Luiz Fernando Schmidt tomou posse em Lajeado



Luiz Fernando Schmidt tomou posse em Lajeado
Desejamos sucesso ao novo prefeito
Memorial da Aepan-ONG

Esportes Vale do Taquari - 31 de dezembro de 2012


Esportes Vale do Taquari - 31 de dezembro de 2012
Alexandre dosa Santos - Repórter

ALAF
A equipe estreia no Estadual de Futsal da Série Ouro, no dia 30 de março, em Lajeado, contra o São Luiz Gonzaga.

LAJEADENSE
Amistoso, dia 11-01-2013:
No Estádio Alviazul: CE Lajeadense x Cerro (UR)

GRÊMIO
Convocados: O volante Misael e o atacante Leandro, foram convocados para Seleção Brasileira Sub-20, que a partir do dia 10 de janeiro disputa o Campeonato Sul-Americano, na Argentina.

Jean Deretti: Nos primeiros dias de janeiro a direção do Grêmio deve confirmar a contratação do meia Jean Deretti (19 anos), uma jovem revelação do Figueirense. Para contratar o atleta o tricolor deve ceder dois jogadores ao time catarinense, os nomes especulados são Bruno Collaço, Willian Magrão e Maylson.

Lucas Mugni: Apesar de não confirmar oficialmente a direção do Grêmio trabalha para viabilizar a contratação do meia argentino Lucas Mugni (20 anos), do Colón, de Santa Fé.

Nicolás Spolli: O zagueiro argentino Nicolás Spolli foi oferecido ao Grêmio e pode ser contratado. O jogador de 29 anos surgiu no Newell’s Old Boys e depois se transferiu para o Catania da Itália, onde atua desde 2009.

Pacotão: A direção do Grêmio confirmou a contratação de um “pacotão” de reforços vindos do Juventude. Foram contratados o goleiro Follmann, o zagueiro Bressan, o meia Ramiro e o atacante Paulinho.
Fichas técnicas:
-Jackson Ragnar “Follmann” – goleiro, 20 anos e 1,86m;
-Matheus Simonete Bressanelli – “Bressan” – zagueiro, 19 anos, 1,82m;
-“Ramiro” Moschen Benetti – lateral ou meia, 19 anos, 1,68m
-Paulo Roberto Moccelin – “Paulinho” – atacante, 18 anos, 1,68m

Adversário: A LDU (Equador) será a adversária do Grêmio na 1ª fase da Libertadores da América. O sorteio ocorreu na última sexta-feira. Se passar pela LDU, o tricolor gaúcho estará no Grupo 8, ao lado de Fluminense, Caracas (Venezuela) e Huachipato (Chile).

INTERNACIONAL
Convocado: O meia Fred foi convocado para Seleção Brasileira Sub-20, que a partir do dia 10 de janeiro disputa o Campeonato Sul-Americano, na Argentina.

Kléber: O Internacional acertou a renovação de contrato do lateral Kléber por mais uma temporada.

Bolívar: O documento de rescisão de contrato do zagueiro Bolívar com o Internacional já está pronto e será assinado esta semana. A rescisão foi feita de forma amigável. 

Retornáveis:
O Internacional estuda o que fazer com jogadores que voltam ao clube em 2013.
Nova chance: Gilberto e Ronaldo Alves receberão uma nova oportunidade no grupo principal.
Não devem permanecer: Thiago Humberto, Eduardo Sasha (deve ficar no Goiás), Guto, Juliano (deve ser contratado em definitivo pelo Goiás), Marinho, Fransérgio (emprestado ao Ceará), Álisson (deve disputar o Gauchão pelo São José), Marquinhos (rescindiu contrato) e Dalton.
Reavaliado: O volante Milton Júnior será reavaliado pelo clube, devendo jogar as primeiras partidas do Gauchão 2013. 

Dagoberto: O atacante Dagoberto pode estar deixando o Internacional. O atleta interessa ao Botafogo e ao Atlético Mineiro.

Ney: O lateral Ney que jogou no Internacional nas últimas três temporadas está negociando sua ida para o Vasco da Gama.

Dátolo: Nos primeiros dias de janeiro o Vasco da Gama deve formalizar uma proposta para contratar o meia Dátolo. A direção do Internacional descarta uma possibilidade de troca pelo atacante Éder Luís.

Pré-temporada: A pré-temporada do Internacional em 2013 será realizada de 06 a 20 de janeiro, na cidade de Gramado. Os trabalhos serão realizados nas dependências do Gramadense, clube amador da cidade.

Notícias do Vale do Taquari - 31 de dezembro de 2012

Notícias do Vale do Taquari - 31 de dezembro de 2012

A Associação Comercial, Industrial, de Prestação de Serviços e Agropecuária de Travesseiro, em parceria com a administração municipal, organizou para sexta-feira, dia 03 de janeiro, um jantar baile no Esportivo Travesseirense. Na oportunidade haverá também sorteio da campanha “Travesseiro dá Prêmios”. A programação começa às 20 horas.

A administração municipal de Encantado trabalha na instalação de uma Academia de Saúde ao Ar Livre, na Praça Itália, no Bairro Planalto, que contará com área coberta e 16 aparelhos. Os recursos são oriundos do Ministério da Saúde. A inauguração deve ocorrer no mês de janeiro.

Em Travesseiro, os produtores que fizeram reservas de sementes de milho do programa troca-troca, já podem efetuar a retirada na Secretaria de Agricultura.

Nos dias 04, 05 e 06 de janeiro acontece o Rodeio Crioulo de Capitão, no parque de rodeios do CTG Capitão Ribeiro.

Programado para este ano a realização de um curso gratuito com 180 horas, de “Cuidador de Idosos”, no Senac em Lajeado. O curso deve iniciar no dia 19 de março, com aulas uma vez por semana.

A administração municipal de Encantado decretou a prorrogação do turno único no serviço público municipal, a ser cumprido no horário das 7 às 13 horas, de segundas a sextas-feiras, até o dia 28 de fevereiro de 2013. O turno único não se aplica às atividades de educação e ensino (escolas, creches, secretaria de Educação, Casa de Cultura), de saúde (postos de saúde, Caps, transporte de pessoas), Conselho Tutelar, vigilância, limpeza pública e coleta de lixo, que manterão seu funcionamento nos moldes atuais. 

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2013 irá receber inscrições entre os dias 07 e 11 de janeiro. O Sisu selecionará estudantes para instituições públicas de ensino, por meio da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012. As inscrições serão realizadas no endereço www.sisu.mec.gov.br. A segunda chamada será dia 28 de janeiro.

O Cartório Eleitoral de Encantado está fechado nesta segunda-feira. O cartório também altera o horário de atendimento ao público. Até 1º de março de 2013, o expediente será somente à tarde, das 13 às 19 horas.

Não haverá atendimento na tesouraria da Prefeitura de Coronel Pilar até o dia 09 de janeiro.

Os órgãos públicos estaduais e federais, como Sine, Corsan, Correio, INSS entre outros não tem expediente nesta segunda-feira, dia 31. Apenas funcionam os serviços considerados essenciais como na Saúde e Segurança Pública (Brigada Militar, Polícia Rodoviária e Bombeiros). Os bancos também não terão atendimento ao público no dia de hoje.

O tradicional Festival da Canção Italiana que Coqueiro Baixo realiza todos os anos e que normalmente ocorre em janeiro, em 2013 deverá ser realizado em abril.

A Secretaria de Administração e Fazenda em Coronel Pilar informa que não haverá atendimento na tesouraria nos primeiros nove dias de janeiro. O atendimento volta ao normal somente na quinta feira, dia 10 de janeiro. 

A Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas de Lajeado e da Região (ATAPEL) está com as portas fechadas até o dia 07 de janeiro. O presidente José Kuhn, responsável pelo expediente na sede da entidade, está em férias.

Está previsto para o sábado, dia 12 de janeiro, a primeira etapa de doação de sangue do ano, na Unidade Sanitária de Capitão. Os doadores inscritos e pré-agendados através das agentes de saúde devem comparecer no turno da manhã.

O Setor de Documentos da Prefeitura de Capitão, que faz o encaminhamento de carteiras de identidade e de Trabalho, não terá atendimento no mês de janeiro, tendo em vista o período de férias da funcionária responsável.

Estão definidas as posses dos prefeitos eleitos nos municípios da região:
-em Arroio do Meio, hoje, às 16 horas, na Câmara de Vereadores;
-em Marques de Souza, hoje, às 17 horas;
-em Travesseiro, hoje, às 20 horas, no Colégio Monsenhor Seger;
-em Relvado a posse também ocorre hoje, às 20 horas;
-em Coronel Pilar, a posse ocorre na manhã do dia 1º de janeiro, na igreja da cidade, logo após a missa;
-em Muçum, dia 01-01, às 08h30min;
-em Vespasiano Corrêa, às 09 horas, no Ginásio de Esportes da Escola de Educação Básica Esperança;
-em Coqueiro Baixo, Anta Gorda, Nova Bréscia e Doutor Ricardo, dia 01-01, às 10 horas;
-em Pouso Novo, será dia 01-01, às 15 horas, na Câmara de Vereadores.
-em Encantado, dia 01-01, às 19 horas, na Câmara de Vereadores;
-em Colinas, dia 01-01, às 18 horas, na Câmara de Vereadores.

A administração municipal de Roca Sales foi contemplada com recursos federais por meio do Plano de Ações Articuladas para aquisição de um ônibus escolar rural com plataforma elevatória no valor R$ 250.500. O recurso já foi empenhado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no dia 05 de dezembro.

A Univates participará mais uma vez do Projeto Rondon 2013 - Operação Canudos, que ocorrerá em Paulistana, no Piauí, de 11 a 27 de janeiro.

Coluna do Luca - 31 de dezembro de 2012 - Luiz Carlos Freitag


Luiz Carlos Freitag



E a Câmara de Estrela está preparada para receber 13 vereadores a partir deste primeiro de janeiro. O novo presidente será o pastor José Alves – que está na foto de João André Mallmann, com o presidente que deixou o cargo, Juarez Fülber. Eles estão mostrando o quadro oficial com as fotos dos vereadores da última Legislatura. A partir de 2013 deveremos ter uma sala especial, para exibir todos os quadros.


A Univale Distribuidora de Bebidas Ambev, de Estrela, equipou uma camionete Fiat Ducato (foto de José Ivan Maia) com moderno equipamento acústico para percorrer os principais pontos de vendas dos produtos Ambev e também alguns locais de grande concentração de pessoas neste verão, para agitar a estação do calor com muito som. É o “Projeto Curtisom Brahma”, que ganhou as ruas da região, para agitar os bares, restaurantes, campings e demais pontos de vendas Ambev. A Van do projeto pode ir a qualquer lugar. Além de potente equipamento de som o veículo possui um palco móvel que pode receber músicos tocando ao vivo. Segundo o Diretor Comercial Nestor Muller a criação do projeto foi uma grande ideia. “Podemos levar nossas marcas nos pontos mais distantes, trazendo muita descontração e entretenimento para os nossos consumidores, alem de promovermos o mix Ambev, apoiaremos nossos clientes na venda dos produtos comercializados pela Univale”, afirma Nestor.


No Rio Grande do Sul não tem habitantes. Tem sobreviventes. Isto já foi dito muitas vezes, há muitos anos. E a cada dia este ditado fica mais acertado para quem é daqui. É só olhar esta comparação (foto), que tirei do Facebook. Isso que as fotos foram tiradas em Porto Alegre. Se fosse aqui em Estrela, com certeza seria bem pior.


Semana passada, dia 27 de dezembro teve lugar o último sorteio da promoção Estrela Premiada Concorreram pouco mais de, 700 mil cautelas distribuídas pelo comércio de Estrela. O sorteio ficou assim: Carro Fiat Uno Vermelho - Adelio Braun - São Jacó – Estrela; Carro Fiat Uno Preto - Julia Francieli Anschau - Rua Julio de Castilhos, 2203 – Estrela; Moto - Maria Pappen Stenz – Estrela; R$ 1.200,00 em vale-compras - Mercedes Mafissoni da Silva - Rua São Cristovão, 208 - Bairo Auxiliadora – Estrela; R$ 1.200,00 em vale-compras - Nelson Dahmer - Município de Imigrante; R$ 1.200,00 em vale-compras - Denise R. Eidelwein - São Jacó – Estrela; R$ 700,00 em vale-compras - Mirca Landice Eidelwein - Rua José Horn – Estrela;  R$ 700,00 em vale-compras - Eloar de Souza - Rua São Luis - Bairro Auxiliadora – Estrela. Nafoto, Paulo Quevedo da Folha de Estrela, João André Mallmann do site www.nossadica.com.br e Airton Engster dos Santos, do blog http://aepan.blogspot.com.br/

Estrela-RS – Retrospectiva Ano 2012




Estrela-RS – Retrospectiva 2012 

O ano de 2012 chega ao fim, e fazemos uma retrospectiva dos fatos e acontecimentos que marcaram a vida da comunidade estrelense. 

Estrela possui cidadãos responsáveis, que procuraram ao longo de 2012, fazer sua parte, de forma individual ou coletiva, para o crescimento do município. 

Entre erros e acertos o saldo foi positivo, pois vemos uma Estrela que cresce e se projeta como um dos municípios protagonistas do Vale do Taquari e Rio Grande do Sul. 

Texto e Pesquisa – Airton Engster dos Santos 
Memorial da Aepan-ONG 

Janeiro/2012 

- Secretário de Estado de Obras Públicas e Irrigação, Luiz Carlos Busato, visitou Hospital Estrela. 

- Univale completou 11 anos, revenda dos produtos da AMBEV. 

- A estrelense Aline Orsolin foi eleita Miss Rio Grande do Sul Mundial, categoria adulto. 

- Bloco Renascer do Samba iniciou preparativos para o Carnaval 2012. 

Fevereiro/2012 

- Memorial da Aepan-ONG realizou Exposição ¨100 Anos do Nascimento do Dr. Lauro Reinaldo Müller”, idealizador do brasão do município de Estrela. 

- Secretaria do Meio Ambiente e Saneamento Básico de Estrela, realizou a 1ª Audiência Pública sobre o Plano Municipal de Saneamento. 

- Laura Alexia Trasel é eleita Garota Verão 2012 de Estrela. 

- Folia de Carnaval invadiu o Calçadão de Estrela tendo no comando o Bloco Renascer do Samba do bairro Imigrantes. 

Março/2012 

- Fusão do CDL e ACIE é anunciada dando origem a CACIS – Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela. 

- O Lawi-FC da Linha Winck inaugurou seu Ginásio Esportivo. 

- Rotary Club de Estrela comemorou 63 anos de atividades em Estrela. 

- VI Multimulher realizou evento que mobilizou a comunidade no mês da mulher. 

- Realizada a Fraterna Regional de Pastores, na Igreja Assembléia de Deus, localizada no bairro das Indústrias em Estrela. 

- Retiro Diocesano reúne 5.000 mil fiéis no Centro Comunitário do Cristo Rei. 

Abril/2012 

- CACIS empossa o empresário Henrique Purper como primeiro presidente da entidade. 

- Deputado Federal Paulo Pimenta (PT), recebe Título de Cidadão Estrelense, tendo como proponente o vereador Marco A. Wermann (PT). 

- Roteiro Delícias da Colônia comemora seu 10° aniversário. 

- Sociedade Rio Branco e ex dirigentes são homenageados na Câmara Municipal de Vereadores por ocasião da passagem dos 65 anos da entidade. 

- IHGVT – Instituto Histórico e Geográfico do Vale do Taquari comemorou 26 anos de existência e homenageou a museóloga Gisela Schinke. 

- Aepan-ONG – Associação Estrelense de Proteção ao Ambiente Natural e Cultural, comemorou 20 anos de sua fundação. 

Maio/2012 

- Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela realizou o 7° Dia da Saúde na comunidade da Linha Lenz. 

- Realizado a 6ª edição do Viva o Taquari Vivo, que recolheu resíduos sólidos (lixo), nas barrancas do Rio Taquari, margem Lajeado e Estrela. 

- Estrela comemora 136 anos com a realização da Maifest 2012. 

- Realizada a 5ª edição da Feira do Livro de Estrela. 

- Realizado o 47° Festival do Chucrute, em Estrela. 

- OASE – Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas lança livro “Cem Anos da OASE”. 

Junho/2012 

- Grupos Folclóricos de Estrela, realizam 5ª Turnê à Europa. 

- Temperatura negativa histórica, -2 °C (dois graus negativos) foi registrada em Estrela no dia 8 de junho, com uma das maiores geadas já verificadas no município. 

- Grupo GO.Star, de Estrela, ganha quatro prêmios no 21° Festival de Teatro de Novo Hamburgo. 

- Rotary Club de Estrela empossou nova diretoria assumindo o comando o Sr. Gilmar Leonhard. 

- Foram realizadas as convenções municipais partidárias que definiram as candidaturas majoritárias e proporcionais às eleições de 2012 em Estrela. 

Julho/2012 

- Prefeito Celso Brönstrup assina Licença Ambiental para implantação da nova aldeia Kaigang em Estrela-RS. 

- O Lions Club de Estrela com 54 anos de atuação no município de Estrela elegeu nova diretoria tendo como presidente o Sr. Egídio José Koch. 

- Foi realizada a VI Rústica de Inverno em Estrela, com 750 participantes. 

- Tenente-Coronel Nádia Gerhardt foi transferida para Porto Alegre, assumindo o Comando do 40° BPM de Estrela, o Major Cezar Augusto Pereira Silva. 

- Vacina contra a gripe H1N1 ou gripe A, levou multidão ao Posto de Saúde Central de Estrela. 

Agosto/2012 

- Entrou no ar o site www.nossaestrela.com.br, extensão do site nossadica com a história de Estrela. Ambos de propriedade de João André Mallmann. 

- Delegado do Conselho Estadual de Contabilidade, Elson Bender foi homenageado pelo CRCRS. 

- Colégio Martin Luther sediou o 31° Encontro Nacional de Conjuntos Instrumentais. 

- Vereadores de Estrela aprovam criação do Fundo Municipal da Defesa Civil. 

Setembro/2012 

- Memorial da Aepan-ONG promoveu na Biblioteca Pública Municipal de Estrela, uma exposição “Cervejaria de Estrela – 100 Anos”, com grande repercussão regional e estadual. 

- Escritor Werner H. E. Shinke lançou livro “Perfis de Estrela – Rudolfo Mraia Rath”. 

- Secultur expõe os Símbolos oficiais do Rio Grande do Sul. 

- IECLB de Estrela - OASE realizou Chá Comemorativo aos 100 Anos da entidade – 1912 – 2012. 

- Realizada mais uma Festa de São Cristovão com procissão motorizada, missa e festa no bairro Boa União em Estrela. 

- Foi realizado grande Desfile Farroupilha em Estrela, com participação destacada do CTG Estrela do Rio Grande e CTG Raça Gaudéria. 

Outubro/2012 

- Carlos Rafael Mallmann é eleito prefeito de Estrela, tendo como seu vice Valmor Griebeler. 

- 13 novos vereadores são eleitos – Ernane L. de Castro (PMDB), Cristiano Nogueira da Rosa (PMDB), José Itamar Alves (PTB), Adriano Scheeren (PSB), Marco A. Wermann (PT), Paulo Floriano Scheeren (PPS), Nelson Tiliwitz (PMDB), Marcelo Braun (PSDB), Lorena Hauschild (PR), Andreas Hamester (PP), Hélio Jair Kuzler (PTB), Felipe Pinho (PPS), Vanderlei Eidelwein (PR). 

- Alunos do Espaço Arte deram schow em mostra artística realizada na Soges em Estrela. 

- Estrela sediou Consulta Pública sobre Saneamento na Bacia Taquari-Antas. 

Novembro/2012 

- Vereadores de Estrela aprovam incentivo fiscal para empresa Camera – Agroalimentos S/A, localizada no bairro das Indústrias em Estrela. 

- Grupo de Danças Alemãs de Estrela, categoria sênior, da Comunidade Luterana, fizeram apresentação em Buenos Aires. 

- UAME – União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela, elegeu nova diretoria, cujo presidente é Aloísio Léo Mallmann. 

- Foi realizado o IV Encontro dos ex-atletas, dirigentes e torcida do Estrela-FC. 

- O Paladino, Livraria e Papelaria, tradicional empresa estrelense mudou para novo espaço, na Rua 13 de Maio, ao lado do Bradesco. 

- ACSURS – Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul, sediada em Estrela, comemorou 40 anos de atividades. 

- Obra de iluminação da BR 386, é entregue para comunidade de Estrela. 

Dezembro/2012 

- Estrela FC – categoria 99, sagrou-se Campeão da Liga Futura. 

- Inaugurado Supermercado STR de Lajeado, conjuntamente com Loja do STR Estrela na Rua Coronel Müssnich. 

- Orquestra Municipal de Imigrante fez apresentação na Soges de Estrela numa promoção da Secultur. 

- O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, juntamente com o presidente da subseção de Estrela, Daniel Horn, inaugurou a nova sede própria da Ordem local. 

- Eleitos são diplomados pela Justiça Eleitoral em Estrela – Prefeito Carlos Rafael Mallmann, vice-prefeito Valmor Griebeler, mais 13 vereadores. 

- IECLB realizou 8° Concerto de Natal, com grande público lotando as dependências da Igreja Luterana, no bairro Centro de Estrela. 

- Dentro da programação “Estrela do Natal 2012”, foi realizado o Concerto Especial de Natal (18 de dezembro de 2012), no Santuário Santo Antônio, tendo como atração a Orquestra Jovem do SESI. 

- Temperatura elevada, de marca histórica, 41 °C, sensação térmica de 51 °C, foi registrada no dia do Natal em Estrela. 

- Realizado último sorteio da Campanha Estrela Premiada, com mais de 700 mil cupons concorrendo a diversos prêmios (2 carros, 1 moto e 4 vales ranchos). 

Texto e Pesquisa – Airton Engster dos Santos 
Memorial da Aepan-ONG


CIC Teutônia informa - Realizado sorteio do automóvel - Ganhadora Daniela Inês Accadrolli



CIC Teutônia informa - Realizado sorteio do automóvel -
Ganhadora Daniela Inês Accadrolli

O último sorteio da campanha Nota Fiscal Dá Prêmios 2012 - Teutônia Encanta entregou, na noite de ontem, uma moto Honda CG 150 zero-quilômetro e um Celta 1.0. O evento iniciou-se às 20h, no Centro Cívico da Prefeitura de Teutônia. Durante a programação houve a apresentação da Orquestra 25 de Julho, brinquedos infláveis para as crianças e o sorteio. O morador de Boa Vista Luiz Frederico Hergemöller foi contemplado com a motocicleta. Ele obteve o cupom comprando na Cooperativa Languiru, no setor de forragens. O outro felizardo foi a moradora de Linha Berlim, no município de Westfália, Daniela Inês Accadrolli, que ganhou o carro. Ela fez compras na Loja Fascínius. 

Para concorrer aos sorteios, as empresas participantes distribuíram cautelas a cada R$ 50 em notas fiscais ou cupons fiscais emitidos para consumidores e usuários de serviços e depositados nas urnas. Além disso, contribuintes municipais igualmente receberam cautelas, e cada R$ 100 em notas fiscais rurais também valiam um cupom.

Estrela-RS - Coluna do Luca 28 de dezembro de 2012 - Luiz Carlos Freitag


Luiz Carlos Freitag

MAGRA-INVENTIVA: Inicialmente as "colaborações" dos Senhores Vereadores, as

PÉROLAS:

Hoje não tem.

Aliás, não vai ter também na próxima semana, pois a Câmara de Estrela adotou dois feriadões, o de Natal e de Ano Novo. Assim, teremos Sessão Ordinária só dia sete. Isso mesmo, no ano da posse, não tem férias.

FRASE: "

Pela Lei Seca, quem bebe não pode dirigir nenhum veículo, a não ser Brasília." (Filósofo no Salão do Hermes e Leonardo).

Espero que todos vocês tenham tido um ótimo Natal. Que a festa tenha sido muito legal. E sem dúvida festa maior vai ser agora, na virada do ano. Aproveito e vou desejando um bom Ano Novo para todos e que 2013, realmente seja um ótimo ano para todos.

Em outubro, o DAER me mandou informações e fotos, mostrando que as obras de reforma da Ponte sobre o Arroio Boa Vista prosseguiam. Só não me informaram quando elas iam terminar. Fui tirar umas fotos semana passada e vi que elas continuam quase no mesmo. O Vereador Gilberto Fensterseifer (PP) está decepcionado. Tomara que terminem antes do final do ano que vem. Mas se tudo correr bem, em breve o novo Prefeito Rafael Mallmann vai fazer uma ponte nova no local. Com pavimentação daquele trecho da RS 129.

Falando nisso: Repercutiram bem as informações de Rafael de fazer uma nova ponte no local, bem como de asfaltar o acesso direto da Rota do Sol até a BR 386, entre a Metalmec e a Fábrica de Rações da Cooperativa Languiru. A rua já está aberta, o que facilita a obra.

E agora, falta apenas a posse da nova Administração de Estrela. Vai ser na terça feira na Prefeitura, as 10h da manhã. Acho que vai dar um público muito bom no local. Será empossado o prefeito, vice e secretariado. E na quarta feira começa o trabalho. A transição parece que foi tranquila, sem maiores problemas. Pelo menos não ouvi reclamações nem queixas. Bom sinal. Ah, um pouco antes da posse do Prefeito e Vice, as 8h e 30min, na Câmara, tomam posse os 13 novos vereadores. Que na outra semana, dia sete, já vão ter a primeira Sessão Ordinária do ano. Realmente tem Vereador louco para começar a mostrar trabalho.

Está gerando comentários a criação da Secretaria do Trabalho, Ação Social e Habitação. Nenhum contrário, mesmo porque ela teria sido criada este ano, se a maioria dos Vereadores não tivesse votado contra. Mas o que o pessoal tá curioso, é saber qual a posição que o Vereador Cristiano Nogueira (PMDB) vai tomar. Ele votou contra a sua criação, quando o Projeto de Lei foi enviado pelo atual Prefeito, Celso Brönstrup. E agora, como ele vai votar, contra ou a favor? Lembrando que vai ser ele quem assumirá este cargo.

O novo Presidente do PMDB do Rio Grande do Sul, Deputado estadual Edson Brum, já tem completa sua Executiva para o biênio 2013/2014. Ele já iniciou, com sua equipe, o trabalho visando a conquista do Governo do Estado em 2014. E deverá contar com o apoio do PDT.

AES Sul nos deu dois belos presentes de Natal. Dois cortes de luz, um pela manhã e outro pela tarde. E dia 26 a festa continuou.

Depois de um Natal extremamente quente este ano, tivemos uma chuva na quarta-feira para refrescar um pouco. Realmente fazia muito tempo que eu não passava um Natal com tanto calor. Os 40 graus foram ultrapassados "em larga escala", como diria um dos filósofos que habitualmente dá sua opinião no Salão do Hermes e do Leonardo.

Quem está satisfeito com o Verão, é o Volnei Böhmer, da Sorvehaus, ao lado do Calçadão. O movimento ali está incrivel. E o pessoal está adorando as novidades, pois a cada poucos dias ele cria novos sabores.

Todo mundo preparado? Logo teremos a Virada de Ano. Muita festa, claro. E quando estivermos em 2013, terça-feira em diante, podemos nos preparar para o Carnaval. E daí, para o Natal. Todo mundo sabe que depois das Festas de Momo, o fim de ano está próximo. Parece brincadeira, mas o tempo está passando cada vez mais depressa. Falando em Carnaval: Que saudades dos Carnavais de Rua que a gente tinha há anos atrás. Era uma alegria.

Você já fez suas Resoluções de Ano Novo? Muita gente faz e as listas são incriveis. Mas é comprovado: Nenhuma das resoluções é cumprida. É que a maioria delas são promessas que só valem na hora que são feitas, depois disso... Deixa prá lá, não é mesmo?

Ah, estava esquecendo, assim que virar o ano também teremos um incremento nos preparativos para a eleição de 2014. Quantos candidatos a Deputado Estadual teremos no Vale do Taquari desta vez? Será que vamos eleger pelo menos um deles? Está mais do que na hora de parar de votar em para-quedista que só vem prá cá pedir voto.

E a Associação dos Ex-Secretários da Agricultura do Vale do Taquari, que realizaram sua última reunião do ano semana passada em Encantado, inovou: O churrasco, desta vez, teve até Vitelo no espeto. A próxima reunião é dia 17 de janeiro, na residência do ex-Secretário e Vereador reeleito de Lajeado, Cirio Schneider.

Morreu no HBB pedestre atropelado em Estrela

28 de dezembro de 2012

Morreu na tarde de ontem no Hospital Bruno Born, em Lajeado, o pedestre atropelado na tarde do último sábado, dia 22, no bairro Oriental, em Estrela. Lauro Riograndense Fernandes Filho (61), morador de Restinga Seca, na região central do Estado, teria chegado na Estação Rodoviária de Estrela para visitar parentes.

Ao atravessar a avenida Rio Branco foi atropelado por um ônibus da empresa Auto Viação Estrela.

Notícias Vale do Taquari - 28 de dezembro de 2012


Notícias Vale do Taquari - 28 de dezembro de 2012

Em Travesseiro, os produtores que fizeram reservas de sementes de milho do programa troca-troca, já podem efetuar a retirada na Secretaria de Agricultura.
           
O município de Encantado aderiu ao PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, programa de formação oferecido pelo Governo Federal, comprometendo-se a participar das políticas educacionais que visam a melhoria da qualidade na Educação. Em 2013 e 2014, haverá a formação continuada dos professores alfabetizadores da rede municipal, que desenvolvem sua ação nos três primeiros anos do Ensino Fundamental. Este curso terá 120 horas de duração, com encontros mensais, seminários e estudos à distância.

A Secretaria de Educação de Travesseiro conclui hoje o trabalho de desinsetização da Escola Municipal de Educação Infantil Criança Esperança. O educandário permaneceu fechado esta semana para realização deste trabalho e para limpeza e reorganização dos espaços. No dia 02 janeiro, serão retomadas as atividades normais na escola.

O prefeito reeleito de Capitão, Cezar Beneduzzi, ainda não escolheu o secretário da agricultura para o seu próximo mandato. Já o secretário da Saúde, Gilnei Cadore, que atua na função há 12 anos, pediu afastamento.
                
A partir de fevereiro do próximo ano, 65 novos aprendizes iniciam suas atividades na Cooperativa Languiru, através do Programa Aprendiz Cooperativo. A iniciativa visa a preparação, o desenvolvimento e a inserção do jovem no mercado de trabalho em cooperativas. O programa é viabilizado atavés da parceria Languiru e Colégio Teutônia, com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/RS).

A Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa aprovou a proposta que torna obrigatória, nos cardápios das merendas das escolas públicas, a oferta de pescado, carne suína, carne de aves, ovina ou caprina e bovina ou bubalina. O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Nos dias 04, 05 e 06 de janeiro acontece o Rodeio Crioulo de Capitão, no parque de rodeios do CTG Capitão Ribeiro.

Programado para o próximo ano a realização de um curso gratuito com 180 horas,  de “Cuidador de Idosos”, no Senac em Lajeado. O curso deve iniciar no dia 19 de março, com aulas uma vez por semana.

A administração municipal de Encantado decretou a prorrogação do turno único no serviço público municipal, a ser cumprido no horário das 07 às 13 horas, de segundas a sextas-feiras, até o dia 28 de fevereiro de 2013. O turno único não se aplica às atividades de educação e ensino (escolas, creches, secretaria de Educação, Casa de Cultura), de saúde (postos de saúde, Caps, transporte de pessoas), Conselho Tutelar, vigilância, limpeza pública e coleta de lixo, que manterão seu funcionamento nos moldes atuais. 

O Cartório Eleitoral de Encantado estará fechado na segunda-feira, dia 31 de dezembro. O cartório também altera o horário de atendimento ao público. Até 1º de março de 2013, o expediente será somente à tarde, das 13 às 19 horas.

Hoje o município de Nova Bréscia completa 48 anos de criação. A instalação ocorreu em 11 de abril de 1965. A primeira gestão administrativa teve João Arlindo Deves como prefeito, Alfredo Macagnan como vice e o poder legislativo era constituído por oito vereadores.
        
Em Vespasiano Corrêa é feriado hoje comemorativo a criação do município, que ocorreu em 28 de dezembro de 1995. A instalação oficial aconteceu em 1º de janeiro de 1997.
        
Outro município que nesta sexta-feira terá feriado em comemoração a emancipação é Doutor Ricardo, que se desmembrou de Encantado no dia 28 de dezembro de 1995 e foi instalado no dia 1º de janeiro de 1097.
        
Os órgãos públicos estaduais e federais, como Sine, Corsan, Correio, INSS entre outros não terão expediente na próxima  segunda-feira, dia 31. Apenas funcionarão os serviços considerados essenciais como na Saúde e Segurança Pública (Brigada Militar, Polícia Rodoviária e Bombeiros). Os bancos também não terão atendimento ao público no dia 31 de dezembro.
       
Hoje e nos dias 02 e 03 de janeiro acontece somente expediente interno na Prefeitura de Imigrante.  
        
O tradicional Festival da Canção Italiana que Coqueiro Baixo realiza todos os anos e que normalmente ocorre em janeiro, em 2013 deverá ser realizado somente no mês de abril.
       
O atual prefeito de  Nova Bréscia, Diógenes Laste, e o prefeito eleito, Gilnei Agostini, decidiram pela não realização do Festival da Mentira em 2013. O evento ocorre a cada dois anos e estava marcado para abril do próximo ano. O último festival, em 2011, custou aproximadamente R$ 250 mil. A próxima edição do evento foi marcada para abril de 2014.
          
A Paróquia Santo Antônio de Estrela realiza hoje evento em comemoração ao Dia de Ação de Graças. A programação inicia às 20 horas no Centro Comunitário  Cristo Rei, contando com celebração religiosa e show com o Padre Ezequiel Dal Pozzo. O ingresso é 1kg de alimento não perecível.
       
A Tesouraria da Prefeitura de Teutônia atenderá o público hoje até às 13 horas. Depois, até o dia 08 de janeiro não haverá expediente na tesouraria, voltando o atendimento aos munícipes no dia 09 de janeiro.  
       
Nos dias 02, 03 e 04 de janeiro poderão ser efetuadas as matrículas para os cursos técnicos da Univates. Estão programadas para 2013, onze opções de cursos.
        
Devido ao feriado de ano novo, as prefeituras de região, em sua grande maioria, encerram as atividades nesta sexta-feira, dia 28, reabrindo somente na próxima quarta-feira, dia 02 de janeiro. Nesta sitiuação estão as prefeituras de Encantado, Nova Bréscia, Coqueiro Baixo, Capitão, Doutor Ricardo, Relvado, Anta Gorda, Arvorezinha, Muçum, Coronel Pilar, Vespasiano Corrêa, Arroio do Meio,  Cruzeiro do Sul, Bom Retiro do Sul, Fazenda Vilanova, Estrela, Paverama, Imigrante, Poço das Antas, Teutônia, Taquari, Venâncio Aires,  Boqueirão do Leão,  Santa Clara do Sul, Forquetinha, Travesseiro, Progresso  e Westfália.  Já nos municípios de Lajeado, Sério, Tabaí, Marques de Souza e Canudos do Vale, haverá turno único na segunda-feira, dia 31, com expediente até às 12 horas.

A Secretaria da Assistência Social de Capitão comunica aos usuários do CRAS, que durante os meses de janeiro e fevereiro, estará atendendo normalmente, com visitas domiciliares e atendimento ao público, todos os dias,  no horário das 08 às 17 horas, exceto às sextas-feiras quando o expediente encerra às 16h30min.

A Secretaria de Obras e Viação Urbana de Capitão comunica aos proprietários de terrenos e propriedades rurais que estão suspensos os pedidos de serviços à particulares até o final do mês de fevereiro. A medida se faz necessária tendo em vista o período de férias dos funcionários, reduzindo a equipe de trabalho, que vai concentrar seu trabalho na recuperação e manutenção das estradas do município.

Estão definidas as posses dos prefeitos eleitos nos municípios da região:
-em Capitão, dia 30-12, às 19 horas, na Câmara de Vereadores;
-em Arroio do Meio, dia 31-12, às 16 horas, na Câmara de Vereadores;
-em Marques de Souza, dia 31-12, às 17 horas;
-em Travesseiro, dia 31-12, às 20 horas, no Colégio Monsenhor Seger;
-em Relvado a posse também ocorre dia 31, às 20 horas;
-em Coronel Pilar, a posse ocorre na manhã do dia 1º de janeiro, na igreja da cidade, logo após a missa;
-em Muçum, dia 01-01, às 08h30min;
-em Vespasiano Corrêa, às 09 horas, no Ginásio de Esportes da Escola de Educação Básica Esperança;
-em Coqueiro Baixo, Anta Gorda, Nova Bréscia e Doutor Ricardo, dia 01-01, às 10 horas;
-em Pouso Novo, será dia 01-01, às 15 horas, na Câmara de Vereadores.
-em Encantado, dia 01-01, às 19 horas, na Câmara de Vereadores;
-em Colinas, dia 01-01, às 18 horas, na Câmara de Vereadores.

A  Prefeitura de Encantado não terá atendimento na próxima segunda-feira, dia 31, somente funcionarão os serviços considerados essenciais.
        
A administração municipal de Encantado comunica que hoje, e nos dias 02 e 03 de janeiro de 2013, no Centro Administrativo Municipal haverá somente expediente interno.

Vale do Taquari Esportes - 28 de dezembro de 2012



Esportes Vale do Taquari - 28 de dezembro de 2012
Alexandre dos Santos - Repórter
ALAF
O Diretor Executivo da Alaf, Alex Favaretto, anunciou o acerto com o experiente goleiro Chico, que inclusive já vestiu a camisa da Alaf em 2011. Chico estava no Marechal Cândido Rondon/PR onde disputou a Liga Nacional de Futsal deste ano, sendo o goleiro menos vazado, da maior competição nacional. Chico se apresenta no final do mês de fevereiro juntamente com os demais atletas da Alaf. A equipe estreia no Estadual de Futsal da Série Ouro, no dia 30 de março, em Lajeado, contra o São Luiz Gonzaga.
Ficha técnica do reforço:
Nome: Francisco de Oliveira
Apelido: Chico
Posição: goleiro
Data de Nascimento: 22/01/1979
Idade: 33 anos
Naturalidade: Ibiruba/SC
Altura1,82 m
Peso82 kg
Ex clubes: Marau/RS, Sananduva/RS, Antônio Prado/RS, Sobradinho/RS, Atlântico/RS, Alaf/RS, São Paulo/SP e Copagril/Marechal Cândido Rondon/PR.

LAJEADENSE
Amistoso, dia 11-01-2013:
No Estádio Alviazul: CE Lajeadense x Cerro (UR)

GRÊMIO
Eduardo Vargas: O Grêmio enviou o diretor executivo Rui Costa ao Chile para negociar diretamente com o atacante Eduardo Vargas, que está de férias em seu país. O Tricolor já oficializou uma proposta ao Napoli, e agora investe na tratativa direta com o atleta e seu empresário.

Libertadores: A Conmebol divulgou as datas e horários dos jogos da Copa Libertadores de 2012. As duas partidas do Grêmio contra a LDU de Quito serão às 22h (horário de Brasília). O primeiro confronto entre as duas equipes ocorrerá no dia 23 de janeiro, no Equador. O jogo de volta, na Arena, está marcado para 30 de janeiro. Se passar pela LDU, o tricolor gaúcho estará no Grupo 8, ao lado de Fluminense, Caracas (Venezuela) e Huachipato (Chile).

Pará e Souza: As negociações com Santos e Porto evoluíram e o Grêmio deve concretizar nos próximos dias a permanência dos jogadores Pará e Souza para temporada de 2013.

Rafael Carioca: O volante Rafael Carioca pretende atuar por um ano por empréstimo no futebol brasileiro, sendo uma das possibilidades o Grêmio, onde o atleta surgiu em 2008, quando foi vice-campeão Brasileiro.

Reforços da Serra: O Grêmio está muito próximo de anunciar a contratação de quatro jogadores do Juventude. Os reforços são o goleiro Follmann, o zagueiro Bressan, o meia Ramiro e o atacante Paulinho.

Conmebol: A Conmebol definiu a pena dos jogadores citados em súmula, em decorrência dos acontecimentos após a partida do Grêmio contra o Millonarios, na Colômbia, pela Copa Sul Americana. Os jogadores Werley, Ânderson Pico e Léo Gago, pegaram três jogos de suspensão cada.

Reforços da base: Cinco jogadores do time júnior do Grêmio devem reforçar o grupo profissional na próxima temporada. Serão promovidos o goleiro Tiago, o lateral-direito Tinga, o zagueiro Gérson, o volante Misael e o meia Calyson.

Reforços: A direção do Grêmio já definiu três reforços para temporada de 2013, sendo eles, o lateral-esquerdo Alex Telles, o centroavante Willian José e o goleiro Dida.

Pré-temporada: A pré-temporada do Grêmio em 2013 não será mais em Londrina, no Paraná. Os trabalhos serão realizados no Estádio Olímpico e na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

Grupo de jogadores para 2013:
Goleiros: Dida, Marcelo Grohe, Busatto, Matheus e Tiago
Laterais: Edílson, Gabriel, Tinga, Tony, Ânderson Pico, Bruno Collaço, Alex Telles e Fábio Aurélio
Zagueiros: Gérson, Saimon, Werley, Vilson e Douglas Grolli
Volantes: Fernando, Léo Gago, Willian Magrão, Misael, Matheus Magro e Felipe Guedes
Meias: Elano, Zé Roberto, Marquinhos, Wangler, Calyson, Marco Antônio, Maylson e Felipe Nunes
Atacantes: Kléber, Willian José, André Lima, Leandro, Bérgson, Everaldo e Bertoglio

Deixaram o clube:
Gilberto Silva – Atlético (MG)
Naldo – Udinese
Denner – Caxias
Wesley – Novo Hamburgo
Júnior Viçosa – Goiás
Pará – Santos (pode voltar)
Souza – Porto (pode voltar)
Pablo - Avaí
Julio Cesar – Botafogo
Uendel – Ponte Preta

INTERNACIONAL
Kléber: A renovação de contrato do lateral Kléber com o Internacional ainda não foi efetivada. O jogador tem contrato com o clube até 31 de dezembro e ainda não acertou a prorrogação do vínculo.
Michel Bastos: O meia Michel Bastos, do Lyon (França) foi oferecido ao Internacional.

Wellington Silva: O lateral Wellington Silva que está sendo pretendido pelo Internacional, deve acertar com o Fluminense. O atleta se destacou na reta final do Campeonato Brasileiro deste ano jogando pelo Flamengo.

Retornáveis:
O Internacional estuda o que fazer com jogadores que voltam ao clube em 2013.
Nova chance: Gilberto e Ronaldo Alves receberão uma nova oportunidade no grupo principal.
Não devem permanecer: Thiago Humberto, Eduardo Sasha (deve ficar no Goiás), Guto, Juliano (deve ser contratado em definitivo pelo Goiás), Marinho, Fransérgio (emprestado ao Ceará), Álisson (deve disputar o Gauchão pelo São José), Marquinhos (rescindiu contrato) e Dalton.
Reavaliado: O volante Milton Júnior será reavaliado pelo clube, devendo jogar as primeiras partidas do Gauchão 2013. 

Sub-23: Neste sábado, dia 29, o Inter Sub-23 fará um amistoso contra o Canoas.  

Carlos Eduardo: O Internacional tem interesse na contratação do atacante Carlos Eduardo, do Rubin Kazan.

Bolívar: A rescisão de contrato do zagueiro Bolívar com o Internacional deve ser efetivada na próxima semana.

Dagoberto: O atacante Dagoberto pode estar deixando o Internacional. O atleta interessa ao Botafogo e ao Atlético Mineiro.

Ney: O lateral Ney que jogou no Internacional nas últimas três temporadas está negociando sua ida para o Vasco da Gama.

Marcos Aurélio: O atacante Marcos Aurélio, que não faz parte dos planos da comissão técnica do Internacional para próxima temporada, pode se transferir para o futebol do Qatar. Equipes brasileiras, como Vitória, Náutico e Ponte Preta, também tem interesse no atleta.

Pré-temporada: A pré-temporada do Internacional em 2013 será realizada de 06 a 20 de janeiro, na cidade de Gramado. Os trabalhos serão realizados nas dependências do Gramadense, clube amador da cidade.

Jovens serão emprestados: Alguns jogadores que subiram da base serão emprestados para ganhar experiência. Nessa lista estão: João Paulo, Lucas Roggia, Zé Mário, Maurides e Romário.

Promovidos: O lateral-direito Cláudio Winck e o volante Marlon Bica serão efetivados no grupo principal em 2013.

Estádio: Em função das obras de reformas do Beira-Rio, o Internacional vai “mandar” seus jogos no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, até setembro de 2013. Já o Gre-Nal do primeiro turno do Gauchão será disputado no Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim.

Campanha Estrela Premiada foi Sucesso - 700 mil cupons concorreram aos prêmios



Fotos - Airton Engster dos Santos
Texto - João André Mallmann

Promoção Estrela Premiada 
Sorteados com os carros são de Estrela

Nesta quinta-feira (27/12) aconteceu o último sorteio da promoção Estrela Premiada, junto ao ginásio esportivo do Colégio Santo Antônio. 
A Promoção Estrela Premiada registrou recorde de cautelas distribuídas na edição deste ano. 
Cerca de 100 mil cupons a mais foram fabricados. 
No total, 700 mil cautelas foram disponibilizadas no comércio estrelense. 
A noite iniciou com o show da dupla Ego e Serginho, seguido do sorteio e logo após show com a banda Flor da Serra. 

Carro Fiat Uno Vermelho - Adelio Braun - São Jacó - Estrela 
Carro Fiat Uno Preto - Julia Francieli Anschau - Rua Julio de Castilhos, 2203 - Estrela 
1 moto - Maria Pappen Stenz - Estrela 
R$ 1.200,00 em vale-compras - Mercedes Mafissoni da Silva - Rua São Cristovão, 208 - Bairo Auxiliadora - Estrela 
R$ 1.200,00 em vale-compras - Nelson Dahmer - Município de Imigrante 
R$ 1.200,00 em vale-compras - Denise R. Eidelwein - Rua São Jacó, s/nº - São Jacó - Estrela 
R$ 700,00 em vale-compras - Mirca Landice Eidelwein - Rua José Horn - Estrela 
R$ 700,00 em vale-compras - Eloar de Souza - Rua São Luis - Bairro Auxiliadora - Estrela












Fotos - Airton Engster dos Santos
Texto - João André Mallmann