Estrela-RS - Grupo Especial de Instrumentistas inicia trabalhos


Núcleo Cultural

Grupo Especial de Instrumentistas inicia trabalhos

Ocorreu na sexta-feira o primeiro encontro do Grupo Especial de Instrumentistas, atividade diferenciada voltada aos participantes das oficinas de música promovidas pelo Núcleo Cultural. 
O grupo é formado por alunos que se destacam nas diferentes áreas, como baixo, bateria, sopro, gaita e guitarra, entre outros. 
“O objetivo desta formação é estimular o interesse dos alunos das oficinas de música instrumental a persistirem nas suas escolhas e fomentar nos jovens o gosto pela música, profissionalizando a atividade e possibilitando apresentações, além de valorizar ainda mais os trabalhos realizados pelos professores do Núcleo Cultural,”, explicou o secretário de Cultura e Turismo, José Renato Schneider. 
A coordenadora do projeto é Sabrina Costa, flautista integrante do Contraponto Grupo Instrumental.
Texto e foto: Graziela Muniz 

Estrela-RS - Inicia obra de pavimentação na rua Mário Osvaldo Vognach



Inicia obra de pavimentação na rua Mário Osvaldo Vognach

Por Josué Garcia

Parte da rua Mário Osvaldo Vognach, no Bairro das Indústrias, teve as obras de pavimentação iniciadas nesta segunda-feira, dia 30 de abril. A via receberá pavimentação de paralelepípedo, totalizando área de 2.218,50 m2, e terá investimento de R$ 43.871,93. 
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Nardi A. da Silva, a obra deverá ser concluída ainda no mês de maio.

Fotos: Josué Garcia

Corte da Fenachim visita Secultur em Estrela-RS



Corte da Fenachim visita Secultur

Por Graziela Muniz

Na sexta-feira a corte da Fenachim visitou a Secultur para divulgar a tradicional Festa Nacional do Chimarrão, que ocorre de 03 a 13 de maio, em Venâncio Aires. As soberanas, juntamente com o casal coordenador, foram recepcionadas pelo Secretário de Cultura e Turismo, José Renato Schneider e o Coordenador de turismo, Antônio Veloso. Houve troca de mimos e foi oficializado o convite para que as Misses de Estrela participem do Encontro de Soberanas, que vai ocorrer durante a Fenachim. O secretario José Renato Schneider agradeceu o convite e aproveitou para falar da MaiFest, comemoração alusiva ao aniversario de Estrela.

Estrela-RS - Xadrez é a nova oficina dos Projetos Sociais da Smel





Xadrez é a nova oficina dos Projetos Sociais da Smel

ESTRELA - A Prefeitura de Estrela está disponibilizando desde a última semana para mais de 200 crianças do município, a oficina de Xadrez, que é realizada nos Projetos Sociais da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel).

O Xadrez ocorre no Projeto Navegar nas segundas e quintas-feiras, das 8h30min às 9h30min e à tarde das 14h15min às 15h15min, atendendo 160 crianças. A partir do mês de maio, o projeto também ocorrerá no Projeto Salvar Vidas\Bombeiros Mirins com crianças 60 crianças.

De acordo com o instrutor, João Mallmann, as crianças terão a oportunidade de aprender o básico do jogo como também aperfeiçoar a técnica para competir em torneios.

TEXTO e FOTOS: JOSUÉ GARCIA

Histórias da Nossa História - 1º de Maio – Dia Internacional do Trabalho e a História da Organização Operária em Estrela-RS



1º de Maio – Dia Internacional do Trabalho – Legislação Trabalhista do Brasil e História da Organização Operária em Estrela: 

História: 

O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época. Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia. 

Em memória aos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho. 

No Brasil: 

No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1925 por um decreto do presidente Artur Bernardes. 

O salário mínimo foi criado no dia 1º de maio de 1940. O então presidente Getúlio Vargas anunciou o Decreto-Lei que instituiu o salário mínimo no país, com o valor de 240 mil réis. Segundo o documento, o salário mínimo deveria ser capaz de satisfazer às necessidades normais de alimentação, habitação, vestuário, higiene e transporte do trabalhador. A notícia foi recebida com euforia e, de imediato, mais de um milhão de trabalhadores foram beneficiados com a nova medida, já que na época ganhavam abaixo desse valor. O salário mínimo era uma antiga reivindicação desde a greve geral de 1917. 

Um ano depois, em 1º de maio de 1941, mais uma conquista para o trabalhador. Foi criada a Justiça do Trabalho. Por ser o direito do trabalho tão específico, ele foi separado das demais categorias. Atualmente, a Justiça do Trabalho é composta pelo Tribunal Superior do Trabalho, com sede em Brasília, por tribunais regionais e por juntas de conciliação e julgamento. Suas principais atribuições são conciliar e julgar os dissídios individuais e coletivos e as demais controvérsias oriundas de relações de trabalho e regidas pelas normas de direito trabalhista. 

Também foi no Governo Vargas que se criou o Ministério do Trabalho em 26 de novembro de 1930 e a CLT – Consolidação das Leis do Trabalho - Decreto-lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943. 

Organização Operária em Estrela 

O Círculo Operário Estrelense foi primeira organização de trabalhadores no município que congregava a época operários de todas as categorias, inclusive comerciantes. Fundado em 12 de março de 1951. O Sr. João Antônio dos Santos, presidente, recebeu da Prefeitura Municipal de Estrela, através do Prefeito Adão Henrique Fett, um terreno para construção da sede social do Círculo Operário Estrelense, na Rua Dr. Tostes, com escritura lavrada em 11 de março de 1954. 

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Material Elétrico de Estrela foi fundado em 08 de agosto de 1962. Tem base territorial em diversos municípios do Vale do Taquari. A sede social do Sindicato localiza-se na Rua José Willybaldo Fell, nº 81 – bairro das Indústrias. Entidade ligada a Força Sindical. 

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela nasceu da união e trabalho dos produtores rurais do município em 06 de maio de 1963. Na ocasião foi eleita a primeira diretoria tendo Frontino Caye como primeiro presidente, Waldemar Hilgemann como secretário e Virgílio Sulzbach como tesoureiro. Em 17 de agosto do mesmo ano a entidade obtinha a Carta Sindical. A Sede localiza-se na Rua Venâncio Aires, nº. 155 – bairro Centro. 

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Cooperativas da Alimentação foi fundado em 29 de janeiro de 1972 com a denominação de Associação Profissional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Estrela. O primeiro presidente foi o cervejeiro Paulo José Horn. Em abril de 1974 a entidade recebeu a Carta Sindical. As reuniões aconteciam no Circulo Operário Estrelense até 1983 quando foi inaugurada a sede própria da entidade localizada na Rua Coronel Mussnich, nº 701 – bairro Alto da Bronze. Em 1989 o STICA filiou-se a CUT – Central Única dos Trabalhadores. Em 1992 é construída uma sub-sede em Teutônia e em 1995 a entidade adquiriu uma sub-sede em Bom Retiro do Sul. Na década de 1990 o sindicato obteve significativos avanços sociais para categoria, como: Plano de Saúde, Auxílio Escolar, PLR – Participação nos Lucros entre outras. 

8º Núcleo do CEPERS/Sindicato é uma entidade representativa dos trabalhadores em educação, integrado por professores, especialistas e funcionários de escola, com abrangência estadual. A atuação do CEPERS caracteriza-se por uma luta constante pela valorização profissional; por uma escola pública gratuita, de qualidade para todos; pela autonomia e gestão democrática nas escolas; pelo respeito à organização sindical; por salários justos; pela dignidade e respeito a todos os cidadãos e pelo exercício pleno da cidadania. Sua sede localiza-se na Rua 13 de maio, 338 em Estrela-RS. 

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Calçados de Estrela foi fundado em 11 de abril de 1989. Seu primeiro presidente foi Clério Diehl. Entre outras atividades proporciona aos associados, cursos de formação, assistência Jurídica trabalhista e processos coletivos. O Sindicato possuí uma história muito rica de dedicação por parte de seus dirigentes e associados para construção da sede própria que funciona na Rua Coronel Mussnich, bairro Alto da Bronze, defronte a Escola de Ensino Médio Estrela. 

Os funcionários públicos municipais de Estrela são representados por sindicato próprio, que ainda não recebeu a Carta Sindical. 

Pesquisa: Airton Engster dos Santos 
Fonte: Clipagem Aepan-ONG e Revista: Estrela 1876/1992



Histórias da Nossa História - SOGES - Sociedade Ginástica de Estrela


Associativismo nas colônias alemãs

e Turnverein Estrella

A história da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul registra uma data especial, 25 de julho de 1824. Antes há registro apenas da presença do elemento indígena e português nestas terras.

O índio foi dono original da terra. O português conquistador e defensor da terra com contribuição na língua, religião, organização política e familiar.

A partir de 1824 a situação muda consideravelmente no Rio Grande do Sul, com a chegada dos imigrantes alemãs: outra gente, outra língua, outros costumes e até outra religião.

Uma das características dos recém chegados, de origem alemã, era o espírito associativo. O lazer o canto, a música ocupavam parte considerável do tempo dos imigrantes, tanto que a hausmusik (música em família), passou a ocupar estaco na igreja, comunidade e sociedades. Desses grupos surgiram os sängervereine (sociedades de cantores ou pequenas orquestras).

Mas havia três tipos de sociedades que marcaram época nas comunidades germânicas: sociedades de cantores (sängervereine), sociedades ginásticas (turnvereine) e sociedades de atiradores (schützenvereine).

Não há cidade de origem alemã no Estado, que não se orgulhe de possuir, ou ter registrado no passado, a existência de uma dessas organizações.

Se encerraram suas atividades, as gerações mais velhas falam com saudade, pois foram sem dúvidas fundamentais para vida associativa do passado. Praticamente as vidas das comunidades giravam em torno delas.

Campo Bom, Sapiranga, Taquara, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Nova Petrópolis, São Sebastião do Caí, Feliz, Montenegro, Lajeado, Estrela, Santa Cruz do Sul, Ijuí, entre outras, onde a imigração alemã foi importante, tiveram ou ainda tem uma ou outra das sociedades citadas.

Na história das localidades  alemãs, é de tal profundidade a presença dessas sociedades que a simples palavra “ginástica”, significava pessoas de origem alemã que ali cantavam, faziam ginástica, teatro, dança, jogo de cartas, bolão e tomavam cerveja.

Turnverein Estrella - SOGES

A Turnverein Estrella, foi fundada em 26 de maio de 1907, por dez jovens entusiastas, no antigo hotel e confeitaria Bentz.

A primeira diretoria era assim formada: Alberto Dexheimer (presidente), Artur Francisco Preussler (vice-presidente e ginasta), Filipe Leopoldo Dexheimer (1º secretário), Clemente A. Ruschel (2º secretário), Conrado Hemb (tesoureiro), Walter N. Bernhardt (guarda-esportes), Adolfo Gonçalves, Alfredo Goulart, Cristiano Oscar Goedtel, Rodolfo Bernhardt e João Carlos Harres.

Em 1911 a entidade adquiriu um terreno para construção de uma sede própria. Em 1914 foi aprovada a construção da sede, em 15 de agosto de 1915 foi lançada a pedra fundamental, a construção ficou sob responsabilidade do Senhor Germano Kartsch. A inauguração ocorreu em 11 de novembro de 1916. Depois houveram várias melhorias no prédio.


Com a nova sede concluída, a Turnverein Estrella, oportunizou aos associados, ginástica, atletismo, bolão, salão para bailes, festas, teatro entre outros.

Em 1932 adquiriu um campo esportivo para prática de ginástica e atletismo, atividades que eram coordenadas pelo renomado professor alemão Leo Joas.

A Campanha de Nacionalização do presidente Getúlio Vargas e o ingresso do Brasil na 2ª Guerra Mundial, tudo que lembrava o pensamento germânico foi extinto sumariamente. Assim o departamento de ginástica foi fechado em 1942, o professor Leo Joas demitido e a diretoria deposta.

No alto da sede da Sociedade, também foi retirado o logotipo característico das sociedades congêneres, baseado nos quatro efes, em forma de cruz grega: frisch (jovial), fromm (bem comportado), fröhlig (alegre) e frei (livre).

Uma nova diretoria foi imposta, os estatutos foram mudados, e a entidade passou a denominar-se Clube Comercial em 1945.

Em 1951, sob a presidência de José Moesch, mudou o nome para Sociedade Ginástica de Estrela.

Mais tarde foi construído o ginásio, idealizado por Arnaldo J. Diel. Nos anos 70, foi adquirido a sede campestre, no bairro Cristo Rei, com várias opções aos associados: piscinas, cancha de tênis, vôlei de arreia, basquete, mini-futebol, quiosque, área verde e churrasqueiras.

Outra aquisição foi o campo da chacrinha, na rua Coronel Brito, próximo ao Arroio Estrela, com vasta área verde.

Em 2007, a Sociedade Ginástica de Estrela, comemorou seu centenário com uma exposição “Um Século de História”, peça teatral do grupo “Tá Pintando Arte” de Novo Hamburgo, culto e missa ecumênica no salão social da entidade, atividades esportivas alusivas ao centenário, sessão solene na Câmara Municipal de Vereadores de Estrela, Baile Soges – 100 Anos, e apresentação da OSPA – Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.

Depois disso a SOGES implementou uma academia de ginástica onde funcionava o antigo bolão da Sede Social.

Pesquisa: Airton Engster dos Santos
Clipagem Memorial da Aepan-ONG



Comitê dá sequência à discussão sobre Plano da Bacia Taquari-Antas



Recursos hídricos
Comitê dá sequência à discussão sobre Plano da Bacia Taquari-Antas

Cerca de 50 membros do Comitê de Gerenciamento da Bacia HidrográficaTaquari-Antas, formados por representantes dos usuários da água e da população, reuniram-se sexta-feira, 27 de abril, para debater e delinear ações do Plano da Bacia Taquari-Antas. A atividade ocorreu no auditório do Prédio 3 do Centro Universitário Univates, em Lajeado. As consultas públicas realizadas em março e abril em Lajeado, Guaporé, Bento Gonçalves, Vacaria e Caxias do Sul foram comentadas pelos presentes. Entre as observações apontadas esteve a participação aquém da expectativa da sociedade nas expressivas regiões de Bento Gonçalves e Caxias do Sul, tendo em vista os 118 municípios integrantes da Bacia e que somam mais de um milhão de pessoas. Os cinco encontros somaram cerca de mil pessoas, as quais manifestaram suas intenções de usos futuros da água. “Um dos fatores que podem explicar o modesto engajamento foi a falta de representatividade de entidades e órgãos, os quais não mobilizaram seus segmentos representados”, destacou o presidente do Comitê Taquari-Antas, Daniel Schmitz. Como aspecto positivo, ele salientou a colaboração dos veículos de comunicação de diversas regiões do Estado na divulgação e cobertura das consultas públicas.

As intenções da sociedade estão sendo apuradas e, em breve, serão divulgados os resultados. A partir desses apontamentos, serão definidas as classes de qualidade da água necessárias para atender os usos requisitados e quais serão as medidas para que isso aconteça. Com esse processo, será concluída a etapa B - cenários futuros e enquadramento das águas - do Plano da Bacia Taquari-Antas. O prazo para o Comitê concluir essa fase é outubro desse ano. Porém, diretoria e membros querem postergar o limite para dezembro, para avaliar com mais rigor as decisões que precisam ser tomadas. O pedido será encaminhado ao Governo do Estado. Esse foi um dos assuntos do cronograma de atividades do Comitê discutido na reunião em Lajeado. O próximo encontro do Comitê está marcado para o dia 25 de maio, na Câmara de Vereadores de Triunfo.

Outro tema abordado diz respeito à vazão de referência das águas dos rios, explicada pelo consultor e professor Antonio Eduardo Leão Lanna, da Serviços Técnicos de Engenharia S.A. (STE). Serão simulados três fatores de situações críticas de vazão das águas, a partir de histórico de monitoramento quantitativo da bacia, tendo em vista a qualidade atual das águas nos 32 trechos de subacias do Taquari-Antas. Essas informações serão apresentadas para os membros do Comitê, para que com maior embasamento possam decidir o índice padrão a ser adotado e que irá nortear as outorgas e licenças ambientais.

Mapas

A parte da tarde foi preenchida com atividade prática de planejamento. A exemplo da sistemática das consultas públicas, as categorias representadas no Comitê expressaram em mapas os seus desejos de usos da água na Bacia. Eles foram divididos em conjunto de usuários da água, representantes da população e do Governo, tendo como tarefa também justificar suas ideias. O resultado da atividade serve de apoio ao processo de consultas públicas, com o objetivo de compatibilizar os usos sugeridos.

Em novembro acontece o 4º Encontro do Estrela FC



Em novembro acontece o 4º Encontro do Estrela FC

Quinta-feira passada aconteceu a primeira reunião de integrantes da Comissão Organizadora do 3º Encontro de Ex Jogadores e Ex Dirigentes do Estrela FC (foto).

Foi no Restaurante Bar do Adão, e o objetivo é formar a Comissão que organizará o 4º Encontro de Ex-Atletas e Ex-Dirigentes do Estrela FC, em novembro.

Ficou marcada a próxima reunião, com a presença de todos os integrantes da comissão do ano passado: Será dia 24 de maio, 19h30min, no mesmo local.

O objetivo é reprisar o sucesso dos encontros anteriores, que estão acontecendo cada vez com mais presentes.

Matéria e foto: Luiz Carlos Freitag

Cacis - Reunião Almoço teve como palestrante o prefeito Celso Brönstrup







Palestra da Cacis

Educação, Obras e Saúde tem prioridade em 2012

ESTRELA - A primeira reunião-almoço da recém-instituída Câmara do Comércio Indústria e Serviço de Estrela (CACIS) ocorreu nesta sexta-feira, dia 27 de abril, no Estrela Palace Hotel e teve como palestrante o prefeito de Estrela, Celso Brönstrup.

Pelo oitavo ano consecutivo, o prefeito do município abre o ciclo de palestras, sempre enfocando o desenvolvimento e as ações do Governo de Estrela nas áreas sócio-econômicas.

Brönstrup apresentou o Índice de Desenvolvimento Sócio-econômico do município, referente a 2009, conquistando o 17º lugar no Estado.Destacou o aumento do vale-alimentação que em 2003 era de R$ 40,00 e em 2012 é de R$ 264,00. Na agricultura enfatizou o financiamento aos produtores através do Funderal, que em 2009 foram beneficiados 14 produtores somando R$ 130.700,00, já em 2011, foram 13 produtores somando R$ 222.786,00. Destacou o crescimento na produção de aves em 2010, que arrecadou mais de R$ 48 milhões. Na telefonia rural, mencionou o número de 1.225 assinantes ativos, 415 assinantes da internet, faturando R$ 1,1 milhão.

A Educação ganhou foco destacando os investimentos em obras e reformas de escolas de ensino fundamental e de educação infantil. Na EMEI Arco-Íris, a prefeitura investiu R$ 707.280,75 na reforma do espaço, com recursos própios. Destaque para a construção da Emei do Bairro das Indústrias, com investimento de R$ 1.329.149,37, sendo este R$ 1.280.221,10, do Governo Federal e R$ 48.928,27 de contrapartida da prefeitura. Outra Emei que será construída será no Bairro Pinheiros, com investimento de R$ 1.471.000,00. A construção da Cozinha Central, na EMEF Odilo A. Thomé, com investimento de R$ 500 mil e a mudança da Secretaria Municipal de Educação, para o antigo complexo da Ambev.

Na Cultura e Turismo enfatizou os inúmeros projetos que envolvem a comunidade. Com destaque para a construção do Centro Cultural, obra em fase de avançada e a novo espaço da Biblioteca Pública Municipal, junto ao prédio do antigo complexo da Ambev. Mencionou o inicio do projeto de restauração da escadaria, junto ao rio Taquari, na rua Arnaldo Balvê.

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, foi destacado o percentual de investimento do orçamento, que hoje é de 3,31%, totalizando R$ 1,8 milhões, um dos maiores da região.

Na Indústria e Comércio apresentou o número de mais de 13 mil empresas instaladas no município entre indústria, comércio, prestação de serviços e autônomos. Destacou a construção de 10 casas populares com investimento superior a R$ 200 mil. A instalação da primeira empresa no Distrito Industrial, com a empresa Perfitec, sendo que estão previstas mais oito empresas no local.

Na Saúde enfatizou a construção dos Posto de Saúde do Moinhos e o Central, ambos em fase de conclusão, o investimento em saúde de mais de R$ 6,6 milhões. A implantação de diversos programas de renda a população.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, o destaque foi a pavimentação de diversas ruas e estradas municipais, com ênfase na estrada municipal de acesso ao distrito de Delfina, com investimento de R$ 1,8 milhões com recursos da prefeitura. Inúmeras recuperações de calçamentos e calçadas de passeio. Mencionou o projeto da rótula no Bairro Boa União, na ERS-453 , na Rota do Sol.

Meio ambiente mencionou que Estrela é o primeiro município do Vale que finalizou o Plano Municipal de Saneamento Básico, passo importante para os próximos 30 anos. Destacou a construção do Plano integrado de gerenciamento dos Resíduos Sólidos e Urbanos da Construção Cívil.

Por outro lado, dissecando sobre a Secretaria da Fazenda, o prefeito lembrou que o orçamento realizado em 2011 superou o estimado. A arrecadação foi de R$ 61.139.694.99, bem superior à projetada de R$ 50.010.000,00. Brönstrup, neste sentido, destacou a evolução do orçamento de Estrela. Em 2005, eram R$ 26.056.221,21. Agora, em 2011, superou os R$ 61 milhões. Para 2012, está projetado orçamento de R$ 57.138.000,00.

TEXTO E FOTOS: JOSUÉ GARCIA 

Notícias Vale do Taquari - 30 de Abril



Notícias Vale do Taquari - 30 de Abril

A Secretaria de Educação e Cultura de Roca Sales adquiriu, com recursos próprios, aproximadamente 500 livros para as escolas municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental.

O deputado federal Alceu Moreira (PMDB) está destinando R$ 120 mil reais através de emenda parlamentar no Orçamento da União para o Centro Oftalmológico Regional de Encantado. O anúncio dos recursos ocorreu durante encontro com comitiva de lideranças encantadenses do PMDB, na abertura da FestLeite no município de Anta Gorda. Conforme o parlamentar, o pedido deve-se a intervenção do oftalmologista Nédio Castoldi, do deputado estadual Edson Brum, e da atuação do PMDB encantadense, através de suas lideranças, Ramon Zuchetti (presidente), Agostinho Orsolin e do vereador Cláudio Roberto da Silva e dos demais vereadores do partido.

A Coordenação dos Grupos da Melhor Idade de Travesseiro estará reunida na quarta-feira, dia 02 de maio, com o grupo Amor Perfeito da Sede e na quinta-feira, dia 03, com o grupo Sempre Unidos de Cairu. Os dois encontros começam de manhã, o transporte circula pelas comunidades a partir das 10 horas. Os encontro são especiais, em comemoração ao Dia das Mães.
                       
A equipe da Secretaria de Saúde de Travesseiro convoca todas as pessoas com idade acima de 60 anos para fazer a vacina contra a gripe no Posto de Saúde da Sede. No sábado, dia 05 de maio, o Posto de Saúde atenderá a comunidade das 08 às 11:30 horas da manhã e das 13 às 17 horas, para aplicação da vacina.

Hoje, véspera de feriado nacional, as prefeituras de Nova Bréscia, Coqueiro Baixo e Canudos do Vale, não tem expediente.

O feriado também altera a realização das sessões ordinárias em algumas câmaras. Roca Sales antecipou a sessão de 2ª feira para 5ª-feira da semana passada.

Lajeado transfere a sessão de 3ª para a próxima 5ª-feira.

A Câmara de Bom Retiro do Sul, ao invés de 3ª realiza a sessão na 4ª feira.

A sessão de Venâncio Aires, passa de hoje para 4ª-feira.

Em Nova Bréscia a próxima sessão do poder legislativo será na segunda-feira, dia 07 de maio. Muçum e Imigrante não realizam sessões esta semana.

Já a Câmara de Vereadores de Encantado realiza sua sessão ordinária normalmente hoje, às 17 horas.

Em Estrela também tem sessão do legislativo nesta segunda-feira, às 18 horas e 30 minutos.

As agências bancarias, correios, fórum e promotorias tem expediente normal nesta 2ª-feira.
Em relação as universidades e faculdade, a Univates mantém atividades normais nesta segunda-feira, mas a Unisc de Santa Cruz e a Faculdade La Sallede Estrela realizam feriadão.
       
Já os supermercados atendem hoje e amanhã estarão fechados.
       
Termina hoje o prazo para o alistamento militar dos jovens que neste ano completam 18 anos de idade. Não haverá prorrogação de prazo.
           
A 3ª Coordenadoria Regional de Educação, com sede em Estrela,  recebe ainda hoje, inscrições para contratação emergencial de agente educacional, de manutenção de infraestrutura e alimentação com carga  de 40 horas semanais. Inscrições pelo site www.educacao.rs.gov.br, ou na sede da CRE. Há vagas em escolas de Anta Gorda, Arroio do Meio, Capitão, Coqueiro Baixo, Dr Ricardo, Encantado, Muçum, Nova Bréscia, Putinga, Relvado, Roca Sales e Vespasiano Corrêa.
       
Marcada para a tarde de 4ª-feira, dia 02 de maio, a Conferência  Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no Centro de Referência de Assistência Social de Putinga. A abertura será às 13 horas, seguida de uma apresentação Artística dos alunos do Projeto “Conviver Bem”. Logo depois, as professoras apresentam o trabalho realizado no Projeto e haverá palestra sobre Garantia de Direitos e Políticas Públicas.
       
O presidente do Consisa e prefeito de Doutor Ricardo, Nilto Rolante, participou sábado da reunião da AVAT (Associação dos Vereadores do Vale do Taquari) expondo a situação do Centro Oftalmológico Regional, com sede em Encantado. Segundo ele, o contrato firmado entre o Estado e o hospital do município prevê a realização de 1,3 mil consultas mês e mais de 230 cirurgias, mas são prestadas cerca de 500 consultas e no máximo de 50 a 60 cirurgias. O hospital, conforme Rolante, recebe o valor integral contratado, mas não está executando. Por isto, nova reunião deve ocorrer nesta semana e, se não houver solução, um novo prestador de serviços na área da oftalmologia poderá ser contratado, uma vez que segundo ele existem clínicas interessadas em atuar em nível regional.
        
Marisa Bastos, responsável pela 3ª Coordenadoria Regional de Educação, afirmou que  a falta de professores registrada no começo do mês está superada. Segundo a Coordenadora, praticamente todas as vagas foram supridas, restando algumas situações pontuais em função de afastamentos e exonerações.
         
Com a proximidade do fim de prazo de alistamento, revisões e transferência de título de eleitor os cartórios eleitorais ampliam os horários de atendimento.  Em todos os cartórios haverá atendimento amanhã, dia 1º de maio, mesmo sendo feriado. O atendimento ocorre das 12 às 19 horas. Este horário também vale para os dias 05 e 06 de maio. Nos dias 7, 8 e 9, o atendimento  ocorre das 10  às 19 horas. O prazo para atualizar o título eleitoral ou encaminhar título novo encerra no dia 9 de maio.
       
Dados levantados junto ao IBGE mostram que 4.653 encantadenses tem alguma deficiência física, motora ou mental. Encantado tem 20.510 habitantes. Na regional que o IBGE de Lajeado abrange, com 337.740 habitantes, 71.709 são portadores de  alguma deficiência, o que representa mais de 21% da população.
        
Na próxima 6ª feira, dia 04, vence o prazo para o pagamento do IPVA e do Seguro, para os veículos com placas terminadas em 04, 14, 24, 34 e 44.
       
O encontro dos vereadores realizado sábado em Anta Gorda, teve como destaque as restrições de conduta em período pré-eleitoral. A palestra, proferida por André Barbi de Souza, do Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos, alertou lideranças partidárias sobre comportamentos, para não prejudicar e nem contemplar candidatos ou partidos. 

O Ponto de Atendimento do Sebrae, em parceria com a Administração Municipal, CDL e Associação Comercial e Industrial de Encantado, promove na próxima quinta-feira, dia 03 de maio, um encontro para apresentação de seus produtos e serviços. O evento é aberto à classe empresarial e comunidade regional. O início está marcado para às 09 horas, e ocorre no Auditório Imigrante do Centro Administrativo.

O Departamento de Esportes de Capitão iniciou a distribuição das fichas de inscrição para as equipes interessadas em participar do 2º Campeonato Municipal de Bocha entre Empresas. As fichas podem ser retiradas na Secretaria de Educação e a reunião para devolução está marcada para o dia 07 de maio.

Esportes Vale do Taquari - 30 de Abril


Alexandre dos Santos - Repórter 

SHOWBOL
Campeonato Brasileiro de Seleções:
Em Recife – Pernambuco:
Decisão do 3º lugar: Ceará 9 x 6 São Paulo
Decisão do 1º lugar: Rio de Janeiro 12 x 9 Pernambuco
Campeão: Rio de Janeiro

SELEÇÃO BRASILEIRA
Os jogadores que tentarão conquistar a primeira medalha de ouro da Seleção masculina de futebol em Jogos Olímpicosserão convocados pelo técnico Mano Menezes, no dia 11 de maio. A CBF confirmou que a lista valerá para uma seqüência de quatro amistosos.
Confira a relação dos amistosos:
No dia 26-05, em Hamburgo (Alemanha): Brasil x Dinamarca
No dia 30-05, em Washington (EUA): Brasil x EUA
No dia 03-06, em Dallas (EUA): Brasil x México
No dia 09-06, em New Jersey (EUA): Brasil x Argentina

Antes de estrear diante do Egito em Cardiff, a Seleção ainda enfrentará a Grã-Bretanha, anfitriã das Olimpíadas. A partida, marcada para 20 de julho em Middlesbrough, será o primeiro jogo oficial do Reino Unido em 41 anos - o último, em 1972, foi com a Bulgária.

CAMPEONATO GAÚCHO 2012
Decisão da Taça Farroupilha – 2º Turno do Gauchão:
Domingo, dia 29-04:
No Estádio Beira-Rio, em Porto AlegreInternacional 2 x 1 Grêmio
Gols: Dátolo e Fabrício INT/ Werley GR/
Campeão do 2º Turno: SC Internacional

Fase final:
1º jogo da final, domingo, dia 06-05, às 16 horas:
No Estádio Centenário: Caxias x Internacional

2º jogo da final, domingo, dia 13-05, às 16 horas:
No Estádio Beira-Rio: Internacional x Caxias

CAMPEONATO ALAGOANO
Rodada de volta da fase semifinal – 2º turno:
Sábado, dia 28-04:
No Estádio Rei Pelé: CSA 3 x 2 Sport Atalaia (0x0)
Gols: Cléberson, Jucemar e Washington CSA/ Da Silva 2 gols SPO/

No Estádio Coaracy da Mata Fonseca: ASA 4 x 1 CSE (2x2)
Gols: Henry, Audálio e Lúcio Maranhão 2 gols  ASA/ Paulo Victor CSE/

1º jogo da final do 2º turno, 4ª feira, dia 02-05:
No Estádio Rei Pelé, às 20 horas e 30 minutos: CSA x ASA

2º jogo da final do 2º turno, domingo, dia 06-05:
No Estádio Coaracy da Mata Fonseca: ASA x CSA

CAMPEONATO CAPIXABA
Fase final:
Domingo, dia 29-04, 1º jogo da final:
No Estádio Justiniano de Mello e Silva: Aracruz 1 x 2 Botafogo (ES)

Domingo, dia 06-05, às 15 horas, 2º jogo da final:
No Estádio Justiniano de Mello e Silva: Botafogo (ES) x Aracruz (2x1)

CAMPEONATO PAULISTA
Jogos da rodada semifinal, domingo, dia 29-04:
No Estádio Morumbi, em São Paulo: São Paulo 1 x 3 Santos
Gols: William José SP/ Neymar 3 gols SAN/

No Estádio Brinco de Ouro da Princesa: Guarani 3 x 1 Ponte Preta
Gols: Fábio Bahia e Medina 2 gols GUA/ Caio PP/

Fase final:
1º jogo da decisão, domingo, dia 06-05, às 16 horas:
No Estádio Brinco de Ouro da Princesa: Guarani x Santos

2º jogo da decisão, domingo, dia 13-05, às 16 horas:
No Estádio da Vila Belmiro: Santos x Guarani

CAMPEONATO CEARENSE
Rodada de volta da fase semifinal:
Sábado, dia 28-04:
No Estádio Presidente Vargas: Fortaleza 1 x 0 Horizonte (4x1)
Gol: Ciro Sena FOR/

Domingo, dia 29-04:
No Estádio Presidente Vargas: Ceará 4 x 0 Tiradentes (2x0)
Gols: Régis, Apodi e Mota 2 gols CE/

Fase final:
Domingo, dia 06-05:
No Estádio Presidente Vargas: Ceará x Fortaleza

Domingo, dia 13-05, às 16 horas:
No Estádio Presidente Vargas: Fortaleza x Ceará

CAMPEONATO CARIOCA
Decisão da Taça Rio:
Domingo, dia 29-04:
No Estádio Engenhão: Botafogo 3 x 1 Vasco da Gama
Gols: Loco Abreu 2 gols e Maicossuel BOT/ Carlos Alberto VG/
Campeão da Taça Rio: Botafogo

Fase final:
1º jogo da final, domingo, dia 06-05:
No Estádio Engenhão, às 16 horas: Fluminense x Botafogo

2º jogo da final, domingo, dia 13-05:
No Estádio Engenhão, às 16 horas: Botafogo x Fluminense

CAMPEONATO CATARINENSE
Jogos de volta da fase semifinal:
Domingo, dia 29-04:
Na Arena Condá: Chapecoense 1 x 2 Avaí (1x1)
Gols: Esquerdinha CH/ Leonardo (contra) e Patric AV/

No Estádio Orlando Scarpelli: Figueirense 3 x 1 Joinville (1x1)
Gols: Fernandes e Aloísio 2 gols FIG/ Ricardinho JOI/

Fase final:
1º jogo da final, domingo, dia 06-05:
No Estádio da Ressacada, às 16 horas: Avaí x Figueirense

2º jogo da final, domingo, dia 13-05:
No Estádio Orlando Scarpelli, às 16 horas: Figueirense x Avaí

CAMPEONATO MATO-GROSSENSE
1º jogo da final:
Domingo, dia 29-04:
No Estádio Passo das Emas: Luverdense 1 x 0 Cuiabá
Gol: Rubinho LUV/

2º jogo da final:
4ª feira, dia 02-05:
No Estádio Presidente Dutra, às 22 horas: Cuiabá x Luverdense (0x1)

CAMPEONATO PARAENSE
2º Turno:
2º jogo da decisão, domingo, dia 29-04:
No Estádio Baenão: Remo 2 x 0 Águia Marabá (1x0)
Gols: Fábio Oliveira e Jhonas RE/
Campeão do 2º Turno: Remo

Fase final:
1º jogo da final, domingo, dia 06-05:
No Estádio , às 16 horas: Cametá x Remo

2º jogo da final, domingo, dia 13-05:
No Estádio Mangueirão, às 16 horas: Remo x Cametá

CAMPEONATO PARAIBANO
2ª rodada da fase semifinal – 2º turno:
Sábado, dia 28-04:
No Estádio Amigão: Treze 1 x 3 Sousa (0x2)

Domingo, dia 29-04:
No Estádio Amigão: Campinense 0 x 1 Botafogo (3x2)

Fase final – 2º turno:
1º jogo da final, 4ª feira, dia 02-05:
No Estádio , às 20 horas e 15 minutos: Sousa x Campinense

2º jogo da final, domingo, dia 06-05:
No Estádio Amigão, às 16 horas: Campinense x Sousa

CAMPEONATO POTIGUAR
Fase final, 1º jogo da decisão:
Domingo, dia 29-04:
No Estádio Nazarenão: América (RN) 2 x 1 ABC
Gols: Isac e Lúcio AM/ Raul ABC/

2º jogo da final, domingo, dia 06-05:
No Estádio Frasqueirão, às 16 horas: ABC x América (1x2)

CAMPEONATO MINEIRO
Jogos da rodada de volta da fase semifinal:
Sábado, dia 28-04:
Na Arena do Jacaré: Atlético (MG) 1 x 0 Tupi (1x1)
Gol: André AT/

Domingo, dia 29-04:
Na Arena do Jacaré: Cruzeiro 1 x 2 América (2x3)
Gols: Victorino (contra) e Fábio Júnior AM/ Wellington Paulista CZ/

Fase final:
1º jogo da final, domingo, dia 06-05:
Na Arena do Jacaré, às 16 horas: América (MG) x Atlético (MG)

2º jogo da final, domingo, dia 13-05:
Na Arena do Jacaré, às 16 horas: Atlético (MG) x América (MG)

CAMPEONATO BAIANO
Sábado, dia 28-04:
Jogos da volta da fase semifinal:
No Estádio Barradão, às 16 horas: Vitória 3 x 2 Feirense (0x1)
Gols: Pedro Ken, Léo e Neto Baiano VIT/ Danilo Cruz 2 gols FEI/

Domingo, dia 29-04:
No Estádio Pituaçu, às 16 horas: Bahia 1 x 0 Vitória da Conquista
Gol: Rafael Donato BA/

Fase final:
1º jogo da final, domingo, dia 06-05:
No Estádio Barradão, às 16 horas: Vitória x Bahia

2º jogo da final, domingo, dia 13-05:
No Estádio Pituaçu, às 16 horas: Bahia x Vitória

CAMPEONATO PARANAENSE
1º jogo da final:
Domingo, dia 06-05:
No Estádio Durival de Brito, às 16 horas: Atlético (PR) x Coritiba

2º jogo da final:
Domingo, dia 13-05:
No Estádio Couto Pereira, às 16 horas: Coritiba x Atlético (PR)

CAMPEONATO PERNAMBUCANO
Jogos de volta da rodada semifinal:
Domingo, dia 29-04:
No Estádio da Ilha do Retiro: Sport 0 x 0 Náutico (2x1)

Hoje, dia 30-04:
No Estádio do Arruda, às 20h30min: Santa Cruz  x Salgueiro (1x2)

CAMPEONATO GOIANO
Jogos de volta da fase semifinal:
No Estádio Serra Dourada: Atlético (GO) 8 x 0 Crac (4x1)
Gols: Elias 4 gols, Felipe 2 gols, Ernandes e Gilson AT/

Domingo, dia 29-04, às 16 horas:
No Estádio Serra Dourada: Goiás 3 x 0 Vila Nova (1x0)
Gols: Ricardo Goulart, Amaral e Rafael Tolói GO/

Fase final:
1º jogo da final, domingo, dia 06-05:
No Estádio Serra Dourada, às 16 horas: Atlético (GO) x Goiás

2º jogo da final, domingo, dia 13-05:
No Estádio Serra Dourada, às 16 horas: Goiás x Atlético (GO)

ESTADUAL DE JUVENIS
Sábado, dia 28-04, no Estádio das Cabriúvas: Encantado 3 x 2 Garibaldi

Próximo jogo:
Terça-feira, dia 01-05, às 15 horas e 30 minutos, em Gramado: Gramadense x Encantado

COPA DO BRASIL
Confrontos das Oitavas-de-final:
Rodada de ida:
Dia 02-05:
No Estádio Presidente Vargas, às 19h30min: Fortaleza x Grêmio
No Estádio Durival de Brito, às 21h50min: Atlético (PR) x Cruzeiro
No Estádio Barradão, às 21h50min: Vitória x Botafogo
No Estádio Moisés Lucarelli, às 21h50min: Ponte Preta x São Paulo

Rodada de volta:
Dia 03-05:
No Estádio Mangueirão, às 19h30min: Paysandu x Coritiba (1x4)
Na Arena do Jacaré, às 21h50min: Atlético (MG) x Goiás (0x2)

Dia 09-05:
No Estádio Engenhão, às 19h30min: Botafogo x Vitória
No Estádio Olímpico, às 21h50min: Grêmio x Fortaleza
Na Arena de Barueri, às 21h50min: Palmeiras x Paraná (2x1)
Na Arena do Jacaré, às 21h50min: Cruzeiro x Atlético (PR)
No Estádio Morumbi, às 21h50min: Ponte Preta x São Paulo

Dia 10-05:
No Estádio Pituaçu, às 19h30min: Bahia x Portuguesa (0x0)

SOGES
2ª Copa Integração de Futebol Sete da Soges:
Rodada semifinal, sábado, dia 28-04:
Só Kako 0 x 0 Barril Jr. (nos pênaltis Só Kako 2 x 1 Barril Jr.)
Boka Bier 3 x 5 Tsunami
Finalistas: Só Kako e Tsunami

XXXIV Copa Soges de Futebol Sete
Resultados da 2ª rodada, sábado, dia 28-04:
2ª Divisão: Cevaria 3 x 3 Galácticos, Só Pela Ceva 3 x 3 Thundercats A, LDU 5 x 5 Hooligans, Ligeiros 1 x 3 Falcons, Galera’s 2 x 1 Meninos da Vila e Os Kururus 4 x 4 Smoking;
1ª Divisão: Xernobyl 0 x 1 Sokanelas, Demonhos Jr. 5 x 2 Komedores, Sombras 1 x 2 Passa Bola B e Alambique FC 1 x 0 Estudiantes.

ALAF
Estadual de Futsal:
Sábado, dia 28-04, no Ginásio Tesourinha, em Porto Alegre: Afusca/Cruzeiro 0 x 2 Alaf
Gols: Cemin e Biel ALAF/

Próximo jogo:
Sábado, dia 05-05, às 20 horas, em Sobradinho: AES x Alaf


LIBERTADORES DA AMÉRICA

Confrontos das Oitavas-de-final:
Dia 25-04, no Estádio Beira-Rio: Internacional 0 x 0 Fluminense
Dia 10-05, no Estádio Engenhão, às 22 horas: Fluminense x Inter

Dia 02-05, no Estádio La Bombonera, às 19h30min: Boca Juniors x Unión Española
Dia 09-05, no Estádio Santa Laura, às 19h30min: Unión Española x Boca Juniors

Dia 02-05, no Estádio George Capwell, às 21h50min: Emelec x Corinthians
Dia 09-05, no Estádio Pacaembu, às 22 horas: Corinthians x Emelec

Dia 02-05, no Estádio São Januário, às 21h50min: Vasco x Lanús
Dia 09-05, no Estádio Ciudad de Lanús, às 22 horas: Lanús x Vasco

Dia 25-04, no Estádio Hernando Silles, em La PazBolívar 2 x 1 Santos
Gols: Campos 2 gols BOL/ Maranhão SAN/
Dia 10-05, no Estádio da Vila Belmiro, às 22 horas: Santos x Bolívar

Dia 01-05, no Estádio Atanasio Girardot, às 20 horas: Atlético Nacional x Vélez Sarsfield
Dia 08-05, no Estádio José Amalfitani, às 20 horas: Vélez Sarsfield x Atlético Nacional

Dia 03-05, no Estádio Olímpico Atahualpa, às 21h15min: Deportivo Quito x Universidad de Chile
Dia 10-05, no Estádio Nacional, às 22 horas: Universidad de Chile x Deportivo Quito

Dia 01-05, no Estádio Azul, às 23h30min: Cruz Azul x Libertad
Dia 08-05, no Estádio Nicolás Leoz, às 22h30min: Libertad x Cruz Azul

BASQUETE
Copa Brasil Sul de Basquete:
Quadrangular final, em Campo Mourão, no Paraná:
6ª feira, dia 27-04: Univates/Florestal Alimentos/Bira 73 x 63 Santa Cruz/Corinthians

Sábado, dia 28-04: Univates/Florestal Alimentos/Bira 70 x 48 Brusque

Domingo, dia 29-04: Univates/Florestal Alimentos/Bira 96 x 89 Campo Mourão

Campeão Copa Brasil Sul de Basquete: Univates/Florestal Alimentos/Bira


GAUCHÃO POLAR DE VÁRZEA - ENCANTADO
Resultados da 4ª rodada, domingo, dia 29-04, no Estádio das Cabriúvas:
Hoolygans 6 x 1 Renegados
Bohemios 2 x 0 Juntos e Misturados

Classificação:
Chave A:
1º lugar: Arsenal – 6 pontos
2º lugar: Internacional (B. Coqueiro), Bohemios e Navegantes – 4 pontos
4º lugar: Juntos e Misturados – 1 ponto

Chave B:
1º lugar: Nacional e Hoolygans – 4 pontos
2º lugar: SD Caballeros – 3 pontos
4º lugar: Renegados, que ainda não pontuou

Jogos da 5ª rodada, terça-feira, dia 01-05, no Estádio das Cabriúvas:
Às 14 horas: Nacional x Caballeros
Às 16 horas: CA Navegantes x Arsenal

Jogos da 6ª rodada, domingo, dia 06-05, no Estádio das Cabriúvas:
Às 10 horas e 30 minutos: Arsenal x Internacional
Às 14 horas: Hoolygans x SD Caballeros
Às 16 horas: CA Navegantes x Bohemios
Folgam: Juntos e Misturados, Renegados e Nacional

CAMPEONATO AMADOR DE LAJEADO
Resultados da rodada de domingo, dia 29-04:
No Bairro Centenário:
Estudiantes 1 x 1 Penharol
Ouro Verde 2 x 0 Montanha

Classificação:
Chave 1:
1º lugar: Estudiantes – 7 pontos
2º lugar: Ouro Verde – 6 pontos
2º lugar: Penharol – 5 pontos
3º lugar: Olarias – 3 pontos
5º lugar: Montanha – 1 ponto

Chave 2:
1º lugar: Jardim do Cedro – 7 pontos
2º lugar: Delfino Costa – 5 pontos
3º lugar: União Santo André – 4 pontos
4º lugar: Jardim do Cedro B – 0 ponto

Jogos da rodada desta 3ª feira, dia 01-05:
No Passo de Estrela:
Às 13 horas e 30 minutos: Montanha x Estudiantes
Às 15 horas e 30 minutos: Penharol x Olarias

CAMPEONATO AMADOR DE ESTRELA
Resultados da rodada de domingo, dia 29-04:
No Bairro Imigrantes: EC Imigrantes 1 x 0 Novo Paraíso
Na Delfina: Delfinense 1 x 1 Alto da Bronze
Folgou: SER Aimoré

Classificação:
1º lugar: Novo Paraíso e Imigrantes – 7 pontos
3º lugar: Delfinense – 5 pontos
4º lugar: Alto da Bronze – 4 pontos
5º lugar: Aimoré – 4 pontos

Próxima rodada, 3ª feira, dia 01-05:
Na Delfina: Delfinense x Aimoré
No Alto da Bronze: Alto da Bronze x Imigrantes
Folga: Novo Paraíso

CAMPEONATO AMADOR DE TEUTÔNIA
Resultados da 9ª rodada da 1ª fase, domingo, dia 29-04:
Em Languiru: Esperança 1 x 1Atlético Gaúcho
Na Linha Frank: Juventude 7 x 0 Poço das Antas
Em Poço das Antas: Onze Amigos 1 x 2 Canabarrense

Classificação:
1º lugar: Atlético Gaúcho – 22 pontos
2º lugar: Canabarrense – 15 pontos
3º lugar: Esperança – 13 pontos
 4º lugar: Onze Amigos – 9 pontos
5º lugar: Poço das Antas – 7 pontos
6º lugar: Juventude (Frank) – 5 pontos

BOM RETIRO DO SUL
Resultados dos confrontos de ida das semifinais, domingo, dia 29-04:
No Estádio Tia Galanta: Grêmio 0 x 2 Floriano
Em São João: Palmeiras 2 x 0 Aecosajo

Confrontos de volta das semifinais, domingo, dia 06-05:
No Estádio Theodoro M. da Silva, em Pinhal: Floriano x Grêmio (2x0)
No Estádio do Rochedo: Aecosajo x Palmeiras (0x2)


CAMPEONATO AMADOR DE ARROIO DO MEIO
Jogos da 7ª Rodada, dia 29-04:
Em Dona Rita: Dona Rita 1 x 1 Rui Barbosa
Em São Caetano: Sete de Setembro 0 x 7 Passo do Corvo
Na Linha 32: Cruzeiro 0 x 3 Forquetense

Classificação:
Chave A:
1º lugar: Passo do Corvo – 9 pontos
2º lugar: Rui Barbosa – 7 pontos
3º lugar: Cruzeiro – 4 pontos

Chave B:
1º lugar: Forquetense – 14 pontos
2º lugar: Dona Rita – 11 pontos
3º lugar: Sete de Setembro – 4 pontos

CAMPEONATO AMADOR DE CRUZEIRO DO SUL
Resultados da 9ª rodada da 1ª fase:
Domingo, dia 29-04:
Em Linha Sítio: Tamoio 4 x 1 SER Bom Fim
Em Picada Aurora: 25 de Julho 1 x 1 Canarinho
Folgou: XV de Novembro
                        
Classificação:
1º lugar: Canarinho – 14 pontos
2º lugar: 25 de Julho – 13 pontos     
3º lugar: Tamoio – 11 pontos
4º lugar: XV de Novembro – 10 pontos
5º lugar: SER Bom Fim – 3 pontos

CAMPEONATO AMADOR DE ROCA SALES
Confrontos semifinais:
Rodada de ida:
Sábado, dia 28-04:
Em Arroio Augusta AltaGaúcho 1 x 2 Esperança

Domingo, dia 29-04:
No Bairro Sete de Setembro: Copalto 0 x 4 XV de Novembro

Rodada de volta:
Sábado, dia 05-05:
Em Linha Júlio de Castilhos: XV de Novembro x Copalto (4x0)

Domingo, dia 06-05:
No Estádio Fazenda Lohmann: Esperança x Gaúcho (2x1)

GRÊMIO
Campeonato Gaúcho:
Decisão do 2º turno da Taça Farroupilha:
Domingo, dia 29-04:
No Estádio Beira-Rio, em Porto AlegreInternacional 2 x 1 Grêmio
Gols: Dátolo e Fabrício INT/ Werley GR/
Internacional: Muriel, Jackson, Rodrigo Moledo, Índio e Fabrício; Sandro Silva, Guiñazu, Paulo César Tinga e Dátolo (Jô); Jajá (Bolatti)  e Leandro Damião. Técnico: Dorival Júnior.
Grêmio: Victor, Gabriel, Werley, Gilberto Silva e Pará; Fernando, Souza, Marco Antônio e Bertoglio (Leandro); André Lima (Marcelo Moreno) e Miralles (Marquinhos). Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Árbitro: Márcio Chagas da Silva
Auxiliares: Altemir Haussmann e Paulo Ricardo Conceição
Campeão da Taça Farroupilha: SC Internacional

Próximo jogo:
Copa do Brasil:
Oitavas-de-final:
4ª feira, dia 02-05, às 19 horas e 30 minutos:
No Estádio Presidente Vargas: Fortaleza x Grêmio

INTERNACIONAL
Campeonato Gaúcho:
Decisão do 2º turno da Taça Farroupilha:
Domingo, dia 29-04:
No Estádio Beira-Rio, em Porto AlegreInternacional 2 x 1 Grêmio
Gols: Dátolo e Fabrício INT/ Werley GR/
Internacional: Muriel, Jackson, Rodrigo Moledo, Índio e Fabrício; Sandro Silva, Guiñazu, Paulo César Tinga e Dátolo (Jô); Jajá (Bolatti)  e Leandro Damião. Técnico: Dorival Júnior.
Grêmio: Victor, Gabriel, Werley, Gilberto Silva e Pará; Fernando, Souza, Marco Antônio e Bertoglio (Leandro); André Lima (Marcelo Moreno) e Miralles (Marquinhos). Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Árbitro: Márcio Chagas da Silva
Auxiliares: Altemir Haussmann e Paulo Ricardo Conceição
Campeão da Taça Farroupilha: SC Internacional

Próximo jogo:
Fase final:
1º jogo da final, domingo, dia 06-05:
No Estádio Centenário, às 16 horas: Caxias x Internacional

Suspensos: O zagueiro Rodrigo Moledo e o atacante Leandro Damião, receberam o 3º cartão amarelo no clássico Gre-Nal, e não enfrentam o Caxias no próximo domingo no Estádio Centenário.  

Pendurado: Élton com dois cartões amarelos  

ESTADUAL DE JUNIORES – CE LAJEADENSE
Sábado, dia 28-04:
No Estádio Alviazul, em Lajeado: Lajeadense 5 x 1 Guarani (V. Aires)
Classificados: Caxias, Lajeadense e Brasil de Pelotas.

2ª fase: Na próxima fase da competição o CE Lajeadense deve enfrentar EC Juventude, GE Brasil (Pelotas) e EC Passo Fundo.