Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Coluna - Pílulas em Preto e Branco - Folha de Estrela de 26.01.12

Luiz Carlos Freitag
Coluna - Pílulas em Preto e Branco - Folha de Estrela de 26.01.12

PÉROLAS:

Por enquanto não tem. A Câmara de Estrela está em férias.

FRASE: "Não foi piso, foi um pisão que o governo deu no magistério" (Marco Aurélio & Cia, em ZH 150112 pg 38)

Coisas que realmente só devem acontecer no Brasil: Nos anos 90, Porto Alegre e Xangai faziam planos para ter metrô. Atualmente a cidade chinesa tem 11 linhas de metrô, 277 estações em 400 quilômetros de extensão - é a maior linha de metrô do Mundo. Porto Alegre espera a sua primeira linha de 15 quilômetros, para 2017. Tá em ZH 150112 pg 3.

Parece que o Governo Federal quer tirar uma pedra do sapato. Dilma e Lula convidaram o Senador Paulo Paim (PT) para um cargo de ministro. Para ele parar de lutar pelos aposentados. Só faltava o Senador aceitar. Se isso ocorrer, quero ver ele vir depois pedir votos. E o pior é que este ministério nada tem a ver com os aposentados, que o elegeram.

Falando em aposentados: Sabem quantos brasileiros aposentados recebem mais de sete salários mínimos da Previdência Rural? UM. O levantamento e do gabinete do deputado Elvino Bohn Gass (PT). Segundo os dados, 94,3% dos mais de oito milhões de benefícios são de um salário mínimo mensal.

E já que estou falando de deputados e senadores, vejam a sugestão radial do Senador Cristóvam Buarque (PDT): "Que seja pedido o impeachment de governadores que descumprirem a Lei não pagam o Piso Salarial do Magistério".

Não é a toa que Ciro Pinto Fernandes (ZH 150112 pg 14) escreveu: "Brasilia é a ilha da fantasia, nossas Câmaras de Vereadores, um grande circo e os eleitores são os palhaços".

E a eleição deste ano? Tem pouco candidato a candidato a vereador "fazendo visitas". Acho que o eleitor deve abrir o olho e dar seu voto para o parceiro que esteve ao seu lado o tempo todo. Ajudando a comunidade ou o bairro, o tempo todo e não só agora. Não adianta ser o Candidato Copa do Mundo, que aparece só na época de eleições. Tem que estar presente sempre, o tempo todo.

E para prefeito, como vai ficar a coisa? Temos, em princípio, confirmados tres candidatos a candidato a prefeito. Provavelmente teremos mais um. Não vou citar o nome de nenhum deles agora, vou esperar um pouco mais. Mas dá prá perceber nos bastidores, que outro candidato pode surgir, depois de análises feitas nas diversas pesquisas já realizadas. Janeiro é um mes em que tudo fica ainda muito nas reuniões e contatos pouco divulgados, mas fevereiro em diante, a coisa vai esquentar. Principalmente depois do Carnaval.

Mas com certeza alguém me "assoprou": Estaria sendo construida mais uma candidatura a prefeito, em Estrela. Teríamos então, quatro candidatos. E para esta quarta via, vários partidos estariam se unindo, analisando em reuniões a fundo as pesquisas feitas recentemente. Não quiseram ainda me contar com detalhes "quem seria quem" nestas conversas, mas em alguns dias deveremos ter novidades.

Recebi um e-mail de um estrelense preocupado com a informação de que estaria ocorrendo um movimento para a realização de "tombamentos de prédios históricos" em Estrela. Este leitor da Coluna lembra que "estamos carentes de desenvolvimento e a construção de prédios novos - já se vislumbra isso na cidade - é fundamental, devendo este assunto ser tratado com muita cautela". Ele lembra que já fomos o município mais alfabetizado do Brasil, já tivemos a melhor poupança bancária, etc. "Mas tombamento de prédios? A cidade de Rio Grande é um exemplo desta prática sem sucesso". Concordo com o amigo. Alguns locais específicos até podem ser preservados, mas se fôssemos guardar tudo, não teríamos asfalto em parte da Julio de Castilhos, a Avenida Rio Branco teria parte sem alargamento e alguns prédios novos não estariam sendo construidos.

Só para comentar o assunto: A nova agência do Bradesco, não merece elogios? Espaço amplo, ótima visibilidade, ao lado da prefeitura, na frente da Praça... E o novo prédio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais nem teria saído do papel, se tivessem feitos tombamentos por aí. Isto, só para dar dois exemplos.

Gilberto Fensterseifer (PP), sem querer, comentou um assunto que pode ser incluído: Ele disse, na última Sessão Ordinária da Câmara, antes das férias, que Estrela não teve projetos de ruas. "O Günter Wagner fez quase o impossivel para alargar a avenida Rio Branco. Não é fácil ajudar no progresso hoje em dia". É verdade. Ainda mais se ele for entravado com qestões de preservar o que é questionável. Como já disse: Não sou contra prédios históricos, mas nada de guardar velharias.

Duplicação da BR 386, entre Estrela e Tabaí, prossegue em ritmo muito bom. Cada vez que se vai a Porto Alegre, novidades podem ser avistadas. Mas preocupa a situação entre Estrela e Bom Retiro do Sul. Será que a questão indígena e outros moradores que ali estão, não vão parar as obras?

Como as coisas mudam. Há alguns anos, nesta época, nem se podia dormir direito em alguns pontos da cidade, tanto era o ensaio das Escolas de Samba de Estrela. Falácios em Brasa, Mensageiros da Alegria... E as duas principais Sociedades, Ginástica e Rio Branco, anunciavam com entusiasmo suas noitadas de carnaval. Que pena, se hoje não tivéssemos o trabalho da Bélkis Carolina Calsa com a Escola de Samba Renascer, não ouviríamos um tambor, nesta época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário