Bruno Schwertner - O homem dos relógios









Bruno Schwertner

Que recebe também nome de rua em Estrela-RS. Com quatro quadras de extensão, liga a Rua Júlio de Castilhos à da Rua Coronel Müssnich. São homenagens ao fabricante de relógios públicos, especialmente em torres de igrejas, relógios de parede e de bolso. Acompanhou a família para o Brasil. Nasceu em Langwosser, na Silésia, Prússia e faleceu em 17 de julho de 1952.

Há em torno de duas centenas de relógios espalhados por igrejas e prédios no Brasil, sendo o primeiro o da igreja matriz de Taquari, e o segundo, em Lajeado, em 1925. 

Na região do Vale do Taquari-RS, há os relógios também em Arroio do Meio, Colinas, Dois Lajeados, Encantado, Muçum, Nova Bréscia, Roca Sales, Relvado e Santa Clara do Sul.

O primeiro relógio, fora do Estado do Rio Grande do Sul, foi instalado na igreja matriz de Laguna, em SC, em 1934. Há dezenas de relógios espalhados pelo Brasil, nos estados de SC, SP, MG, BA, em Belo Horizonte, em Piracanjuba (Goiás). Alguns se localizam em pontos destacados, como no alto do obelisco na fronteira Brasil Uruguai, nas cidades unidas de Rivera e Santana do Livramento.

Em Passo Fundo foi feito uma matéria especial para jornal local, Diário da Manhã, no dia 30 de outubro de 2012, sobre um relógio que foi instalado por Bruno Schwertner, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida em 1951.

Inclusive um parente de Bruno Schwertner, Sr. Renato Schwertner Carlassara concede entrevista falando da família e da instalação do relógio em Passo Fundo.

Por Airton Engster dos Santos
Memorial da Aepan-ONG

O NOSSO RELÓGIO DA IGREJA CATEDRAL METROPOLITANA NOSSA SENHORA APARECIDA DE PASSO FUNDO, FOI FABRICADO EM 1951 EM ESTRELA R.S. APARTIR DE SUA ISTALAÇÃO A CIDADE SE ACOSTUMOU COM SUAS BATIDAS, ORGANIZANDO O COTIDIANO DIÁRIO E OS COMPROMISSOS DOS PASSOFUNDENSES COM SUAS BATIDAS. BRUNO SCHWERTNER NÃO APENAS FABRICOU UM RELÓGIO EM SUA FÁBRICA, FABRICOU UMA HISTÓRIA QUE ATÉ HOJE SOA EM NOSSOS VIDAS. BATENDO A 60 ANOS O RELÓGIO DE BRUNO SCHWERTNER LEVARÁ A HISTÓRIA PARA AS NOVAS GERAÇÕES QUE VIRÃO. RENATO SCHWERTNER CARLASSARA em Bruno Schwertner - Instalou relógio em Passo Fundo em 1951.

RENATO SCHWERTNER CARLASSARA

Estrela-RS - Os Luteranos da IECLB - 31 de outubro - Dia da Reforma



Martin Luther 
O Interprete do Evangelho
 Pesquisa: Airton Engster dos Santos
Imagens: Memorial da Aepan-ONG 

Em 31 de outubro de 1517, iniciou o movimento que tinha por objetivo uma Reforma na Igreja Cristã. 

Martin Luther nasceu num ambiente humilde, a 10 de novembro de 1483, na vila de Eisleben, na Alemanha. Seu pai, Hans Luther, casado com Margarethe Ziegler, trabalhava como mineiro para sustentar uma família de sete filhos na qual Martin era o segundo. 

Aos 14 anos, Martin Luther deixou a casa paterna para cursar a escola de Latim, em Magdeburg, e no ano seguinte em Eisenach. Martin Luther gostava muito de Eisenach onde também aprendeu música. 

Terminando o curso de humanidades, em 1501, Martin Luther matriculou-se na Universidade de Erfurt onde devia primeiro cursar Filosofia e depois Direito. Era muito respeitado pelos colegas, pela dedicação, tanto à oração como o estudo. 

Aos 20 anos de idade o estudante Martin encontrou na biblioteca da Universidade uma Bíblia latina que logo atraiu seu interesse. Quanto mais aprofundava na leitura, tanto mais perguntas lhe surgiam. 

Obtendo grau de Magister em Filosofia, continuou estudando Direito. 

Porém uma série de acontecimentos mudou o rumo de sua vida, e, em 17 de julho de 1505 entrou na Ordem Mendicante dos Monges Agostinhos, em Erfurt, quando foi aceito como Irmão Martinus. Recebeu ordenação de sacerdote em 27 de fevereiro de 1507. 

Martin Luther vivia no convento, inquieto por uma pergunta: Como obter misericórdia e a graça de Deus? A Igreja afirmava que era através das boas obras. Mas quanto cada um deveria cumprir para estar certo da salvação? 

Em fins de 1508, Martin Luther transferiu-se para o Convento Negro dos Agostinhos quando foi também indicado como professor na Universidade de Wittenberg.


Em 1510 Martin Luther realizou um sonho antigo: Ver Roma, a Cidade Santa. De joelhos subiu os 28 degraus da escada de Pilatos. Rezou uma missa numa das igrejas de Roma. Ficou decepcionado com tudo que viu e ouviu em Roma. 

Martin Luther voltou a Wittenberg, no ano de 1511, contrariado com a situação de Roma. 

Em 1512 foi promovido a Doutor em Teologia. 

Enfim, por volta de 1512/13, durante o estudo da epístola aos Romanos, a luz rompeu definitivamente as trevas, quando subitamente se evidenciou o verdadeiro sentido do versículo Romanos 1,17: “O justo viverá por fé, e pela fé” (sola fide). Compreendeu aí que o homem não pode conseguir por méritos próprios a justiça perante Deus e uma consciência tranqüila: mas que Deus por graça (e de graça), considera como justificado aquele que Lhe confia, e crê na Sua misericórdia em Jesus Cristo (justus sola fide – sola gratia). Pois a justificação só pela fé e só pela graça de Deus se tornou a chave e base para toda doutrina cristã. 

Quando Martin Luther pregou a porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, em 31 de outubro de 1517, o pergaminho com as 95 teses, ele não fez com a pretensão de desencadear um grande movimento na história da Igreja. Ele apenas não concordava com a venda do perdão de Deus, como se fosse mercadoria, por meio de cartas de indulgência. As teses escritas em latim eram para suscitar uma discussão entre os acadêmicos sobre a legitimidade de tais negócios. Aquilo que Deus oferece de graça era comercializado pela igreja. Havia abusos inacreditáveis. A discussão sobre as 95 teses deveria trazer conclusão clara e reabilitação da Igreja.



Em 1518, Roma tratou de liquidar o caso do monge de Wittenberg. Luther foi chamado para responder processo em Roma. Mas por interferência de Frederico o Sábio, Príncipe da Saxônia, a questão foi tratada em Augsburg pelo Cardeal Caetano. Este exigia apenas que Luther declarasse: Revogo tudo. Naturalmente nada conseguiu. 

Martin Luther sobre pressão escreveu uma carta ao Papa, declarando sua fiel submissão; mas reafirmando também sua doutrina da justificação só pela fé, sem méritos de obras. 

Mais tarde, com a afirmação de que os concílios podem errar nas suas decisões, Martin Luther sem se dar conta praticamente se colocava fora da Igreja do Papa, fundamentada sobre a infalibilidade do Papa e dos Concílios. 

Em 1520 Martin Luther escreveu três livros fundamentais da sua doutrina. 1- “A Sua Majestade Imperial e a nobreza cristã, sobre a renovação da vida cristã”; 2- “Sobre a escravidão babilônica da Igreja” trata dos santos Sacramentos: Batismo, Santa Ceia e Penitência; 3- “Da liberdade de um cristão”, Fé e amor são para Luther, as colunas da salvação. 

A resposta do Papa a estas exposições foi a Bula da Excomunhão, se Luther em 60 dias não revogasse o que havia escrito e ensinado. A bula mandava que os Livros de Martin Luther fossem queimados. 

Em abril de 1521 Luther compareceu diante do Imperador, no parlamento, em Worms. 

Em Wartburg traduziu o Novo Testamento do grego para o alemão. Impresso em Wittenberg em setembro de 1522 recebeu o nome de Bíblia de Setembro (Septemberbibel). 

Em 1525 Martin Luther casou-se com Catharina Von Bora e tiveram seis filhos: Hans, Elisabeth, Magdalene, Martin, Paul e Margarethe. 

O Movimento da Reforma espalhou-se pela Europa. Em 1530 os líderes protestantes escreveram a "Confissão de Augsburgo", resumindo os elementos doutrinários fundamentais do luteranismo. 

Traduziu o Antigo Testamento em 1534. 

Em 1546, no dia 18 de fevereiro, aos 62 anos, Martin Luther faleceu. Finalmente, em 1555, o Imperador reconheceu que havia duas diferentes confissões na Alemanha: a Católica e a Luterana. 

Pesquisa: Airton Engster dos Santos 

Referência: Livro “Martin Luther – O Intérprete do Evangelho” e Livro “História Moderna e Contemporânea”, ambos documentos do Acervo do Memorial da Aepan-ONG.



Os Luteranos em Estrela 
Fonte: IECLB de Estrela


Essa história começou no dia 17 de fevereiro de 1863, quando desembarcou em Estrela um pequeno grupo de imigrantes alemães vindos do Vale do Caí. Entre eles estaria o Pastor W. Kleingünther que, no dia seguinte, celebrou o primeiro culto com as famílias que num futuro não muito distante, formariam a Comunidade Evangélica de Estrela. Neste culto foi batizada a primeira criança evangélica nascida neste lugar. Seu nome era: Valentin Theobald Schnack.

As famílias evangélicas eram muito poucas e só podiam ser visitadas esporadicamente por pastores de outras comunidades. Somente dez anos mais tarde, no dia 1º de maio de 1873, o Pastor F. Hauser, de Teutônia, fundou a Comunidade Evangélica de Estrela. No mesmo ano já foi registrado o primeiro casamento: Friedrich Helfenstein e Margarete Bárbara Schwingel.

No ano seguinte, foi edificado o primeiro templo evangélico em Estrela. Os evangélicos luteranos se preocupavam não somente com sua vida religiosa, mas também com a educação de seus filhos. Por isso, ao lado da igreja havia também a escola, onde o próprio pastor era também o professor. Assim deu-se o início da escola que hoje conhecemos como Colégio Martin Luther.


Em 1912, foi fundada a sociedade de senhoras evangélicas e, dois anos depois, foram consagrados os dois sinos que ainda hoje chamam as pessoas para os cultos. Os sinos no alto da torre da igreja não estão ao alcance dos nossos olhos, mas neles estão gravadas as seguintes frases: "Terra, terra, ouve a voz do Senhor" e "Glória seja a Deus nas alturas".

Outra data inesquecível desta bela história foi a consagração do segundo templo construído, que substituiu o anterior de 1874. No dia 5 de dezembro de 1926, a nova igreja teve suas portas abertas para a comunidade ao som do coro de trombones que tocava do alto da torre: "Alma bendize o Senhor poderoso da glória". Este templo serviu à comunidade por 44 anos, quando foi consagrado o templo que conhecemos atualmente.

Pesquisa: Airton Engster dos Santos
Imagens: Memorial da Aepan-ONG

Vereadores de Estrela aprovam incentivo à Camera S/A



Vereadores aprovam incentivo à Camera S/A

Seis projetos de Lei do Executivo foram aprovados na sessão de segunda-feira, na Câmara de Vereadores de Estrela. Entre eles, o que autoriza o município a receber em doação, com encargos, uma área de terras de 144,97 metros quadrados, no Bairro Pinheiros; autorização para o Executivo ajustar Dação em Pagamento de Dívida Tributária com Velar Antônio Träsel, totalizando um valor de R$ 2,5 mil; abertura de crédito suplementar no valor de R$ 188,5 mil, para atender despesas não previstas com o custeio de diversas secretarias, bem como aditivo da obra de iluminação do Parque Princesa do Vale; abertura de crédito especial no valor de R$ 5,8 mil para devolução de recursos a União provenientes de rendimentos da aplicação que não podem ser utilizados na Secretaria da Agricultura; autorização para o Executivo efetuar a doação de bem imóvel à empresa RM Distribuidora de Pneus e Acessórios. Trata-se de área de terras de 2,3 mil metros quadrados, na Avenida Mini Distrito Indústria, no Bairro Boa União; e, por último, autorização para incentivo fiscal a Camera Agroalimentos S/A, que fará jus ao recebimento de 50% do valor a maior agregado pelos investimentos de responsabilidade da mesma.

Jônatas dos Santos


Motociclista sem CNH morre após colidir em ônibus em Taquari

Motociclista sem CNH morre após colidir em ônibus em Taquari

Um motociclista sem carteira de habilitação morreu na noite de ontem após sofrer acidente de trânsito no interior de Taquari. De acordo com a Brigada Militar, por volta das 18h, Evandro Vargas de Borba (35), morador da Colônia Vinte, colidiu sua motoneta Biz em um ônibus nas imediações da Estação Experimental, em Linha Estação, próximo ao Passo de Santa Cruz. O coletivo estaria parado e o motociclista não venceu uma curva, atingindo o veículo. Borba foi levado ao Instituto Vida, em Taquari, mas não resistiu e faleceu ainda na última noite. Segundo o policiamento, a vítima não tinha CNH e o licenciamento da Biz estava vencido. O corpo de Evandro de Borba foi encaminhado ao DML de Lajeado para necropsia.

Vale do Taquari Notícias - 30 de outubro de 2012


Vale do Taquari Notícias - 30 de outubro de 2012

Numa parceria entre as Secretarias da Educação de Capitão e  Travesseiro, foi realizada na sexta-feira, a formação Pedagógica que reuniu os professores, desde a Educação Infantil até as Séries Finais dos dois municípios. Este foi o segundo encontro realizado em parceria com os dois municípios e para dezembro está sendo programado um encontro para entrega de certificados e encerramento.

Hoje, às 17 horas, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Lajeado. Em Imigrante e Bom Retiro do Sul as sessões dos legislativos ocorrem às 19 horas. Já em Muçum, a sessão da câmara está marcada para às 19 horas e 30 minutos desta terça-feira.

A Faculdade La Salle de Estrela abriu o período de inscrições para o Vestibular de Verão. Há vagas pra os cursos de Administração, Agronegócio, Gestão Ambiental, Gestão Financeira, Gestão do Turismo, Secretariado e Processos Gerenciais. As inscrições podem ser feitas na Secretaria da Faculdade ou pelo site www.unilasalle.edu.br/estrela. O vestibular da La Salle será realizado no dia 08 de dezembro.
       
A Secretaria de Saúde de Capitão realiza compra de medicamentos para a Fármácia Básica, através de  Pregão Presencial. As propostas serão abertas hoje  às 08 horas e 30 minutos na prefeitura.
          
A Câmara de Vereadores de Imigrante deve votar hoje, às 19 horas, o projeto orçamentário do município para 2013, que estima uma receita de 14 milhões de reais.
       
Os agricultores encantadenses que reservaram semente de milho pelo troca-troca devem efetuar a retirada até quinta-feira, dia 01 de novembro. Já as reservas para o plantio da safrinha podem ser feitas até 11 de novembro.
        
No período de 08 a 10 de novembro o Colégio Teutônia realiza a Feira do Livro e de Ciências. Entre as atrações do evento a participação do Museu Itinerante de Astronomia de Itaara.
       
Ocorre no próximo domingo, dia 04 de novembro, a partir das 10 horas, no Convento São Boaventura – em Daltro Filho – Imigrante, o 2º Encontro de Familiares de Freis Falecidos do Vale do Taquari. O evento deve reunir em torno de 200 pessoas. 
        
Restam dois dias para as inscrições para a 5ª edição da Rodada de Negócios Multisetorial da Região dos Vales do Taquari e Rio Pardo. O evento acontece às 09 horas do dia 13 de novembro, no auditório do pavilhão 4 do Parque do Imigrante, durante a Expovale 2012. A projeção é reunir até 100 empresas, ligadas aos setores da indústria, comércio, serviços e agronegócio.  
          
As paróquias católicas de Encantado, Nova Bréscia, Relvado, Doutor Ricardo, Muçum e Vespasiano Corrêa que compõe a Comarca de Encantado, além do município de Arvorezinha, preparam o projeto “Bote Fé Encantado”, evento que ocorre na madrugada do dia 15 de novembro, para celebrar a passagem da cruz peregrina e do ícone mariano, integrando as festividades antecessoras da Jornada Mundial da Juventude, que ocorre em 2013 no Rio de Janeiro.
           
A Secretaria Estadual de Educação vai nomear entre hoje e amanhã mais de mil professores para a rede estadual de ensino. A diretora de Recursos Humanos da secretaria, Virgínia Nascimento, acredita que até o final de janeiro, possa nomear todos os 5 mil e 500 aprovados no recente concurso do magistério, para trabalhar no ano letivo de 2013.
       
A Prefeitura de Estrela  realiza no dia 19 de novembro, às 10 horas, um leilão de materiais inservíveis para o serviço público. A relação dos materiais está a disposição no site da prefeitura.
       
A arquiteta e urbanista Fernanda Marros, natural de Taquari, assumiu a chefia do Serviço de Saúde Ambiental da Superintendência Estadual da Fundação Nacional da Saúde (Funasa). Fernanda é mestre em engenharia civil e entre suas prioridades estão a Saúde Ambiental e o cumprimento das metas do Brasil Sem Miséria.
          
O município de Teutônia  sedia no dia 20 de novembro, o 3º Seminário Regional de Alimentação Escolar. A programação se desenvolve na Sociedade de Água de Languiru  e reunirá representantes de 42 municípios da região. O tema central do evento é: “Alimentação escolar - direito da criança e responsabilidade de toda comunidade escolar”.  
        
Uma comitiva do Vale do Taquari liderada pelo presidente da  Amturvales, Vanildo Roman, participou na última semana da 40ª Feira de Turismo das Américas, no Rio de Janeiro. Foram três dias de programação em espaço disponibilizado pela Secretaria Estadual de Turismo, para divulgar a cultura gaúcha e os roteiros turísticos e eventos da nossa região.
           
Agricultores de Fazenda Vilanova participaram de uma tarde de campo voltada para produção de leite, a partir da melhoria genética do rebanho e manejo planejado da pastagem. A iniciativa foi da Emater e Secretaria da Agricultura de Fazenda Vilanova, com apoio da Cosuel.
           
Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul estiveram visitando os municípios de Ilópolis e Arvorezinha onde conheceram o processo de cultivo e beneficiamento da erva-mate.
           
Ontem mais de uma centena de servidoras da Segurança Pública de Lajeado participaram de um evento promovido pela Secretaria Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, com o propósito de levar a reflexão, a presença da mulher dos serviços de segurança. Do atual efetivo da Brigada Militar 9% são mulheres e na Polícia Civil, são 30% de mulheres. No encontro também ocorreu palestra a secretária estadual de Políticas Públicas para Mulheres, Márcia Santana.
        
Nesta semana com dois feriados na maioria dos municípios do Vale do Taquari – Dia da Reforma na quarta-feira e de Finados na sexta-feira, diversas prefeituras encerram o expediente hoje a tarde e reabrem somente na próxima segunda-feira. Nesta situação estão os municípios de Arroio do Meio, Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Lajeado, Bom Retiro do Sul, Fazenda Vilanova, Roca Sales, Westfália e Teutônia. Já as prefeituras de Estrela, Colinas, Imigrante e Santa Clara do Sul, terão feriado na quarta e na sexta-feira, mantendo o expediente normal na quinta-feira. Em Travesseiro, Pouso Novo, Marques de Souza e Forquetinha haverá expediente normal nesta quarta-feira, ocorrendo feriado quinta e na sexta-feira. Nos municípios da região alta do vale, será feriado somente na sexta-feira, neste caso estão Doutor Ricardo, Anta Gorda, Encantado, Capitão, Nova Bréscia, Coqueiro Baixo, Relvado Muçum, Vespasiano Corrêa, Ilópolis e Putinga. O mesmo ocorre nas cidades de Boqueirão do Leão, Sério, Mato Leitão, Venâncio Aires, Taquari e Tabaí, com feriado apenas na sexta-feira (finados).

A Secretaria de Educação de Travesseiro realiza no dia 08 de novembro a reunião para organização do Calendário de Eventos 2013. O encontro ocorre às 20 horas na Escola Municipal Pedro Pretto. Todas as entidades esportivas e comunitárias do município deverão estar representadas com as datas em que pretendem realizar eventos no próximo ano.

Nos dias 13 e 14 de novembro, a Univates promove o XIII Workshop em Alimentos. Um dos objetivos da atividade é proporcionar oportunidades de inovação, disponibilizando informações sobre novos ingredientes, tecnologias e tendências de mercado para estimular o desenvolvimento de alimentos mais saudáveis. A atividade ocorre, nos turnos manhã e tarde, no auditório do Prédio 3.

Em Roca Sales a Extensão em Atendimento de Saúde da Linha João Abott – Campinhos – está oferecendo semanalmente atendimentos ambulatoriais e consultas. Nas quartas-feiras, a partir das 14 horas, a Enfermeira Isolda Vianini Sandri e o Médico Luís Felipe Benassuly realizam os serviços.

A partir do dia 06 de novembro será realizado em Travesseiro, no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, um Curso de Patchwork - Motivos Natalinos. O curso será realizado todas às terças-feiras à tarde, das 13h30min e às 16h30min. As vagas são limitadas e a inscrição deverá ser feita no CRAS.
                            
Na próxima quinta-feira, dia 1º de novembro, no Ministério Público de Venâncio Aires, acontece a posse do terceiro Promotor de Justiça, Pedro Rui da Fontoura Porto, que estava na Comarca de Lajeado. A promotora Fernanda Weiand Braun, que atuava em Venâncio, foi transferida para Cachoeirinha.  
        
Em Doutor Ricardo os produtores rurais devem realizar até esta quarta-feira, dia 31, na Secretaria da Agricultura a retirada de mudas de acácia, eucalipto e erva-mate.
       
A Secretaria de Agricultura de Lajeado realiza encomendas de sementes do milho safrinha. Os interessados em adquirir o produto devem dirigir-se até a secretaria, munidos de CPF e talão do produtor. Os pedidos podem ser feitos até o dia 11 de novembro.

Vale do Taquari Esportes - 30 de outubro de 2012


Vale do Taquari Esportes - 30 de outubro de 2012
Alexandre dos Santos - Repórter
CAMPEONATO BRASILEIRO
Complemento da 33ª rodada:
4ª feira, dia 31-10:
No Estádio Independência, às 21h50min: Atlético (MG) x Flamengo

Jogos da 34ª rodada:
Sábado, dia 03-11:
No Estádio Olímpico, às 19h30min: Grêmio x Ponte Preta
No Estádio Independência, às 19h30min: Cruzeiro x Santos
No Estádio Engenhão, às 21 horas: Flamengo x Figueirense

Domingo, dia 04-11:
No Estádio Serra Dourada, às 17 horas: Atlético (GO) x Corinthians
No Estádio Morumbi, às 17 horas: São Paulo x Fluminense
No Estádio São Januário, às 17 horas: Vasco da Gama x Sport
No Estádio da Fonte Luminosa, às 19h30min: Palmeiras x Botafogo
No Estádio Couto Pereira, às 19h30min: Coritiba x Atlético (MG)
No Estádio Canindé, às 19h30min: Portuguesa x Bahia
No Estádio dos Aflitos, às 19h30min: Náutico x Internacional

CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE B
Jogos da 34ª rodada:
Hoje, dia 30-10:
No Estádio Independência, às 21 horas: América (MG) x ASA
No Estádio Serra Dourada, às 21 horas: Goiás x Ipatinga
No Estádio Durival de Brito, às 21 horas: Paraná x ABC

6ª feira, dia 02-11:
No Estádio Dario Leite, às 21 horas: Guaratinguetá x Guarani
No Estádio Presidente Vargas, às 21 horas: Ceará x Avaí
No Estádio Rei Pelé, às 21 horas: CRB x Grêmio Barueri

Sábado, dia 03-11:
No Estádio Anacleto Campanella, às 16h20min: São Caetano x Atlético (PR)
No Estádio Heriberto Hülse, às 16h20min: Criciúma x Joinville
No Estádio Nabi Abi Chedid, às 16h20min: Bragantino x Vitória
No Estádio Nazarenão, às 21 horas: América (RN) x Boa EC

CAMPEONATO BRASILEIRO – SÉRIE C
Confrontos das quartas-de-final:
Oeste x Fortaleza
Chapecoense x Luverdense
Icasa x Duque de Caxias
Paysandu x Macaé

COPA FGF – HÉLIO DOURADO
Confrontos das quartas-de-final:
Complemento da rodada de ida:
4ª feira, dia 31-10:
No Estádio da Boca do Lobo, às 20 horas: Pelotas x Internacional

Rodada de volta:
Sábado, dia 03-11:
No Estádio Beira-Rio, às 16 horas: Internacional x Pelotas
No Estádio Aldo Dapuzzo, às 20 horas: São Paulo x 14 de Julho (0x1)

Domingo, dia 04-11:
No Estádio Colosso da Lagoa, às 16 horas: Ypiranga x Juventude (0x6)
No Estádio Bento Freitas, às 17 horas: Brasil x Sapucaiense (1x2)

CAMPEONATO GAÚCHO 3ª DIVISÃO
Rodada de ida da fase semifinal:
Domingo, dia 28-10:
No Estádio da Pedra Moura, em Bagé: Bagé 0 x 1 Aimoré

Ontem, dia 29-10:
No Estádio Vermelhão da Serra, em Passo Fundo: Gaúcho 1 x 0 Garibaldi

Rodada de volta da fase seminal:
Domingo, dia 04-11:
No Estádio Cristo Rei, às 16 horas: Aimoré x Bagé (1x0)
No Estádio Alcides Santa Rosa, às 16 horas: Garibaldi x Gaúcho

SOGES – SOCIEDADE GINÁSTICA ESTRELA
XXXIV Copa Soges de Futebol Sete
Sábado, dia 27, aconteceu mais uma rodada da XXXIV Copa Soges de Futebol Sete. Os resultados foram os seguintes:
Fase semifinal:
1ª Divisão (gramado sintético): Demonhos Jr. 1 x 3 Passa Bola B e Alambique FC 2 x 5 Boka Bier;
2ª Divisão (gramado sintético): Só Pela Ceva 2 x 2 Cevaria e Smoking 4 x 5 Os Kururus;
3ª Divisão: Xtotz United/Sem Bronca 2 x 4 Ton’Área e Extilopor 2 x 3 Super 10.
Pela repescagem:
1ª Divisão (campo da 2ª Divisão): Só Kako 3 x 8 Barril Jr.;
3ª Divisão: Galera’s Alpha 3 x 2 Ser Nata, Falkatrua 2 x 3 Manguaça, Alambique Original 1 x 2 Ser Nata e Manguaça 1 x 2 Galera’s Alpha.
No próximo final de semana, em função do feriadão, não haverá rodada. A competição volta ser disputada no dia 10 de novembro com estas partidas, válidas pela segunda rodada da fase semifinal:
1ª Divisão: Boka Bier x Alambique (17 horas e 30 minutos) e Passa Bola B x Demonos Jr.;
2ª Divisão: Os Kururus x Smoking (15 horas e 30 minutos) e Cevaria x Só Pela Ceva (16 horas e 30 minutos);
3ª Divisão: Extilopor x Super 10 (13 horas e 30 minutos) e Ton’Área x Xtotz/Sem Bronca (14 horas e 30 minutos).
Todos os jogos serão disputados no gramado sintético.

BASQUETE – CLUBE ATLÉTICO UBIRAJÁ - BIRA
Estadual de Basquete
Confira os jogos do Bira no primeiro quadrangular, disputado em Caxias do Sul:
Sexta-feira, dia 26-10: Bira 90 x 62 Sogipa
Sábado, dia 27-10: Bira 70 x 59 Caxias
Domingo, dia 28-10: Bira 117 x 65 Uruguaiana
Observação 1: O Bira está em primeiro lugar e tem sua vaga bem encaminhada para decisão da competição.
Observação 2: O segundo quadrangular está previsto para o período de 23 a 25 de novembro, sendo disputado no Complexo Esportivo da Univates, em Lajeado.
Observação 3: Os jogos decisivos do “play-off” final já tem as datas definidas, e ocorrem nos dias 30 de novembro, 02 e 05 de dezembro.  
Observação 4: O grupo de atletas do Clube Atlético Ubirajá para disputa do estadual é o seguinte: Buboltz, Gustavo, Paulão, Felipe Ventura, Christian, Xuxa, Thiago Perez e Alex. Mais quatro atletas da base complementam o grupo do técnico Pitu.

ASLIVATA – REGIONAL CERTEL 2012
COPA VALE DO FORQUETA (Chave 1)
Rodada de ida das quartas-de-final, domingo, dia 04-11:
Em Arroio do Meio: Forquetense x Nacional
No Bairro São Cristóvão - Lajeado: São Cristóvão x Passo do Corvo
Em Coqueiro BaixooSão José x Canarinho
Em Picada Aurora – Cruzeiro do Sul: 25 de Julho x São Roque

Rodada de volta das quartas-de-final:
Em Forquetinha: Nacional x Forquetense
Em Passo do Corvo – Arroio do Meio: Passo do Corvo x São Cristóvão
Em São Bento – Cruzeiro do Sul: Canarinho x São José
Em Boqueirão do Leão: São Roque x 25 de Julho

COPA VALE DO BOA VISTA – GRUPO A (Chaves 2 e 3)
2ª fase
Rodada de ida, domingo, dia 04-11:
Em Teutônia: Gaúcho x Fluminense (Harmonia)
Em Linha Berlim – Westfália: Juventude x Riograndense
Em Linha Paissandu – Westfália: Palmeiras x Ecas
Em Colinas: Rui Barbosa x Independente

Rodada de volta, domingo, dia 11-11:
Na Linha Harmonia – Teutônia: Fluminense x Gaúcho
Em Daltro Filho – Imigrante: Riograndense x Juventude-W
Em Imigrante: Ecas x Palmeiras
Em Paverama: Independente x Rui Barbosa

COPA VALE DO BOA VISTA – GRUPO B (Chaves 4 e 5)
2ª fase:
Jogos da rodada de volta, domingo, dia 04-11:
Em Linha Catarina – Teutônia: Catarinense x União (1x2)
Em Linha Ribeiro – Teutônia: Ribeirense x Fluminense-W (2x0)
Em Posses – Teutônia: Bangu x Boa Vista (2x2)
Na Linha São Jacó Alta – Teutônia: Alto Taquari x Flamengo-W (3x1)
No Bairro Alesgut – Teutônia: Ouro Verde x Flamengo-TT (4x1)
No Loteamento 8 – Teutônia: Atlético Gaúcho x Avante (1x1)

GRÊMIO  
Próximo jogo:
Copa Sul Americana:
Hoje, dia 30-10:
No Estádio Olímpico, às 21h50min: Grêmio x Millonarios
Grêmio: Marcelo Grohe; Pará, Naldo, Vilson (Werley ou Gilberto Silva) e Pico; Fernando, Souza (Marco Antonio), Zé Roberto, Marquinhos; Leandro e Moreno. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Millonarios: Delgado, Ochoa, Torres, Franco e Martínez; Ramírez, Ortíz, Candero e Otálvaro; Rentería e Comes.Técnico: Darío Sierra.
 Árbitro: Julio Bascuñan (CHI)
Assistentes: Sergio Roman (CHI) e Marcelo Barraza (CHI)

Próximo jogo:
Campeonato Brasileiro:
Sábado, dia 03-11:
No Estádio Olímpico, às 19h30min: Grêmio x Ponte Preta

Desfalques: Kléber e Elano, ambos lesionados, são desfalques do Grêmio para o jogo de hoje contra o Millonarios, pela Copa Sul Americana. Os jogadores Werley, Gilberto Silva e Souza também não possuem presença assegurada na partida desta terça-feira.

Pendurados: No Campeonato Brasileiro, os jogadores Pará, Leandro, Fernando, Marcelo Grohe, Vilson, Rondinelly, Naldo e Elano, estão pendurados com dois cartões amarelos. Com um cartão amarelo o Tricolor tem mais oito atletas: Kléber, Gilberto Silva, Werley, Marco Antônio, Léo Gago, Edílson, Souza e Gabriel.

INTERNACIONAL
Próximo jogo:
Campeonato Brasileiro:
Domingo, dia 04-11:
No Estádio dos Aflitos, às 19h30min: Náutico x Internacional

Pendurados: Os jogadores Guiñazu, Muriel, Dagoberto e Índio estão pendurados com dois cartões amarelos. Cinco atletas estão com um cartão amarelo, são eles: Josimar, Rodrigo Moledo, Rafael Moura, Juan e Bolívar.

Desfalques: Fred, D’Alessandro e Diego Forlán, todos suspensos, e, Dagoberto, lesionado, são os desfalques do Internacional para partida de domingo contra o Náutico, pelo Campeonato Brasileiro.

Anulação: O Palmeiras ingressou na CBF com um pedido de impugnação da partida contra o Internacional, disputada no último sábado que terminou com vitória colorada por 2 a 1. O Departamento Jurídico do Palmeiras alega que houve uma “influência externa” para anulação do gol do argentino Barcos, que tocou a bola com a mão para o fundo das redes em um lance aos 17 minutos do segundo tempo. Inicialmente, o árbitro Francisco Nascimento validou o tento, mas voltou atrás após uma conversa pelo rádio. O Palmeiras argumenta que a decisão foi tomada por ordem do delegado da partida, Gerson Baluta, que teria sido informado da irregularidade pelas imagens da televisão – o que não é permitido pela Fifa.

COPA SUL-AMERICANA 2012
Confrontos das quartas-de-final:
Rodada de ida:
Hoje, dia 30-10:
No Estádio Olímpico, às 21h50min: Grêmio x Millonarios

4ª feira, dia 31-10:
No Estádio Nacional, às 21h50min: Universidad de Chile x São Paulo

5ª feira, dia 01-11:
No Estádio La Olla, às 20h15min: Cerro Porteño x Tigre
No Estádio Libertadores da América, às 22h45min: Independiente x Universidad Católica

Rodada de volta:
4ª feira, dia 07-11:
No Estádio Morumbi, às 21h50min: São Paulo x Universidad de Chile

5ª feira, dia 08-11:
No Estádio Monumental de Victoria, às 22h45min: Tigre x Cerro Porteño
No Estádio San Carlos Apoquindo, às 20h15min: Universidad Católica x Independiente

5ª feira, dia 15-11:
No Estádio El Campín, às 22h15min: Millonarios x Grêmio