Convite para lançamento de Exposição do Centenário da Cervejaria Polar - 1912 - 2012


Convite para lançamento de Exposição 
“Cervejaria de Estrela – 100 Anos” 
1912 - 2012 

Em 10 de outubro de 1912, Júlio Diel, em conjunto com um grupo de investidores, criaram em Estrela, uma Cervejaria que viria a se transformar numa indústria de bebidas situada entre as mais importantes do Brasil no século XX em seu ramo de atividade. 

A fabricação de cerveja até 1912 existia no município apenas de forma artesanal, e ganhou a partir desta data um caráter profissional e industrial. 

A fábrica teve diversos nomes, mas o que mais marcou foi “Cervejaria Polar”, lembrada com saudades por ex- cervejeiros e comunidade em geral. 

Além da produção de cervejas e refrigerantes, a atividade se incorporou no cotidiano da cidade, passando a fazer parte da cultura e folclore de Estrela. Muitas histórias são contadas envolvendo eventos, fatos e acontecimentos da cervejaria. Tudo que dizia respeito à mesma gerou histórias contadas até nos dias atuais. 

Para relembrar a trajetória da Cervejaria, o Memorial da Aepan-ONG, com apoio da Secultur – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Polarianos – Associação dos ex- cervejeiros, O Paladino, Site Nossadica, Museu Família Schinke, Sérgio Werle e Sr. Flávio Jaeger, lança na Biblioteca Pública Municipal, no dia 3 de setembro de 2012, às 15 horas, a Exposição “Cervejaria de Estrela – 100 Anos – 1912 – 2012”. 

Neste dia também, a professora de história, Iasmine Isabel de Azeredo estará colhendo depoimentos para trabalho de curso universitário. 

Trata-se de uma mostra de documentos, fotografias, cartões, cartazes e objetos que retratam os 100 Anos de fabricação de cervejas em Estrela. 

A Exposição ficará a disposição da comunidade desde 03 de setembro até 10 de outubro de 2012. 

Airton Engster dos Santos 
Diretor Cultural – Aepan-ONG









Estrela sedia 6º Arrancadão neste domingo


Estrela sedia 6º Arrancadão neste domingo


Por ILOCIR JOSÉ FÜHR

Neste domingo (02/09), a Avenida Augusto Frederico Markus, via do Porto de Estrela, será tomada por uma multidão de expectadores, para o 6º Arrancadão. Na oportunidade, ocorrerá também a 3ª Etapa do Campeonato Metropolitano de Arrancadas. 
O evento será realizado pela Cia Eventos e promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. (Smel)
A edição passada recebeu mais de 4 mil expectadores. O evento cresce a cada ano, além das expectativas. 
Para esse ano o público pode esperar mais novidades, com a ampliação das arquibancadas e do estacionamento. 
De acordo com a secretária de Esportes e Lazer, Simone Rissi, a Administração Municipal de Estrela tem investido na diversificação do esporte promovendo e sediando competições estaduais e nacionais das mais diversas modalidades esportivas.

Participaram em 2011 65 pilotos em 17 categorias: 
Categoria - A -STANDARDT LIGH; 
Categoria - B - STREET TURBO TRAÇÃO DIANTEIRA (TURBO C); 
Categoria - C - STANDARD; 
Categoria - D - STREET TURBO TRAÇÃO DIANTEIRA (TURBO B); 
Categoria - E - STREET TRAÇÃO TRASEIRA; 
Categoria - F - STREET TRAÇÃO DIANTEIRA; 
Categoria - G - STREET TURBO TRAÇÃO DIANTEIRA (TURBO A); 
Categoria - H - STREET TURBO TRAÇÃO TRASEIRA; 
Categoria - I - SUPER STREET TRAÇÃO DIANTEIRA; 
Categoria - J - SUPER STREET TRAÇÃO TRASEIRA; 
Categoria - K - FORÇA LIVRE TRAÇÃO DIANTEIRA; 
Categoria - L - FORÇA LIVRE TRAÇÃO TRASEIRA; 
Categoria - M - SUPER FORÇA LIVRE; 
Categoria - N - ORIGINAL TRAÇÃO TRASEIRA; 
Categoria - O - DESAFIO TURBO; 
Categoria - P - DESAFIO ASPIRADO e 
Categoria - Q - CITADINO.

A maior velocidade registrada na pista foi do piloto Demetrio Perin, da categoria Street Turbo Tração Dianteira (Turbo A), que alcançou os 216 Km/h nos 201 metros de pista.

Notícias Vale do Taquari - 31 de agosto de 2012

Notícias Vale do Taquari - 31 de agosto de 2012

Hoje, às 19 horas e 15 minutos, acontece a solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD, em Doutor Ricardo. O evento ocorre no Ginásio de Esportes, onde também está sendo realizada a programação da Feira do Livro. Sessenta e três alunos das escolas de Doutor Ricardo receberão os diplomas.
       
O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas realiza sexta-feira, a reunião no Centro Universitário Univates, em Lajeado. Aatividade ocorre a partir das 9h no auditório do Prédio 11, esperando a participação de representantes dos usuários da água e membros do Comitê.  
        
Hoje, às 16 horas, no auditório da Prefeitura de Fazenda Vilanova, a audiência pública para debater a sugestão elaborada por técnicos, como Plano Municipal de Gestão Integrada, para a destinação dos resíduos sólidos.
       
Neste sábado, dia 1º de setembro, a partir das 19 horas e 30 minutos, ocorre na Igreja Matriz em Santa Clara do Sul, a 14ª edição do Festival de Corais. Estão confirmados os corais de Arroio do Meio, Forquetinha, Lajeado, Mato Leitão e de Venâncio Aires.
        
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do Prêmio Empreendedor Cultural, iniciativa da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e da AES Sul. As inscrições podem ser efetivadas até segunda-feira, dia 03 de setembro.
       
Para estimular, qualificar e diversificar o artesanato local, a Secretaria de Educação e Cultura  de Arroio do Meio, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, preparam um curso de Artesanato em Palha de Trigo. A capacitação ocorre entre 11 e 14 de setembro. Inscrições devem se feitas no Departamento de Cultura.
       
A cidade de Estrela será a única da região a receber da Defesa Civil da União, uma caminhonete e uma série de equipamentos e aparelhos para atuar em ações de risco e de vulnerabilidade. Para isto será necessário criar até o dia 14 de setembro, uma estrutura administrativa e um fundo, para esta finalidade.
       
A Promotoria Pública na cidade de Arvorezinha está selecionando duas pessoas com nível superior, para trabalhar como estagiárias. A inscrição deve ser feita até o dia 05 de setembro. As provas serão realizadas no dia 10 de setembro.
        
Atendendo a um pedido da CDL, a Secretaria de Educação  de Lajeado transfere o desfile e todas as comemorações  alusivas a Semana da Pátria para o Parque dos Dick.
       
A Associação Gaúcha das Indústrias de Gelados Comestíveis (Agagel) promove nos dias 28 e 29 de setembro, o curso “Sorvetes – Tecnologia de Fabricação”. A capacitação será coordenada e ministrada por um dos mais renomados profissionais da área no Brasil, o engenheiro químico e mestre em Tecnologia de Alimentos, Aldo Baccarin.

Aberto o prazo para o cadastro das propriedades rurais, o Imposto Territorial Rural (ITR). O prazo se estende até o dia 28 de setembro. Desde 1991, os sindicatos rurais são referência para a atualização dos dados. A recomendação é que as pessoas agilizem o cadastro, evitando atropelos nos últimos dias, já que não haverá prorrogação do prazo.  O atraso resulta em multa de 50 reais.
           
Em reunião realizada numa das salas da Expointer, os prefeitos dos municípios produtores de tabaco e o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, decidiram participar da preparação de uma comitiva brasileira na Convenção da ONU que ocorre em novembro, na Coreia do Sul. Neste evento serão definidas as limitações a produção de fumo e a industrialização de cigarros.

Cerca de 130 prefeitos participaram ontem de um encontro no auditório da Famurs em Esteio, para debater políticas públicas referentes a tratamento e destinação de resíduos sólidos. O palestrante foi o presidente da Corsan, Arnaldo Dutra, que foi questionado sobre a atuação da Estatal que vem sendo contestada por não aplicar de forma integral os contratos com diversas prefeituras.
           
A ACIL, Univates e a Unidade da Parceiros Voluntários Lajeado,   programaram o IV Seminário “Viva O Taquari Vivo” para o dia 05 de setembro. O evento acontece simultaneamente nos auditórios dos prédios 3 e 7, na Univates. Já a III Jornada Técnica Ambiental está programada para a noite do mesmo dia, no salão de eventos da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). Ambos realizam-se durante a semana acadêmica do curso de Biologia da Univates.
       
Ocorre amanhã a abertura da Semana da Pátria de Encantado com o desfile cívico, promovendo integração entre os alunos da rede escolar, jovens, entidades e comunidade. O evento inicia às 8 horas no entroncamento das ruas Padre Anchieta e Júlio de Castilhos, seguindo até a Praça da Bandeira, tendo como atração principal, a Banda do 6º Batalhão de Engenharia de Combate de São Gabriel e soldados. Às 9:30h acontece a Rústica da Pátria.

A Secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado realiza domingo, dia 02 de setembro, a segunda edição do Festival de Bandas de Garagem integrado ao Brique, no Parque dos Dick. A exposição de artesanatos ocorre a partir das 12 horas, enquanto as apresentações das bandas iniciam às 13 horas. Logo após acontece o Festival de Capoeira.

A Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) esteve terça-feira, na 35ª edição da Expointer, em Esteio. A entidade esteve representada pelas turismólogas Lizeli Bergamaschi e Samanta Regina Chiesa junto ao estande da Secretaria do Turismo do Estado. Além de disponibilizar informações sobre os produtos e atrativos do Vale do Taquari, a Associação aproveitou para divulgar as programações da região.

Em Lajeado, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), lança edital para eleição dos novos Conselheiros Tutelares do município. As inscrições podem ser realizadas de 4 a 6, e de 10 a 13 de setembro, na Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Stha).  O edital está disponível no site www.lajeado.rs.gov.br

Na abertura oficial do pavilhão da agricultura familiar, na 35ª Expointer, em Esteio, o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Postal (PMDB), alertou para a necessidade de atenção aos problemas da suinocultura, novamente não presente na exposição por questões sanitárias, bem como avicultura e vitivinicultura.

Hoje está sendo realizada a Feira do Livro de Doutor Ricardo. Entre as atrações, a participação da escritora Ana Cecília Togni, a presença do mascote da Afubra e a noite acontece formatura dos alunos do Proerd. O evento ocorre no Ginásio Municipal.
            
A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado promoverá audiência pública sobre a Medida Provisória que modifica o novo Código Florestal, durante a 35ª edição da Expointer. A reunião, por iniciativa da senadora Ana Amélia Lemos (PP), será realizada nesta sexta-feira (31), a partir das 14 horas, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
         
Em Imigrante, a programação em homenagem à Pátria inicia neste sábado, dia 1º de setembro, com o Desfile Cívico, às 08 horas e 30 minutos, no Centro da cidade. A programação será finalizada com Hora Cívica, na Praça da Igreja Evangélica. 
             
A Secretaria de Agricultura de Encantado realiza na próxima segunda-feira, dia 03 de setembro, o recolhimento de lixo no interior, passando pelas localidades de Vale do Arroio Jacaré, Linha Chiquinha, São Marcos, Barra do Guaporé e Pinheirinho.

A Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado realiza neste sábado, dia 1º de setembro, a abertura da Semana da Pátria. O evento acontecerá às 14h30min, no Parque dos Dick, com apresentação das bandas das Escolas Municipais Lauro Mathias Müller e Francisco Oscar Karnal.

Esportes Vale do Taquari - 31 de agosto de 2012


Esportes Vale do Taquari - 31 de agosto de 2012
Alexandre dos Santos - Repórter

CAMPEONATO BRASILEIRO
Complemento da 20ª rodada:
Ontem, dia 30-08:
No Estádio Raulino de Oliveira, em Volta RedondaFlamengo 1 x 1 Sport
Gols: Íbson FLA/ Felipe Azevedo SPO/

No Estádio Morumbi, em São PauloSão Paulo 4 x 0 Botafogo
Gols: Luís Fabiano, Osvaldo, Lucas e Cícero SP/
  
Jogos da 21ª rodada:
Sábado, dia 01-09:
No Estádio Pacaembu, às 18h30min: Palmeiras x Grêmio
No Estádio Orlando Scarpelli, às 18h30min: Figueirense x Fluminense
No Estádio São Januário, às 21 horas: Vasco da Gama x Portuguesa

Domingo, dia 02-09:
No Estádio Beira-Rio, às 16 horas: Internacional x Flamengo
No Estádio da Ilha do Retiro, às 16 horas: Sport x Santos
No Estádio Pituaçu, às 16 horas: Bahia x São Paulo
No Estádio do Pacaembu, às 16 horas: Corinthians x Atlético (MG)
No Estádio Moisés Lucarelli, às 18h30min: Ponte Preta x Atlético (GO)
No Estádio Engenhão, às 18h30min: Botafogo x Coritiba
No Estádio Independência, às 18h30min: Cruzeiro x Náutico

CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE B
Jogos da 21ª rodada:
Hoje, dia 31-08:
No Estádio Melão, às 19h30min: Boa EC x Guarani
No Estádio Heriberto Hülse, às 19h30min: Criciúma x Bragantino
No Estádio Presidente Vargas, às 21 horas: Ceará x Guaratinguetá
Na Arena Barueri, às 21 horas: Grêmio Barueri x ASA
No Estádio Lamegão, às 21h50min: Ipatinga x Atlético (PR)

Sábado, dia 02-09:
No Estádio Anacleto Campanella, às 16 horas: São Caetano x Avaí
No Estádio Durival de Brito, às 16 horas: Paraná x Goiás
No Estádio Nazarenão, às 16 horas: América (RN) x Vitória
Na Arena Joinville, às 16 horas: Joinville x ABC
No Estádio Rei Pelé, às 21 horas: CRB x América (MG)
  
CAMPEONATO BRASILEIRO – SÉRIE C
Grupo A:
Jogos da 10ª rodada:
Sábado, dia 01-09:
No Estádio Zinho de Oliveira, às 16 horas: Águia de Marabá x Fortaleza

Domingo, dia 02-09:
No Estádio Mauro Sampaio, às 16 horas: Icasa x Cuiabá
No Estádio Amigão, às 16 horas: Treze x Salgueiro
No Estádio do Junco, às 16h30min: Guarany (CE) x Santa Cruz
No Estádio Passo das Emas, às 18 horas: Luverdense x Paysandu

Classificação:
1º lugar: Luverdense – 21 pontos
2º lugar: Fortaleza – 20 pontos
3º lugar: Santa Cruz, Salgueiro e Paysandu – 13 pontos
6º lugar: Águia de Marabá – 12 pontos
7º lugar: Icasa – 11 pontos
8º lugar: Cuiabá – 8 pontos
9º lugar: Treze – 7 pontos
10º lugar: Guarany (CE) – 4 pontos

Grupo B:
Jogos da 10ª rodada:
Hoje, dia 31-08:
No Estádio dos Amaros, às 19h30min: Oeste x Vila Nova

Sábado, dia 01-09:
No Estádio Romário de Souza Farias, às 16 horas: Duque de Caxias x Tupi
No Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, às 16 horas: Macaé x Caxias
No Estádio Serejão, às 16 horas: Brasiliense x Madureira

Domingo, dia 02-09:
Na Arena Condá, às 16 horas: Chapecoense x Santo André

Classificação:
1º lugar: Chapecoense – 15 pontos
2º lugar: Macaé, Vila Nova, Oeste e Madureira – 14 pontos
6º lugar: Caxias – 13 pontos
7º lugar: Duque de Caxias – 12 pontos
8º lugar: Santo André – 11 pontos
9º lugar: Tupi – 9 pontos
10º lugar: Brasiliense – 8 pontos

CAMPEONATO BRASILEIRO – SÉRIE D
Oitavas-de-final:
Jogo de ida, dia 02-09:
No Estádio Alfredo Jaconi, às 16 horas: Juventude x Cianorte

Jogo de volta, dia 09-09:
No Estádio Albino Turbay, às 15h30min: Cianorte x Juventude

SOGES – SOCIEDADE GINÁSTICA ESTRELA
XXXIV Copa Soges de Futebol Sete
Sábado, dia 1º de setembro, a competição prossegue com mais uma rodada. Confira os confrontos:
1ª Divisão (gramado sintético): Demonhos Jr. x Barril Jr. (13 horas), Sombras x Só Kako (13h50min), Boka Bier x Tsunami (14h40min), Sokanelas x Estudiantes (15h30min), Alambique x Komedores (16h20min) e Manguaça x Chapolins (17h10min);
3ª Divisão (campo da 2ª Divisão): Ser Nata x Falkatrua (14 horas), Extilopor x Super 10 (14h50min) e Manguaça x Chapolins (15h40min).

ALAF
Estadual de Futsal:
Próximo jogo, sábado, dia 01-09:
No Complexo Esportivo da Univates, às 20 horas: Alaf x São Luiz Gonzagaza

I GAUCHÃO POLAR VÁRZEA
Fase microrregional, dia 02-09, no Estádio das Cabriúvas:
Às 13 horas: Encantado (SER Hoolygans) x Poço das Antas
Às 15 horas: Estrela x Tabaí
Os vencedores desta etapa se enfrentam no dia 16 de setembro, às 15h, pra definir o campeão da Fase Microrregional e que representará a Amvat na Fase Regional.

ASLIVATA
Regional Certel 2012
COPA VALE DO FORQUETA (Chave 1)
Jogos da 4ª rodada, domingo, dia 02-09:
Em Progresso: Gaúcho x Delfino Costa
Em Coqueiro Baixo: São José x Forquetense
Em Fazenda Lohmannem Roca Sales: Esperança x São Roque
No Bairro São Cristóvão, em Lajeado: São Cristóvão x Nacional
No Passo do Corvo, em Arroio do Meio: Passo do Corvo x Canarinho
Folga: 25 de Julho

Classificação:
1º lugar: 25 de Julho – 6 pontos
2º lugar: São Roque e Nacional – 4 pontos
4º lugar: Canarinho e Passo do Corvo – 3 pontos
6º lugar: Forquetense, Gaúcho (Progresso), Esperança (Roca Sales) e Delfino Costa – 1 ponto
8º lugar: São Cristóvão e São José (Coqueiro Baixo) – 0 ponto

COPA VALE DO BOA VISTA – GRUPO A (Chaves 2 e 3)
Chave 2:
Jogos da 3ª rodada:
Em Daltro Filho, em Imigrante: Riograndense x Palmeiras
Em Colinas: Rui Barbosa x Poço das Antas
Folga: Fluminense (Harmonia)

Classificação:
Chave 2:
1º lugar: Fluminense (Teutônia) e Riograndense – 3 pontos
3º lugar: Palmeiras, Rui Barbosa e Poço das Antas – 0 ponto

Chave 3:
Jogos da 3ª rodada:
Em Paverama: Independente x Gaúcho
Em Imigrante: Ecas x Juventude (Westfália)
Folga: Onze Amigos

Classificação:
1º lugar: Independente e Onze Amigos – 3 pontos
3º lugar: Gaúcho, Ecas e Juventude (Westfália) – 0 ponto

COPA VALE DO BOA VISTA – GRUPO B (Chaves 4 e 5)
Chave 4:
Jogos da 3ª rodada, domingo, dia 02-09:
Em Languiru – Teutônia: Cruzeiro x Flamengo (Westfália)
Em Linha Germano – Teutônia: União da Germano x Ribeirense
Em Boa Vista – Teutônia: Avante x Boa Vista
Folga: Flamengo (Germano)

Classificação:
1º lugar: Ribeirense, União e Boa Vista – 3 pontos
4º lugar: Flamengo (W), Cruzeiro, Flamengo (TT) e Avante – 0 ponto

Chave 5:
Jogos da 3ª rodada, dia 02-09:
Em Westfália: Fluminense (W) x Bangu
Em Linha Frank – Teutônia: Juventude x Atlético Gaúcho
No Bairro Alesgut, em Teutônia: Ouro Verde x Catarinense
Folga: Alto Taquari

Classificação:
1º lugar: Alto Taquari e Ouro Verde – 3 pontos
3º lugar: Juventude (TT) e Catarinense – 1 ponto
5º lugar: Bangu, Atlético Gaúcho e Fluminense (W) – 0 ponto

GRÊMIO
Próximo jogo:
Campeonato Brasileiro:
Sábado, dia 01-09:
No Estádio Pacaembu, às 18 horas e 30 minutos: Palmeiras x Grêmio

Desfalques: Elano, Wangler, Júlio César, Vilson e Fábio Aurélio, todos lesionados, e Leandro, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, são os desfalques do Grêmio para o jogo de sábado, contra o Palmeiras, no Estádio Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro.

Pendurados: No Campeonato Brasileiro, os jogadores Marcelo Grohe, Marquinhos e Zé Roberto estão pendurados com dois cartões amarelos. Com um cartão amarelo o Tricolor tem mais nove atletas: Fernando, André Lima, Ânderson Pico, Naldo, Marco Antônio, Rondinelly, Léo Gago, Edilson e Gabriel.

Marcelo Moreno: O atacante Marcelo Moreno foi convocado pela Bolívia para o jogo com o Equador, dia 07 de setembro, e desfalca o Tricolor contra Atlético-GO e Corinthians, dias 05 e 08 de setembro. A apresentação de Moreno acontece dia 02 de setembro.

Próximo adversário: Na Copa Sul-Americana o próximo adversário do Grêmio sairá do confronto entre Barcelona (Equador) e Cobreloa (Chile). A primeira partida entre as duas equipes aconteceu no Chile, ocorrendo o empate em zero a zero. O jogo da volta acontece no dia 18 de setembro, em Guayaquil, no Equador.

Taça BH: Serão realizados hoje os confrontos semifinais da Taça BH de Futebol Júnior. Às 15 horas o Flamengo enfrenta o Vitória, e, às 17 horas, ocorre o confronto entre Grêmio e Cruzeiro. 

INTERNACIONAL
Próximo jogo:
Campeonato Brasileiro:
Domingo, dia 29-08:
No Estádio Beira-Rio, às 16 horas: Internacional x Flamengo

Desfalques: Juan, Kléber, Otávio e Dátolo, todos lesionados, ficam de fora da partida contra o Flamengo, domingo, no Estádio Beira-Rio.

Pendurados: Os jogadores Leandro Damião, Élton e Guiñazu, estão pendurados com dois cartões amarelos. O Internacional ainda tem mais nove atletas com um cartão amarelo, são eles: Rafael Moura, Fabrício, Juan, Bolívar, Ygor, Índio, Diego Forlán, Muriel, e Fred.

Convocados: O Internacional mais uma vez vai sofrer com a data FIFA. Depois de Diego Forlán e Leandro Damião, convocados para as seleções uruguaia e brasileira, respectivamente, o volante Guiñazu foi chamado pelo técnico da Argentina, Alejandro Sabella, para duas partidas das Eliminatórias e deve desfalcar o Colorado em três jogos do Brasileirão. No dias 07 e 12 de setembro, a Argentina enfrenta Paraguai e Peru. Com isso, Guiñazu ficará ausente das partidas do Inter contra Fluminense (Beira-Rio) e São Paulo (Morumbi) pelo Brasileiro. Além desses dois jogos, o argentino deve ficar fora também do confronto com o Botafogo, marcado para o dia 13 no Engenhão.

ESTADUAL DE JUVENIS
Jogo da 8ª rodada:
3ª feira, dia 04-09:
Em Osório, às 15 horas: Osoriense x EC Encantado

Acusado de decapitar ex-companheira se apresenta à polícia

Polícia Civil

O homem que decapitou sua ex-companheira em Imigrante se apresentou nesta manhã, na Delegacia de Polícia de Estrela. 
Gilson Alan Altmann (26) chegou na DP por volta das 9h45, acompanhado de seu advogado. 
Ele só se manifestará em juízo, apenas se limitou a informar que estava embriagado no momento que matou e cortou a cabeça de sua ex-companheira Andressa Hahn (22), entre domingo e segunda-feira. 
Altmann deve ser recolhido ainda na manhã de hoje ao Presídio Estadual de Lajeado, onde ficará à disposição da Justiça. 
O suspeito deve ser enquadrado pelos crimes de homicídio qualificado por motivo torpe e meio cruel, além de ocultação de cadáver, com pena que varia de 12 a 30 anos de prisão. 

Polarianos falam no Jornal Nova Geração


Jornal Nova Geração - Tudo Começou na Cervejaria Polar

Semana da Pátria 2012 em Estrela - Abertura



Abertura da Semana da Pátria 2012 em Estrela 

No dia 31 de agosto de 2012, pela manhã, houve a abertura da Semana da Pátria em Estrela. O evento que foi coordenado pelo professor Zé Renato Schneider, Secretário da Cultura e Turismo do município teve como Palco a Rua Júlio de Castilhos em frente da Praça Menna Barreto. 

A solenidade contou com a presença de autoridades civis, militares e religiosas além de lideranças de diversas instituições. O publico bastante eclético com populares, alunos e professores de diversas escolas de Estrela. 

Houve o hasteamento das bandeiras com a Banda da Brigada Militar entoando o Hino Nacional. Durante a cerimônia foram executados ainda o Hino do Rio Grande do Sul e Estrela. 

Alunas da escola de vôlei do Colégio Martin Luther acenderam a pira da Pátria junto a praça Menna Barreto. 

Diversos foram os pronunciamentos, culminando com a fala do Sr. Prefeito Celso Brönstrup que lembrou a famosa frase de John Kennedy, ex-presidente dos EUA: “Não pergunte o que a sua Pátria pode fazer por Você, e sim, o que Você pode fazer por sua Pátria”. Celso lembrou ainda de feitos de sua administração em prol da população. Estava visivelmente emocionado. 

No final muita música com apresentação da escola de gaita da Casa de Cultura de Estrela. 

Texto e fotos: Airton Engster dos Santos




















Morre o escritor colinense Herbert Bergesch


Morre o escritor colinense Herbert Bergesch 

Na manhã desta quinta-feira, dia 30 de agosto, faleceu o escritor colinense Herbert Bergesch (85). Em junho de 2010, ele lançou seu terceiro livro – “As Escolas do Passado”. 
Um pouco sobre a vida do escritor Herbert Bergesch
Herbert Bergesch nasceu em Corvo, Estrela, hoje município de Colinas, em 17-04-1927. Filho de agricultores: Jorge Bergesch e Em
ma Neumann Bergesch.
Teve oito irmãos, dos quais seis já faleceram. Frequentou a escola primária de 1935 a 1940 e neste ano foi contemplado pelo estado participando dos grandes festejos da Semana da Pátria em Porto Alegre, cuja viagem foi a vapor.
Teve uma rápida passagem pelo Colégio Evangélico Alberto Torres, de Lajeado, em 1944, onde prestou também o serviço militar no ultimo ano de funcionamento da Escola de Instrução Militar ali anexa.
Foi um dos fundadores da ex-coperativa Beija-Flor em 1948, onde exerceu o cargo de secretário sem, no entanto, se empregar na firma, tendo sido sua principal tarefa lançar em livro de atas todas as decisões tomadas em Assembleias Gerais e reuniões de diretoria.
Ajudou seus pais na lavoura ate os 25 anos de idade. Emancipou-se comprando áreas de terras dos mesmos, em cuja gleba continua morando.
Casou-se com Leda Birkheuer em 23-02-1952. O casal tem três filhos. Em 24-07-1953 nasceu Heleno, mecânico na Transportadora Giovanella, em Estrela. Casado com Lisane Barrow, pais de três filhos: Cláudia Roberta, Cátia Raquel e Jorge Gustavo. Em 19-05-1957 nasceu a filha Lélia, hoje professora no Castelinho. Casada com Pedro Antônio Barth, pais de um casal de filhos: Aline e Mateus. Em 07-06-1959 nasceu o Gildor, tesoureiro da Prefeitura de Colinas desde a sua criação. Casado com Irani Gerhardt, pais de um casal de filhos: Maico Josué e Laura Janine.
Idealizou, lançou e liderou campanha popular indenizando faixa de terras de Harri Lückemeier em 1960, possibilitando a abertura de uma estrada municipal de 2.700 metros de extensão.
Por três anos esteve na presidência do Esporte Clube Beija-Flor, 1972 a 1974, onde liderou a implantação de um lindo campo de futebol.
Não tem vícios e nunca viu uma ficha político-partidária, mas leu muitíssimos jornais, especialmente o Correio do Povo do qual e assinante assíduo desde janeiro de 1968.
Eleito vice-presidente da Federação das Apsats, participou ativamente dos quatro dias de Congresso Internacional realizado de 01 a 04 de setembro de 1990 por esta Federação, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.
Dado o pioneirismo da Apsat Adere de Estrela da qual além de presidente era também fundador, isto rendeu-lhe um convite do minifúndio de Medianeira, Paraná, onde foi proferir uma palestra, em 1990.
Também foi o primeiro colinense a usar a tribuna livre da Câmara Municipal de Vereadores, inaugurando-a em 04-12-1998.
Em 08-12-2000 lançou seu primeiro livro, em 07-11-2003 o segundo e no dia 04/06/2010 lançou seu terceiro livro. Figurante com carroça de bois na montagem do filme “A Paixão de Jacobina”.

Felipe Diehl

Notícias Vale do Taquari - 30 de agosto de 2012


Notícias Vale do Taquari - 30 de agosto de 2012


Encerrando a Semana Nacional da Pessoa Portadora de Deficiência Intelectual e Múltipla, os profissionais e alunos da APAE de Encantado visitarão no final da tarde de hoje, o Memorial da Cosuel.
             
A Secretaria de Saúde de Anta Gorda realiza hoje o Dia da Saúde do Homem, com diversas palestras e encaminhamento de exames.  A programação se desenvolve no auditório do posto de saúde, com a participação do médico, enfermeiro, agente de saúde e assistente social.

Com objetivo de debater questões relacionadas a Lei de Diretrizes Orçamentárias, acontece hoje, às 17 horas, audiência pública na Câmara de Vereadores de Marques de Souza.
       
A administração municipal de Progresso está comprando uma ambulância para Secretaria da Saúde. As empresas interessadas devem entregar as propostas às 14 horas, desta quinta-feira, na Prefeitura.
        
Está sendo realizado hoje na comunidade de Novo Paraíso, em Estrela, um seminário com os produtores integrados nos ramos de suínos, aves e leite. A promoção é do STR de Estrela e conta com palestrantes da Acsurs e Fetag.
        
A Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia realiza neste momento no Restaurante Paladar, o Almoço Empresarial, com dois palestrantes. O economista Celso Affonso Monteiro Pudwell, aborda o tema “Crise européia: resposta brasileira e impactos no sul do país”,  e Marlon Alberto Bentlin, que aborda o tema “BRDE – crédito de longo prazo e linhas de financiamento”. 
        
Amanhã, a partir das 08 horas, será realizada a Feira do Livro de Doutor Ricardo. Entre as atrações, a participação da escritora Ana Cecília Togni, a presença do mascote da Afubra e a noite acontece formatura dos alunos do Proerd. O evento ocorre no Ginásio Municipal.
                
O Pavilhão da Agroindústria Familiar na Expointer 2012, conta com diversas presenças da região como Embutidos e defumados Wünsch de Imigrante, Sucos Polezi de Putinga, Erma-mate Amizade de Ilópolis, e a agroindústria e viveiros Pitol de Anta Gorda.
       
A Câmara de Vereadores de Nova Bréscia aprovou na sessão desta semana, as matérias que fixam os valores de remuneração para os agentes políticos a partir de janeiro de 2013. O prefeito receberá R$8.854,00 e o vice R$3.541,00. Os secretários municipais receberão R$3.164,00 e os vereadores, R$1.912,00.  Não haverá aumento para nenhuma das funções ou cargos.
       
Ainda neste ano devem iniciar as obras de construção da nova Delegacia de Polícia de Venâncio Aires. O novo prédio terá 700m2 e está orçado em R$1,5 milhão de reais.
           
Os criadores de suínos, aves e bovinos da região, reclamam da falta de milho da Conab. O depósito da CESA em Estrela, não recebe milho há diversas semanas. A alegação é a falta do produto no mercado. Em outras regiões, o milho está  em depósitos credenciados, mas o custo do transporte inviabiliza o acesso ao grão. O preço da saca de 60kg do milho subsidiado é de R$ 21, enquanto que no comércio custa entre R$ 30 e R$ 35. Outra reclamação é sobre a baixa qualidade do produto. 
        
As professoras Dolo Molina e Coral Montaner Lorente, da Faculdade de Valencia (Espanha), visitaram o município de Ilópolis, com objetivo de conhecer suas atrações turísticas. Dolo Molina (espanhola) e Coral Montaner Lorente (França), estão no Rio Grande do Sul, para um período de estudos na Universidade de Santa Maria.

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado promoverá audiência pública sobre a Medida Provisória (MP 571) que modifica o novo Código Florestal, durante a 35ª edição da Expointer. A reunião, por iniciativa da senadora Ana Amélia Lemos (PP), será realizada nesta sexta-feira (31), a partir das 14 horas, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

O prêmio da Mega Sena acumulou novamente e pode chegar a R$ 28 milhões no sorteio do próximo sábado, dia 1º de setembro. Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 1.420, cujo sorteio foi realizado nesta quarta-feira. As dezenas sorteadas na foram: 02 - 11 - 16 - 18 - 36 - 45.

A Secretaria de Educação e Cultura de Capitão realiza programação especial alusiva à Semana da Pátria. No dia 09 de setembro, domingo, haverá demonstração do 7º Batalhão de Infantaria Blindado de Santa Cruz do Sul, com início às 09 horas e 30 minutos, na Sociedade Esportiva Sete de Setembro. Haverá transporte gratuito de todas as localidades.
          
O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas realiza nesta sexta-feira, dia 31, reunião no Centro Universitário Univates, em Lajeado. A atividade ocorre a partir das 9 horas no auditório do Prédio 11. Representantes dos usuários da água e da população membros do Comitê estão convocados a participar do encontro. A programação tem como destaque o Plano da Bacia Taquari-Antas, que será concluído em setembro.

Hoje, às 18 horas, acontece sessão da Câmara de Vereadores de Coqueiro Baixo. Já às 18 horas e 30 minutos, ocorre sessão do legislativo de Teutônia.
       
A Prefeitura de Lajeado, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul) e o Codevat realizam hoje a terceira audiência pública, para tratar da escolha dos cursos que serão implantados no campus da Escola Técnica Federal. O encontro ocorre a partir das 19 horas, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Lajeado. 
    
A Univates promove nesta sexta-feira, dia 31, a partir das 08 horas, o 13º Encontro Estadual de Professores de Língua Inglesa e o 8º Encontro Estadual de Professores de Língua Espanhola. A atividade acontece no auditório do Prédio 3 da Univates. As inscrições podem ser realizadas, até o dia 28 de agosto, na Secretaria de Extensão e Pós-Graduação, sala 110 do Prédio 1, ou pelo site www.univates.br/eventos.

Vale do Taquari Esportes - 30 de agosto de 2012


Esportes Vale do Taquari - 30 de agosto de 2012

CAMPEONATO BRASILEIRO
Jogos da 20ª rodada:
Ontem, dia 29-08:
No Estádio Couto Pereira, em Curitiba: Coritiba 1 x 0 Internacional
Gol: Rafinha COR/

No Estádio da Vila Belmiro, em Santos: Santos 1 x 3 Bahia
Gols: André SAN/ Souza, Neto e Gabriel BA/

No Estádio dos Aflitos, em Recife: Náutico 3 x 2 Figueirense
Gols: Elicarlos 2 gols e Souza NAU/ Caio e Aloísio FIG/

No Estádio do Canindé, em São Paulo: Portuguesa 3 x 0 Palmeiras
Gols: Bruno Mineiro 2 gols e Moisés POR/

No Estádio Independência, em Belo Horizonte: Atlético (MG) 2 x 2 Ponte Preta
Gols: Danilinho e Guilherme AT/ Cicinho 2 gols AT/

No Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro: Fluminense 1 x 1 Corinthians
Gols: Émerson Sheik COR/ Fred FLU/

No Estádio Serra Dourada, em Goiânia: Atlético (GO) 0 x 2 Cruzeiro
Gols: Borges e Wellington Paulista CZ/

No Estádio Olímpico, em Porto Alegre: Grêmio 2 x 0 Vasco da Gama
Gols: Marcelo Moreno e Kléber GR/

Hoje, dia 30-08:
No Estádio Raulino de Oliveira, às 21 horas: Flamengo x Sport
No Estádio Morumbi, às 21 horas: São Paulo x Botafogo

Classificação:
Times
P
J
V
E
D
GP
GC
SG
%
1
Atlético-MG
Atlético-MG  

44
19
13
05
01
35
15
20
77
2
Fluminense
Fluminense  

43
20
12
07
01
32
12
20
71
3
Grêmio
Grêmio  

40
20
13
01
06
31
16
15
66
4
Vasco
Vasco da Gama

35
20
10
05
05
25
19
06
58
5
São Paulo
São Paulo  

31
19
10
01
08
29
24
05
54
6
Cruzeiro
Cruzeiro  

31
20
09
04
07
26
27
-01
51
7
Internacional
Internacional  

31
20
08
07
05
22
16
06
51
8
Botafogo
Botafogo  

28
19
08
04
07
30
24
06
49
9
Náutico
Náutico  

27
20
08
03
09
27
31
-04
45
10
Flamengo
Flamengo  

26
18
07
05
06
21
22
-01
48
11
Santos
Santos  

26
20
06
08
06
24
26
-02
43
12
Corinthians
Corinthians  

25
20
06
07
07
21
21
00
41
13
Portuguesa
Portuguesa  

25
20
06
07
07
20
21
-01
41
14
Ponte Preta
Ponte Preta  

24
20
06
06
08
23
28
-05
40
15
Coritiba
Coritiba  

22
20
06
04
10
32
37
-05
36
16
Bahia
Bahia  

20
20
04
08
08
18
25
-07
33
17
Palmeiras
Palmeiras  

16
20
04
04
12
18
26
-08
26
18
Atlético-GO
Atlético-GO  

16
20
03
07
10
20
35
-15
26
19
Sport
Sport  

15
19
03
06
10
13
26
-13
26
20
Figueirense
Figueirense  

14
20
03
05
12
20
36
-16
23

Jogos da 21ª rodada:
Sábado, dia 01-09:
No Estádio Pacaembu, às 18h30min: Palmeiras x Grêmio
No Estádio Orlando Scarpelli, às 18h30min: Figueirense x Fluminense
No Estádio São Januário, às 21 horas: Vasco da Gama x Portuguesa

Domingo, dia 02-09:
No Estádio Beira-Rio, às 16 horas: Internacional x Flamengo
No Estádio da Ilha do Retiro, às 16 horas: Sport x Santos
No Estádio Pituaçu, às 16 horas: Bahia x São Paulo
No Estádio do Pacaembu, às 16 horas: Corinthians x Atlético (MG)
No Estádio Moisés Lucarelli, às 18h30min: Ponte Preta x Atlético (GO)
No Estádio Engenhão, às 18h30min: Botafogo x Coritiba
No Estádio Independência, às 18h30min: Cruzeiro x Náutico

CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE B
Jogos da 21ª rodada:
6ª feira, dia 31-08:
No Estádio Melão, às 19h30min: Boa EC x Guarani
No Estádio Heriberto Hülse, às 19h30min: Criciúma x Bragantino
No Estádio Presidente Vargas, às 21 horas: Ceará x Guaratinguetá
Na Arena Barueri, às 21 horas: Grêmio Barueri x ASA
No Estádio Lamegão, às 21h50min: Ipatinga x Atlético (PR)

Sábado, dia 02-09:
No Estádio Anacleto Campanella, às 16 horas: São Caetano x Avaí
No Estádio Durival de Brito, às 16 horas: Paraná x Goiás
No Estádio Nazarenão, às 16 horas: América (RN) x Vitória
Na Arena Joinville, às 16 horas: Joinville x ABC
No Estádio Rei Pelé, às 21 horas: CRB x América (MG)

Classificação:
Times
P
J
V
E
D
GP
GC
SG
%
1
Vitória
Vitória  

47
20
15
02
03
36
18
18
78
2
Criciúma
Criciúma  

42
20
13
03
04
45
31
14
70
3
Joinville  

37
20
11
04
05
33
17
16
61
4
Goiás
Goiás  

36
20
10
06
04
32
22
10
60
5
São Caetano
São Caetano  

34
20
09
07
04
26
19
07
56
6
Atlético-PR
Atlético-PR  

33
20
10
03
07
24
17
07
55
7
Avaí
Avaí  

33
20
10
03
07
25
22
03
55
8
América-RN
América-RN  

31
20
09
04
07
30
26
04
51
9
América-MG
América-MG  

30
20
09
03
08
29
26
03
50
10
Ceará
Ceará  

30
20
08
06
06
34
30
04
50
11
Paraná
Paraná  

27
20
07
06
07
27
25
02
45
12
Guarani
Guarani  

25
20
06
07
07
22
20
02
41
13
Boa E.C.
Boa EC  

25
20
06
07
07
27
27
00
41
14
ASA
ASA  

24
20
07
03
10
26
28
-02
40
15
CRB
CRB  

24
20
07
03
10
23
33
-10
40
16
ABC
ABC  

21
20
05
06
09
27
29
-02
35
17
Guaratinguetá
Guaratinguetá  

18
20
05
03
12
20
35
-15
30
18
Bragantino
Bragantino  

15
20
03
06
11
20
33
-13
25
19
Ipatinga
Ipatinga  

14
20
04
02
14
17
42
-25
23
20
Grêmio Barueri
Grêmio Barueri  

10
20
02
04
14
15
38
-23
16

CAMPEONATO BRASILEIRO – SÉRIE C
Grupo A:
Jogos da 10ª rodada:
Sábado, dia 01-09:
No Estádio Zinho de Oliveira, às 16 horas: Águia de Marabá x Fortaleza

Domingo, dia 02-09:
No Estádio Mauro Sampaio, às 16 horas: Icasa x Cuiabá
No Estádio Amigão, às 16 horas: Treze x Salgueiro
No Estádio do Junco, às 16h30min: Guarany (CE) x Santa Cruz
No Estádio Passo das Emas, às 18 horas: Luverdense x Paysandu

Classificação:
1º lugar: Luverdense – 21 pontos
2º lugar: Fortaleza – 20 pontos
3º lugar: Santa Cruz, Salgueiro e Paysandu – 13 pontos
6º lugar: Águia de Marabá – 12 pontos
7º lugar: Icasa – 11 pontos
8º lugar: Cuiabá – 8 pontos
9º lugar: Treze – 7 pontos
10º lugar: Guarany (CE) – 4 pontos

Grupo B:
Jogos da 10ª rodada:
6ª feira, dia 31-08:
No Estádio dos Amaros, às 19h30min: Oeste x Vila Nova

Sábado, dia 01-09:
No Estádio Romário de Souza Farias, às 16 horas: Duque de Caxias x Tupi
No Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, às 16 horas: Macaé x Caxias
No Estádio Serejão, às 16 horas: Brasiliense x Madureira

Domingo, dia 02-09:
Na Arena Condá, às 15h30min: Chapecoense x Santo André

Classificação:
1º lugar: Chapecoense – 15 pontos
2º lugar: Macaé, Vila Nova, Oeste e Madureira – 14 pontos
6º lugar: Caxias – 13 pontos
7º lugar: Duque de Caxias – 12 pontos
8º lugar: Santo André – 11 pontos
9º lugar: Tupi – 9 pontos
10º lugar: Brasiliense – 8 pontos

CAMPEONATO BRASILEIRO – SÉRIE D
Oitavas-de-final:
Jogo de ida, dia 02-09:
No Estádio Alfredo Jaconi, às 16 horas: Juventude x Cianorte

Jogo de volta, dia 09-09:
No Estádio Albino Turbay, às 15h30min: Cianorte x Juventude

SOGES – SOCIEDADE GINÁSTICA ESTRELA
XXXIV Copa Soges de Futebol Sete
Sábado, dia 1º de setembro, a competição prossegue com mais uma rodada. Confira os confrontos:
1ª Divisão (gramado sintético): Demonhos Jr. x Barril Jr. (13 horas), Sombras x Só Kako (13h50min), Boka Bier x Tsunami (14h40min), Sokanelas x Estudiantes (15h30min), Alambique x Komedores (16h20min) e Manguaça x Chapolins (17h10min);
3ª Divisão (campo da 2ª Divisão): Ser Nata x Falkatrua (14 horas), Extilopor x Super 10 (14h50min) e Manguaça x Chapolins (15h40min).

ALAF
Estadual de Futsal:
Próximo jogo, sábado, dia 01-09:
No Complexo Esportivo da Univates, às 20 horas: Alaf x São Luiz Gonzagaza

I GAUCHÃO POLAR VÁRZEA
Fase microrregional, dia 02-09, no Estádio das Cabriúvas:
Às 13 horas: Encantado (SER Hoolygans) x Poço das Antas
Às 15 horas: Estrela x Tabaí
Os vencedores desta etapa se enfrentam no dia 16 de setembro, às 15h, pra definir o campeão da Fase Microrregional e que representará a Amvat na Fase Regional.

ASLIVATA
Regional Certel 2012
COPA VALE DO FORQUETA (Chave 1)
Jogos da 4ª rodada, domingo, dia 02-09:
Em Progresso: Gaúcho x Delfino Costa
Em Coqueiro Baixo: São José x Forquetense
Em Fazenda Lohmannem Roca Sales: Esperança x São Roque
No Bairro São Cristóvão, em Lajeado: São Cristóvão x Nacional
No Passo do Corvo, em Arroio do Meio: Passo do Corvo x Canarinho
Folga: 25 de Julho

Classificação:
1º lugar: 25 de Julho – 6 pontos
2º lugar: São Roque e Nacional – 4 pontos
4º lugar: Canarinho e Passo do Corvo – 3 pontos
6º lugar: Forquetense, Gaúcho (Progresso), Esperança (Roca Sales) e Delfino Costa – 1 ponto
8º lugar: São Cristóvão e São José (Coqueiro Baixo) – 0 ponto

COPA VALE DO BOA VISTA – GRUPO A (Chaves 2 e 3)
Chave 2:
Jogos da 3ª rodada:
Em Daltro Filho, em Imigrante: Riograndense x Palmeiras
Em Colinas: Rui Barbosa x Poço das Antas
Folga: Fluminense (Harmonia)

Classificação:
Chave 2:
1º lugar: Fluminense (Teutônia) e Riograndense – 3 pontos
3º lugar: Palmeiras, Rui Barbosa e Poço das Antas – 0 ponto

Chave 3:
Jogos da 3ª rodada:
Em Paverama: Independente x Gaúcho
Em Imigrante: Ecas x Juventude (Westfália)
Folga: Onze Amigos


Classificação:
1º lugar: Independente e Onze Amigos – 3 pontos
3º lugar: Gaúcho, Ecas e Juventude (Westfália) – 0 ponto

COPA VALE DO BOA VISTA – GRUPO B (Chaves 4 e 5)
Chave 4:
Jogos da 3ª rodada, domingo, dia 02-09:
Em Languiru – Teutônia: Cruzeiro x Flamengo (Westfália)
Em Linha Germano – Teutônia: União da Germano x Ribeirense
Em Boa Vista – Teutônia: Avante x Boa Vista
Folga: Flamengo (Germano)

Classificação:
1º lugar: Ribeirense, União e Boa Vista – 3 pontos
4º lugar: Flamengo (W), Cruzeiro, Flamengo (TT) e Avante – 0 ponto

Chave 5:
Jogos da 3ª rodada, dia 02-09:
Em Westfália: Fluminense (W) x Bangu
Em Linha Frank – Teutônia: Juventude x Atlético Gaúcho
No Bairro Alesgut, em Teutônia: Ouro Verde x Catarinense
Folga: Alto Taquari

Classificação:
1º lugar: Alto Taquari e Ouro Verde – 3 pontos
3º lugar: Juventude (TT) e Catarinense – 1 ponto
5º lugar: Bangu, Atlético Gaúcho e Fluminense (W) – 0 ponto

GRÊMIO
Campeonato Brasileiro:
Ontem, dia 29-08:
No Estádio Olímpico, em Porto AlegreGrêmio 2 x 0 Vasco da Gama
Gols: Marcelo Moreno e Kléber GR/
Grêmio: Marcelo Grohe, Pará, Werley, Naldo e Pará; Fernando, Souza, Marquinhos (Marco Antônio) e Zé Roberto; Kléber (André Lima) e Marcelo Moreno (Leandro). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Vasco da Gama: Fernando Prass, Auremir, Dedé, Douglas e William Matheus; Nilton, Wendel, Felipe (Wendel) e Carlos Alberto (Pipico); William Barbio (Tenório) e Alecsandro. Técnico: Cristóvão Borges.
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (FIFA-SP)
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa/SP) e Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa/GO).

Próximo jogo:
Campeonato Brasileiro:
Sábado, dia 01-09:
No Estádio Pacaembu, às 18 horas e 30 minutos: Palmeiras x Grêmio

Desfalques: Elano, Wangler, Júlio César, Vilson e Fábio Aurélio, todos lesionados, e Leandro, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, são os desfalques do Grêmio para o jogo de sábado, contra o Palmeiras, no Estádio Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro.

Pendurados: No Campeonato Brasileiro, os jogadores Marcelo Grohe, Marquinhos e Zé Roberto estão pendurados com dois cartões amarelos. Com um cartão amarelo o Tricolor tem mais nove atletas: Fernando, André Lima, Ânderson Pico, Naldo, Marco Antônio, Rondinelly, Léo Gago, Edilson e Gabriel.
  
Taça BH: Estão definidos os confrontos semifinais da Taça BH de Futebol Júnior. As partidas acontecem nesta sexta-feira, dia 31. Às 15 horas o Flamengo enfrenta o Vitória, e, às 17 horas, ocorre o confronto entre Grêmio e Cruzeiro. 

INTERNACIONAL
Campeonato Brasileiro:
Ontem, dia 29-08:
No Estádio Couto Pereira, em Cuiritiba: Coritiba 1 x 0 Internacional
Gol: Rafinha COR/
Coritiba: Vanderlei, Ayrton, Pereira, Escudero e Eltinho; Willian, Chico (Júnior Urso), Robinho e Lincoln (Gil); Rafinha e Alex Santos (Marcel). Técnico: Marcelo Oliveira.
Internacional: Muriel, Nei, Bolívar, Juan (Índio) e Kléber (Marcos Aurélio); Ygor, Élton, Guiñazu e Fred; Diego Forlán (Mike) e Leandro Damião. Técnico: Fernandão.
Árbitro: Péricles Bassols Cortez (RJ)
Auxiliares: Marco Pessanha (RJ) e Eduardo Couto (RJ)

Próximo jogo:
Campeonato Brasileiro:
Domingo, dia 29-08:
No Estádio Beira-Rio, às 16 horas: Internacional x Flamengo

Desfalques: Juan, Kléber, Otávio e Dátolo, ambos lesionados, e Élton, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, ficam de fora da partida contra o Flamengo, domingo, no Estádio Beira-Rio.

Pendurados: Os jogadores Leandro Damião e Guiñazu, estão pendurados com dois cartões amarelos. O Internacional ainda tem mais nove atletas com um cartão amarelo, são eles: Rafael Moura, Fabrício, Juan, Bolívar, Ygor, Índio, Diego Forlán, Muriel, e Fred.

Juan e Kleber: Sentindo lesões musculares Juan e Kleber foram substituídos durante a partida de ontem contra o Coritiba. Os jogadores devem ficar de fora da partida de domingo, contra o Flamengo, no Estádio Beira-Rio.

Leandro Damião: O Internacional tentou junto à CBF a liberação do centroavante Damião para o jogo contra o São Paulo no próximo dia 05, do Morumbi, e não levou. O vice de Futebol Luciano Davi revelou que a entidade não aceitou o pedido do clube. O time de Mano Menezes enfrenta África do Sul e China nos dias 07 e 12 de setembro. Sem a liberação, Leandro Damião desfalcará o Inter, além do jogo contra o São Paulo, no confronto com o Fluminense, no dia 09. O Colorado também não contará nessas duas partidas com o atacante Diego Forlán e o volante Guiñazu, convocados para as seleções uruguaia e argentina, respectivamente.

ESTADUAL DE JUVENIS
Jogo da 7ª rodada:
Ontem, dia 29-08:
No Estádio das Cabriúvas, em Encantado: EC Encantado 1 x 2 CE Lajeadense

LAJEADENSE
O técnico Antônio Picolli, que havia sido anunciado no início do mês, como técnico do CE Lajeadense, desistiu de trabalhar no alviazul. Picolli, aceitou convite da SER Caxias, e trabalhará na equipe da Serra, que está disputando a Série C do Campeonato Brasileiro. Com isto, a direção do Lajeadense, inicia novamente a procura por um novo treinador.