Esportes Vale do Taquari - 31 de agosto de 2016

ESPORTES 30-08

GRÊMIO 
Próximos jogos:    
Campeonato Brasileiro
Domingo, dia 04-09:
No Estádio Luso Brasileiro, às 16 horas: Botafogo x Grêmio

4ª feira, dia 07-09:
No Estádio Couto Pereira, às 21h45min: Coritiba x Grêmio

Pendurados: Marcelo Hermes, Douglas e Marcelo Grohe, estão pendurados com dois cartões amarelos.

Desfalques: Everton, Negueba e Moisés, todos lesionados; Bolaños, convocado para Seleção do Equador; Marcelo Grohe e Pedro Geromel, convocados para Seleção Brasileira; são os desfalques do Grêmio para partida de domingo contra o Botafogo pelo Campeonato Brasileiro.

INTERNACIONAL
Próximos jogos:
Copa do Brasil
4ª feira, dia 31-08:
No Estádio Beira-Rio, às 21h45min: Internacional x Fortaleza

Campeonato Brasileiro
5ª feira, dia 08-09:
No Estádio Beira-Rio, às 21 horas: Internacional x Santos

Sheik: O Internacional pode investir na contratação do veterano atacante Emerson Sheik, do Flamengo. O atleta jogou apenas quatro partidas no Campeonato Brasileiro e pode se transferir para qualquer outra equipe da 1ª Divisão.

Desfalques: Leandro Almeida (lesionado), Anselmo (jogou Copa do Brasil pelo Joinville), Marcelo Lomba (jogou Copa do Brasil pelo Bahia) e Alex (ingeriu medicamentos contra gripe), são os desfalques do Internacional para partida desta quarta-feira, contra o Fortaleza, pela Copa do Brasil.

Jogos da 23ª rodada:
4ª feira, dia 07-09:
No Estádio Orlando Scarpelli, às 16 horas: Figueirense x Atlético-PR
No Estádio Luso Brasileiro, às 16 horas: Botafogo x Fluminense
No Estádio do Arruda, às 16 horas: Santa Cruz x Chapecoense
No Estádio Independência, às 19h30min: Atlético-MG x Vitória
No Estádio Raulino de Oliveira, às 21h45min: Flamengo x Ponte Preta
No Estádio Couto Pereira, às 21h45min: Coritiba x Grêmio
No Estádio Allianz Parque, às 21h45min: Palmeiras x São Paulo

5ª feira, dia 08-09:
No Estádio Itaqueirão, às 19h30min: Corinthians x Sport
No Estádio Independência, às 21 horas: América-MG x Cruzeiro
No Estádio Beira-Rio, às 21 horas: Internacional x Santos

CAMPEONATO REGIONAL DA ASLIVATA
Resultados da 6ª rodada, realizada domingo, dia 28-08:
Chave A
Em Colinas: Riograndense 1 x 5 11 Amigos
Em Arroio do Meio: Amigos 0 x 1 ASSESPE
Em Teutônia: Ouro Verde 0 x 3 Aimoré
Folgou: 25 de Julho

Chave B
Em Marques de Souza: Brasil 1 x 0 São Cristóvão
Em Bom Retiro do Sul: Rudibar 1 x 1 Fluminense (Westfália)
Em Teutônia: Saídera 3 x 3 Danados
Folgou: Imigrante (Estrela)

Chave C
Em Capitão: Sete de Setembro 4 x 0 Arroio Alegrense
Em Venâncio Aires: Monterey 0 x 0 ECAS
Em Brochier: Juventude-BRO 2 x 2 Forquetense
Folgou: CA Navegantes

Chave D
Em Taquari: Colorado 0 x 4 Canarinho
Em Lajeado: União Campestre 2 x 0 Rui Barbosa
Em Westfália: Juventude da Berlin 1 x 2 Ribeirense

Classificação:
Chave A
1º lugar: 25 de Julho e ASSESPE – 11 pontos
3º lugar: Aimoré e 11 Amigos – 9 pontos
5º lugar: Ouro Verde (Teutônia) e Riograndense – 4 pontos
7º lugar: Amigos – 1 ponto

Chave B
1º lugar: Brasil (Marques de Souza) – 11 pontos
2º lugar: São Cristóvão – 10 pontos
3º lugar: Saídera – 9 pontos
4º lugar: Imigrante – 6 pontos
5º lugar: Danados e Rudibar – 5 pontos
7º lugar: Fluminense (W) – 2 pontos

Chave C
1º lugar: Sete de Setembro – 10 pontos
2º lugar: ECAS e Monterey – 9 pontos
4º lugar: CA Navegantes – 7 pontos
5º lugar: Forquetense – 6 pontos
6º lugar: Juventude Brochier – 5 pontos
7º lugar: Arroio Alegrense – 1 ponto

Chave D
1º lugar: Canarinho – 10 pontos
2º lugar: Ribeirense – 9 pontos
3º lugar: União Campestre e Juventude (Westfália) – 8 pontos
5º lugar: Colorado e Rui Barbosa – 5 pontos

Jogos da 7ª rodada, domingo, dia 04-09:
Chave A
Em Cruzeiro do Sul: 25 de Julho x Ouro Verde (Teutônia)
Em Estrela: Aimoré x Amigos
Em Venâncio Aires: ASSESPE x Riograndense
Folga: 11 Amigos

Chave B
Em Estrela: Imigrante x Brasil (Marques de Souza)
Em Lajeado: São Cristóvão x Rudibar
Em Westfália: Fluminense x Saídera
Folga: Danados

Chave C
Em Encantado: CA Navegantes x Sete de Setembro (Capitão)
Em Forquetinha: Arroio Alegrense x Monterey
Em Imigrante: ECAS x Juventude-BRO
Folga: Forquetense

Chave D
Em Cruzeiro do Sul: Canarinho x União Campestre

Plantão Policial Vale do Taquari - 31 de agosto de 2016



Três veículos automotores  se envolveram em um grave acidente de trânsito,  na BR-386, em Soledade. Uma pessoa morreu no local. O condutor de uma Carreta, placa de Lajeado, que seguia no sentido Interior – Capital, perdeu o controle da direção no km 232, fazendo o chamado “L”.

Ele teria passado sobre uma ponte, ocorrendo um solavanco. Neste momento acabou atingindo um Ônix de Marques de Souza, um Honda Civic de Cruzeiro do Sul e outro Civic de Passo Fundo, que seguiam no sentido contrário.

O motorista do Ônix, de Marques de Souza, Valdir Frank (62), morreu no local do acidente.

Frank era pastor da Comunidade Evangélica de Marques há cerca de dez anos. Outras duas pessoas sofreram lesões: um homem do Civic de Passo Fundo e uma mulher do Gol de Soledade. Os demais envolvidos não se feriram.

Uma mulher foi presa acusada de furto de mercadorias em um supermercado do Centro de Lajeado. A BM foi acionada até o supermercado STR para realizar a condução da suspeita até a Delegacia de Polícia. A mulher que já é conhecida pela pratica deste tipo de delito, tentou sair do estabelecimento sem pagar mercadorias como: erva mate, leite em pó, carne, frios e outros.

A Brigada Militar de Venâncio Aires prendeu um jovem de 19 anos, acusado de tráfico de drogas no bairro Gressler. Foi avistado por uma guarnição busando drogas embaixo de uma casa próximo a um terreno baldio. Foram apreendidas 17 porções de cocaína, 11 porções de maconha, seis pedras de crack, R$ 27 e uma balança de precisão. Uma máquina de cortar cabelo, possivelmente trocada por droga, também foi apreendida.

Em Lajeado, homem 31 anos está desaparecido desde o dia 15 de agosto, quando saiu de casa no Bairro Universitário e não retornou. Segundo o registro feito por um familiar,  saiu levando a carteira e deixou o celular em casa. Qunado saiu guiava a motocicleta Honda CG 150 Titan, que foi encontrada no mesmo dia no Bairro São Cristóvão.

Em Pouso Novo o motorista de um caminhão de carga ficou preso às ferragens em um acidente na tarde de ontem na BR-386. Segundo a Polícia Rodoviária Federal o condutor teria perdido o controle da direção e saído da pista. O caminhão, com placas de Encantado, tombou e o motorista ficou preso na cabine.

Ronda Policial Rio Grande do Sul - 31 de agosto de 2016


O terceiro e último suspeito de matar a representante comercial Cristine Fonseca Fagundes, 44 anos, se entregou à polícia na tarde desta terça-feira (30), em Porto Alegre. Prestou depoimento na 9ª Delegacia de Polícia e confessou participação no crime. 

Com isso, os três suspeitos identificados pela polícia estão presos e todos confessaram envolvimento no caso. Homem, 30 anos, se entregou no Foro Central de Porto Alegre na sexta-feira passada. Ontem, ele prestou depoimentoà Polícia Civil e depois foi novamente encaminhado para a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc).

Na noite do crime, jovem, 20 anos, foi preso em flagrante.

Cristine foi assassinada na noite da última quinta-feira, em frente à filha de 17 anos, quando esperava o outro filho, de 12 anos, próximo ao colégio Dom Bosco, no bairro Higienópolis, na zona norte da Capital. A vítima foi atingida por um tiro na cabeça.

Mais do que experiências profissionais, os funcionários de uma gráfica de Porto Alegre têm, infelizmente, muito a conversar sobre as vezes em que foram alvos de crime. Dos 20 trabalhadores que aceitaram conceder entrevista, sete foram assaltados à mão armada, dois perderam o pai e, um, o filho. Na segunda matéria da série "Uma história de muitas", a reportagem visitou, aleatoriamente, uma empresa para fazer a pergunta:

"Quem aqui já foi ou tem algum familiar vítima da violência?"

Doze pessoas levantaram as mãos. A campanha do Grupo RBS, que dá rosto aos alvos da criminalidade, teve início na segunda-feira, quando uma turma de cursinho pré-vestibular contou suas histórias de violência.

A família da dona de casa Rosane Moreira Silveira, de 50 anos, que mora no bairro Costa e Silva, na zona norte da Capital, está a procura dela desde a manhã da segunda-feira. A foto dela já consta na lista de desaparecidos da Polícia Civil do Rio Grande do Sul. As informações são do jornal Zero Hora.

Rosane foi vista pela última vez ao sair de casa em seu Ford Ka branco com placas IWE5072. Ela pretendia comprar material para consertar o chuveiro do apartamento de um dos filhos.

Amiga de infância de Rosane, Elisabete Jacinto disse que não havia motivos para ela desaparecer por conta própria e que, por isso, a família está preocupada. 

No período em que Rosane não fez contato, foi registrado um saque na conta dela e uma recarga em outro celular. O telefone da dona de casa está desligado desde então. 

"O pai dela já faleceu e ela cuida da mãe de 76 anos. A mãe e os dois filhos (20 e 25 anos) estão muito abalados. Ela é uma pessoa lúcida e completamente de bem com a vida", contou Elisabete.

Boa parte dos parentes de Rosane moram no bairro Passo das Pedras. Um folheto com fotos dela e contatos da família foi divulgado nas redes sociais. A polícia está investigando o caso.

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Vale do Taquari - 31 de agosto de 2016


Univates:

As plantas alimentícias não convencionais (PANCs) serão tema de atividades na Univates no mês de setembro. A programação inicia na próxima quinta-feira, dia 1º, com a exposição “PANCs: um tesouro alimentar”, no Espaço Arte 8. A mostra será composta por mudas e informações sobre dez plantas, organizadas pelo Museu de Ciências Naturais da Univates, além de ilustrações do diplomado Daniel Wallerius, do curso de Design, e poemas da estudante Francieli Spohr, do curso de Ciências Biológicas.

Já na sexta-feira, dia 2, ocorre a palestra “PANCs: modismo ou soberania alimentar?”, ministrada pela médica psiquiatra, agricultora urbana, professora de gastronomia e gastroterapeuta Michele Dornelles Valent. O evento ocorre, a partir das 19h30min, na sala 310 do Prédio 3. Logo após, a partir das 20h30min, no hall do Prédio 8, ocorre a degustação de alimentos feitos pela turma da disciplina de Gastronomia Contemporânea, do curso de Gastronomia da Univates.

A participação nas atividades é gratuita. A palestra possui vagas limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/agenda/inscricoes. Mais informações podem ser conferidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5504, ou pelo e-mail mcn@univates.br.

Faculdade La Salle de Estrela

mote da palestra que a Faculade La Salle prepara para setembro. Em destaque, o empreendedor tetraplégico Márcio Dal Cin (38), que vai levar uma mensagem de determinação e coragem ao público. Na palestra Dal Cin contará sua trajetória pessoal e profissional mostrando como superou o trauma pós-acidente para se tornar empresário bem sucedido, dono de uma pizzaria delivery.

O encontro é uma iniciativa conjunta do Centro de Empreendedorismo do Vale (CEV), instalado dentro da Faculdade e da Coordenadoria dos Cursos de Extensão. O objetivo da palestra é estimular os alunos e a comunidade a empreenderem mesmo diante das diferentes dificuldades que acontecem na história de cada um. “A iniciativa vai servir também para divulgar os serviços do CEV cuja função é dar apoio aos empreendedores que queiram abrir ou aperfeiçoar seu negócio”, salienta o coordenador do Centro, professor Diego Silva.

Dal Cin contará a sua história, através da fala e música, fazendo analogia com o mundo empresarial. A palestra não aborda simplesmente o trauma pós-acidente. Ele vai revelar como uma pessoa, por meio da motivação, é capaz de instaurar inúmeras mudanças na vida.

O acidente

Há seis anos Dal Cin é cadeirante. O acidente que lhe tomou o movimento das pernas aconteceu em 2010, quando um caminhão chocou-se contra seu veículo. A batida frontal ocorreu em Canoas e mudou a vida de cinco integrantes do carro. Tudo aconteceu em questão de segundos. O caminhão, que não parou para fazer retorno, executando uma manobra inesperada, colidiu com o carro que ele dirigia. O resultado: pescoço quebrado e lesão na medula. Dal Cin para sempre ficaria preso a uma cadeira de rodas. Só um dos ocupantes do veículo saiu ileso. Outro morreu. O passageiro traseiro teve a perna amputada e a mulher ao lado dele sofreu lesões e se recuperou. Mas Dal Cin estaria para sempre afetado: 12 parafusos lhe ajudam a segurar o pescoço. Ele não tem controle sobre suas necessidades fisiológicas. Precisa de ajuda e se programa para fazer as sondagens. O lajeadense chegou a questionar a existência de Deus e por qual razão o fato foi acontecer com ele. Mas passado o momento de vulnerabilidade, decidiu lutar e superar o ocorrido. O amor pela filha Clara e pela esposa o resgataram do fundo do poço. “Chegou um momento em que eu tive de fazer uma escolha, ou esperava a morte chegar ou enfrentaria os desafios para fazer a vida valer a pena”, comenta.

Hoje ele palestra mostrando que é possível escolher viver. Desenvolve temas como trabalho em equipe, liderança, disciplina e perseverança e ensina que o amor redime das adversidades.

Rio Grande do Sul:


O governo José Ivo Sartori (PMDB) anunciou nesta terça-feira, por meio de nota oficial publicada no site do Palácio Piratini, que deverá parcelar os salários do funcionalismo estadual mais uma vez e depositará, nesta quarta nas contas dos servidores públicos estaduais, apenas R$ 800,00. Este é o sétimo parcelamento consecutivo de salários em 2016 e o nono desde o início da gestão do peemedebista à frente do executivo estadual.

Ao contrário das vezes anteriores, quando o anúncio oficial do atraso nos salários foi feito durante entrevista coletiva do secretário da Fazenda, Giovani Feltes (PMDB), desta vez coube à área de comunicação do governo divulgar a informação aos funcionários públicos, feita ao final do dia, véspera da data constitucional para o recebimento dos vencimentos. Nenhuma autoridade do Estado se manifestou à imprensa.

Nos bastidores há a informação de que o secretário da Fazenda não deseja mais fazer os anúncios. Feltes teria considerado que é chegada a hora de o ônus de comunicar à sociedade que os soldados da Brigada Militar, da Polícia Civil e professores, entre outras categorias, ficarão sem a integralidade dos vencimentos, seja assumido também pelo núcleo do Piratini.

De acordo com informações publicadas pelo governo do Estado, os demais depósitos serão feitos conforme a entrada de receitas. Estes depósitos podem ocorrer, de acordo com o governo, já nos próximos dias.

Para quitação da folha líquida de pagamento do Executivo, são necessários R$ 990 milhões. A previsão da Secretaria da Fazenda é de que os salários estejam integralmente depositados até o dia 13 de setembro.

Brasil:

Primeiro presidente na história do país a sofrer um impeachment, o senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) subiu nesta terça-feira à tribuna do Senado para indicar que votará favorável ao impedimento da presidente afastada Dilma Rousseff. Ele, no entanto, não confirmou seu voto.

Ao explicar seu voto, o ex-presidente aproveitou para provocar movimentos que, em 1992, pediram a sua condenação e hoje defendem o governo petista: “Faço minhas, hoje, as palavras de dois documentos daquele período”, disse, citando primeiro uma nota assinada em 1º de julho de 1992, por várias entidades, entre elas Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Central Única dos Trabalhadores (CUT), CGT, União Nacional dos Estudantes (UNE) e Inesc.

“O primeiro diz: 'a constatação de que a crise que abala a nação não é, como se pretende insinuar, nem fantasiosa, nem orquestrada, porém, originada do próprio Poder Executivo, que se torna, assim, o único responsável pela ingovernabilidade que ele mesmo criou e que tenta transferir para outros setores da sociedade'. Como disse, faço minhas, hoje, as palavras acima”, disse Collor.

Em seguida, o senador citou outra nota, também da época de seu impeachment, assinada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que diz: “O país não vive, como alardeiam setores mais radicais, qualquer clima de golpe até porque a nação não suporta mais tal prática. O que o povo brasileiro deseja, e tem manifestado seguidamente, é a decência e a firmeza traduzidas na transparência e probidade no trato da coisa pública”.

No discurso, Collor lembrou detalhes do processo que sofreu em 1992, que culminou na sua condenação pelo Parlamento e afastamento da política por 14 anos – embora tenha sido absolvido posteriormente dos crimes pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Mundo:

A Coreia do Norte executou seu ministro da Educação, Kim Yong-Jin, conforme relatório desta quarta-feira publicado pela Coreia do Sul, confirmando as informações sobre um novo expurgo envolvendo altos dirigentes em Pyongyang. Kim foi executado por um pelotão de fuzilamento em julho, acusado de ser "um agitador contrário ao partido e inimigo da revolução", informou um funcionário do ministério, que pediu para não ser identificado.

O ministério da Unificação acrescentou que outros dois dirigentes norte-coreanos foram enviados a campos de reeducação, incluindo Kim Yong-Chol, que atuava nas relações bilaterais. Desde que Kim assumiu a chefia do Estado, em dezembro de 2011, já ocorreram vários expurgos, incluindo a execução de seu tio, acusado de alta traição e corrupção.

Jang, marido da irmã do finado Kim Jong- Il, teve um papel-chave na consolidação da liderança do inexperiente Kim, convertendo-se em uma espécie de "eminência parda" do regime de Pyongyang até cair em desgraça.

Notícias da Prefeitura de Estrela-RS - 31 de agosto de 2016



Com o slogan “A leitura pede passagem” o município de Estrela lança, nesta quarta-feira (31.08), a 7ª Feira do Livro. O ato está marcado para as 14h, na Soges, ocasião em que haverá encenação da peça teatral “A magia do livro”, espetáculo que tem como objetivo apresentar culturas distintas, divertir e, principalmente, valorizar o livro, incentivando sua leitura. A peça conta a história de Magnus e Carmina, dois feiticeiros muito poderosos que criaram o primeiro livro do mundo, o Primum. O livro foi desenvolvido para guardar todo o conhecimento e sabedoria da terra e logo se tornou um artefato único e muito valioso. 

Ludibriados pelo poder concedido àquele que o possuir, Magnus e Carmina travam uma dramática batalha que acidentalmente destrói o livro e arremessa fragmentos por todo o globo. Os feiticeiros perdem seus poderes e, com eles, suas ambições egoístas. Desamparados, reúnem forças e descobrem que existem poucas pessoas capazes de unir o livro novamente. Tudo isto para manter a literatura, a imaginação e as palavras vivas para sempre. Participam do lançamento da feira alunos do 4º e 5º anos das escolas da rede municipal e do 5º ano das escolas estaduais, além do IEEEM e da Apae. 

A Feira do Livro de Estrela se realiza de 13 a 16 de setembro, na Soges, e tem como patrono Eduardo Shinyashiki, que fará palestra no dia 14, às 19h30min, abordando o tema “A arte de conviver e aprender”. O evento terá também a participação dos escritores Tânia Martinelli, André Neves e Gláucia de Souza. No dia 13, às 19h30min, haverá abertura oficial com a Orquestra Big Band; no dia 15, neste mesmo horário, Jorge Trevisol fará palestra sobre família, afeto e espiritualidade e no dia 16, o encerramento, igualmente às 19h30min, será com Rock de Galpão. 

A feira ficará aberta diariamente das 8h30min às 21h30min. É uma realização da Prefeitura de Estrela e terá a participação das livrarias Armazém e do Estudante, Lojas Wessel, Editora Ediouro e Paulinas, além da presença do Lions Clube e da Academia Literária do Vale do Taquari. O evento tem apoio do Sesc e Fecomércio. 

Economia - 31 de agosto de 2016


As contas do governo tiveram déficit primário (despesas maiores do que receitas sem contar juros da dívida pública) de R$ 51,07 bilhões nos sete primeiros meses deste ano. Segundo os dados oficiais, divulgados nesta terça-feira (30) pela Secretaria do Tesouro Nacional é o pior resultado para o período de toda a série histórica, que tem início em 1997 – ou seja, em 20 anos.

Até então, o maior déficit fiscal para os sete primeiros meses de um ano havia sido registrado em 2015 (-R$ 8,9 bilhões).

O aumento do rombo fiscal das contas públicas acontece diante do fraco desempenho da arrecadação – em decorrência do baixo nível de atividade – e também da dificuldade por parte do governo em cortar gastos públicos, em um orçamento com um alto grau de vinculações.

Com recessão castigando a economia brasileira, a receita total teve queda real de 6% nos sete primeiros meses deste ano, para R$ 753 bilhões. Sem contar a inflação, houve um aumento nominal de 2,9% no período. Ao mesmo tempo, as despesas públicas totais cresceram, em termos reais, 0,8% até julho, para R$ 682 bilhões. Em termos nominais, a alta foi de 10,3%.

"A contenção de despesas discricionárias [que não são obrigatórias] continua, mas não é capaz de conter a expansão de despesas obrigatórias, em especial das despesas da Previdência. Precisamos nos confrontar com reformas estruturais para reequilibrar as contas públicas", avaliou o secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi.

Últimas Notícias - 31 de agosto de 2016


O Palácio Piratini decidiu ampliar o pedido de ajuda na área da segurança pública. Depois do apoio da Força Nacional de Segurança, desta vez oExército foi procurado.

O vice-governador José Paulo Cairoli esteve reunido com representantes do Comando Militar do Sul, que é responsável pelo contingente militar do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Cairoli expôs a situação da segurança pública gaúcha a um dos oficiais, que ficou de levar o assunto adiante. O general de Exército Edson Leal Pujol, que é o comandante militar do sul, não estava presente na reunião que ocorreu na sede do CMS, em Porto Alegre.

O Governo do Estado anunciou uma série de medidas na área da segurança pública após mais um latrocínio em uma via de grande movimento de Porto Alegre. O secretário da segurança Wantuir Jacini foi exonerado, foi criado um gabinete de crise comandado pelo vice-governador e foi solicitado e autorizado o apoio da Força Nacional de Segurança Pública para apoiar a Brigada Militar na Operação Avante, que reforça o policiamento nas regiões de maior criminalidade.

Hoje na História - Memorial da Aepan-ONG - 31 de agosto

1951
Eva Perón anuncia sua decisão de não aceitar a indicação do partido peronista para compor uma chapa como vice-presidente nas próximas eleições.

1956
O Brasil suspende a exportação para os EUA de minerais usados na geração de energia nuclear. 


1956
O presidente Eisenhower anuncia a explosão de mais uma bomba atômica soviética, depois confirmada pela URSS.

1957
A Malásia proclama formalmente sua independência.

1969
Uma junta composta pelos ministros do Exército, da Marinha da Aeronáutica assume a presidência da república, no impedimento do presidente Costa e Silva.

1986
O navio Almirante Nakhimov afunda no mar Negro depois de colidir com o cargueiro Piotr Vesev e causa 398 mortes.

1986
Setenta pessoas morreram em consequência do choque de dois aviões no ar perto de Los Angeles.

1987
A Nuclebrás anuncia a exportação para a Argentina de cinco toneladas de urânio enriquecido em até 0,85%.

1991
O Usbequistão e o Quirguistão proclamam sua independência.

1992
Empresários e trabalhadores se unem contra o presidente Collor e pedem seu impeachment.

1997
Corpo da princesa Diana chega a Londres para o velório.

2002
O jogador Ronaldo vai da Inter de Milão para o Real Madrid. Na Inter Ronaldo ganha o apelido de "fenômeno".

2003
A escritora Ana Maria Machado assume a cadeira número 1 da ABL.

BARSA

Manchetes dos Jornais do Brasil - 31 de agosto de 2016


- Deputados aprovam alterações na Lei Kiss que agilizam abertura de empreendimentos 

- Mais de 55 mil trabalhadores gaúchos têm até hoje para sacar Pis-Pasep

- Um apostador que ganhou quase R$ 15 milhões na Quina ainda não apareceu para retirar o prêmio. A

- A superlotação persiste há semanas nas emergências SUS e particulares dos principais hospitais de Porto Alegre e Região Metropolitana.

- A queda da arrecadação e a quitação de passivos com bancos públicos fizeram o Governo Central registrar em julho o maior déficit primário da história para o mês.

- O valor pago pelos brasileiros em impostos chegou a R$ 1,3 trilhão nesta terça-feira (30).

- Mais de 55 mil trabalhadores do Rio Grande do Sul ainda não sacaram o abono salarial PIS-Pasep ano-base 2014.

- Uma operação do Ministério Público apreendeu 82 toneladas de fertilizante falsificado no Estado.

- Donos de postos reclamam da suspensão dos carregamentos de caminhões-tanque com combustível na base da BR Distribuidora, em Canoas.

- O Detran está alertando para um e-mail falso que está circulando, comunicando a suspensão da Carteira de Habilitação.

- Um centro empresarial localizado no número 320 da rua Dona Laura, no Bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, foi interditado nessa tarde após o registro de um tremor no local.

- Aprovado  na Assembleia Legislativa o projeto que altera pontos da Lei Kiss.

- Os líderes de nove partidos assinaram nesta terça-feira um cartaz fixado no plenário da Câmara, se comprometendo a comparecer, junto com as respectivas bancadas, à sessão que pode cassar Eduardo Cunha.

Esportes Vale do Taquari - Grêmio, Inter, Campeonato Brasileiro e Regional Aslivata - Alexandre Santos - 30 de agosto de 2016

GRÊMIO 
Campeonato Brasileiro
Domingo, dia 28-08:
Na Arena Grêmio, em Porto Alegre-RS: Grêmio 1 x 1 Atlético-MG
Gols: Luan GR/ Robinho AT/
Grêmio: Marcelo Grohe, Edílson, Wallace Reis, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Jaílson (Guilherme) e Douglas (Ramiro); Luan e Bolaños (Henrique Almeida). Técnico: Roger Machado.
Atlético-MG: Uilson, Carlos César, Ronaldo Conceição, Leonardo Silva e Fábio Santos (Otero); Rafael Carioca, Leandro Donizete, Lucas Cândido (Douglas Santos) e Maicosuel; Fred (Robinho) e Lucas Pratto. Técnico: Marcelo Oliveira.

Próximos jogos:    
Campeonato Brasileiro
Domingo, dia 04-09:
No Estádio Luso Brasileiro, às 18h30min: Botafogo x Grêmio

4ª feira, dia 07-09:
No Estádio Couto Pereira, às 21h45min: Coritiba x Grêmio

Pendurados: Marcelo Hermes, Douglas e Marcelo Grohe, estão pendurados com dois cartões amarelos.

Desfalques: Everton, Negueba e Moisés, todos lesionados; Bolaños, convocado para Seleção do Equador; Marcelo Grohe e Pedro Geromel, convocados para Seleção Brasileira; são os desfalques do Grêmio para partida de domingo contra o Botafogo pelo Campeonato Brasileiro.

INTERNACIONAL
Campeonato Brasileiro
Domingo, dia 28-08:
Na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata-PE: Sport 1 x 1 Internacional
Gols: Seijas INT/ Vinícius Araújo SPO/
Sport: Magrão, Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Ronaldo Alves e Renê; Paulo Roberto (Ruiz), Rithely, Mark González e Gabriel Xavier; Everton Felipe (Apodi) e Edmilson (Vinícius Araújo).  Técnico: Oswaldo de Oliveira.
Internacional: Danilo Fernandes, Ceará, Paulão, Ernando e Artur; Rodrigo Dourado, Fabinho (Eduardo Henrique), William (Fernando Bob) e Seijas; Valdivia e Eduardo Sasha (Ariel). Técnico: Celso Roth.

Próximos jogos:
Copa do Brasil
4ª feira, dia 31-08:
No Estádio Beira-Rio, às 21h45min: Internacional x Fortaleza

Campeonato Brasileiro
5ª feira, dia 08-09:
No Estádio Beira-Rio, às 21 horas: Internacional x Santos

Emprestados: O lateral Paulo Cezar Magalhães e o atacante Bruno Baio foram emprestados ao Criciúma. O atacante Mike foi emprestado ao Oeste. Os dois clubes disputam a Série B do Campeonato Brasileiro.

Pendurados: Ariel, Raphinha, Ernando, Geferson, Gustavo Ferrareis, Rodrigo Dourado e Andrigo estão pendurados com dois cartões amarelos.

Desfalques: Leandro Almeida e Anselmo, ambos lesionados, são os desfalques do Internacional para partida de quarta-feira, contra o Fortaleza, pela Copa do Brasil.

Campeonato Brasileiro:

Jogos da 23ª rodada:
4ª feira, dia 07-09:
No Estádio Orlando Scarpelli, às 16 horas: Figueirense x Atlético-PR
No Estádio Luso Brasileiro, às 16 horas: Botafogo x Fluminense
No Estádio do Arruda, às 16 horas: Santa Cruz x Chapecoense
No Estádio Independência, às 19h30min: Atlético-MG x Vitória
No Estádio Raulino de Oliveira, às 21h45min: Flamengo x Ponte Preta
No Estádio Couto Pereira, às 21h45min: Coritiba x Grêmio
No Estádio Allianz Parque, às 21h45min: Palmeiras x São Paulo

5ª feira, dia 08-09:
No Estádio Itaqueirão, às 19h30min: Corinthians x Sport
No Estádio Independência, às 21 horas: América-MG x Cruzeiro
No Estádio Beira-Rio, às 21 horas: Internacional x Santos

CAMPEONATO REGIONAL DA ASLIVATA
Resultados da 6ª rodada, realizada domingo, dia 28-08:
Chave A
Em Colinas: Riograndense 1 x 5 11 Amigos
Em Arroio do Meio: Amigos 0 x 1 ASSESPE
Em Teutônia: Ouro Verde 0 x 3 Aimoré
Folgou: 25 de Julho

Chave B
Em Marques de Souza: Brasil 1 x 0 São Cristóvão
Em Bom Retiro do Sul: Rudibar 1 x 1 Fluminense (Westfália)
Em Teutônia: Saídera 3 x 3 Danados
Folgou: Imigrante (Estrela)

Chave C
Em Capitão: Sete de Setembro 4 x 0 Arroio Alegrense
Em Venâncio Aires: Monterey 0 x 0 ECAS
Em Brochier: Juventude-BRO 2 x 2 Forquetense
Folgou: CA Navegantes

Chave D
Em Taquari: Colorado 0 x 4 Canarinho
Em Lajeado: União Campestre 2 x 0 Rui Barbosa
Em Westfália: Juventude da Berlin 1 x 2 Ribeirense

Classificação:
Chave A
1º lugar: 25 de Julho e ASSESPE – 11 pontos
3º lugar: Aimoré e 11 Amigos – 9 pontos
5º lugar: Ouro Verde (Teutônia) e Riograndense – 4 pontos
7º lugar: Amigos – 1 ponto

Chave B
1º lugar: Brasil (Marques de Souza) – 11 pontos
2º lugar: São Cristóvão – 10 pontos
3º lugar: Saídera – 9 pontos
4º lugar: Imigrante – 6 pontos
5º lugar: Danados e Rudibar – 5 pontos
7º lugar: Fluminense (W) – 2 pontos

Chave C
1º lugar: Sete de Setembro – 10 pontos
2º lugar: ECAS e Monterey – 9 pontos
4º lugar: CA Navegantes – 7 pontos
5º lugar: Forquetense – 6 pontos
6º lugar: Juventude Brochier – 5 pontos
7º lugar: Arroio Alegrense – 1 ponto

Chave D
1º lugar: Canarinho – 10 pontos
2º lugar: Ribeirense – 9 pontos
3º lugar: União Campestre e Juventude (Westfália) – 8 pontos
5º lugar: Colorado e Rui Barbosa – 5 pontos

Jogos da 7ª rodada, domingo, dia 04-09:
Chave A
Em Cruzeiro do Sul: 25 de Julho x Ouro Verde (Teutônia)
Em Estrela: Aimoré x Amigos
Em Venâncio Aires: ASSESPE x Riograndense
Folga: 11 Amigos

Chave B
Em Estrela: Imigrante x Brasil (Marques de Souza)
Em Lajeado: São Cristóvão x Rudibar
Em Westfália: Fluminense x Saídera
Folga: Danados

Chave C
Em Encantado: CA Navegantes x Sete de Setembro (Capitão)
Em Forquetinha: Arroio Alegrense x Monterey
Em Imigrante: ECAS x Juventude-BRO
Folga: Forquetense

Chave D
Em Cruzeiro do Sul: Canarinho x União Campestre

Plantão Policial Rio Grande do Sul - 30 de agosto de 2016


Cumprindo mandado de prisão, expedido pelo judiciário da Comarca de Teutônia, a Brigada Militar efetuou a prisão de um foragido, na tarde de ontem. Homem 23 anos, foi preso no local de trabalho.

O Corpo de Bombeiros Voluntários foi acionado para combater princípio de incêndio na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Alfredo Schneider no bairro Teutônia. As chamas iniciaram no telhado do educandário e foram controladas por populares, antes mesmo da chegada dos brigadistas.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para apagar incêndio em estofados, no trevo de acesso ao município de Estrela, no bairro Boa União. Ninguém se feriu.

A Brigada Militar localizou peças de uma moto furtada no bairro Floresta em Lajeado. Após receber informação anônima, a guarnição localizou abandonados na rua o chassi e o motor da Honda CG 125 verde, placa IJW 4335 de Lajeado. O veículo consta no sistema como furtado.

Um motociclista morreu, na noite de ontem em acidente, ocorrido no interior de Poço das Antas. A colisão frontal entre a moto e um Gol de Teutônia ocorreu na Linha Paris Baixo. Homem 25 anos, morreu no local do acidente.

O motociclista Edemar 55 anos sofreu ferimentos graves em acidente, ocorrido na tarde de ontem na ERS-129, em Vespasiano Corrêa. O condutor de uma motocicleta BMW 1000 cilindradas transitava pelo km 93 da rodovia, quando perdeu o controle do veículo em uma curva e chocou-se contra um barranco. O condutor foi levado pelo Samu para o hospital de Encantado.

Ronda Policial Rio Grande do Sul - 30 de agosto de 2016


Um dos presos pelo assassinato da representante comercial Cristine Fonseca, de 44 anos, em frente ao Colégio Dom Bosco, na zona Norte de Porto Alegre, na última quinta-feira admitiu em depoimento nesta segunda ter efetuado o disparo. O homem, de 30 anos, estava detido desde sexta.

Em seu depoimento, o homem afirmou que atirou sem querer após o carro fazer um movimento. A polícia suspeita da versão dele. Ele foi encaminhado para a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc).

Ainda na quinta-feira, cinco suspeitos foram detidos pela morte de Cristine. No mesmo dia, quatro deles foram liberados por não terem tido a participação confirmada. O homem que assumiu ter efetuado o disparo havia se entregado à polícia na sexta assumindo a participação o crime, mas sem dizer que havia feito o disparo. Antes da morte de Cristine o grupo praticou pelo menos outros seis assaltos no mesmo dia.

Agentes da Delegacia de Polícia para a Criança e o Adolescente Vítima (DPCAV), do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (DECA), prenderam preventivamente, nesta segunda, um homem de 47 anos suspeito de ter abusado sexualmente dos três netos – de oito, nove e 11 anos de idade, na Porto Alegre.

As vítimas relataram os abusos do avô paterno e a prisão ocorreram no bairro Rubem Berta, na zona Norte. Após os procedimentos legais, o homem vai ser encaminhado ao sistema prisional.

Dois irmãos foram mortos a tiros durante a madrugada desta segunda-feira em Alvorada, na região Metropolitana. Segundo informações da Brigada Militar (BM), Gabriel Rodrigues Garcia, 12 anos, e João Vitor Rodrigues Garcia, 16 anos, foram assassiandos enquanto dormiam na casa onde moravam na rua Guia Lopes, bairro Jardim Porto Alegre.

A mãe dos dois estava na casa do companheiro no momento do crime. Os policiais militares informaram que os adolescentes não tinham antecedentes criminais. 

A motivação do crime ainda é desconhecida. Até o momento, não há informações sobre a autoria dos disparos e o caso será investigado pela Polícia Civil.

Um homem foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira no Loteamento Timbaúva, na zona Norte de Porto Alegre. A Brigada Militar foi acionada por moradores da região, que ouviram um intenso tiroteio por volta das 5h30min. Ao chegarem no local, os policiais localizaram um homem caído com diversos disparos de arma de fogo.

O local foi isolado para perícia. Não há informações sobre suspeitos do crime.