Portal Região dos Vales destaca Exposição sobre a vida de Adão Henrique Fett


Governo de Lajeado criará 58 novos cargos de confiança


Lajeado - A administração municipal encaminhou para votação na Câmara de Vereadores o projeto de lei que modifica a estrutura das secretarias e dos gabinetes. Serão 58 novos Cargos de Confiança (CCs), passando dos atuais 120 para 178. Governo também oficializa a criação da Secretaria de Trânsito e Segurança Pública. A proposta será votada na próxima sessão legislativa.
Com a aprovação do projeto, o número de cargos de confiança dobra nas secretarias de Agricultura e Abastecimento (Seaab), de Meio Ambiente (Sema) e Indústria e Comércio (Sic). Essa última será renomeada para Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação.
As mudanças são mais evidentes na Secretaria da Saúde. Serão 40 cargos de confiança a mais. Dos atuais nove, o quadro passa para 49.

Fonte Jornal A Hora do Vale
30 de março de 2013

Acil manifesta apoio à proposta de novo parque municipal de eventos

Entidade encaminhou correspondência à Câmara na qual reforça sugestão apresentada pelo vereador Círio Schneider (PP)

Publicado em 29/03/2013

Lajeado - A proposta do vereador Cí­rio Schneider (PP), que por meio de requerimento sugeriu que a Prefeitura de Lajeado adquira área de cerca de 40 hectares, junto ao local onde são realizados os rodeios, para a construção de um novo parque de eventos, recebeu apoio da Associação Comercial e Industrial (Acil). Em correspondência encaminhada ao Legislativo, a entidade reforça o mérito do requerimento e informa que vai solicitar apoio formal da Administração Municipal para a iniciativa. “Sua importância transcende questões partidárias e, certamente, será reconhecida pelos excelentíssimos senhores prefeito e vice, além de toda a equipe de secretários municipais”, diz a correspondência, assinada pelo presidente da Acil, Ronaldo Zarpellon, e pelo vice-presidente de Eventos, Alex Schmitt.
No requerimento, Schneider justificou que o novo parque poderá oferecer melhor infraestrutura para que a população e os visitantes desfrutem adequado acesso e estacionamento durante a realização de eventos. A associação entende como “pertinente e de visão empreendedora” a proposta do vereador. “Por isso, estendemos esse cumprimento a todos os senhores vereadores pela sensibilidade demonstrada à proposta, traduzida no apoio unânime ao projeto”, salienta.
A Acil destaca, ainda, que além dos benefícios citados pelo vereador Círio Schneider, a construção de um novo parque de eventos servirá para substituir, de forma oportuna e gradativa, o atual Parque do Imigrante, local que, observa a associação, carece de espaço para expansão de novos pavilhões e de estacionamento apropriado para expositores e visitantes, além de estar localizado dentro de nova área residencial. “Nesse sentido, destacamos como de suma e vital importância que a Câmara de Vereadores e prefeitura desenvolvam projetos complementares para dotar o local da infraestrutura necessária”, recomenda. Sugere, por exemplo, a construção de avenida larga de acesso ao parque e, no local, a construção de amplo parque de estacionamento e modernos pavilhões que possam ser climatizados.

Paulo Ricardo Schneider
O Informativo do Vale

Schmidt participa de lançamento do núcleo do Vale do Taquari


Schmidt destacou que governo enviará projeto de lei incentivando inovação
Rafael Scheeren Grün

Com o objetivo de aumentar a eficiência e competitividade das empresas, propiciar o aumento da produção, do emprego e da renda, foi lançado nesta terça-feira (26), na Univates, o núcleo Vale do Taquari do Projeto Extensão Produtiva e Inovação, desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com a instituição de ensino. A coordenadora do núcleo, Fabiana Post, destaca que o projeto já foi iniciado em janeiro, com foco nas indústrias de pequeno e médio porte. “Nosso foco não poderia ser outro, já que as indústrias de transformação empregam 44% dos trabalhadores de todo vale”, justificou Fabiana. Segundo ela, dos 36 municípios do vale, 62 empresas já estão sendo atendidas. “Em 2013, nossa meta é atender 100 indústrias”, completou a coordenadora do núcleo.

Já Schmidt salientou que a globalização dos mercados exige que a região se una com o objetivo de produzir com base em processos inovadores e aliados à sustentabilidade. Segundo ele, o debate deverá ser estendido às associações comerciais e industriais de todo vale. Ele também destacou que nos próximos dias será enviado à Câmara de Vereadores o projeto de lei da inovação, que justamente trata do incentivo às empresas que trabalham com esse foco. O lançamento do programa na região contou com a presença do diretor adjunto de produção e inovação, Natanael Mücke, do diretor de produção e inovação, Sérgio Kapron, da secretária executiva do Codevat, Cíntia Agostini e do presidente da Fuvates e pró-reitor de ensino e extensão, Carlos Cyrne.

Projeto

O projeto possui uma equipe de consultores, denominados extensionistas, que realizam inicialmente um diagnóstico e após um plano de ação para apontamento de melhorias em todas as áreas do empreendimento. O atendimento é gratuito e contempla indústrias de qualquer segmento. O núcleo é um convênio entre a Univates e a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (Agdi). A partir de um financiamento junto ao Banco Mundial, o estado repassa R$ 480 mil à instituição para contratar os profissionais e oferecer os serviços. As empresas interessadas podem entrar em contato pelo fone 3714-7000, ramal 5911, ou diretamente no prédio 9 da Univates, sala 208. O atendimento é realizado das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.

Fotos de Rafael Scheeren Grün

Lajeado - Associação de moradores do Planalto aponta demandas


Prefeito e secretários ouviram demandas da comunidade do Planalto
Graziela Muniz

Na sexta-feira à noite (22/03) comitiva do governo de Lajeado esteve no Bairro Planalto para um encontro com membros da Associação de Moradores. Na oportunidade, secretários municipais puderam ouvir a demanda local e esclarecer algumas questões acerca de solicitações, bem como explanar as próximas melhorias que serão realizadas no bairro.

As principais questões apontadas pela diretoria foram refletores para o salão da Igreja, área para um cemitério, construção de mais uma escola de educação infantil, calçamentos, asfaltamento de avenida, colocação de lixeiras e mais segurança. Conforme a secretária de Educação, Eloede Conzatti, referente à escola de educação infantil, o que será feito é ampliar o atendimento, incluindo uma determinada faixa etária na Escola Municipal Lauro Mathias Müller. Quanto à segurança, foi explicado pelo vice-prefeito Vilson Jacques sobre o Policiamento Comunitário que será implantado no município. “Isto será um avanço para a nossa comunidade”, disse Jacques.

Outros assuntos foram debatidos, como academia ao ar livre e revitalização do campo de futebol, localizado atrás da escola. O tema será analisado pela Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Lajeado

Agentes comunitários de saúde irão colher informações para Sthas e Defesa Civil em Lajeado


Agentes irão contribuir para criação de banco de dados
Rafael Scheeren Grün

Com vistas a ter conhecimento do atual déficit habitacional no município e ajudar a defesa civil na prevenção a catástrofes como deslizamentos, cerca de 80 agentes comunitários de saúde irão colher informações para cadastrar os domicílios que se localizam em áreas de risco. “Já sabemos quais são as áreas de risco, mas não temos as informações de quem reside nestes locais”, afirmou o coordenador da Defesa Civil de Lajeado, José Gabriel Becker. Segundo ele, pela relação de confiança que os agentes mantém com as comunidades, nada melhor que eles ajudarem na coleta das informações.

Por sua vez, a titular da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas), Neca Dalmoro, destacou que os agentes irão ajudar a criar um banco de dados que, posteriormente, permitirá à secretaria elaborar projetos de moradias populares e pleitear recursos da União para reduzir o déficit habitacional em Lajeado. “É bom frisarmos que cada família precisa se interessar em sair da condição de residir em uma sub habitação”, menciona Neca. Ela estima que até o fim do primeiro semestre de 2013 as informações já estejam tabuladas, permitindo a criação do banco de dados.

Fotos de Rafael Scheeren Grün
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Lajeado

Luiz Carlos Freitag - Coluna do Luca - O Informativo do Vale - 1 de abril de 2013


Luiz Carlos Freitag

COLUNA DO LUCA – 01.04.12
Luiz Carlos Freitag 


Estava caminhando no centro de Lajeado, semana passada, quando encontrei não um pré, mas sim, um já candidato a Deputado Estadual para a próxima eleição. Trata-se de Áurio Scherer (PT-foto), que estava realizando visitas e contatos, acompanhado por um grande nome na articulação e muito influente na política do Vale do Taquari. Áurio me confirmou que é candidato, lembrando que concorreu em 2010 quando fez 20.416 votos. “Sou suplente, mas estou articulando pois terei uma base muito forte desta vez, porque a Prefeitura de Lajeado está com o Luiz Fernando Schmitt, que foi Deputado Estadual mais de uma vez pelo Vale do Taquari e agora me apóia”. Realmente, é inadmissível que a nossa Região, com mais de 25 mil votos, não tenha nenhum representante na Assembléia Legislativa.


Várias pessoas me comentaram que a estátua de Menna Barreto (foto), na Praça central de Estrela, estava quente mesmo em dias mais frios. Fui verificar e pesquisei o motivo. A história conta que Estrela tem este nome, porque os primeiros a aqui chegarem, pelo Rio Taquari, viram uma estrela na região central da hoje cidade e isto seria por motivo de uma fonte de água quente num pequeno pântano que foi aterrado. Mas pessoas mais experientes e sabedores de história me disseram que esta fonte pode estar querendo aflorar e com isso, pode estar aquecendo a estátua. Muitos amigos já foram lá, encostaram a mão na estátua e confirmaram que ela está quente, mesmo o sol não batendo nela.



Nos primeiros dias da administração do novo Prefeito de Estrela, Rafael Mallmann, o chefe do DAER de Lajeado o visitou e o informou que a reforma da ponte sobre o Arroio Boa Vista, na RS 129, entre os Bairros Boa União e São José estaria pronta dia 25 de março. E fui lá, segunda-feira, dia 25, para ver a “inauguração”. Fiquei surpreso, a reforma não está pronta (foto). E isso está deixando os comerciantes da Boa União em situação cada vez pior, pela queda de movimento. Renato Brandão, que tem lá uma agropecuária, disse que como está, a obra fica pronta só no fim do ano. Ah, quando tirei as fotos, não tinha ninguém trabalhando.

O Memorial Aepan-ONG vai realizar entre os dias 15 de abril e dois de maio, uma exposição para homenagear o ex-Prefeito de Estrela Adão Henrique Fett. Segundo Airton Engster dos Santos, a exposição terá como local a Câmara de Vereadores. O ex-Prefeito nasceu em 1904 e faleceu com 80 anos, foi Deputado Estaduaol, aviador, radioamador, empresário, instituiu o Brasão e a Bandeira do Município. Conheci Adão Henrique Fett. E foi ele que, junto com Arnaldo Balvé, trouxe para Estrela e primeira emissora de Rádio da Região, a Rádio Alto Taquari.


A Univale Distribuidora de Bebidas Ambev na região, exercendo sua responsabilidade corporativa, será uma das mantenedoras do Projeto Vida+Viva, que é um programa de prevenção à venda e ao consumo de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes. Para Nestor Muller, Diretor Comercial da Univale, a empresa tem a responsabilidade de orientar seus clientes sobre seus produtos. “Sabemos de nossa responsabilidade no mercado que atuamos, queremos promover a discussão sobre o tema, mas especialmente alertar as famílias sobre a proibição da venda e consumo de álcool por menores de 18 anos”, afirma Nestor. Na foto,José Ivan Maia (Coord. Marketing Univale), Dany Petry (Presidente Alsepro), Nestor Muller (Diretor Comercial da Univale), Gilmara Scapini (Programa Vida+Viva) eSérgio Diefenbach (Promotor de Justiça da Comarca de Lajeado).


O deputado Edson Brum (PMDB-foto), prestou na semana passada, durante Grande Expediente na Tribuna da Assembleia, homenagem aos 47 anos do Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB, sigla da qual o parlamentar também é presidente estadual. Edson Brum disse “os partidos não fazem os homens, mas são os homens que fazem os partidos”. O deputado afirmou que o PMDB tem consciência da sua responsabilidade perante toda sociedade, se propondo a oferecer seus valores, seus homens e mulheres, suas ideias, sua gestão e sua experiência.

FRASE DA SEMANA: “O Brasil é o País das Leis: Mal elaboradas, mal votadas, mal aplicadas, mal cumpridas, mal fiscalizadas e mal punidas”. (Filósofo, no Salão do Hermes e Leonardo)

Folha de Estrela - Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO


Luiz Carlos Freitag


Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 28.03.13

MAGRA-INVENTIVA, as "colaborações" dos Senhores Vereadores, eis as PÉROLAS:

ÉLIO (PTB):
"Foi gastado R$ 600 mil para reforma da creche"

PAULÃO (PPS):
"Aconteceu uma coisa muito inédita".

ADRIANO (PSB):
"Tem que fechar o buraco o quanto antes antes que dê acidente". 

LUIZ (PMDB):
"Pela Lei, a retroescavadeira deveria ser usada apenas para a Secretaria da Saúde".

FRASE: "

A TV Globo parece que vai contratar o Leandro Damião prá ser ator da próxima novela das oito, pois é um baita teatrólogo" (Filósofo Gremista, no Salão do Hermes e do Leonardo).

Secretário da Assistência Social, Cristiano Nogueira, me confirmou: Estrela é o primeiro municipio do Vale do Taquari a se cadastrar no Programa de Aquisição de Alimentos de Produtores Rurais. Com isso, através de recursos enviados pelo Governo Federal, sua Secretaria comprar até R$ 4.500,00 em produtos por agricultor de Estrela por ano, para auxiliar na alimentação por parte de entidades assistenciais e para familias de vulnerabilidade social. Realmente uma grande conquista para Estrela.

Quinta-feira estive em Lajeado e encontrei Áurio Scherer, de Arroio do Meio, realizando visitas e contatos tendo em vista a eleição do próximo ano. Ele me confirmou que é pré-candidato a Deputado Estadual pelo PT, lembrando que concorreu em 2010 e fez 20.416 votos. "Agora vou ter uma base muito forte, porque o Prefeito de Lajeado, Luiz Fernando Schmitt está comigo e ele foi mais de uma vez Deputado Estadual pela Região". Áurio nestas suas visitas, estava acompanhado de um grande e influente nome na articulação política da Região. Ele vai com tudo, desta vez.

Vereador Ernane de Castro (PMDB) levantou um assunto que há muito tempo gera muita preocupação. O não uso da passarela na BR 386, entre as ruas Coronel Brito e João Lino Braun. "Estive lá entre as 11h e 12h e vi que mais de 90% do pessoal passa por baixo da passarela, o que é um grande perigo". Na sua opinião tem que deslocar as duas paradas de ônibus do local e colocar uma mureta, como em Porto Alegre e Canoas, entre as duas vias da rodovia. "E nem as faixas de segurança que estão no local foram apagadas", lembrou. Concordo com o Vereador e até acho que deveria ser colocada uma grade no local uns 200 metros para cada lado, para evitar o que está acontecendo. Ernane disse que falta conscientização a muitos pedestres, que nem sabem ser deles a responsabilidade, se forem atropelados.

Paulão Scheeren (PPS) elogiou a participação da comitiva da Comunidade Evangélica, que foi convidar os Vereadores para o 48º Festival do Chucrute, em maio. "Parabéns pela Comunidade, que mantém esta tradição em Estrela". Lorena Hauschild (PR) e Adriano Scheeren (PSB) também se manifestaram parabenizando os Grupos Folclóricos de Danças Alemãs que levam o nome de Estrela para outros Estados Brasileiros e também para outros Países.

Falando em Lorena: Ela solicitou a realização de um mutirão para trocar lâmpadas queimadas em várias ruas e bairros de Estrela e também no interior. Adriano também disse existirem muitos postes com lâmpadas queimadas. José Alves (PTB) informou que em uma semana tudo deverá começar a voltar ao normal, pois estão retornando os dois eletricistas que estavam em férias. "Tinha só um trabalhando e foi dada prioridade para atendimento de creches e escolas".

Falando em José Alves: Ele disse que Estrela precisa de uma área de terras para construir um parque de exposições com pavilhões para eventos, ou seja, mais de um ginásio esportivo. "Estrela precisa disso, cresceu muito nos últimos anos. Por exemplo a Multifeira está cada vez maior e falta espaço para sua realização, pois é grande o número de pessoas que a visitam". O Vereador elogiou o Prefeito Rafael Mallmann, que disse ter projeto para isso e a iniciativa deverá ser colocada em prática em breve.

José Alves disse também que Estrela precisa de uma área de terras para construir um parque de exposições com pavilhões para eventos, ou seja, mais de um ginásio esportivo. "Estrela precisa disso, cresceu muito nos últimos anos. Por exemplo a Multifeira está cada vez maior e falta espaço para sua realização, pois é grande o número de pessoas que a visitam". O Vereador elogiou o Prefeito Rafael Mallmann, que disse ter projeto para isso e a iniciativa deverá ser colocada em prática em breve.

No começo da administração de Rafael Mallmann, o chefe do DAER de Lajeado visitou o Prefeito e o informou que a reforma da ponte sobre o Arroio Boa Vista, na RS 129, entre os Bairros Boa União e São José estaria pronta dia 25 de março. Fui lá, segunda-feira, dia 25, para ver a "inauguração". Como era esperado, a reforma não está pronta. E isso está deixando os comerciantes da Boa União em situação cada vez pior, pela queda de movimento. Renato Brandão, que tem uma agropecuária na Rua João Lino Braun disse que como está, a obra fica pronta só no fim do ano. Ah, quando tirei as fotos, não tinha ninguém trabalhando.

O Memorial Aepan-ONG vai realizar entre os dias 15 de abril e dois de maio, uma exposição para homenagear o ex-Prefeito Adão Henrique Fett. Segundo Airton Engster dos Santos, a exposição terá como local a Câmara de Vereadores. Ele acentuou que o ex-Prefeito nasceu em 1904 e faleceu com 80 anos, foi Deputado Estadual, aviador, radioamador, empresário, instituiu o Brasão e a Bandeira do Município. Concordo na prestação desta homenagem, conheci Adão Henrique Fett. E foi ele que, junto com Arnaldo Balvé, trouxe para Estrela e primeira emissora de Rádio da Região, a Rádio Alto Taquari. Seu primeiro estúdio foi no prédio onde funcionava a Importadora Alto Taquari, depois no Abrigo Municipal junto a Praça Menna Barreto e ainda no Edifício Princesa, na rua Fernando Abott. Hoje ela não existe mais.

Prefeito Schmidt acompanha vistorias em trecho da RS 130


No Último domingo (24/03) o prefeito Luís Fernando Schmidt acompanhou trabalho realizado pelo Daer nas rodovias estaduais da região, mais especificamente, em trechos da RS 130. O processo realizado, chamado de deflectometria, consiste em analisar a pista de rolamento, verificando as deformações verticais da superfície do asfalto. De acordo com o prefeito a avaliação do pavimento asfáltico é importante para estabelecer planejamento de obras futuras, em trechos críticos, tanto nas rodovias quanto na área urbana, bem como acompanhar os processos executados recentemente.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Lajeado

Parque de Eventos recebe melhorias em Lajeado


No último sábado (23), o prefeito Luís Fernando Schmidt, na companhia do secretário de Obras e Serviços Urbanos (Sosur), Adi Cerutti, estiveram no Parque de Eventos, localizado na Rua Henrique Eckardt, no Bairro Floresta. A visita teve como objetivo conferir as melhorias que estão sendo realizadas no local, como colocação de brita e pintura da pista de rodeios, devido a 1ª Festa Campeira do Piquet Invernada de Guapos, que ocorre no próximo final de semana.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Lajeado

Lajeado - Prefeito prestigia Passeio Ciclístico de Páscoa



O Passeio Ciclístico de Páscoa 2013, promovido pela Secretaria da Juventude Esporte e Lazer ( SEJEL ) e Jornal O Informativo, no último domingo (24/03), reuniu diversos ciclistas de várias idades num percurso de muita integração, com bicicletas enfeitadas de forma criativa. Schmidt destacou a importância do evento para a comunidade, como forma de incentivar a atividade física.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Lajeado

Lajeado - Associação de moradores do Planalto aponta demandas


Prefeito e secretários ouviram demandas da comunidade do Planalto
Graziela Muniz

Na sexta-feira à noite (22/03) comitiva do governo de Lajeado esteve no Bairro Planalto para um encontro com membros da Associação de Moradores. Na oportunidade, secretários municipais puderam ouvir a demanda local e esclarecer algumas questões acerca de solicitações, bem como explanar as próximas melhorias que serão realizadas no bairro.

As principais questões apontadas pela diretoria foram refletores para o salão da Igreja, área para um cemitério, construção de mais uma escola de educação infantil, calçamentos, asfaltamento de avenida, colocação de lixeiras e mais segurança. Conforme a secretária de Educação, Eloede Conzatti, referente à escola de educação infantil, o que será feito é ampliar o atendimento, incluindo uma determinada faixa etária na Escola Municipal Lauro Mathias Müller. Quanto à segurança, foi explicado pelo vice-prefeito Vilson Jacques sobre o Policiamento Comunitário que será implantado no município. “Isto será um avanço para a nossa comunidade”, disse Jacques.

Outros assuntos foram debatidos, como academia ao ar livre e revitalização do campo de futebol, localizado atrás da escola. O tema será analisado pela Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Lajeado

Lajeado - Agentes comunitários de saúde irão colher informações para Sthas e Defesa Civil



Agentes irão contribuir para criação de banco de dados
Rafael Scheeren Grün

Com vistas a ter conhecimento do atual déficit habitacional no município e ajudar a defesa civil na prevenção a catástrofes como deslizamentos, cerca de 80 agentes comunitários de saúde irão colher informações para cadastrar os domicílios que se localizam em áreas de risco. “Já sabemos quais são as áreas de risco, mas não temos as informações de quem reside nestes locais”, afirmou o coordenador da Defesa Civil de Lajeado, José Gabriel Becker. Segundo ele, pela relação de confiança que os agentes mantém com as comunidades, nada melhor que eles ajudarem na coleta das informações.

Por sua vez, a titular da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas), Neca Dalmoro, destacou que os agentes irão ajudar a criar um banco de dados que, posteriormente, permitirá à secretaria elaborar projetos de moradias populares e pleitear recursos da União para reduzir o déficit habitacional em Lajeado. “É bom frisarmos que cada família precisa se interessar em sair da condição de residir em uma sub habitação”, menciona Neca. Ela estima que até o fim do primeiro semestre de 2013 as informações já estejam tabuladas, permitindo a criação do banco de dados.

Fotos de Rafael Scheeren Grün
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Lajeado

Atividades do Centro de Educação Ambiental são abertas em Lajeado



Schmidt pediu que servidores evitem usar copos plásticos
Rafael Scheeren Grün

Alusivo à Semana do Município, nesta sexta-feira (22), no Jardim Botânico, ocorreu a abertura das atividades do Centro de Educação Ambiental (CEA). Em seu pronunciamento, o prefeito Luís Fernando Schmidt afirmou que campanhas educativas com foco na questão ambiental serão realizadas pelo CEA ao longo de todo ano para as crianças. Ele aproveitou a oportunidade para fazer um pedido especial aos servidores de toda prefeitura, no sentido de evitar ao máximo o consumo de copos plásticos. “Porque usar comos plásticos se temos a opção de usar copos de vidro, contrubuindo assim para gerarmos menos resíduos”, questionou o prefeito, afirmando que o poder público deve dar o exemplo à comunidade. Já o titular da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), José Francisco Antunes, destacou o espaço diferenciado que o Jardim Botânico de Lajeado proporciona aos seus visitantes, em especial aos alunos que ali participarão de atividades com foco na educação ambiental. Por fim, a professora Cátia Gonçalves palestrou sobre Consumo Consciente aos presentes.

Título de Cidadão Lajeadense

Integrando a programação da Semana do Município, nesta sexta-feira, Roque Danilo Bersch foi agraciado com o título de Cidadão Lajeadense. Em seu pronunciamento, na Câmara de Vereadores, Bersch comparou sua alegria a de alguém que ganha na mega sena. Ele também lembrou do esforço coletivo em prol da criação da Univates, destacando que as décadas de 70 e 80 foram as mais difíceis, porém, frisou que a confiança mútua e o ideal foram mais fortes que as dificuldades. O prefeito Schmidt afirmou que o título concedido a Bersch foi o mínimo que o Poder Público poderia ter feito para homenagear a história de vida deste exemplar cidadão e professor.

Roque Danilo Bersch

Filho de José Bersch e Helma Brod Bersch, Roque Danilo Bersch nasceu no dia 13 de março de 1941, no município de Arroio do Meio, RS, sendo casado com a Sra. Maria Dolores Bersch, com quem teve 7 filhos. Iniciou a Graduação no curso de Letras em 1969, junto a Faculdade de Educação e Letras do Vale do Taquari (FELAT), concluindo-a em 1972.

De 1975 a 1979 concluiu Pós-Graduação em nível de Mestrado na Pontifícia Universidade Católica do RS, com a defesa da TESE intitulada, “Aspectos da clareza na sintaxe frasal”. Professor do Ensino Fundamental, Séries Iniciais, de 1961 a 1970, na Sociedade Escolar Dona Rita (Arroio do Meio). Atuou também como professor de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Língua Latina no Seminário Sagrado Coração de Jesus (Arroio do Meio), nas Escolas São Miguel (Arroio do Meio) e Érico Veríssimo (Encantado), no período de 1961 e 1983.

Sua atuação de maior destaque tem sido na UNIVATES, no curso de Letras, como professor de Línguas: Latina, Portuguesa e Inglesa. Foi Presidente da Fundação Alto Taquari de Ensino Superior – FATES por 8 anos; Presidente do Conselho Superior Acadêmico e Administrativo da Univates por 3 anos; Chefe do Departamento de Letras; Coordenador do III, IV e V Seminário sobre a Escola e o Texto; Coordenador de três (03) Encontros Regionais de Professores de Português; Membro da Equipe Editorial da Revista SIGNOS. Durante a sua trajetória, teve participação em vários Seminários, e uma vasta lista de trabalhos Acadêmicos e Científicos publicados.

Nos últimos 16 anos foi o grande referencial e timoneiro da Fuvates, onde ocupou o cargo de Presidente da entidade mantenedora da Univates. Atualmente é membro eleito do Conselho de Administração da FUVATES.

Fotos de Rafael Scheeren Grün
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Lajeado

Departamento de Trânsito de Lajeado inicia fiscalização de taxistas



Fiscalização teve caráter educativo
Rafael Scheeren Grün

Servidores do Departamento de Trânsito de Lajeado iniciaram, nesta quinta-feira (21), ações de fiscalização em cinco pontos de táxi da cidade. Segundo o coordenador do departamento, Euclides Rodrigues, o objetivo da fiscalização foi verificar se os permissionários estão realmente atuando no ponto estabelecido pelo município. Também foi verificado se portavam o alvará de motorista, a padronização estética, documentação, equipamentos de segurança como extintor de incêndio e higiene do veículo, além da apresentação pessoal dos taxistas. “Eles não podem, por exemplo, trabalhar de chinelo”, afirma Rodrigues. Segundo ele, a fiscalização passou pelos pontos da Praça da Matriz, Bancos Banrisul e Sicredi no Bairro Centro, hospital e Lojas Colombo. “Inicialmente, a fiscalização terá caráter educativo. Estamos dando prazos para eles apresentarem, por exemplo, os alvarás de motorista no departamento. Porém, se as irregularidades permanecerem, teremos de punir os infratores”, adianta o coordenador.


De acordo com Rodrigues, de um total de 60 taxistas que estão cadastrados no departamento, 13 foram fiscalizados. “Seis deles não portavam o alvará de motorista e deverão apresentá-los para nós no departamento. É uma exigência eles estarem com essa documentação enquanto trabalham”, afirma Rodrigues. Segundo ele, a iniciativa está sendo elogiada pelos próprios taxistas. Ele lembra que na próxima semana, haverá fiscalização de quem atua com transporte escolar. “Nossa intenção é fazer regularmente esse tipo de fiscalização. Quem não estiver legalizado, não conseguirá atuar em Lajeado”, completa Rodrigues.

Foto de Rafael Scheeren Grün

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Lajeado

Vale do Taquari Notícias - 26 de março de 2013



Notícias Vale do Taquari - 26 de março de 2013


Está aberto o período de inscrições para o Curso de Apoio e Orientação a Gestantes, promovido pelo Hospital Ouro Branco, de Teutônia. A formação terá por local o auditório do Baviera Park Hotel, junto ao Centro Administrativo, e ocorre nas manhãs de 20 e 27 de abril e 04 de maio, sempre aos sábados, das 8h às 11h30min. O curso é gratuito e também estão convidados os futuros pais.
 
Hoje, às 17 horas, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Lajeado.

Na cidade de Encantado, o poder legislativo realiza sessão a partir das 18 horas desta terça-feira.

Nos municípios de Muçum, Bom Retiro do Sul e Imigrante, as cãmaras de vereadores realizam sessões ordinárias hoje, às 19 horas.

Nesta quarta-feira, dia 27, acontece em Progresso, um curso ministrado por instrutor do SENAR, com o tema: "Turismo Rural". O curso será aberto para todos os interessados.
       
Hoje acontece Tarde de Campo, na propriedade de Juarez Cofferri, em Dois Lajeados. O tema do encontro é a "Cadeia produtiva do leite". A promoção é da Emater e da Secretaria Municipal de Agricultura.
  
Encerra nesta quarta-feira, dia 27, o prazo para os agricultores de Travesseiro realizarem a apresentação do talão de produtor no setor de tributação da Prefeitura. O agricultor que não fizer a apresentação do talão poderá ter sua inscrição baixada pela Secretaria Estadual da Fazenda.

Hoje será realizada a aula inaugural do semestre do curso de Educação Física – Bacharelado – da Univates. O tema abordado será “Mídia e Esporte”, em palestra ministrada pelo chefe de gabinete da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Sul e coordenador de Comunicação do Comitê Gestor da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 no estado, Fábio Berti.A atividade ocorre, a partir das 19h15min, no auditório do Prédio 16.

A Comunidade  São Carlos do Bairro Jacarezinho – Encantado, convida todas as comunidades ligadas à Paróquia São Pedro, para a caminhada da Via Sacra, na Sexta-feira Santa, iniciando às 08 horas, saindo da entrada para Linha Anita (RS-425), seguindo até o Capitel Santo Antômio, em Linha Anita.
O vereador Adroaldo Conzatti é o novo presidente do PSDB de Encantado. A escolha da nova direção partidária, ocorreu na manhã do último domingo, nas dependências da Câmara de Vereadores. Como vice-presidente foi eleito o comerciário, André Luzzi, para Secretário, o empresário, Márcio Scatola e para Tesoureiro, Waldemar Dullius. A convenção também definiu outros nomes que compõe o Diretório do PSDB da cidade de Encantado, do Delegado para a Convenção Estadual, e os membros do Conselho de Ética e Disciplina Partidária.
A Associação Comercial e Industrial de Encantado está aceitando reservas de espaços para o Festival de Compras que ocorre durante a Suinofest 2013. Maiores informações podem ser obtidas no escritório da entidade ou no site www.suinofest.com.br
       
No dia 05 de abril acontece em Doutor Ricardo, o Fórum Municipal da Agricultura. O evento ocorre no auditório da prefeitura das 09 às 16 horas. Os palestrantes serão Daniel Schmitz integrante do Comitê da Bacia Taquari/Antas, Ricardo Ramos Martins da Emater e Jurandir Marques, especialista na cultura da erva-mate.
        
Em Coqueiro Baixo a preocupação da administração municipal estão voltadas a questões relacionadas com o abastecimento de água. Pelo menos quatro comunidades enfrentam problemas de abastecimento, exigindo investimentos muito altos para explorar a água do sub-solo.
       
Amanhã, às 20 horas, acontece no Parque Cristoph Bauer, em Forquetinha, a apresentação da peça "Páscoa na Colônia, pelo grupo "Curto Artes". A promoção é da administração municipal.
          
Segundo informações da Emater Regional, nesta semana serão realizadas 55 feiras municipais de peixe, 180 feiras junto a açudes, dez feiras em pesque-pagues e ainda haverão dois pontos de comercialização fora destas categorias.

A administração municipal de Putinga deve ser contemplada com uma verba de 500 mil reais, aprovada no orçamento de 2012. O recurso será aplicado em obras de infraestrutura urbana.
       
A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Encantado promove na noite do dia 05 de abril, no Clube Comercial, palestra com o escritor e médico cardiologista Dr. Fernando Luchese. Os cartões podem ser adquiridos com as voluntárias da liga.
       
Em Roca Sales o recolhimento do lixo no interior do município será modificado em virtude do feriado de sexta-feira, dia 29. Nesta semana, o recolhimento será antecipado em um dia, acontecendo na terça, quarta e quinta-feira. Na próxima semana, o processo volta ao normal.

Os moradores de Santa Clara do Sul e Imigrante, atendidos pela operadora de telefonia móvel Vivo, reclamam da deficiência do sinal. A empresa justifica as dificuldades, em função do uso de aparelhos com tecnologia ultrapassaada.
       
A Prefeitura de Sério comprou um lote urbanizado para a construção da Unidade Básica da Saúde, que atualmente funciona em imóvel alugado. O novo local contará também com salas para atendimento aos idosos, com assistência social e médica.  
         
O DNIT admitiu que a obra de duplicação da BR 386, trecho entre Estrela e Tabaí, deve ser concluída até maio de 2014. Um dos pontos que motivam o atraso é a falta da definição de uma área para o deslocamento do núcleo indígena localizado em Estrela.
       

A administração municipal de Estrela  tem como objetivo duplicar o número de empresas no município até o final de 2016. Dobrando desta forma também a receita gerada pelo ICMS. A estimativa é do secretário de Planejamento, Indústria e Comércio, Marco Aurélio Wermann, que já tem uma lista de empreendimentos confirmados para este ano.
         
Em Estrela a programação alusiva ao Dia Mundial da Água, ocorre nesta semana. As atividades iniciam amanhã, com o recolhimento do lixo nas barrancas do Arroio Estrela (09 horas e 30 minutos) e do Rio Taquari (14 horas e 30 minutos).
        
Entre hospitais, postos de saúde e escolas, 60 entidades da região estão sendo contempladas pelo projeto Nota Fiscal Gaúcha, criado no ano passado. O destaque fica para Ilópolis onde a Unidade básica da Saúde recebe 30 mil reais e o hospital recebe 9 mil reais. Seis escolas estaduais de Encantado também foram contempladas, com valores que variam de 25 reais a 2.076 reais.
       
No dia 20 de março o “Movimento Tabela do SUS! Reajuste Já”, organizado por Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de todo o país, realizou manifesto na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. O evento contou com a adesão de cerca de 600 pessoas, representantes de casas de saúde, dos quais em torno de 50 oriundos do Vale do Taquari. A mobilização objetiva novas ações em busca de um urgente reajuste de 100%, por parte do Governo Federal, na tabela de procedimentos de média e baixa complexidade do SUS. No dia 08 de abril pode ocorrer um dia de protesto, com a paralisação dos atendimentos eletivos agendados pelo SUS.

Vale do Taquari Esportes - 26 de março de 2013



Esportes Vale do Taquari - 26 de março de 2013
Alexandre dos Santos - Repórter

CAMPEONATO BRASILEIRO
A primeira rodada do Campeonato Brasileiro será disputada nos dias 25 e 26 de maio. A competição contará com 20 times, que jogarão entre si, em turno e returno. No período de 09 de junho à 07 de julho, o campeonato ficará paralisado em função da Copa das Confederações.
Confira os jogos da rodada inaugural:
Vitória x Internacional
Grêmio x Náutico
Vasco x Portuguesa
Fluminense x Atlético (PR)
Corinthians x Botafogo
Ponte Preta x São Paulo
Criciúma x Bahia
Cruzeiro x Goiás
Coritiba x Atlético (MG)
Santos x Flamengo

SELEÇÃO BRASILEIRA
Amistoso:
Ontem, dia 25-03:
No Estádio Stamford Bridge, às 16h30min (horário de Brasília), em Londres: Brasil 1 x 1 Rússia
Gols: Fayzulin RUS/ Fred BRA/
Brasil: Júlio César, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Fernando, Hernanes, Oscar e Kaká; Neymar e Fred.Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Rússia: Gabulov, Anyukov (Kombarov), Ignashevich, Vasily Berezutsky e Yeshchenko; Glushakov, Shirokov, Bystrov (Shatov) e Fayzulin; Kerzhakov e Kokorin (Zhirkov) (Grigoriev). Técnico: Fabio Capello.

CAMPEONATO GAÚCHO – DIVISÃO DE ACESSO
Jogos da 3ª rodada:
5ª feira, dia 28-03:
No Estádio Altos da Glória, às 15h30min: Glória x Aimoré

Sábado, dia 30-03:
No Estádio Vermelhão da Serra, às 15h30min: Gaúcho x Brasil (FAR)
No Estádio Amaro Cassep, às 15h30min: Riopardense x Farroupilha
No Estádio Cel. Silvio Luiz, às 15h30min: Guarany x Panambi
No Estádio Colosso da Lagoa, às 15h30min: Ypiranga x Avenida

Domingo, dia 31-03:
No Estádio Presidente Vargas, às 11 horas: Inter (SM) x Riograndense
No Estádio Bento Freitas, às 15h30min: Brasil (PEL) x Santo Ângelo
No Estádio Vermelhão da Colina, às 15h30min: União Frederiquense x São Paulo

Classificação:
Grupo A:
1º lugar: São Paulo (RG) – 6 pontos
2º lugar: Avenida – 6 pontos
3º lugar: Panambi – 4 pontos
4º lugar: Brasil  (Farroupilha) – 3 pontos
5º lugar: Aimoré – 3 pontos
6º lugar: Farroupilha – 3 pontos
7º lugar: Santo Ângelo – 1 ponto
8º lugar: Riograndense (Santa Maria) – 0 ponto

Grupo B:
1º lugar: Brasil (Pelotas) – 3 pontos
2º lugar: Ypiranga – 3 pontos
3º lugar: Riopardense – 3 pontos
4º lugar: Glória – 3 pontos
5º lugar: União Frederiquense – 2 pontos
6º lugar: Inter (SM) – 0 ponto
7º lugar: Guarany (Camaquã) – 0 ponto
8º lugar: Gaúcho – 0 ponto

3ª COPA DOS VALES DE FUTSAL
Resultados da rodada decisiva, realizadas sábado, dia 23-03, em Venâncio Aires:
Decisão do 3º lugar: Assaf 0 x 1 ASTF

Decisão do 1º lugar: Assoeva 5 x 2 Alaf
Gols: Mancha, Genaro, Marcos Adriano, Dionísio e Dario ASS/ Édson e Ademar Neguinho ALAF/

Campeão: Assoeva (Venâncio Aires)
Vice-campeão: Alaf (Lajeado)
3º lugar: ASTF (Teutônia)
4º lugar: Assaf (Santa Cruz do Sul)



CAMPEONATO GAÚCHO
Taça Farroupilha:
Jogos da 4ª rodada:
4ª feira, dia 27-03:
No Estádio do Vale, às 20 horas: Novo Hamburgo x Passo Fundo
No Estádio Vieirão, às 20 horas: Cerâmica x Pelotas
No Estádio Montanha dos Vinhedos, às 20 horas: Esportivo x Veranópolis
No Estádio 19 de Outubro, às 20h30min: São Luiz x Juventude
No Estádio Passo D’Areia, às 22 horas: São José x Internacional

5ª feira, dia 28-03:
No Estádio Centenário, às 17 horas: Caxias x Lajeadense
No Complexo Esportivo da Ulbra, às 19 horas: Canoas x Santa Cruz
Na Arena do Grêmio, às 19h30min: Grêmio x Cruzeiro

Classificação:
EQUIPES
P
J
V
E
D
GP
GC
SG
Grêmio
09
03
03
00
00
07
01
06
Passo Fundo
09
03
03
00
00
04
00
04
Novo Hamburgo
06
03
01
00
01
03
02
01
Pelotas
04
03
01
01
01
03
04
-01
Lajeadense
04
03
01
01
01
02
03
-01
Caxias
03
03
01
00
02
03
06
-03
Cerâmica
00
03
00
00
03
02
05
-03
Cruzeiro
00
03
00
00
03
01
04
-03

Grupo B
EQUIPES
P
J
V
E
D
GP
GC
SG
Internacional
09
03
03
00
00
08
02
06
Juventude
09
03
03
00
00
07
01
06
Veranópolis
09
03
03
00
00
06
02
04
Esportivo
06
03
02
00
01
05
02
03
São Luiz
03
03
01
00
02
03
04
-01
Canoas
00
03
00
00
03
02
07
-05
São José
00
03
00
00
03
00
06
-06
Santa Cruz
00
03
00
00
03
00
07
-07

Goleadores Gauchão 2013
7 gols:
Diego Forlán e Leandro Damião INT/

5 gols:
João Paulo PF/
Zambi CAX/
Lê VER/

4 gols:
Zé Roberto GR/
D’Alessandro INT/
Gillian ESP/
Juba SL/
Paulo Josué ESP/
Zulu JUV/

3 gols:
Bertoglio e Willian José GR/
Lucas Gaúcho SJ/
Rafael Santiago CAX/
Charles SC/
Eraldo, Washington e Marcos Paraná SL/
Jean CAX/
Leandro LAJ/
Rogerinho JUV/

2 Gols:
Clodoaldo, Filipinho e Diego Torres PEL/
Aldair SJ/
Chiquinho PF/
Elano, Werley, Lucas Coelho e Yuri Mamute GR/
Dinei CER/
Diogo Oliveira e Rafael Pereira JUV/
Reinaldo, Jandson, Rennan Oliveira e Maycon LAJ/
Jô e Paulo Sérgio CZ/
Lino, Rafael Santiago e Michel CAX/
Marcel SL/
Maurinho INT/
Paulinho Macaíba NH/
Thiago Santos CAN/
Victor ESP/

1 Gol:
Julinho, Fábio Santos, Éderson e Adilson CAN/
Alan e Bergson JUV/
William Saldanha, Maurinho, Ânderson Gomes, Diego Telles, Élton, Cleiton e Brasão SC/
William, Zé Carlos, Andrezinho, Leonardo Cipriano e Léo Fortunatto NH/
Guto, Diego Miranda, Branquinho, Marcelo Miranda, Mário e Claiton PF/
Barcos, Fernando, Welliton e Paulinho GR/
Fabiano Gadelha e Brida PEL/
Bruno Martins, Rodrigo Paulista e Cléber Oliveira SJ/
Vitor Júnior, Rodrigo Moledo, Rafael Moura, Josimar, Cassiano, Fred e Gabriel INT/
Chicão SL/
Ramos, Rodrigo, Cidinho, Matão e Marcão CER/
Jean Paulo e Claudinho CZ/
Juninho, Jonas, Ednei, Edson Borges, Márcio Reis, Valdo e Eduardinho VER/
Rafael Bittencourt, Léo, Giuliano, Matheus. Giovani, Guilherme e Fabinho ESP/
Léo Franco, Micael e Josimar LAJ/
Wallacer e Marcelo Carvalho CAX/

LAJEADENSE
Próximo jogo:
Campeonato Gaúcho:
5ª feira, dia 28-03:
No Estádio Centenário, às 17 horas: Caxias x Lajeadense

GRÊMIO
Próximo jogo:
Campeonato Gaúcho:
5ª feira, dia 28-03:
Na Arena do Grêmio, às 19h30min: Grêmio x Cruzeiro

Welliton: O atacante Welliton, que foi substituído ainda no primeiro tempo na partida contra o Caxias treinou normalmente ontem e deve ficar à disposição do técnico Vanderlei Luxemburgo para o jogo contra o Cruzeiro na próxima quinta-feira.

Copa do Brasil: O Grêmio entra na competição apenas nas oitavas-de- final, por ser um dos participantes brasileiros na Libertadores, com exceção do São Paulo, que participará da Copa Sul Americana, não participando desta forma da Copa do Brasil.

INTERNACIONAL
Próximo jogo:
Campeonato Gaúcho:
4ª feira, dia 27-03:
No Estádio Passo D’Areia, às 22 horas: São José x Internacional

Desfalque: O meia Fred está fora dos dois próximos jogos do Internacional devido a um entorse no joelho direito.

Sintético: O gramado sintético do Passo D’Areia preocupa a comissão técnica do Internacional. Em função disso alguns titulares devem ser poupados no confronto desta quarta-feira, contra o São José.

Bruno Sabiá: O meia Bruno Sabiá, do Palmeiras, está sendo contratado pelo Internacional. O vínculo do jogador com o clube paulista encerra em abril, e depois ele se apresenta no Estádio Beira-Rio. O atleta tem 19 anos e deve ser aproveitado no time sub-23.

Leandro Damião: O Napoli tem interesse no atacante Leandro Damião uma vez que o uruguaio Cavani está deixando o clube italiano.

Rodrigo Moledo: O empresário de Rodrigo Moledo tem a informação de que o jogador pode ser chamado para a Seleção Brasileira para o amistoso contra a Bolívia.

AMADOR DE NOVA BRÉSCIA
Resultados da 2ª rodada, realizada domingo, dia 24-03, em Linha Caçador:
Botafogo (Jacarezinho) 4 x 3 Botafogo (Olinda)
Juventude (Ernesto Alves) 2 x 4 Canarinho
Caçadorense 7 x 2 Imigrante

Classificação:
1º lugar: Canarinho e Botafogo (Jacarezinho) – 6 pontos
3º lugar: Caçadorense e Juventude (Ernesto Alves) – 3 pontos
5º lugar: Imigrante e Botafogo (Olinda) – 0 ponto

Jogos da 3ª rodada, domingo, 07-04, em Linha Pinheiros:
Às 10 horas: Caçadorense x Juventude (Ernesto Alves)
Às 14 horas: Botafogo (Olinda) x Imigrante
Às 16 horas: Botafogo (Jacarezinho) x Canarinho

CAMPEONATO AMADOR DE ENCANTADO
Equipes: CAN, Juventude (Lambari), Cruzeiro (Lajeadinho), Ouro Verde (Vila Moça), Lago Azul, Laranja Mecânica e Abutres.
Início: 07/04
A primeira rodada será disputada em Linha Lambari, com três jogos.

CAMPEONATO AMADOR DE LAJEADO
Resultados da rodada de domingo, dia 24-03:
Em Conventos: Estudiantes 2 x 1 Brasil
No Bairro Santo André: Internacional 4 x 3 Delfino Costa
No Bairro Conservas: Internacional 0 x 1 Jardim do Cedro

CAMPEONATO AMADOR DE ARROIO DO MEIO
Resultados da rodada de domingo, dia 24-03:
Em Forqueta: Forquetense 2 x 0 Cruzeiro
Em Rui Barbosa: Rui Barbosa 0 x 2 União
Em São Caetano: Sete de Setembro 0 x 2 Guarani
No Passo do Corvo: Passo do Corvo 3 x 1 Amigos