MEC autoriza curso de Ciências Contábeis na La Salle de Estrela


MEC autoriza curso de Ciências Contábeis na La Salle de Estrela

Faculdade oferece 40 vagas em Ciências Contábeis. Curso passa a valer ainda neste vestibular, que ocorre em 3 de dezembro

O Ministério da Educação deu liberação para que a Faculdade La Salle de Estrela pudesse introduzir Ciências Contábeis no quadro de cursos. Com isso, a instituição passa a oferecer 40 vagas para o primeiro semestre. As inscrições para o vestibular de verão estão abertas e podem ser feitas pelo site ou secretaria da Faculdade, até o dia 1º de dezembro. O curso tem duração de oito semestres e começou a ser projetado pelo professor e contabilista Claudir Luis da Silva no início do ano. “Foi planejado e desenvolvido com o propósito de atender as necessidades do mercado de trabalho e as normas legais estabelecidas nas Diretrizes Nacionais dos Cursos de Ciências Contábeis”, diz ele que também será o coordenador. 

Segundo Silva, o curso de Ciências Contábeis visa formar um profissional capacitado não somente ao exercício legal da profissão de contador e possuidor de espírito crítico e apurado senso analítico, mas também dotado de elevado potencial empreendedor e de visão estratégica, capacitando-o para a prática das decisões. A grande ênfase na formação é capacitar o profissional a ajudar a traçar planos de investimento em uma organização, pode atuar na área tributária ou financeira, de recursos humanos ou na perícia contábil. Pode ainda trabalhar em escritórios de contabilidade, atendendo pequenas e médias empresas que terceirizam o setor contábil, ou abrir seu próprio negócio. “Algumas atividades são exclusivas desse profissional, como a auditoria e as perícias contábeis.”

No primeiro ano de curso de graduação em Ciências Contábeis o aluno assiste a disciplinas introdutórias. Para o segundo ano as disciplinas são preparadas para uma formação técnica e gerencial, com teorias direcionadas às atividades do trabalho. Somente no terceiro ano as aulas de auditoria e perícia são iniciadas, possibilitando que o aluno aplique seus conhecimentos teóricos em suas vivências práticas.

Mercado de trabalho

Conforme Silva, o mercado de trabalho sempre esteve aquecido em função de uma legislação tributária muito complexa. Desde 2010, a contabilidade vem passando por transformações num processo de adaptação das normais contábeis locais para os padrões internacionais, novidades essas que colocam o profissional em evidência no mercado. Por causa disso, ele acredita que o curso da La Salle será muito procurado. O cenário econômico frágil que o Brasil tem apresentado também contribui para as empresas buscarem tais profissionais. 

De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), só no Brasil, existem mais de 535 mil profissionais registrados e 56 mil organizações contábeis. Além disso, desde 2015 somente os bacharéis podem obter o registro profissional para atuar no setor. Antes, técnicos em contabilidade também podiam solicitar o documento. Para obter o registro profissional e exercer a profissão, o recém-formado deve prestar o Exame de Suficiência da Classe Contábil, obrigatório desde 2011. Para se inscrever na prova é preciso ter concluído o curso ou estar cursando o último ano da graduação em Ciências Contábeis.

Vestibular

O curso de Ciências Contábeis passa a valer ainda no vestibular de verão 2017. O processo seletivo da Faculdade La Salle de Estrela será realizado no dia 3 de dezembro (sábado), das 13h30 às 16h30min. Os candidatos terão três horas para fazer a prova de redação. As inscrições estão abertas mediante uma taxa de R$ 30. Elas podem ser feitas até o dia 1º de dezembro através do endereço www.lasalle.edu.br/faculdade/estrela até às 24h. Na secretaria da Faculdade, as inscrições encerram às 17h do dia 2 de dezembro. A Faculdade oferece oito cursos de graduação e tem como diferencial cursos focados em gestão.Os cursos estão autorizados e reconhecidos devidamente no MEC com notas 4, sendo que o máximo é nota 5.

Prefeitura de Paverama-RS planta mais de 2 mil flores por todo município


Prefeitura planta mais de 2 mil flores por todo município

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Paverama iniciou nesta semana, um mutirão realizando um trabalho de embelezamento da cidade com o plantio de 2100 flores. As mudas serão plantadas nas praças, trevos de acesso e em diversos pontos da cidade.

Conforme o Secretário de Agricultura, Dalvan de Azevedo Souza, as mudas são de Tagete, Tagetão e Onze Horas, mudas típicas desta época, e fazem parte dos trabalhos de melhorias, que vem sendo feito pela pasta em parceria com a Secretaria de Obras em todo o município.

“As flores deixam à cidade mais bonita, causando uma boa impressão tanto para os moradores quanto para os visitantes, e nosso trabalho visa deixar a cidade cada vez mais organizada em todos os aspectos”, finaliza o secretário.

Jêison Lauri da Rosa - Assessoria de Imprensa e Comunicação.
Prefeitura Municipal de Paverama.
(51)3761-1044/(51)9692-4103.

Notícias de Colinas-RS - outubro de 2016


Assistência Social participa de congresso no Rio de Janeiro

Entre os dias 16 e 20 de outubro, o município de Colinas esteve representando na 7ª edição do Congresso Brasileiro de Gestores e Trabalhadores da Política de Assistência Social. O evento correu no Rio de Janeiro e teve como objetivo proporcionar debate, por meio da troca de experiências entre os municípios, qualificando a oferta dos serviços socioassistenciais e o acompanhamento qualificado da família.

A coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Carine Bagestan, e a auxiliar administrativa, Andréa Schaeffer, estiveram participando. Entre os temas debatidos, ética e responsabilidade no serviço público; o Sistema Único de Assistência Social para a territorialização da proteção social; assistência social: história e cultura política; planejamento na política de assistência social e o processo de elaboração de planos municipais de assistência social; proteção social básica o trabalho interdisciplinar: avanços e desafios; proteção social de médica e alta complexidade: avanços e desafios; serviços de alta complexidade; trabalho social com as famílias; execução do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e serviço de convivência e fortalecimento de vínculo; e serviços de acolhimento para crianças e adolescentes: caminhos pedagógicos de implantação e execução.

Para Carine, o momento foi extremamente proveitoso. “Grande oportunidade para buscarmos mais conhecimento, experiências e aprendizado. Uma capacitação para cada vez mais lutarmos pela garantia dos direitos dos cidadãos e a efetivação das políticas públicas. Foi ainda um grande debate sobre a questão social, tão pertinente nos dias atuais”, afirma.

Campeonato de Futsal e Vôlei premia os ganhadores

Realizada na última sexta-feira (21), a final do Campeonato Municipal de Futsal e Vôlei 2016 reuniu centenas de pessoas no Ginásio Municipal de Esportes Cidade Jardim. Além da entrega de troféu e medalhas para 1º, 2º, 3º, e 4º lugar de cada categoria, foram premiados ainda os destaques, disciplina, goleiro (a) menos vazado (a) e goleador (a).

A competição iniciou dias 22 de julho. Foram realizadas 10 rodadas, com a participação de 16 equipes e 180 atletas. O evento foi promovido pela Administração Municipal. 

Resultados:

Vôlei Misto
Destaque feminino: Patrícia Schultz – WhatsApp

Destaque masculino: Mateus Pott – WhatsApp

4º lugar: O que Sobrou

3º lugar: Galos

2º lugar: WhatsApp

1º lugar: Como é Bom Viver

Futsal Feminino
Disciplina: Feras 1

Goleira menos vazada: Letícia Hass – Feras 1

Goleadora: Cátia Barrow – Feras 1

4º lugar: Boas de Bola

3º lugar: Feras 2

2º lugar: Unidas pela Cachaça

1º lugar: Feras 1

Futsal Masculino
Disciplina: Penetras

Goleiro menos vazado: Edmilson de Moraes – Cartel do Corvo

Goleador: Jonathan Almeida - Penetras

4º lugar: Tigers

3º lugar: Sem Crise

2º lugar: Penetras

1º lugar: Cartel do Corvo

Combate ao Aedes Aegypti: agentes visitam domicílios

Através de uma solicitação por parte da 16ª Coordenadoria Regional da Saúde, o município de Colinas está realizando o levantamento de índice de amostras de possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti, vetor das doenças dengue, zika vírus e chikungunya. Em um grupo formado pelos agentes comunitários de saúde e agente de endemias e outros profissionais da saúde, eles percorrem as residências da área urbana para coletar possíveis larvas. O mutirão visitará 33% dos domicílios da sede sorteados aleatoriamente conforme cronograma da 16ª Coordenadoria Regional da Saúde. A ação tem com objetivo atuar no bloqueio de casos e eliminação de criadouros, com ações focadas no bloqueio da transmissão do vírus. Pelo período de cinco dias, tempo destinado à iniciativa, os agentes comunitários não estarão visitando as localidades do interior. Após, o serviço volta a ocorrer normalmente.

Saiba mais

O mosquito Aedes aegypti se reproduz em água parada e é responsável pela transmissão de graves doenças como a Dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus. Para prevenir e combates a proliferação do mosquito transmissor dessas doenças, é fundamental evitar vasos com plantas aquáticas; remover folhas, galhos e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas; manter a caixa d–água bem fechada; colocar o lixo em sacos plásticos e lixeiras fechadas; não deixar água da chuva acumulada nas lajes; encher bordas dos pratos de vasos de areia; guardar garrafas vazias de cabeça para baixo; evitar o acúmulo de pneus velhos; lavar semanalmente tanques pra reserva de água; tampar tonéis e barris d–água; manter a piscina tratada o ano inteiro; limpar com escovação os bebedouros de animais.

Contribuintes com débitos em atraso devem regularizar a situação
O Município de Colinas, através do Setor de Arrecadação, solicita aos contribuintes que providenciem a quitação de seus débitos, evitando que sejam inscritos em dívida ativa e cobrança via judicial.

Para os contribuintes que possuem débitos vencidos até o ano de 2015, já inscritos em dívida ativa, o município dispõe de legislação para parcelamento dos mesmos em até 10 vezes

Caso venham a ser contemplados no sorteio da Promoção Nota Fiscal Dá Prêmios 2016, os contribuintes com pendências estarão impedidos de retirar seu prêmio, conforme estabelecido na Lei Municipal 1.679-04/2016.

Outubro Rosa: programação alusiva ocorre sábado

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada neste mês para que a sociedade e as mulheres percebam a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Em virtude disso, a Secretaria Municipal da Saúde organizou uma programação especial para sábado, dia 29 de outubro, no Centro Comunitário Evangélico.

O evento inicia às 9h com abertura e informações sobre câncer de mama e colo do útero, assim como seus sintomas, tratamento e prevenção. Após terá a palestra com a terapeuta holística, Edi Kalsing, que falará sobre autoestima. A Administração Municipal vai disponibilizar transporte para o evento. Um ônibus passará pelas localidades a partir das 8h.

VIII Recital de Música desperta talentos em Colinas
Na noite desta terça-feira, dia 25 de outubro, foi realizado o VIII Recital dos alunos das oficinas de música. O evento ocorreu na Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, que ficou lotada de pessoas que prestigiaram o espetáculo. Na oportunidade, os 60 integrantes do Grupo Instrumental se apresentaram. A noite cultural teve por objetivo desenvolver a cultura musical do município e mostrar que as artes são uma ferramenta de desenvolvimento do cidadão, assim como despertar o interesse pela música e por atividades que ocupem os jovens retirando-os dos ambientes de vulnerabilidade social e, além disso, procurou levar os jovens a identificar as diferentes manifestações étnicas.

“Investir e oferecer uma Educação Musical é dar à criança a oportunidade de se autodescobrir. É despertar os seus talentos, promover a sua autoestima e desinibição, estimular o raciocínio, a memória e a atenção, além de promover o desenvolvimento do ser humano como um todo”, ressalta a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Tânia Fensterseifer.

Durante a atividade também houve a exposição das imagens participantes e a divulgação dos vencedores do 8º concurso fotográfico “Simplesmente, inspire-se em Colinas”. Em 1º lugar ficou Vanessa Paliosa, de Encantado, seguido de Giza Fedrizzi, de Caxias do Sul, em 3º lugar, Gisele Schmidt, de Colinas.

Atualmente, o município de Colinas oferece aulas de violão, violino, guitarra, contrabaixo, contrabaixo acústico, cavaquinho, mandolim, banjo, escaleta, teclado, acordeon, violoncelo, bateria, flautas doces (soprano, contralto, tenores e baixo), flauta pífano e transversal, clarinete, saxofone, trombone, trompete, tuba, xilofone e diversas percussões. Todas as crianças, a partir do 3º ano do ensino fundamental podem participar das oficinas, sendo que os alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental podem participar das aulas de flautas.

Fruki apresenta o Cartas na Mesa


Fruki apresenta o Cartas na Mesa

Porto Alegre/RS – Resgatar a cultura do carteado a partir da criação de um baralho inédito. Esta é a novidade apresentada pela Fruki Guaraná, levando em conta que este é um patrimônio universal da amizade e que deve ser preservado por todos. O carteado tem o poder de reunir as pessoas em torno da mesa para jogar conversa fora, falar bobagem, zoar e dar muita risada. 

Quem não tem um amigo que é “Rei de Ostenta” ou “Ás de Zueras”? Quem não conhece uma “Dama de Likes” ou um “Rei de Boas”? O baralho exclusivo, personalizado e inspirado no jeito que a gente é, foi criado pela Fruki Guaraná para proporcionar mais diversão com base nas coisas simples da vida.

1ª LIGA DO PIFE - Para divulgar esta novidade foi realizado em Porto Alegre um torneio de pife com personalidades locais: Fredi Chernobyl, Cris Pereira, Roy - Menudos, Tânia Carvalho, Perdigão, Laura Bier - Roubadinhas e Júlio Lopes que será publicado em breve nas redes sociais. Nos dias 5 e 6 de novembro haverá partidas de pife no Bourbon Wallig entre os clientes que adquirirem 3 FRUKI GUARANÁ 2L e algumas das personalidades que participaram da 1ª Liga do Pife.

A promoção inicia dia 01/11 nas 15 lojas do Zaffari e Bourbon participantes da promoção. A lista completa de lojas será divulgada no site www.cartasnamesafruki.com.br .

Em 27/10/2016

De Zotti – Assessoria de Imprensa

Expovale 2016 Sebrae recebe inscrições para Rodada de Negócios até dia 7 de novembro


Expovale 2016
Sebrae recebe inscrições para Rodada 
de Negócios até dia 7 de novembro

Ainda dá tempo para garantir presença na Rodada de Negócios da Expovale 2016. As inscrições vão até o dia 7 de novembro e devem ser feitas mediante cadastro no site www.sebrae-rs.com.br/rodadasdenegocios. Basta preencher os dados e se preparar para a Rodada, a qual ocorre no dia 16 de novembro, das 13h às 18h, no Salão de Eventos da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). 

A Rodada de Negócios coloca os participantes frente à frente com as oportunidades do mercado. As empresas com interesses em comum terão a chance de se conhecer, formar parcerias e aumentar as possibilidades de interação comercial. Na última edição, realizada na Expovale 2014, a programação reuniu 76 empresas. 

A Expovale 2016, que está na 20ª edição, acontece entre os dias 11 e 20 de novembro e é uma realização da Acil e Prefeitura de Lajeado. Tem o patrocínio de Fruki Guaraná e Rede Imec de Supermercados, e apoio de Farmácias São João, Bremil, Florestal Alimentos, Cervejaria Salva, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, Banrisul, Banco do Brasil e Corsan.

Atrações variadas são destaques na Arena de Shows da Expovale


Atrações variadas são destaques
na Arena de Shows da Expovale

No que depender das atrações artísticas, a Feira Industrial, Comercial e de Serviços do Vale do Taquari – Expovale 2016 - será um show. O ritmo sertanejo, o estilo vanerão, a música gospel e a arte circense são algumas das opções que vão agitar a Arena de Shows entre os dias 11 e 20 de novembro, no Parque do Imigrante, em Lajeado.

Responsável pela comissão de eventos da feira, Marcelo Sommer revela a preocupação em oferecer espetáculos que agradem a todos os tipos de público. Entre os artistas confirmados, João Neto e Frederico apresentam o sertanejo mais tradicional no dia 11 de novembro e Leonardo e Eduardo Costa trazem, no dia 14, seu aclamado “Cabaré”, prometendo atrair pessoas de todas as idades. O show gospel de Eli Soares está agendado para o dia 17 e o estilo gauchesco sobe ao palco no dia 18, com a participação do Tchê Garotos e ingressos com valor de acesso à feira. No dia 19 é a vez do público jovem conferir o gingado de Pedro Paulo e Alex, que cantam, entre outros sucessos, “As novinha tão sensacional”.

Segundo Sommer, o destaque desta edição é o espetáculo Exotique, do Grupo Tholl, no dia 11. Pela primeira vez na história, a feira terá bilheteria liberada para uma apresentação. “O show de abertura será gratuito e é um presente da Expovale para a comunidade”, ressalta.

Estrutura

Para comportar a programação, uma arena será construída atrás do Pavilhão 4, com estrutura coberta e capacidade para oito mil pessoas. O espaço estará dividido em pista, área vip (em frente ao palco) e camarotes – box (para 15 pessoas) e coletivo –, sendo estes localizados nas laterais e com a altura do palco, o que permitirá visualização diferenciada.

Os ingressos variam entre R$ 20,00 e R$ 160,00, conforme o show e de acordo com o local escolhido e lote disponível. Eles podem ser adquiridos na secretaria da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil); nas filiais das Lojas Dullius de Lajeado, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Estrela, Montenegro, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires; nos postos Fascina de Lajeado e Teutônia; e através do site www.ticketmais.com.br . O camarote box é comercializado somente na Acil. A compra do ingresso para o show dá acesso livre às demais dependências da feira.

A 20ª edição da Expovale é uma realização da Acil e Prefeitura de Lajeado. Tem o patrocínio de Fruki Guaraná e Rede Imec de Supermercados, e apoio de Farmácias São João, Bremil, Florestal Alimentos, Cervejaria Salva, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, Banrisul, Banco do Brasil e Corsan.

Legenda:

THOLL-01_B.JPG

Espetáculo Exotique será apresentado pelo Grupo Tholl na abertura da feira

PEDRO PAULO E ALEX.JPG

A dupla Pedro Paulo e Alex sobe ao palco da Expovale no dia 19

Crédito: Divulgação

Esportes Vale do Taquari - Grêmio, Inter, Copa do Brasil e Regional Aslivata - Alexandre Santos


CAMPEONATO BRASILEIRO – SÉRIE A
Jogos da 32ª rodada:
4ª feira, dia 19-10:
No Estádio do Arruda, às 21h45min: Santa Cruz x Botafogo

Sábado, dia 22-10:
No Estádio Morumbi, às 17 horas: São Paulo x Ponte Preta

Domingo, dia 23-10:
Na Arena Grêmio, às 17 horas: Grêmio x Internacional
No Estádio Maracanã, às 17 horas: Flamengo x Corinthians
No Estádio Allianz Parque, às 17 horas: Palmeiras x Sport
No Estádio Barradão, às 17 horas: Vitória x Cruzeiro
No Estádio Couto Pereira, às 18h30min: Coritiba x Fluminense
Na Arena Condá, às 19h30min: Chapecoense x Santos
No Estádio Independência, às 19h30min: Atlético-MG x Figueirense

2ª feira, dia 24-10:
No Estádio Independência, às 20 horas: América-MG x Atlético-PR

CLASSIFICAÇÃO
PG
J
V
E
D
GP
GC
SG
%
Palmeiras
64
31
19
7
5
54
28
26
69
Flamengo
60
31
18
6
7
43
29
14
65
Atlético-MG
56
31
16
8
7
51
40
11
60
Santos
55
31
17
4
10
49
28
21
59
Botafogo
50
31
15
5
11
40
35
5
54
Atlético-PR
48
31
15
3
13
32
27
5
52
Corinthians
48
31
14
6
11
41
31
10
52
Grêmio
47
31
13
8
10
36
34
2
51
Fluminense
46
31
13
7
11
38
34
4
49
10°
Ponte Preta
45
31
13
6
12
42
45
-3
48
11°
Chapecoense
42
31
10
12
9
43
50
-7
45
12°
São Paulo
39
31
10
9
12
30
31
-1
42
13°
Cruzeiro
38
31
10
8
13
37
41
-4
41
14°
Sport
37
31
10
7
14
40
48
-8
40
15°
Coritiba
37
31
9
10
12
35
36
-1
40
16°
Internacional
36
31
10
6
15
31
36
-5
39
17°
Vitória
35
31
9
8
14
38
43
-5
38
18°
Figueirense
32
31
7
11
13
28
39
-11
34
19°
Santa Cruz-PE
23
31
6
5
20
35
57
-22
25
20°
América-MG
21
31
5
6
20
19
50
-31
23

CAMPEONATO BRASILEIRO – SÉRIE B
Jogos da 32ª rodada:
3ª feira, dia 18-10:
No Estádio Serra Dourada, em Goiânia-GO: Vila Nova 1 x 2 Avaí
No Estádio Bento Freitas, em Pelotas-RS: Brasil-RS 0 x 1 Londrina

6ª feira, dia 21-10:
No Estádio Passo das Emas, às 21h30min: Luverdense x Náutico
Na Arena Castelão, às 21h30min: Ceará x Bragantino

Sábado, dia 22-10:
Na Arena Barueri, às 16h20min: Oeste x Bahia
No Estádio Kleber Andrade, às 16h30min: Paraná x Vasco da Gama
No Estádio Mário Helênio, às 17 horas: Tupi x Sampaio Correa
No Estádio Mangueirão, às 17 horas: Paysandu x Goiás
No Estádio Heriberto Hülse, às 19h30min: Criciúma x Atlético-GO
No Estádio Rei Pelé, às 21 horas: CRB x Joinville

CLASSIFICAÇÃO
PG
J
V
E
D
GP
GC
SG
Atlético-GO
58
31
16
10
5
42
24
18
Vasco da Gama
54
31
16
6
9
47
35
12
Avaí
54
32
16
6
10
39
33
6
Londrina-PR
52
32
14
10
8
33
23
10
Náutico
51
31
15
6
10
47
33
14
Bahia
49
31
14
7
10
45
26
19
Criciúma
46
31
13
7
11
39
36
3
CRB
46
31
13
7
11
47
45
2
Brasil-RS
45
32
12
9
11
33
31
2
10°
Ceará
44
31
11
11
9
37
35
2
11°
Vila Nova-GO
43
31
12
7
12
41
41
0
12°
Luverdense
43
31
10
13
8
34
30
4
13°
Goiás
40
31
10
10
11
38
38
0
14°
Paysandu
39
31
9
12
10
32
37
-5
15°
Paraná Clube
36
31
9
9
13
32
46
-14
16°
Oeste
33
31
7
12
12
27
41
-14
17°
Bragantino
30
31
8
6
17
25
41
-16
18°
Joinville
29
31
6
11
14
19
32
-13
19°
Tupi
26
31
6
8
17
28
40
-12
20°
Sampaio Correa-MA
26
30
5
11
14
24
42
-18

CAMPEONATO BRASILEIRO – SÉRIE C
Rodada de volta das semifinais:
Sábado, dia 22-10:
No Estádio Melão, às 21 horas: Boa Esporte x Juventude (2x1)

Domingo, dia 23-10:
No Estádio Brinco de Ouro da Princesa, às 21 horas: Guarani x ABC (0x4)

COPA DO BRASIL
Rodada de volta das quartas-de-final:
4ª feira, dia 19-10:
No Estádio Alfredo Jaconi, às 19h30min: Juventude x Atlético-MG (0x1)
No Estádio Beira-Rio, às 19h30min: Internacional x Santos (1x2)
No Estádio Allianz Parque, às 21h45min Palmeiras x Grêmio (1x2)
No Estádio Mineirão, às 21h45min: Cruzeiro x Corinthians (1x2)

LIGA NACIONAL DE FUTSAL
Rodada de ida das quartas-de-final:
6ª feira, dia 21-10:
Na Arena Sorocaba, às 19h15min: Magnus Futsal x Intelli/Orlândia

Sábado, dia 22-10:
No Ginásio Rozendo Lima, às 11 horas: Floripa Futsal x Copagril
No Ginásio Caldeirão do Galo, às 17h15min: Atlântico x Corinthians

Domingo, dia 23-10:
No Ginásio do Parque do Chimarrão, às 14 horas: ASSOEVA x Joinville

Rodada de volta das quartas-de-final:
6ª feira, dia 04-11:
No Ginásio do Parque São Jorge, às 19h15min: Corinthians x Atlântico

Sábado, dia 05-11:
No Centreventos Cau Hansen, às 11h30min: Joinville x ASSOEVA
Na Arena Olímpica João Mabrini, às 17 horas: Intelli/Orlândia x Magnus Futsal

Domingo, dia 06-11:
No Ginásio Ney Braga, às 11 horas: Copagril x Floripa Futsal

ESTADUAL DE FUTSAL – SÉRIE OURO
Próximos jogos:
4ª feira, dia 19-10:
Em Guaíba, às 18 horas: AGF x América (Tapera)
Em Sobradinho, às 20 horas: AES X ACBF

6ª feira, dia 21-10:
Em Caxias do Sul, às 20 horas: Juventude x AES (Sobradinho)

Sábado, dia 22-10:
Em Ibirubá, às 20 horas: ASIF x AGF (Guaíba)
Em Tapera, às 20 horas: América x Atlântico

Domingo, dia 23-10:
Em Sananduva, às 18 horas: ADS x Juventude

4ª feira, dia 26-10:
Em Venâncio Aires, às 20h15min: ASSOEVA x ADS (Sananduva)

Sábado, dia 29-10:
Em Guaíba, às 20 horas: AGF x ALAF
Em Erechim, às 20 horas: Atlântico x ASIF (Ibirubá)
Em Caxias do Sul, às 20 horas: Juventude x ASSOEVA
Em Carlos Barbosa, às 20 horas: ACBF x ADS (Sananduva)

Classificação:
Chave 4:
1º lugar: ACBF – 14 pontos
2º lugar: ASSOEVA – 10 pontos
3º lugar: AES (Sobradinho) e ADS (Sananduva) – 5 pontos
5º lugar: Juventude – 4 pontos

Chave 5:
1º lugar: Atlântico e ASIF (Ibirubá) – 13 pontos
3º lugar: ALAF – 12 pontos
4º lugar: América (Tapera) – 5 pontos
5º lugar: AGF (Guaíba) – 0 ponto

CAMPEONATO REGIONAL DA ASLIVATA
Rodada de ida das quartas-de-final, domingo, dia 23-10:
No Bairro Imigrantes – Estrela: Imigrantes x Aimoré
No Estádio Campestrão – Lajeado: União Campestre x 25 de Julho
No Estádio Elísio Trevisol – Lajeado: São Cristóvão x Sete de Setembro
Na Linha Berlin – Westfália: Juventude-W x CA Navegantes

Rodada de volta das quartas-de-final, domingo, dia 30-10:
Na Picada Aurora – Cruzeiro do Sul: 25 de Julho x União Campestre
Em Capitão: Sete de Setembro x São Cristóvão
No Estádio das Cabriúvas – Encantado: CA Navegantes x Juventude-W
Na Toca do Leão – Estrela: Aimoré x Imigrante

CAMPEONATO REGIONAL DE VETERANOS - ASLIVATA
Jogos da rodada de domingo, dia 23-10:
Chave A
Em Paverama: Guaíba x Juventude da Franck
Em Taquari: Pinheiros x Arroio do Ouro
Folga: Águia Azul

Chave B
Em Forquetinha: Arroio Alegrense x Imigrante
Em Lajeado: Estudiantes x União de Palmas
Folga: XV de Novembro

Classificação:
Chave A
1º lugar: Arroio do Ouro – 14 pontos
2º lugar: Juventude (Teutônia) – 12 pontos
3º lugar: Águia Azul – 10 pontos
4º lugar: Pinheiros – 7 pontos
5º lugar: Guaíba – 1 ponto

Chave B
1º lugar: União de Palmas – 12 pontos
2º lugar: Arroio Alegrense e Estudiantes – 9 pontos
4º lugar: Imigrante – 6 pontos
5º lugar: Imigrante – 5 pontos

COPA FEDERAÇÃO GAÚCHA DE FUTEBOL
Complemento da rodada de ida da 2ª fase:
3ª feira, dia 18-10:
No Estádio Homero Soldatelli, em Flores da Cunha: Apafut 0 x 1 Caxias

Rodada de volta da 2ª fase:
Sábado, dia 15-10:
No Estádio Passo D’Areia, em Porto Alegre-RS: São José 4 x 0 Igrejinha (0x0)
Classificado: São José

6ª feira, dia 21-05:
No Estádio Colosso da Lagoa, às 20h15min: Ypiranga x PRS (2x0)

Sábado, dia 22-10:
No CT Hélio Dourado, às 16 horas: Grêmio x Grêmio Bagé (2x2)
No Estádio do Vale, às 18 horas: Novo Hamburgo x Aimoré (1x0)

Domingo, dia 23-10:
No Estádio Morada dos Quero-Queros, às 10 horas: Internacional x São Paulo-RG (1x2)
No Estádio Centenário, às 16 horas: Caxias x Apafut (1x0)

COPA SUL-AMERICANA 2016
Rodada de ida das quartas-de-final:
3ª feira, dia 18-10:
No Estádio Atanasio Girardot, em Medellín-COL: Independiente de Medellín 0 x 0 Cerro Porteño

4ª feira, dia 19-10:
No Estádio Couto Pereira, às 21h45min: Coritiba x Nacional-COL
No Estádio Metropolitano, às 21h45min: Junior Barranquilla x Chapecoense

5ª feira, dia 20-10:
No Estádio Nuevo Gasometro, às 22 horas: San Lorenzo x Palestino

Rodada de volta das quartas-de-final:
3ª feira, dia 25-10:
No Estádio Defensores Del Chaco, às 22 horas: Cerro Porteño x Independiente de Medellín

4ª feira, dia 26-10:
No Estádio Atanasio Girardot, às 21h45min: Atlético Nacional-COL x Coritiba
Na Arena Condá, às 21h45min: Chapecoense x Junior Barranquilla

5ª feira, dia 27-10:
No Estádio Santiago Monumental, às 22 horas: Palestino x San Lorenzo

CAMPEONATO AMADOR DE MUÇUM
Jogos da 2ª rodada, domingo, dia 23-10, no campo do Operário:
Às 10 horas: Moranga Mecânica x São José
Às 14 horas: Muçum FC x Operário
Às 16 horas: Renegados x Pavilhão 9
Folga: Galera do Fortes

Classificação:
1º lugar: Operário e Moranga Mecânica – 3 pontos
3º lugar: Galera do Fortes e São José – 1 ponto
5º lugar: Renegados, Muçum FC e Pavilhão 9 – 0 ponto