Luiz Carlos Freitag - Coluna do Luca - Folha de Estrela



FRASE: "

Internet é a torcida virtual de um time Gaúcho" (Filósofo Gremista no Salão do Hermes e Leonardo).

O novo Secretário do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, José Alves, está satisfeito com o andamento de seu trabalho. Nos diversos setores que são atendidos no dia a dia, acho que o mais aguardado é o início das obras das 250 casas populares do novo Núcleo Habitacional. A primeira, onde vai funcionar o escritório da empresa, já iniciou. Fui visitar o local e fiquei impressionado com o número de máquinas que trabalham na terraplenagem. O local, indiscutivelmente, será um lindo bairro. Depois disso deverão ser construidas 10 casas em fevereiro - a partir do dia 10 - e depois, 20 por mes. Mas, repetindo, só serão entregues aos proprietários quando o primeiro lote de 250 casas estiver concluido, daqui a 20 meses. Daí as outras 129 casas deverão ser iniciadas. Outra coisa: a qualidade das casas é algo muito bom. A construtora já começou a descarregar o material no local, vale a pena dar uma olhada.

Verão: Realmente o calor deste ano está pesado. Gosto muito do verão, mas os últimos dias estão de arrasar, não é mesmo? Um calor muito forte, muito úmido e abafado. Tudo era para mudar, no domingo tivemos um dia um pouco mais ameno - só domingo. Conversando com especialistas no assunto, fui informado que o nosso inverno vai ser muito rigoroso este ano. Então vamos nos preparar: Depois de quase derreter no verão, vamos congelar no inverno. Já dizia um filósofo: "No Rio Grande do Sul não tem habitantes, tem sobreviventes".

Esta, é muito boa: A Rádio Studio FM de Estrela, vai comemorar o 17º Aniversário do Programa As Bandas Estão Voltando, do Waldir Sudbrack. Vai ser dia 23 de março, um domingo a tarde, no Parque Princesa do Vale. O início vai ser as 14h e já estão confirmadas as 10 bandas: Danúbio Azul, Brilha Som, Wilseu Pause e Banda, Happy Brass, Mauro Hart com o Show Alles Tchê/Brasil, Alma Nova, Banda Studio, Trânsito Livre, Indústria Musical e Portal da Serra. Durante o show será feita a entrega de 240 mil cartas que o programa As Bandas Estão Voltando recebeu, para a APAE de Estrela que irá vendê-las para reciclagem. E será feita a entrega a um representante do Congresso Nacional, de uma documentação relativa a Campanha Pela Volta das Ferrovias.

Aliás, o ex-gerente da extinta Rádio Alto Taquari está realizando todos os sábados ao meio-dia, na Rádio Studio FM, o Programa Waldir Sudbrack Repórter, que ele levava ao ar naquela época. Agora o programa está de volta e vale a pena ouvir, pois são entrevistadas pessoas com assuntos que deixam a gente maravilhados.

Integrantes da diretoria da UAME - União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela - realizaram uma reunião com o Presidente Aloisio Mallmann. Foi fixado o dia 13 de março, 19h e 30min na sede da Corsan junto ao Parque Princesa do Vale, a primeira Assembléia Mensal do ano de 2014, com a participação da diretoria de todas as Associações de Moradores de Bairros de Estrela. Serão discutidos vários assuntos, entre eles, a realização dos jogos interbairros com mais modalidades e deverá ser criada uma atividade por associação, mensalmente.

Agora é oficial: A duplicação da BR 386 entre Estrela e Tabaí, pelo menos a parte dela que está concluida, será liberada para o trânsito no mes de fevereiro. Entre os dias 10 e 15, num total de 22 quilômetros. As duas empresas de Estrela que fizeram um consórcio para realizar a obra, a Conpasul e a Iccila continuam no trabalho e vale a pena passar nos locais para olhar. Em seguida mais nove quilômetros deverão ser liberados, o problema continua a liberação do trecho em Estrela onde estão os índios para que ali também seja duplicado - são só dois quilômetros. Cada vez que vou a Porto Alegre, muitas novidades. Mas me pergunto: E a duplicação entre Lajeado e Ijuí? Não bastam os acidentes com mortes, que aumentam cada vez mais? No último fim de semana mais uma morte e vários feridos. Na verdade o trecho entre Estrela e Porto Alegre deveria já ter tres ou quatro pistas em cada direção e não apenas duas. É que o movimento aumenta cada vez mais, pois temos a cada dia mais veículos nas rodovias.

A Câmara de Vereadores de Estrela já realizou duas Sessões Extraordinárias durante suas férias que iniciaram dia 15. Eu já comentei isso, mas vale a pena repetir: Não seria melhor o Legislativo de Estrela dar o exemplo e acabar com as férias dos Vereadores? Evitariam-se as convocações extraordinárias e para que os Edis pudessem aproveitar um período de veraneio, poderiam convocar seus suplentes, que assim também poderiam apresentar seus trabalhos.

A SMEL - Secretaria de Esportes e Lazer de Estrela, através do PELC Vida Saudável, promove um Treinamento de Capacitação com ênfase para a terceira idade. Vai ser de 10 a 13 de fevereiro, sem custos nos turnos da manhã e da tarde. Local e horários ainda vão ser definidos. Todos que participarem receberão um certificado. Qualquer informação pode ser conseguida pelo telefone da SMEL 3981 1046.

Faleceu quinta-feira o ex-Prefeito Celso Brönstrup, fato que pegou todos de surpresa. Deixou meus sentimentos à sua familia e amigos.

Últimas Notícias Vale do Taquari - 30 de janeiro de 2014


Representantes da Amturvales estiverem reunidos esta semana com a secretária Estadual do Turismo, Abgail Pereira, e com o supervisor Operacional e de Qualidade da Região Sul da CVC, Luiz Moreira. O objetivo do encontro foi dar continuidade à ação que pretende formatar novos produtos turísticos para a região. O lançamento dos roteiros ocorrerá durante o Workshop & Trade Show CVC, nos dias 19 e 20 de março, em São Paulo. O Vale do Taquari foi um dos premiados na categoria de Melhores Práticas em Gestão e Planejamento, no Prêmio Inovação do Turismo.

O Departamento Jurídico da Prefeitura de Travesseiro está trabalhando na liberação dos veículos repassados em forma de doação pela Delegacia da Receita Federal de Foz do Iguaçu para Travesseiro. Os veículos foram apreendidos em operações de fiscalização do órgão. Quatro dos veículos estão no município, e assim que forem liberados passarão por revisão mecânica e manutenção para em seguida ficarem a disposição das Secretarias.

O CRAS de Muçum está distribuindo roupas de verão nas tardes de terças e quintas-feiras. Os donativos são destinados para famílias de baixa renda do município.

A Secretaria de Obras de Capitão está trabalhando na implantação da rede de água na comunidade de Bicudo. A rede terá uma extensão de aproximadamente um quilômetro. Foi iniciada a abertura de valos para a colocação dos canos para canalização e, posterior a isso, a finalização, com a colocação de duas caixas d’água de 5 mil litros cada.

Em 2014 o município de Lajeado recebe a 3ª edição do projeto “Portal Cultura”. Trata-se de um espaço para que os grupos teatrais do Vale do Taquari possam mostrar o seu trabalho, aproximando-os do público e difundindo a arte local. O projeto propõe uma apresentação mensal de teatro com um grupo amador. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente na unidade do Sesc, em Lajeado, até o dia 15 de março.

As Escolas Municipais de Capitão estão recebendo reformas e melhorias conforme necessidade de cada prédio. Na EMEI Bem-Me-Quer está sendo realizada uma reforma interna, que inclui revestimento cerâmico em paredes, pinturas e outras necessidades.

Nas últimas duas semanas, a equipe do CEPED (Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres) da UFRGS, esteve em Encantado desenvolvendo atividades relacionadas ao projeto do Ministério da Integração Nacional, através da Defesa Civil, que abrange todo o território nacional e tem como objetivo fazer o mapeamento para obras de contenção e prevenção de desastres naturais como enchentes, cheias e deslizamentos nos municípios com maior suscetibilidade a estas ocorrências.

As atividades que realizadas em Encantado foram o trabalho de campo preliminar com a Defesa Civil, oficinas com Agentes Comunitárias de Saúde, atividades territoriais com as Secretarias Municipais do Planejamento, da Administração, da Saúde e do Meio Ambiente, da Educação e Cultura e da Assistência Social. A partir da próxima semana, a equipe divulgará a previsão de data para as reuniões com moradores dos setores de risco.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Estrela realiza na próxima semana uma grande operação “tapa buracos” nas principais vias do município.

Em audiência no DAER, em Porto Alegre, o Governo Estadual reafirmou o compromisso de realização da ligação asfáltica entre Travesseiro e Forqueta - Arroio do Meio. Na oportunidade, revisou-se o processo e constatou-se que ele está apenas aguardando os últimos tramites junto à empresa que irá realizar a obra. O prefeito de Travesseiro, Ricardo Rockenbach, ressaltou que a Administração é parceira na realização da obra e que está disposta a auxiliar no que for necessário para sua concretização.

Em Muçum os ensaios da bateria “Vô Num Vô” para o Carnaval de 2014 estão sendo realizados nos domingos e quintas-feiras, das 19h30min às 22 horas. Os ensaios ocorren no lonão da praça no Centro da cidade.

O vice-prefeito Áurio Scherer assumiu o comando do poder executivo de Arroio do Meio. O prefeito Sidnei Eckert está de férias até o dia 05 de fevereiro.

Os produtores rurais de Muçum que necessitam de serviços da Patrulha Agrícola para produção de silagem devem agendar o serviço junto a Secretaria de Agricultura.

A região turística Vale do Taquari sedia na próxima segunda-feira, dia 03, o encontro, organizado pela Secretaria Estadual do Turismo em parceria com a Amturvales, para elaboração do Plano Estratégico Regional de Turismo. Ao todo, a Secretaria vai promover 25 oficinas de planejamento participativo e integrado com as comunidades. A oficina ocorre na Prefeitura de Encantado das 8h30min às 18h30min. Devem participar do dia de trabalho, as pessoas envolvidas na gestão de turismo dos municípios do Vale do Taquari.

A Univates recebe até o dia 04 de março as inscrições para os cursos de pós-graduação. Entre as novas opções estão Bioinformática Aplicada à Descoberta e Planejamento de Fármacos. O curso é inédito no Estado e visa capacitar profissionais para a utilização da bioinformática na pesquisa e desenvolvimento de fármacos. As aulas ocorrem quinzenalmente, às sextas e sábados. O curso se estende até novembro de 2015.

A administração municipal de Roca Sales está realizando a entrega dos carnês do IPTU 2014. Os carnês podem ser retirados no Setor de Arrecadação e Fiscalização da prefeitura. Pagamentos feitos até o dia 31 de março, em cota única, recebem 10% de desconto. Ainda é possível parcelar o tributo em quatro vezes, com vencimentos para 31 de março, 30 de maio, 1º de setembro e 1º de dezembro.

No dia 16 de março acontece em Muçum, o Encontro Municipal de Mulheres. O evento será realizado no salão do Bairro Fátima.

Até o dia 20 de abril os agricultores de Vespasiano Corrêa devem apresentar o Talão de Produtor na Secretaria de Agricultura.

A Administração Municipal de Putinga e a Associação Comercial e Industrial, juntamente com a comissão organizadora da 6ª Leitão Fest, promovem no dia 8 de fevereiro, um jantar dançante que marcará o lançamento da festividade e o início das comemorações do cinqüentenário de Putinga. O evento será às 20h, no Salão Paroquial, com animação da banda os Guris. Na oportunidade, será apresentada a estrutura da 6ª Leitão Fest e 4ª Expofeira, especialmente no setor gastronômico.

O TchêQualifica, programa de qualificação profissional da Secretaria Estadual do Turismo, está com inscrições abertas em Lajeado. Divididos em três módulos – atendimento ao turista, inglês para atendimento ao turista I e inglês para atendimento ao turista II –, os cursos, com carga horária de 160h, têm como público-alvo guias de turismo, taxistas, comerciários, frentistas, motoristas, cobradores, garçons, recepcionistas de hotéis e profissionais envolvidos no receptivo turístico. Os interessados devem comparecer à secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado ou no SENAC para realizarem as inscrições. As aulas ocorrerão de 12 de fevereiro a 21 de maio na sede do SENAC.

Lajeado sedia no dia 14 de fevereiro a etapa regional do concurso Garota Verão.

Até o dia 26 de março a Justiça Eleitoral realiza o recadastramento biométrico dos eleitores de Marques de Souza. Os eleitores devem ser dirigir ao Cartório Eleitoral, em Lajeado. Para realizar o procedimento é necessária a apresentação de documento de identificação e comprovante de residência. O recadastramento é obrigatório. O eleitor que não se recadastrar vai ter seu título cancelado.

No mês de março, ainda em data a ser definida será realizada em Lajeado, a 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil. Os coordenadores da Defesa Civil dos municípios do Vale do Taquari realizam encontro no dia 03 de fevereiro na Secretaria de Educação de Lajeado, para definir os detalhes do evento.

No próximo dia 14 de fevereiro, está programada a excursão à Praia de Torres, organizada pela Associação de Mulheres Primavera, de Colinas. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de fevereiro, pelo fone 3760-1092.

A partir do dia 05 de fevereiro, a Feira do Produtor de Estrela estará funcionando em novo horário nas quartas-feiras. O atendimento será realizado das 06h30min às 12 horas. A feira funciona junto a Praça Henrique Rolaart, no Centro da cidade.

Estão em andamentos as obras do prédio do CRAS de Santa Clara do Sul. Para realização da obra, que deve estar concluída em junho, o investimento é de 224 mil reais. O prédio está situado nos fundos da Escola Estadual Santa Clara.

Até o dia 12 de fevereiro não haverá confecção de Carteira Identidade em Teutônia, em função das férias da servidora que realiza este serviço. 

O prefeito Fazenda Vilanova, Pedro Dornelles assinou contratos com a Caixa Econômica Federal. Os contratos prevêem recursos de mais de R$ 1 milhão para obras em quatro ruas e compra de máquinas para a patrulha agrícola.

O prefeito de Santa Tereza, Diogo Siqueira, classificou o projeto Pelos Caminhos do Pão e do Vinho, como o mais importante a nível regional do Vale do Taquari. Segundo o prefeito, que é o coordenador deste projeto, para este ano deve haver uma forte mobilização política da região em busca de recursos em Brasília para a concretização desta importante obra de ligação entre a serra e os vales.

As comunidades de Cruzeiro do Sul, interessadas em participar do desfile temático da ExpoCruzeiro, programado para o dia 10 de abril, deverão realizar as inscrições até o dia 24 de fevereiro na Secretaria de Educação e Cultura. A ExpoCruzeiro 2014, ocorre no período de 10 a 13 de abril .

Nesta sexta-feira, dia 31, ocorre mais uma edição da Rua do Lazer em Marques de Souza. O evento, tradicional no município, ocorre nas ruas 24 de Maio e Getúlio Vargas, junto à rodoviária, com início às 20 horas. No dia 31 a atração será a banda Garotos do Vale. Já para o dia 21 de fevereiro está confirmada a apresentação do humorista Maurício Pflugseder e haverá mais show de banda. A organização da Rua do Lazer está a cargo da Administração Municipal de Marques de Souza.

Nesta sexta-feira, dia 31, o Centro de Referências da Assistência Social – CRAS de Imigrante realizará campanha de doações de roupas usadas. Neste dia os interessados poderão retirar o número de peças que necessitarem. Mais informações podem ser obtidas no próprio CRAS.

A Administração Municipal de Teutônia iniciou a entrega dos carnês do IPTU 2014. A exceção será o ponto do Bairro Languiru, junto ao Centro Cultural 25 de Julho, que estará disponível a partir do dia 03 de fevereiro, em virtude de férias. Além dos locais tradicionais de retirada, a novidade para este ano é que o contribuinte pode fazer a impressão do carnê via internet.

A Secretaria de Educação e Cultura de Arroio do Meio lembra a comunidade arroio-meense que os espaços culturais públicos instalados no prédio da Secretaria de Educação e Cultura estão à disposição da comunidade, de segundas e sextas-feiras, com horários diferenciados

Temporal no Vale do Taquari

Lajeado-RS

Estrela-RS
Temporal em Estrela-RS

Depois de um calorão de praticamente 40 ºC, ocorreu um temporal em Estrela-RS no dia 30 de janeiro de 2014, causando destelhamento de casas, queda de árvores e falta de energia elétrica. Segundo pluviômetro da Defesa Civil de Estrela-RS a precipitação nas últimas 24 horas foi de 54mm.

O Corpo de Bombeiros da região atendeu a vários incidentes provocados pelo vendaval que atingiu a região por volta das 17h de 30 de janeiro de 2014. Em Lajeado o policiamento atendeu a cerca de dez destelhamentos, principalmente na região dos bairros Conservas e Jardim do Cedro, assim como três quedas de árvores. 

Em Arroio do Meio foram registradas duas quedas de árvore. 

O pelotão de Estrela registrou pelo menos sete quedas de árvore e galhos, quatro destelhamentos e três quedas de fios da rede de energia elétrica. A Defesa Civil de Estrela fez colocação de lonas nas casas destelhadas em Estrela. A Secretaria de Obras deu suporte com mão de obra.

Em Venâncio Aires são cerca de 20 situações causada pela intempérie. Já em Encantado são duas quedas de árvore. 

Antes do temporal, os bombeiros de Encantado atenderam a queda de um homem de uma árvore na localidade de Linha Fernando Abott, interior de Roca Sales. Conforme o policiamento a vítima realizava uma poda, vindo a cair e rolar em um precipício de aproximadamente dez metros. O homem foi imobilizado e socorrido pelo Samu, sendo conduzido para atendimento no Hospital de Encantado. Ainda não há a identificação da vítima.

COMUNICADO - Em virtude do temporal e das fortes rajadas de vento, uma fibra óptica da Telefonia Rural rompeu-se, deixando todo o interior de Estrela sem telefone e internet. Desde ontem a equipe de telefonia do município trabalha para restabelecer o serviço. Conforme o coordenador do Departamento, Joel Roque do Silva, até o final da tarde de hoje todas as linhas devem voltar a operar.

Informações da Prefeitura de Estrela sobre o vendaval...

Por volta das 17h30min de quinta-feira (30), um vendaval passou pelo Vale do Taquari e provocou diversos estragos. Em Estrela, a Defesa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano iniciaram os trabalhos assim que o temporal cessou. Árvores quebradas, fios de alta e baixa tensão no chão e inúmeras residências destelhadas foram o resultado de uma forte ventania e 54 milímetros de precipitação, conforme o pluviômetro instalado no antigo prédio da Polar.

No interior, além dos estragos, o prejuízo ficou por conta do rompimento de um cabo de fibra óptica, deixando telefones mudos e sem sinal de internet todas as localidades. “Desde ontem estamos trabalhando para restabelecer o sistema”, informou o secretário de Agricultura, José Adão Braun prevendo o reparo até o final da tarde desta sexta.


Já o secretário Cristiano Nogueira da Rosa, de Obras, teve que colocar caminhões e máquinas nas ruas para remover centenas de galhos e troncos caídos. “Em poucos minutos a cidade ficou repleta de sujeira”, diz. A secretaria interrompeu o processo de roçadas e deslocou todos para a limpeza das ruas. Até o momento foram contabilizadas cerca de dez casas destelhadas, informou o coordenador da Defesa Civil, Jorge Both. Hoje, sua equipe percorre o município para avaliar melhor os estragos.







Campeonato Gaúcho, Lajeadense, Libertadores da América - Resenha Esportiva Vale do Taquari - 30 de janeiro de 2014


CAMPEONATO GAÚCHO
Jogos da 4ª rodada:
4ª feira, dia 29-01:
No Estádio Passo D’Areia, em Porto Alegre: São José 2 x 0 Passo Fundo
Gols: Ediglê (contra) e Rafinha SJ/

No Estádio do Vale, em Novo HamburgoInternacional 2 x 1 São Paulo
Gols: Cláudio Winck e Eduardo Sasha INT/ Wellington SP/

No Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves: Esportivo 0 x 0 Caxias

No Estádio Antônio David Farina, em Veranópolis: Veranópolis 2 x 1 Novo Hamburgo
Gols: Bruno Coutinho e Soares VEC/ Douglas NH/

No Estádio Cristo Rei, em São LeopoldoAimoré 1 x 1 São Luiz
Gols: Jones SL/ Lucas Silva AIM/

No Estádio Alviazul, em Lajeado: Lajeadense 2 x 0 Pelotas
Gols: Japa 2 gols LAJ/

No Estádio Bento Freitas, em Pelotas: Brasil 1 x 1 Grêmio
Gols: Gustavo Papa BR/ Luan GR/

5ª feira, dia 30-01:
No Estádio Alfredo Jaconi, às 19h30min: Juventude x Cruzeiro

Classificação:

          Grupo A
Times
P
J
V
E
D
%
Internacional

12
04
04
00
00
08
03
Brasil-RS
Brasi

07
03
02
01
00
04
01
03
77
São José-RS
São José

07
04
02
01
01
05
03
02
58
Juventude
Juventude

06
03
02
00
01
03
02
01
66
Veranópolis
Veranópolis

06
04
01
03
00
05
04
01
50
Lajeadense
Lajeadense

05
04
01
02
01
04
03
01
41
Esportivo
Esportivo

05
04
01
02
01
03
03
00
41
Aimoré
Aimoré

01
04
00
01
03
04
11
-07
08

         Grupo B
Times
P
J
V
E
D
%
Grêmio
Grêmio  

07
04
02
01
01
07
03
04
58
Caxias
Caxias

05
04
01
02
01
06
05
01
41
São Paulo-RS
São Paulo

04
03
01
01
01
03
03
00
44
Novo Hamburgo
Novo Hamburgo

04
04
01
01
02
05
06
-01
33
Cruzeiro-RS
Cruzeiro

04
03
01
01
01
03
04
-01
44
Passo Fundo
Passo Fundo

04
04
01
01
02
02
04
-02
33
São Luiz
São Luiz

02
04
00
02
02
02
05
-03
16
Pelotas
Pelotas

01
04
00
01
03
02
06
-04
08

Jogos da 5ª rodada:
Sábado, dia 01-02:
No Estádio Passo D’Areia, às 19 horas: São José x Pelotas
No Estádio Alviazul, às 20h30min: Lajeadense x Caxias

Domingo, dia 02-02:
No Estádio Alfredo Jaconi, às 17 horas: Juventude x Grêmio
No Estádio Parque Montanha dos Vinhedos, às 19 horas: Esportivo x Novo Hamburgo
No Estádio Cristo Rei, às 19 horas: Aimoré x São Paulo
No Estádio Antônio David Farina, às 19 horas: Veranópolis x São Luiz
No Estádio do Vale, às 19h30min: Internacional x Cruzeiro
No Estádio Bento Freitas, às 20 horas: Brasil x Passo Fundo

GRÊMIO
Campeonato Gaúcho:
4ª feira, dia 29-01:
No Estádio Bento Freitas, em Pelotas: Brasil 1 x 1 Grêmio
Gols: Gustavo Papa BR/ Luan GR/
Brasil: Luiz Müller, Wender, Cirilo, Fernando Cardozo e Rafael Forster; Washington, Leandro Leite, Cleiton e Túlio Souza (Márcio Hahn); Alex Amado e Gustavo Papa (Nena). Técnico: Rogério Zimmermann.
Grêmio: Follmann, Spessato, Rafael Thyere, Cleylton e Breno; Matheus Barbosa (Éverton), Guilherme Amorim, Moisés Wolschick (Jéferson) e Leandro Canhoto (Felipe Ferreira); Luan e Everaldo. Técnico: Marcelo Mabília.
Árbitro: Eleno Gonzalez Todeschini
Auxiliares: Lúcio Flor e Edemar Palmeira.

Próximo jogo:
Campeonato Gaúcho:
Domingo, dia 02-02:
No Estádio Alfredo Jaconi, às 17 horas: Juventude x Grêmio

Zé Roberto: O meia Zé Roberto acertou a sua renovação de contrato com o Grêmio. A direção tricolor já enviou a documentação para CBF e espera o registro do contrato para contar com o atleta na partida de domingo contra o Juventude.  

INTERNACIONAL
Campeonato Gaúcho:
4ª feira, dia 29-01:
No Estádio do Vale, em Novo HamburgoInternacional 2 x 1 São Paulo
Gols: Cláudio Winck e Eduardo Sasha INT/
Internacional: Agenor, Cláudio Winck, Índio, Ernando e Raphinha; João Afonso, Augusto, Valdívia (Eduardo Sasha) e Alan Patrick (Josimar); Otávio (Murilo) e Wellington Paulista. Técnico: Abel Braga.
São Paulo: Pablo, Wellington, Reinaldo, Júnior Sergipano e Vanderley; Cesinha, Vasconcellos, Balduíno e Michel (Chumbinho); Ray (Gillian) e Correia (Murilo Barbosa). Técnico: Agenor Piccinin.
Árbitro: Fabrício Neves Corrêa
Auxiliares: Rafael da Silva Alves e Tatiana Jacques de Freitas

Próximo jogo:
Campeonato Gaúcho:
Domingo, dia 02-02:
No Estádio do Vale, às 19h30min: Internacional x Cruzeiro

Titulares: Os jogadores titulares do Internacional realizam a estreia no Campeonato Gaúcho no jogo do próximo domingo, contra o Cruzeiro, de Porto Alegre.

LAJEADENSE
Campeonato Gaúcho:
4ª feira, dia 29-01:
Na Arena Alviazul, em Lajeado: Lajeadense 2 x 0 Pelotas
Gols: Japa 2 gols LAJ/
Lajeadense: Eduardo Martini, Márcio Gabriel, Oliveira, Gabriel Atz (Ênio) e Éverton; Marabá, Matheus e M. Severo (João Felipe) e Cléverson; Japa e Éber (Rudiero). Técnico: Fabiano Daitx.
Pelotas: Paulo Sérgio, Igor, Fred, L. Bahia e Mikael; Alex, Felipe Guedes, Lucas e Carlos Alberto; Gilmar (Mithyuê) e Felipe Garcia. Técnico: Paulo Porto.

Próximo jogo:
Sábado, dia 01-02:
No Estádio Alviazul, às 20h30min: Lajeadense x Caxias

LIBERTADORES DA AMÉRICA
1ª fase:
Rodada de ida:
3ª feira, dia 28-01:
No Estádio Ramon Tahuichi Aguilera, em Santa Cruz de La Sierra: Oriente Petrolero 1 x 0 Nacional-UR
No Estádio Morelos, em Morelia: Monarcas Morelia 2 x 1 Santa Fé

4ª feira, dia 29-01:
No Estádio San Martin de Porres, em Lima: Sporting Cristal 2 x 1 Atlético-PR
No Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito: Deportivo Quito 1 x 0 Botafogo

5ª feira, dia 30-01:
No Estádio Santa Laura, às 21 horas: Universidad de Chile x Guaraní-PAR
No Estádio Olímpico, às 23h15min: Caracas x Lanús

Rodada de volta:
3ª feira, dia 04-02:
No Estádio Parque Central, às 21 horas: Nacional-UR x Oriente Petrolero (0x1)
No Estádio El Campín, às 23h30min: Santa Fé x Monarcas Morelia (1x2)

4ª feira, dia 05-02:
No Estádio Durival de Brito, às 22 horas: Atlético-PR x Sporting Cristal (1x2)
No Estádio Maracanã, às 22 horas: Botafogo x Deportivo Quito (0x1)

5ª feira, dia 06-02:
No Estádio Rogelio Livieres, às 20h30min: Guaraní-PAR x Universidad de Chile
No Estádio Ciudad de Lanús, às 23 horas: Lanús x Caracas

ASTF
Temporada: Iniciou esta semana a temporada 2014 para ASTF (Associação Teutoniense de Futsal) que neste ano vai disputar a Série Ouro do campeonato estadual.

Comissão técnica: A comissão técnica da ASTF está composta por Morruga (treinador), Iurquen Roere (preparador físico) e Eusébio Henz (preparador de goleiros).

Grupo: O grupo de jogadores da ASTF está assim composto:
Goleiros: Bilica, Lucas Bastian e Baiano;
Fixos: Zé Carlos, Karoki e Igor;
Alas: Dionísio, Marcos Adriano, Dionata, Cristian, Miguel, Linguiça e Mateus;
Pivôs: Biel e Christian.

Pré-temporada: Os treinamentos na pré-temporada ocorrem em dois turnos, manhã e tarde, de segundas a sextas-feiras.


Estréia: A estreia da ASTF no Gauchão de Futsal da Série Ouro ocorre no dia 08 de março, contra a AGSL, em São Luiz Gonzaga. A primeira partida em casa do time teutoniense ocorre no dia 12 de março, contra o Atlântico, de Erechim.