrichs, até a propriedade de Marlice Kohl.

Sábado, dia 19 - Linha Santo Antonio da propriedade de Otávio Wolschick até a propriedade de Erno Antonio Lenhardt.

Segunda-feira, dia 21 - Linha Santo Antonio da propriedade de Loni Fall até a propriedade de Chelsi Rohter passando nas propriedades de Ivo Alvicio Kusler, José Armindo Kich e Valdir Lenhardt.

Terça-feira dia 22 - Linha Westfália da propriedade de Milton Froder até a propriedade de Iliane Rohsig.

Quarta-feira dia 23 - Linha 31 de Outubro da propriedade de Orlando Niediedt até a propriedade de Rosane Pott passando somente pelo lado direito.

Quinta-feira, dia 24 - Linha 31 de Outubro da propriedade de José Orlando Horn até a propriedade de Hardy Fensterseifer passando somente pelo lado esquerdo.

Sexta-feira, dia 25 - Linha 31 de outubro da propriedade de Antônio Piva até a propriedade de Romaldo Magedanz.

Sábado, dia 26 - Linha Beija flor, da propriedade de Ingo Pott, até a propriedade de Manilde Rohrig e também na Rua Auxiliadora/Sede da propriedade de Helio Frederico Prediger até a propriedade de Antonio Marques da Costa passando pelas propriedades de Ivoni Huppes, Maria Adeli Pott, Darci Paulo Wathier, Silvane Inês Malmann.

Outubro Rosa é marcado por atividades de conscientização

Trinta e cinco mulheres participaram no último dia 29 da programação alusiva ao Outubro Rosa, uma campanha de conscientização para que a sociedade e as mulheres percebam a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A atividade ocorreu no Centro Comunitário Evangélico e foi promovido pela Secretaria Municipal da Saúde.

Na oportunidade, a equipe da Unidade Básica de Saúde repassou informações sobre câncer de mama e colo do útero, assim como seus sintomas, tratamento e prevenção. Após, houve palestra com a terapeuta holística, Edi Kalsing, que falou sobre autoestima e emoções. Segunda Edi, as emoções (Medo, angústia, tristeza, raiva, mágoa) estão diretamente ligadas à incidência de doenças. Como forma de agradecimento, a palestrante recebeu uma cesta com flores e produtos coloniais.

Expovale 2016 Expositores e comissão organizadora fazem ajustes finais


Expovale 2016
Expositores e comissão organizadora 
fazem ajustes finais

O Parque do Imigrante já está movimentado antes mesmo da Expovale 2016 começar. Nestes dias que antecedem o início da feira, cerca de mil pessoas, entre expositores, profissionais terceirizados e montadora trabalham no local para finalizar a montagem dos estandes, abastecê-los com mercadorias e providenciar os detalhes da infraestrutura geral. Todo o trabalho precisa estar pronto até sexta-feira, quando começa a Expovale. A solenidade oficial será às 18h na Arena de Shows e vai reunir autoridades, imprensa e convidados. Logo após, estará aberta a visitação aos estandes, que funcionarão até as 22h. A programação do primeiro dia não termina aí, tendo como atração especial o Grupo Tholl, com o show Exotique. O espetáculo circense também acontece na Arena de Shows, a partir das 22h, e exibe malabaristas, acrobatas, equilibristas e palhaços com figurinos requintados e métodos de dança diferenciados. Não haverá cobrança de ingresso neste primeiro dia, inclusive para o show, sendo solicitada apenas a doação de 1Kg de alimento não perecível, que será doado ao Programa Mesa Brasil, do Sesc. É aconselhável que o público leve cadeiras. 

A mobilização e empenho dos expositores é a mesma da comissão organizadora, que nesta terça-feira (8) reuniu todo o grupo de trabalho para a última reunião geral. Coordenado pelo presidente Alex Schmitt, o encontro serviu para ajustes finais e troca de informações sobre o andamento das áreas específicas de responsabilidade de cada um dos voluntários envolvidos. “Mesmo sendo um período de dificuldades, temos a certeza de uma grande feira. Estamos sentindo uma forte motivação e entusiasmo por parte dos expositores que, assim como nós, assimilaram a importância ainda maior da feira e, com criatividade e esforço, vão oferecer muitos atrativos para o público”, destacou Schmitt. 

O vice-presidente da feira, Valmor Scapini, ressaltou o saldo positivo da Expovale em si, como evento. “Falo também como expositor. É incrível a amplitude comercial e de serviços de diversos setores demandada por quem participa da feira. A região já ganha, independente dos resultados da feira em si. Considerando ainda os resultados gerados para a economia nos dez dias da Expovale, é indiscutível que o todo o esforço vale a pena”. 

As empresas que vão fornecer os lanches e pratos na Praça da Alimentação começam a se instalar amanhã no Pavilhão 6, onde também haverá um palco com shows de artistas locais. A estrutura da Arena de Shows foi erguida hoje em área plana especial, localizada nos fundos do Pavilhão 4. Tem estrutura coberta e capacidade para oito mil pessoas. O local vai sediar cerca de 20 shows e atrações diversas para o público da feira, garantindo conforto e segurança, independente das condições climáticas. 

A 20ª Expovale é uma realização da Acil e Prefeitura de Lajeado, e tem o patrocínio de Fruki Guaraná e Rede Imec de Supermercados, e apoio de Farmácias São João, Bremil, Florestal Alimentos, Cervejaria Salva, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, Banrisul, Banco do Brasil e Corsan.

Horário 

Dia 11 (abertura) - das 18h às 22h; 

Dias 12 e 13 (sábado e domingo) - das 10h às 22h; 

Dia 14 (segunda) - 18h às 22h;

Dia 15 (terça-feira com feriado) - das 10h às 22h;

Dias 16 e 17 (quarta e quinta) - das 18h às 22h;

Dias 18 (sexta) - 14h às 22h;

Dia 19 (sábado) - das 10h às 22h;

Dia 20 (domingo) - das 10h às 19h.

Ingressos

R$ 8,00 nos dias de semana

R$ 10,00 sábado, domingo e no feriado (15/11)

Meio ingresso para estudantes, idosos e deficientes físicos

Crianças de até 7 anos não pagam

Fruki está entre as melhores empresas para trabalhar no RS



Fruki está entre as melhores empresas para trabalhar no RS
Empresa aparece no ranking pelo sexto ano consecutivo, desde que a premiação teve início no Rio Grande do Sul

Lajeado/RS – A Fruki está entre as melhores empresas para trabalhar no Rio Grande do Sul, conforme pesquisa realizada pelo Grupo Amanhã em parceria com a consultoria Great Place to Work (GPTW), na categoria entre 50 e 999 funcionários. Este é o sexto ano em que a Fruki aparece na relação, confirmando sua presença em todas as edições realizadas no Rio Grande do Sul.

“Esta premiação consolida nosso trabalho de fortalecimento da cultura organizacional e desenvolvimento de líderes transformadores, com desafios, estímulos, reflexões e orientação para resultados. Estar mais uma vez neste ranking retrata que amamos o que fazemos. Todo o carinho que empregamos no dia a dia transmitimos, de alguma forma, aos nossos profissionais, clientes e produtos”, destaca a gerente de RH e Gestão da Qualidade da Fruki, Ana Luisa Herrmann. A entrega da premiação será no dia 8 de dezembro.

Realizada por Amanhã em parceria com a consultoria Great Place to Work (GPTW), a pesquisa Melhores Empresas para Trabalhar no Rio Grande do Sul faz uma compilação das mais bem-sucedidas estratégias de gestão de pessoas praticadas pelos departamentos de Recursos Humanos. Ao todo, o levantamento destaca 40 companhias cujas iniciativas se baseiam no veredito sobre o ambiente de trabalho que é dado pelos próprios profissionais e em um relatório de práticas assinado pelos gestores. O resultado é um ranking que apresenta, em ordem decrescente, quais são os melhores ambientes de trabalho no Estado.

SOBRE A FRUKI - A Fruki, com 92 anos de existência, tem sua matriz e parque industrial localizados numa área de 25.000 m² em Lajeado, além de Centros de Distribuição em Canoas, Pelotas, Caxias do Sul, Santo Ângelo e também junto à matriz. Contando com modernos equipamentos e tecnologia de ponta, as sete linhas de produção automatizadas têm capacidade para fabricar até 420 milhões de litros de bebidas por ano. A empresa tem atuação focada no Rio Grande do Sul e produz refrigerantes da marca Fruki, os suplementos energéticos Frukito, a linha Sabores Intensos, com Água Tônica e Citrus, e engarrafa a água mineral Água da Pedra. A Fruki pretende colocar em operação até o ano de 2020, no município gaúcho de Paverama, uma nova fábrica para a produção de bebidas energéticas e funcionais, sucos e chás. A segunda fase, que prevê a fabricação de cerveja, deverá ser concluída até 2025. A nova unidade vai se juntar à estrutura já existente. A Fruki vai inaugurar em breve um novo CD em Pelotas, para ampliar o atendimento na Região Sul do Estado. Saiba mais pelowww.fruki.com.br .

Em 07/11/2016
De Zotti – Assessoria de Imprensa

Paverama-RS - I Sarau Musical teve grande presença de público e diversidade nas apresentações


I Sarau Musical teve grande presença de público e diversidade nas apresentações

Instigar a cultura local, de forma que se pudesse mesclar diversos estilos musicais por artistas do município, este foi o intuito do I Sarau Musical organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Paverama.

O evento teve a abertura oficial realizada pela Orquestra Jovem do Centro Cultural 25 de Julho de Teutônia, após 15 apresentações em estilo, pop, rock, gauchesco, sertanejo e gospel animaram os presentes, que lotaram o Centro Cultural Evangélico para prestigiar o evento.

Jêison Lauri da Rosa - Assessoria de Imprensa e Comunicação.
Prefeitura Municipal de Paverama.

Água da Pedra e MF promovem o Boot Camp Summer, em Xangri-lá


Água da Pedra e MF promovem o Boot Camp Summer, em Xangri-lá
Evento será marcado por vários desafios para os participantes

Xangri-lá/RS - Uma competição diferente, onde a diversidade dos obstáculos impõe um verdadeiro desafio aos competidores. O Boot Camp Summer 2017, realizado pela MF Assessoria Esportiva e ÁGUA DA PEDRA, acontecerá no próximo sábado, 05/11, junto à guarita 100 da praia de Xangri-lá, no litoral norte gaúcho.

A quarta edição do evento tem largada prevista para 9h36min e o rigor do horário faz referência ao sexto aniversário da MF Assessoria. "Além disso, chegamos à conclusão de que quando o horário é diferente do tradicional, as pessoas ficam mais atentas, pois todos perguntam o porquê da hora quebrada", explica o professor Milton Felker, mestre em psicologia do esporte e especialista em psicologia escolar.

Na edição anterior o Boot Camp reuniu cerca de 100 participantes. Para este ano, a expectativa é de 150 pessoas, já que a previsão é de sol, ao contrário de 2015. "Se bem que, para este tipo de evento, quanto mais dificuldades, melhor. A ressaca que atingiu o nosso litoral não vai atrapalhar a competição", complementa Felker.

CIRCUITO - O Boot Camp terá um circuito de 1,2 km de extensão e deverá ser feito no mínimo três vezes e no máximo dez, dentro de um prazo total de três horas. Por isto, o condicionamento físico não é tão essencial. Também é importante lembrar que não há vencedores ou perdedores. O foco é superar os desafios. "A parceria com a ÁGUA DA PEDRA começou na edição anterior e passou a ser fundamental para o sucesso do evento. A caracterização do circuito, com vários elementos que remetem à ÁGUA DA PEDRA, cria um cenário ideal", ressalta o organizador. As inscrições podem ser feitas até quinta-feira (03). Mais informações estão disponíveis pelo e-mail contato@miltonfelker.com.br ou pelo telefone (51) 9262-5540

SOBRE A ÁGUA DA PEDRA - Reconhecida no Rio Grande do Sul pela sua qualidade, a ÁGUA DA PEDRA preserva suas propriedades naturais, o que garante uma água pura e leve. Possui baixo teor de sódio e PH neutro. Engarrafada pela FRUKI, a ÁGUA DA PEDRA ocupa a liderança do segmento Água Mineral no Rio Grande do Sul.

Em 01/11/2016

De Zotti – Assessoria de Imprensa

(51) 9976-8678 / 3592-8973

Finalização da duplicação da BR 386 está entre as prioridades do Governo Federal para 2017.


Finalização da duplicação da BR 386 está entre as prioridades do Governo Federal para 2017. 

O assunto foi discutido hoje durante uma audiência no DNIT RS, em Porto Alegre com representantes da CIC VT, AMVAT e CODEVAT. 

O governo prevê R$ 40 milhões para a finalização da obra entre Estrela e Tabai, no orçamento de 2017. A Lei Orçamentária Anual (LOA) ainda precisa ser votada. Se aprovado no Congresso Nacional, o recurso para a duplicação deve ser disponibilizado já no início do próximo ano, de acordo com o Superintende do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) RS, Hiratan Pinheiro da Silva. “Obra parada é ruim para todo mundo. Em 6 meses, com tempo favorável ela será concluída. A intenção é começar o serviço em janeiro, pois o verão é o melhor período para o trabalho, os dias são mais longos e quentes. ” 

O presidente da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari, Ito José Lanius afirmou que essa é uma ótima notícia para toda a região e o Estado em geral. “Nós não tínhamos nada certo, mas agora sabemos que a obra é prioridade e vamos continuar lutando para que o projeto seja concluído. ” 

A presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) Cíntia Agostini, questionou. “ Nós como entidade, o que podemos fazer para garantir que esse recurso seja disponibilizado? Ela ouviu do superintende do DNIT RS que é preciso manter o recurso no planejamento, por isso é importante conversar com a bancada de senadores, explicar a importância da obra. 

A duplicação da BR 386 está parada desde janeiro deste ano, por falta de recursos. Segundo o DNIT, mais de 90% da obra está concluída. Ainda de acordo com o Departamento, faltam 10 quilômetros de duplicação para liberar o trânsito e 2 quilômetros de terraplanagem. O vice-presidente do Codevat, Sidnei Eckert ressaltou que a duplicação precisa ser concluída. “Se torna uma obra prioritária por que falta pouco para terminar a duplicação. Já o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) Sérgio Marasca afirmou que é importante o trabalho em conjunto das entidades. “ O primeiro passo foi já dado, precisamos seguir adiante e terminar a duplicação. ” 

Estudo de concessão de rodovias 

Esse foi outro assunto abordado na reunião. O Superintende do DNIT acredita que o governo vá concluir a duplicação da BR 386 entre Estrela e Tabai por que pretende incluir a rodovia, no processo de concessão para 2017. “ Estamos aguardando o edital para projetar tudo o que precisa ser feito. Os moradores próximos podem encaminhar as demandas”. Ito questionou ainda sobre a duplicação da BR 386 entre Lajeado e Iraí. “ Esse pedágio vai servir para manutenção ou vai prever investimentos na rodovia como alargamento da estrada para desafogar o trânsito? ” Hiratan informou que o edital deve contemplar as necessidades mínimas para um período de 20 anos. ” 

Ito apresentou ainda outra bandeira da entidade que é a elaboração de um projeto de logística para mostrar um panorama da infraestrutura rodoviária do Vale do Taquari. 

Simone Wobeto 

Contagem regressiva para o início da Expovale 2016


Contagem regressiva para o início da Expovale 2016

Falta uma semana para a região viver o Vale na Expovale. A 20ª Feira Comercial, Industrial e de Serviços inicia na próxima sexta-feira (11), no Parque do Imigrante, em Lajeado, e até o dia 20 oferece negócios, lazer e atrações artísticas. Os pavilhões estão preparados e recebem os ajustes finais dos cerca de 270 expositores, entre os quais estão comércio variado de confecção, quadros, perfumaria, calçados, bolsas, automóveis e caminhões. Também poderão ser conferidas indústrias de lácteos, doces, construção civil, ensino, cooperativas, decoração, imobiliárias, móveis, além de artesanato e agroindústrias familiares.

A abertura da feira acontece às 18h e, a partir das 22h, o Grupo Tholl apresenta o espetáculo Exotique, cujo ingresso é 1Kg de alimento não perecível. Considerada uma das principais atrações da feira, a programação variada de shows promete agradar a todos os tipos de público. Destaques para João Neto e Frederico (12), Cabaré (14), Eli Soares (17), Tchê Garotos (18) e Pedro Paulo e Alex (19). 

Novidade nesta edição, o Duelo de Gigantes ocupará o Pavilhão 3 e reunirá, nos dias 12, 13, 19 e 20, dez marcas de automóveis, oferecendo veículos com valores reduzidos e condições facilitadas de pagamento. Os amantes das duas rodas também terão espaço através do 1º Expovale Moto Show, que acontece nos dias 12 e 13 e tem expectativa de reunir cerca de 1.500 motociclistas vindos de todo o Estado do Rio Grande do Sul, além do Paraná e do vizinho Uruguai.

Para quem busca negócios, no dia 16 de novembro acontece a Rodada de Negócios, enquanto o Workshop em Alimentos será uma alternativa de atualização e aperfeiçoamento profissional nos dias 17 e 18 de novembro. A feira abre suas portas para as crianças no dia 18, durante a Tarde das Escolas, mesmo dia em que ocorre o Baile da Terceira Idade. Os petlovers conferem o show Novo Cão nos dias 15 e 19. No dia 19 também acontece o Encontro de Soberanas, e dia 20 tem o espetáculo infantil Os Peraltas.

Diversas opções de lazer também estarão disponíveis, como o Parque de Diversões e seus 21 brinquedos; o Selfie nas Alturas e o Simulador de Montanha-Russa. A Praça de Alimentação conta com 14 expositores, que estarão comercializando, entre outros alimentos, cachorro-quente, xis, pastel, pizza, batata frita, entrevero, a la minuta, sorvete, crepe e churros.

A Expovale terá funcionamento das 10h às 22h nos finais de semana (menos no encerramento, quando vai até as 19h) e no feriado; das 18h às 22h na segunda, quarta e quinta-feira; e das 14h às 22h na sexta-feira. Os ingressos vão custar R$ 8,00 nos dias de semana, e R$ 10,00 sábado, domingo e feriado (15/11). Estudantes, idosos e deficientes físicos pagam a metade e crianças de até 7 anos têm entrada franca. Para os shows principais, com exceção do Tchê Garotos, o qual a entrada é o mesmo valor de acesso à feira, os demais estão com ingressos à venda na secretaria da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil); nas filiais das Lojas Dullius, postos Fascina e através do site www.ticketmais.com.br.

A 20ª Expovale é uma realização da Acil e Prefeitura de Lajeado, e tem o patrocínio de Fruki Guaraná e Rede Imec de Supermercados. Tem o apoio de Farmácias São João, Bremil, Florestal Alimentos, Cervejaria Salva, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, Banrisul, Banco do Brasil, Corsan e Scala Logística.

Faltando uma semana para o início da feira, Pavilhões do Parque do Imigrante recebem últimos ajustes

VITOR-ARENA.JPG

Arena de Shows sediará shows nacionais e atrações diversificadas

Crédito: Vitor Kalsing

“Realize – Como tirar os projetos do papel” é tema de curso na Acil voltado a toda a comunidade


“Realize – Como tirar os projetos do papel” é tema 
de curso na Acil voltado a toda a comunidade 

Lajeado – O Programa de Qualificação Empresarial (PQE) promove, em 09 de novembro, o treinamento “Realize – Como tirar os projetos do papel” ministrado pelo instrutor Tony Ademo. O curso acontece no salão de eventos da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), rua Silva Jardim, 96, Centro, das 19h às 22h15min. É aberto à comunidade e destinado a todas as pessoas que buscam colocar em prática projetos pessoais ou profissionais. As confirmações de presença devem ser realizadas até 08 de novembro com a secretária do PQE, Greice Kelly Suptitz, pelo fone 3011-6900 ou e-mail pqe@acilajeado.org.br. O valor é de apenas R$ 40,00, sendo o curso subsidiado pela Prefeitura Municipal de Lajeado. O participante deve ser morador da cidade de Lajeado.

Segundo o palestrante, normalmente as pessoas possuem muitas ideias e projetos que ficam guardados na gaveta e nunca saem do papel. “Com o Realize quero auxiliar os participantes a concretizarem seus projetos, sejam pessoais ou profissionais. E não importa o tamanho, pode ser desde criar um novo negócio até conseguir entrar no peso ideal. Todos somos capazes de realizar, mas é preciso que alguns elementos apareçam e entrem em ação para que isso aconteça”, explica.

Instrutor

Tony Ademo é diretor da 3Life Conhecimento, consultor, coach e palestrante certificado pelo John Maxwell Team, com sede nos EUA. Foi campeão nacional de oratória, segundo melhor das Américas e eleito melhor debatedor do Brasil pela JCI. Como orador internacional, já esteve em Porto Rico, Colômbia, Guatemala, México, China e EUA. 

Programação

O instrutor abordará conteúdos referentes à “Realize – Como tirar os projetos do papel” como tema principal de seu treinamento. Seu propósito é levar os alunos a refletirem sobre tópicos como: quais os principais sabotadores de ideais e projetos; motivos mais comuns que nos impedem de sonhar com novos projetos; como posso deixar mais claro meus sonhos; como aumentar a produtividade a assim realizar mais projetos; como identificar que tipo de trabalho você está fazendo hoje; e metodologias que auxiliam a tirar os projetos do papel.

O curso é realizado pelo PQE, instituição de capacitação mantida pela Acil e pelo Comitê Regional da Qualidade Vale do Taquari. 

Grupo Tholl apresenta espetáculo circense na abertura da Expovale


Grupo Tholl apresenta espetáculo 
circense na abertura da Expovale 

A abertura da Expovale 2016, no dia 11 de novembro, será um presente à comunidade da região. Em seu primeiro dia, a feira apresenta, a partir das 22h, o renomado Grupo Tholl, com o show Exotique. O espetáculo circense acontece na Arena de Shows do Parque do Imigrante, em Lajeado, e exibe malabaristas, acrobatas, equilibristas e palhaços em uma exótica montagem, com figurinos requintados e métodos de dança diferenciados.

O repertório foi cuidadosamente escolhido e evidencia o toque mágico dos artistas, que trazem suavidade e leveza em passos bem alinhados, demonstrando harmonia e presença de palco. Com duração de 70 minutos, o espetáculo não terá cobrança de ingresso, sendo solicitada apenas a doação de 1Kg de alimento não perecível, que será doado ao Programa Mesa Brasil, do Sesc. É aconselhável que o público leve cadeiras.

O circo-teatro Tholl chega à Expovale por meio dos incentivos fiscais à cultura da Lei Rouanet. É uma realização da Acil e Ministério da Cultura, com o patrocínio de Rede Imec de Supermercados, Bremil, Farmácias São João e Scala Logística.