Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 31 de janeiro de 2011


Estrela-RS


NOTÍCIAS REGIONAIS – 31-01-2011 – 2ª FEIRA


Arrasa Estrela
Promoções movimentam o comércio a partir da primeira quinzena de fevereiro

Desde o início de janeiro, promoções para vender os estoques do fim de ano entraram em cena na região.

A maioria das lojas apostou em descontos e prazos próprios na intenção de manter o ritmo de vendas do fim de ano e abrir espaço para os produtos de meia estação.

A partir da primeira quinzena de fevereiro começam as ações conjuntas para aproveitar o poder da propaganda e aumentar a atração de clientes.

Prazos e descontos ficam ao cargo dos lojistas, embora a tendência seja um aumento de 20% em relação a janeiro.
Entre as promoções conjuntas, estaduais e municipais, destacam-se o Liquida Lajeado, o Arrasa Estrela e o Liquida Tchê.

Na região serão mais de 300 empreendimentos com descontos de 30% a 70%.

Estrela
A promoção de liquidação de estoques promovida pela CDL com o apoio da prefeitura municipal e banco Sicredi foi denominada “Arrasa Estrela” e ocorre na quarta e quinta-feira em horário normal e no sábado com lojas abertas até às 17h.

A segunda edição da promoção que substitui o Liquida Estrela oferece artigos de vestuário, eletrodomésticos e materiais de construção com uma média de descontos entre 30% e 40% que em alguns casos pode alcançar 70%.

As cerca de 40 lojas participantes serão identificadas com materiais gráficos da promoção que será divulgada na mídia regional e em uma faixa no pórtico da cidade.


Atendendo à solicitação de suinocultores gaúchos e tendo em vista medida adotada por Santa Catarina, a ACSURS encaminhou pleito para secretárias estaduais.

Após encerrar o ano de 2010 em uma fase de alta nos valores pagos pelos suínos, os suinocultores gaúchos, através da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul – ACSURS encaminharam uma solicitação de isenção de ICMS para a carne suína no Estado ao Governo do Estado.

Segundo Valdecir Luis Folador, a iniciativa se deve ao fato de que no último mês os preços recebidos pelos produtores apresentaram significativa queda e, também pelo fato do Estado de Santa Catarina ter beneficiado seus produtores com essa medida.

Em Capitão foram concluídos os trabalhos de pavimentação da Avenida Airton Senna e da estrada geral em direção a São Domingos. A pavimentação feita com paralelepípedos tem extensão de 6.980 metros quadrados e foram investidos mais de 320 mil reais na obra.

As secretarias de Agricultura e Obras de Travesseiro estão trabalhando com as retroescavadeiras na cobertura de montes de silagem. Por esse motivo os atendimentos de serviços particulares estão atrasando.

Capitão contemplou em 2010, 630 agricultores registrados no município pelo programa da bonificação. Os agricultores foram divididos em cinco grupos e juntos receberam como forma de incentivo a produção registrada no talão de produtor mais de 120 mil reais, valores que variam de 50 até 800 reais de acordo com a produtividade de cada propriedade.

Reiniciam hoje, as atividades das 23 escolas municipais de Educação Infantil de Lajeado, com o acolhimento dos alunos matriculados. Para organizar o ambiente escolar, os funcionários destes educandários já retomaram as atividades nesta sexta-feira.

Em Teutônia o vice-prefeito Ariberto Magedanz assumiu a chefia do poder executivo. Até o dia 05 de fevereiro, o prefeito Renato Altmann estará de férias.

A posse dos 55 deputados estaduais eleitos e reeleitos ocorre hoje, às 14 horas, no Plenário da Assembleia Legislativa. Na solenidade, o deputado Adão Villaverde (PT), será empossado na presidência da Casa.

Os contribuintes de Travesseiro tem até hoje, para efetuar o pagamento dos carnês do IPTU, ISS e da Taxa de Localização com desconto de 20%. Os carnês estão a disposição no Sicredi.

Em recesso neste mês, a Câmara de Vereadores de Marques de Souza realiza a sua primeira sessão ordinária do ano, no dia 03 de fevereiro. Na presidência dos trabalhos estará a vereadora Márcia Bruch, do PMDB.

A Secretaria da Agricultura de Estrela recebe até o dia 25 de fevereiro, as encomendas de adubo, uréia, aveia e azevém.

Estão abertas até 14 de fevereiro, as inscrições para o Vestibular Complementar da Univates, que será realizado dia 20 de fevereiro. A prova consistirá de uma redação, que será aplicada das 8h30min às 11h30min, nos câmpus de Lajeado e de Encantado. Nesta edição, estão sendo oferecidas vagas em 34 cursos. As inscrições, no valor de R$ 40,00, podem ser efetuadas no câmpus de Lajeado, no Setor de Atendimento ao Aluno (Prédio 9), no câmpus de Encantado ou no site www.univates.br/vestibular, até o dia 11 de fevereiro.

A Prefeitura de Lajeado avisa aos agricultores do município que o prazo para efetuarem a apresentação dos Talões do Produtor na Secretaria da Fazenda se encerra no dia 28 de fevereiro. Mesmo os produtores que não emitiram notas fiscais em 2010 deverão atender a este compromisso junto ao Setor de Fiscalização da prefeitura.

Hoje inicia o curso “Controles financeiros para o comércio varejista”, promoção da Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia em parceria com o Sebrae/RS. As aulas ocorrem no auditório da entidade, das 19 às 22 horas, e se estendem até o dia 04 de fevereiro.

Nos dias 1º, 02 e 03 de março, a Afubra realiza na localidade de Rincão Del Rey, em Rio Pardo, a 11ª Expoagro. O STR de Lajeado está organizando para o dia 02 de março, uma excursão para o evento. As inscrições podem ser realizadas nos escritórios da entidade, nos municípios de Lajeado, Forquetinha, Canudos do Vale e Marques de Souza.

A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Estrela comunica que hoje a Unidade Básica de Saúde da Boa União está fechada para adequações na rede elétrica.

Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 28 de janeiro de 2011

Rio Taquari com Estrela-RS ao fundo



NOTÍCIAS REGIONAIS – 28-01-2011 – 6ª FEIRA

Em Capitão foram concluídos os trabalhos de pavimentação da Avenida Airton Senna e da estrada geral em direção a São Domingos. A pavimentação feita com paralelepípedos tem extensão de 6.980 metros quadrados e foram investidos mais de 320 mil reais na obra.

As secretarias de Agricultura e Obras de Travesseiro estão trabalhando com as retroescavadeiras na cobertura de montes de silagem. Por esse motivo os atendimentos de serviços particulares estão atrasando.

Capitão contemplou em 2010, 630 agricultores registrados no município pelo programa da bonificação. Os agricultores foram divididos em cinco grupos e juntos receberam como forma de incentivo a produção registrada no talão de produtor mais de 120 mil reais, valores que variam de 50 até 800 reais de acordo com a produtividade de cada propriedade.

Reiniciam na próxima segunda-feira, dia 31, as atividades das 23 escolas municipais de Educação Infantil de Lajeado, com o acolhimento dos alunos matriculados. Para organizar o ambiente escolar, os funcionários destes educandários já retomaram as atividades nesta sexta-feira.

Neste sábado, dia 29, a partir das 09 horas, ocorre Feira do Peixe na propriedade de Dirceu Wilssmann, em Palmas – Arroio do Meio. Serão comercializadas carpas capim, húngara, cabeça grande e prateada. A feira é uma promoção da Secretaria de Agricultura e Emater de Arroio do Meio.

Em Teutônia o vice-prefeito Ariberto Magedanz assumiu a chefia do poder executivo. Até o dia 05 de fevereiro, o prefeito Renato Altmann estará de férias.

A posse dos 55 deputados estaduais eleitos e reeleitos ocorrerá na segunda-feira, dia 31, às 14 horas, no Plenário da Assembleia Legislativa. Na solenidade, o deputado Adão Villaverde (PT), será empossado na presidência da Casa.

A sede do Governo do Estado transfere-se, neste sábado, dia 29, para cidade de Piratini, onde o governador, o vice-governador e os secretários debaterão com líderes locais as ações de combate à estiagem e o desenvolvimento da Região Sul. O objetivo da interiorização é estreitar os laços dos municípios e Estado, proporcionando aos cidadãos do interior a oportunidade de ter contato direto com os governantes.

Os contribuintes de Travesseiro tem até segunda-feira, dia 31, para efetuar o pagamento dos carnês do IPTU, ISS e da Taxa de Localização com desconto de 20%. Os carnês estão a disposição no Sicredi.

Hoje encerram as inscrições para a etapa Arroio do Meio do concurso Garota Verão. Interessadas podem se inscrever na Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, junto ao prédio da Prefeitura. As candidatas devem ter idade entre 14 e 18 anos. O concurso será realizado no próximo domingo, dia 30, a partir das 19 horas, na Rua de Eventos, no Centro da cidade.

O I Carnaval Regional de Lajeado conta com 13 candidatos inscritos ao concurso de escolha da corte, que acontecerá neste sábado, dia 29, junto à festa dos 120 anos de emancipação do município. O evento realiza-se no Parque Theobaldo Dick, com início às 19h30min, com apresentação da banda de pop rock Raztilhos, escolha da Garota Verão de Lajeado 2011, show do grupo de pagode Na Moral, homenagem a Lajeado e show do grupo de pagode Pura Curtição. A organização é da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur).

Encerra hoje o período de inscrições para o concurso Garota Verão de Lajeado. As jovens interessadas devem procurar a Casa da Cultura de Lajeado.

A Prefeitura de Lajeado aplica neste sábado, dia 29, as provas de concurso público para provimento de vagas em seis cargos na área da Educação. Os candidatos devem comparecer prédio 12 da Univates, onde a prova iniciará às 8h30min, sendo que é preciso estar no local com mínimo de 30 minutos de antecedência.

Será realizado neste sábado e domingo, no Parque do Imigrante, em Lajeado, o 11º Encontro de Fuscas e Derivados, numa promoção do Clube do Fusca de Lajeado.

Em recesso neste mês, a Câmara de Vereadores de Marques de Souza realiza a sua primeira sessão ordinária do ano, no dia 03 de fevereiro. Na presidência dos trabalhos estará a vereadora Márcia Bruch, do PMDB.

A Secretaria da Agricultura de Estrela recebe até o dia 25 de fevereiro, as encomendas de adubo, uréia, aveia e azevém.

Estão abertas até 14 de fevereiro, as inscrições para o Vestibular Complementar da Univates, que será realizado dia 20 de fevereiro. A prova consistirá de uma redação, que será aplicada das 8h30min às 11h30min, nos câmpus de Lajeado e de Encantado. Nesta edição, estão sendo oferecidas vagas em 34 cursos. As inscrições, no valor de R$ 40,00, podem ser efetuadas no câmpus de Lajeado, no Setor de Atendimento ao Aluno (Prédio 9), no câmpus de Encantado ou no site www.univates.br/vestibular, até o dia 11 de fevereiro.

A Prefeitura de Lajeado avisa aos agricultores do município que o prazo para efetuarem a apresentação dos Talões do Produtor na Secretaria da Fazenda se encerra no dia 28 de fevereiro. Mesmo os produtores que não emitiram notas fiscais em 2010 deverão atender a este compromisso junto ao Setor de Fiscalização da prefeitura.

Na próxima segunda-feira, dia 31 de janeiro, inicia o curso “Controles financeiros para o comércio varejista”, promoção da Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia em parceria com o Sebrae/RS. As aulas ocorrem no auditório da entidade, das 19 às 22 horas, e se estendem até o dia 04 de fevereiro.

Nos dias 1º, 02 e 03 de março, a Afubra realiza na localidade de Rincão Del Rey, em Rio Pardo, a 11ª Expoagro. O STR de Lajeado está organizando para o dia 02 de março, uma excursão para o evento. As inscrições podem ser realizadas nos escritórios da entidade, nos municípios de Lajeado, Forquetinha, Canudos do Vale e Marques de Souza.

A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Estrela comunica que hoje a Unidade Básica de Saúde da Boa União está fechada para adequações na rede elétrica.

Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 26 de janeiro de 2011.

Lajeado-RS





Vale do Taquari - RS - Brasil - 26 de janeiro de 2011


A Prefeitura de Lajeado aplica neste sábado, dia 29, as provas de concurso público para provimento de vagas em seis cargos na área da Educação.
As provas se destinam aos cargos de Auxiliar de Bibliotecário, Instrutor de Banda Escolar, Regente de Coral Infanto Juvenil, Secretário de Escola, Professor Área I e Professor Área II - Séries Finais nas disciplinas de Computação, Educação Física e Língua Inglesa.
Os candidatos devem comparecer prédio 12 da Univates, onde a prova iniciará às 8h30min, sendo que é preciso estar no local com mínimo de 30 minutos de antecedência.


O município de Fazenda Vilanova irá sediar a etapa microrregional do concurso Garota Verão 2011. O evento acontece no dia 4 de fevereiro, às 20h, no Parque Municipal, ao ar livre e sem cobrança de ingressos, integrando a programação do 2º Verão Vilanova. O desfile deverá contar com a participação de oito municípios da região: Fazenda Vilanova, Teutônia, Paverama, Poço das Antas, Tabaí, Westfália, Bom Retiro do Sul e Taquari, que escolherão suas representantes para a etapa regional, que antecede a grande final, no mês de março, em Capão da Canoa.

Os produtores rurais de Lajeado já podem efetuar, na sede da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, a encomenda de calcário e de sementes de forrageiras do tipo aveia preta, azevém e ervilhaca. O prazo para encomenda encerra no dia 17 de fevereiro.

Os produtores rurais de Fazenda Vilanova devem realizar a apresentação do Talão do Produtor até o dia 28 de fevereiro, no setor de ICMS da Prefeitura.

A Secretaria da Fazenda de Teutônia informa que estão disponíveis os carnês do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e Taxa de Licença de 2011. Os contribuintes podem fazer a retirada na sala 14 do Centro Administrativo. Quem possui senha do Serviço de Atendimento ao Cidadão também poderá fazer a impressão do carnê pelo site do da Prefeitura.


Após vistoria e medições da Caixa Econômica Federal, as obras com recursos federais, em andamento em Travesseiro, tiveram o prazo de conclusão prorrogado.
Em construção a Praça da Cidade, o Ginásio junto a escola Criança Esperança e o salão de São João. Obras que foram interrompidas no período eleitoral por falta da liberação de repasse das parcelas da União, principal motivo do atraso no primeiro plano de conclusão.

O I Carnaval Regional de Lajeado conta com 13 candidatos inscritos ao concurso de escolha da corte, que acontecerá no próximo sábado, dia 29, junto à festa dos 120 anos de emancipação do município. O evento realiza-se no Parque Theobaldo Dick, com início às 19h30min, com apresentação da banda de pop rock Raztilhos, escolha da Garota Verão de Lajeado 2011, show do grupo de pagode Na Moral, homenagem a Lajeado e show do grupo de pagode Pura Curtição. A organização é da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur).

O I Carnaval Regional de Lajeado será realizado no dia 05 de março, na Rua Santos Filho, a partir das 20 horas, com abertura do desfile pelo Bloco dos Palhaços de Lajeado. Na sequência virão os Acadêmicos da Alegria (Hidráulica/Lajeado), Unidos da Folia (Santo André/Lajeado), Irmãos da Opa (Taquari), Inhandava (Bom Retiro do Sul), Só Alegria (Conservas/Lajeado) e Academia do Samba (Conservas/Lajeado).

Em Lajeado as inscrições para o concurso Garota Verão seguem abertas até sexta-feira, dia 28. As jovens interessadas devem procurar a Casa da Cultura de Lajeado. Treze candidatas já estão inscritas para o concurso.

A Coordenação dos Grupos da Melhor Idade de Capitão esteve reunida com os presidentes dos grupos e diretoria da Associação dos Grupos da Melhor Idade do município. Na reunião foram avaliados os trabalhos desenvolvidos no ano passado e feita a organização das atividades de 2011.

Após o credenciamento de dois funcionários da Secretaria da Agricultura de Capitão junto a Inspetoria Veterinária, as Guias de Transporte Animal, GTAs, já podem ser emitidas na Secretaria. Toda a transferência de animais entre propriedades, deve ser feita com a GTA.

A Secretaria da Educação e Cultura de Paverama comunica aos pais dos estudantes do município que no período entre os dias 1° e 28 de fevereiro estará sendo realizado o cadastramento e recadastramento do transporte escolar 2011. Solicita-se que todos compareçam na Smec para que seja formulado o roteiro de transporte do ano letivo de 2011.

A Secretaria da Fazenda de Teutônia informa que estão disponíveis os carnês do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e Taxa de Licença de 2011. Os contribuintes podem fazer a retirada na sala 14 do Centro Administrativo. Quem possui senha do Serviço de Atendimento ao Cidadão também poderá fazer a impressão do carnê pelo site do da Prefeitura.

Já estão à venda, no Setor de Atendimento ao Aluno da Univates (Prédio 9), os ingressos para o espetáculo Exotique, do Grupo Tholl, de Pelotas. As apresentações ocorrem dias 18 e 19 de março, no ginásio de Arena do Complexo Esportivo da Instituição, em Lajeado. Dia 18 o grupo fará duas apresentações: à tarde, em sessão exclusiva para as escolas, e à noite, somente para alunos da Univates (que terão entrada franca mediante apresentação da carteirinha do DCE ou comprovante de matrícula). Já no dia 19, às 21h, o espetáculo será aberto à comunidade em geral.

Na próxima segunda-feira, dia 31 de janeiro, inicia o curso “Controles financeiros para o comércio varejista”, promoção da Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia em parceria com o Sebrae/RS. As aulas ocorrem no auditório da entidade, das 19 às 22 horas, e se estendem até o dia 04 de fevereiro.

Em Santa Clara do Sul iniciaram esta semana as obras de asfaltamento da rua 7 de setembro que liga o trecho com a rua Coronel Diehl a empresa Lisi Calçados. O trecho que compreende mais de 1537,50 metros quadrados recebe os serviços de alargamento e base, para que posterior sejam colocadas as camadas de asfalto. A Prefeitura entra com 30% do valor da obra, que deve estar concluída em duas semanas.

O governo federal irá disponibilizar 12 milhões e 300 mil reais em socorro às famílias afetadas pela falta de chuva no RS. O recurso será utilizado para construção de cisternas.

Em março, a Afubra realiza na localidade de Rincão Del Rey, em Rio Pardo, a 11ª Expoagro. O STR de Lajeado está organizando para o dia 02 de março, uma excursão para o evento. As inscrições podem ser realizadas nos escritórios da entidade, nos municípios de Lajeado, Forquetinha, Canudos do Vale e Marques de Souza.

Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 25 de Janeiro de 2011



Estrela-RS



NOTÍCIAS REGIONAIS – 25-01-2011 – 3ª FEIRA


A administração municipal de Estrela adquiriu mais dois veículos zero km. O investimento total foi de 57 mil reais. Trata-se de dois utilitários cargo, modelo Chana, cabine dupla, capacidade de carga de 500 kg, 5 passageiros, motor 1.0 à gasolina e 04 portas.
Os dois utilitários foram adquiridos por meio de pregão eletrônico. Ambos serão utilizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, no deslocamento das equipes de servidores, bem como de ferramentas e equipamentos.

A comunidade do loteamento Marmitt, no bairro Moinhos em Estrela, recebeu área para prática de esportes. A administração municipal investiu na obra 35 mil reais. Foram realizadas diversas melhorias, como a construção de pista de caminhada, recuperado o cercado e o campo de futebol sete. A área para prática de esportes do Loteamento Marmitt foi inaugurada na tarde da última quinta-feira.

A Promilk Agropecuária e Laticínios Ltda recebeu incentivo industrial da Prefeitura de Estrela no valor de R$ 290 mil. Os recursos estão sendo utilizados na aquisição de área de terras para instalação de empreendimento na “Rota do Sol”, em Estrela.
Até 2015, o novo empreendimento da Promilk deverá gerar cerca de 100 novos postos de trabalho e um faturamento de R$ 250 milhões, representando mais de R$ 19 milhões de valor adicionado de ICMS.
Foi realizada na segunda-feira, no auditório do Prédio 11 da Univates Lajeado, a solenidade de posse da Delegada da 19ª Delegacia Regional de Polícia, Flávia Colossi Frey. Ela assumiu o lugar do Delegado João Alberto Selig.

O Departamento da Assistência Social de Travesseiro está organizando para sexta-feira, dia 28, mais uma visita a Clínica Central de recuperação de dependentes químicos em Lajeado. Os interessados em acompanhar a visita devem se inscrever no Cras até esta quarta-feira, dia 26.

No período de férias escolares o Telecentro de Travesseiro, instalado junto a Escola Pedro Pretto, atende a comunidade normalmente. Além do trabalho normal, foi formada uma turma com 16 alunos que tem aulas todas as terças e quintas-feiras a noite, no curso de capacitação de informática. O curso, que terá duração de 58 horas aula, é gratuito.

As empresas exportadoras de Teutônia foram responsáveis para que o Município conquistasse, pelo segundo ano consecutivo, a primeira colocação no ranking da balança comercial (diferença entre exportação e importação) no Vale do Taquari.
Em comparação com outras cidades do Vale do Taquari, no ano passado Teutônia ficou à frente de Lajeado e Estrela no saldo da balança comercial. Teutônia registrou um saldo positivo superior a 85 milhões de dólares, Lajeado alcançou saldo de 60 milhões de dólares e Estrela 4 milhões 432 mil dólares.

Na última sexta-feira foi realizada a reunião do Conselho Agropecuário de Capitão, que está passando por uma reestruturação.
No encontro, que foi acompanhado pelo prefeito em exercício César Beneduzi, pelo Secretário da Agricultura Jorge Fachini e pelo Técnico da Emater Jorge Lavarda, o chefe da Inspetoria Veterinária de Arroio do Meio Luiz Carlos Cougo falou sobre a campanha de vacinação contra a brucelose e tuberculose.

A Prefeitura de Lajeado aplica neste sábado, dia 29, as provas de concurso público para provimento de vagas em seis cargos na área da Educação.
As provas se destinam aos cargos de Auxiliar de Bibliotecário, Instrutor de Banda Escolar, Regente de Coral Infanto Juvenil, Secretário de Escola, Professor Área I e Professor Área II - Séries Finais nas disciplinas de Computação, Educação Física e Língua Inglesa.
Os candidatos devem comparecer prédio 12 da Univates, onde a prova iniciará às 8h30min, sendo que é preciso estar no local com mínimo de 30 minutos de antecedência.

Foi inaugurado oficialmente ontem, em Lajeado, o SAMU 24 HORAS - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Vale do Taquari, que passará a atender os casos de urgências e emergências médicas quando acionado pelo telefone 192.
O ato organizado pela Prefeitura de Lajeado com o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Consisa), ocorreu na frente do CRPO – Comando Regional de Policiamento Ostensivo, junto à Praça da Matriz.

A Administração Municipal de Paverama promove no dia 27 de janeiro, quinta-feira, às 9 horas, uma audiência pública na Câmara de Vereadores. Na ocasião será discutido o Relatório de Avaliação das Metas Fiscais, relativo ao 3° quadrimestre de 2010.

O município de Fazenda Vilanova irá sediar a etapa microrregional do concurso Garota Verão 2011. O evento acontece no dia 4 de fevereiro, às 20h, no Parque Municipal, ao ar livre e sem cobrança de ingressos, integrando a programação do 2º Verão Vilanova. O desfile deverá contar com a participação de oito municípios da região: Fazenda Vilanova, Teutônia, Paverama, Poço das Antas, Tabaí, Westfália, Bom Retiro do Sul e Taquari, que escolherão suas representantes para a etapa regional, que antecede a grande final, no mês de março, em Capão da Canoa.

Os produtores rurais de Lajeado já podem efetuar, na sede da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, a encomenda de calcário e de sementes de forrageiras do tipo aveia preta, azevém e ervilhaca. O prazo para encomenda encerra no dia 17 de fevereiro.

Os produtores rurais de Fazenda Vilanova devem realizar a apresentação do Talão do Produtor até o dia 28 de fevereiro, no setor de ICMS da Prefeitura.

A Secretaria da Agricultura de Estrela recebe até o dia 25 de fevereiro, as encomendas de adubo, uréia, aveia e azevém.

A Secretaria da Fazenda de Teutônia informa que estão disponíveis os carnês do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e Taxa de Licença de 2011. Os contribuintes podem fazer a retirada na sala 14 do Centro Administrativo. Quem possui senha do Serviço de Atendimento ao Cidadão também poderá fazer a impressão do carnê pelo site do da Prefeitura.

Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 24 de janeiro de 2011.


Lajeado-RS
Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 24 de janeiro de 2011

A Secretaria de Educação de Fazenda Vilanova está planejando o Festival do Livro. O evento acontecerá nos dias 1º e 2 de março e busca incentivar a leitura e resgatar momentos históricos do município através de homenagens, documentos e palestras. O Festival acontecerá nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Edgar da Rosa Cardoso e marcará o aniversário de 50 anos do educandário.

Os produtores rurais de Lajeado já podem efetuar, na sede da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, a encomenda de calcário e de sementes de forrageiras do tipo aveia preta, azevém e ervilhaca. O prazo para encomenda encerra no dia 17 de fevereiro.

Os produtores rurais de Fazenda Vilanova devem realizar a apresentação do Talão do Produtor até o dia 28 de fevereiro, no setor de ICMS da Prefeitura.

A Secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado (Secultur) realiza até o dia 28 de janeiro, o período de inscrições para etapa municipal do concurso Garota Verão 2011. O evento acontece no dia 29 de janeiro, junto a Concha Acústica, no Parque dos Dick.

A Biblioteca Pública Municipal de Lajeado, nos meses de janeiro e fevereiro, não atende aos sábados.

No dia 05 de março acontece o Carnaval de Rua de Lajeado. Além de quatro entidades carnavalescas do município, o evento contará com a participação de escolas de samba de Taquari e Bom Retiro do Sul. A promoção é da Secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado.

A Secretaria de Saúde de Arroio do Meio disponibilizará a partir de março, plantão médico 24 horas, junto ao Hospital São José.

A Prefeitura de Lajeado está engajada na campanha de coleta de donativos para ajudar as famílias do Rio de Janeiro que tiveram perdas com as recentes chuvas registradas em cidades da região serrana daquele Estado. A prefeitura está cedendo uma equipe e o Ginásio Nelson Brancher, no Parque Professor Theobaldo Dick, para receber os donativos.

As sementes de milho safrinha, do programa Troca-troca, já podem ser retiradas na Secretaria da Agricultura de Travesseiro.

A Secretaria da Agricultura de Estrela recebe até o dia 25 de fevereiro, as encomendas de adubo, uréia, aveia e azevém.

Quem comprar no comércio de Teutônia já concorre a prêmios, da campanha “Quero prêmios o ano inteiro”. As notas fiscais podem ser trocadas por cautelas para concorrer a três televisores LCD 32 polegadas e a 1 motocicleta 125cc zero quilômetro.
Nos dias 28 de fevereiro, 29 de abril e 30 de junho será sorteado um televisor LCD 32 polegadas por data. Já no dia 31 de agosto será sorteada a motocicleta.

O STR de Imigrante programou para este ano a realização de diversos cursos do Senar. O primeiro está agendado para fevereiro, entre os dias 1º e 04, voltado para agricultores que trabalham com motosserra.

Estarão abertas, de 24 de janeiro a 14 de fevereiro, as inscrições para o Vestibular Complementar da Univates, que será realizado dia 20 de fevereiro. A prova consistirá de uma redação, que será aplicada das 8h30min às 11h30min, nos câmpus de Lajeado e de Encantado.
Nesta edição, estão sendo oferecidas vagas em 34 cursos. As inscrições, no valor de R$ 40,00, podem ser efetuadas no câmpus de Lajeado, no Setor de Atendimento ao Aluno (Prédio 9), no câmpus de Encantado ou no site www.univates.br/vestibular, até o dia 11 de fevereiro.

A Secretaria da Agricultura de Capitão aceita entre os dias 25 de janeiro e 15 de fevereiro, reservas de sementes de forrageiras de inverno, aveia branca e preta, azevém e ervilhaca. A reserva de alevinos para repovoar os açudes, será feita durante todo o mês de fevereiro na Secretaria.

A Prefeitura de Lajeado avisa aos agricultores do município que o prazo para efetuarem a apresentação dos Talões do Produtor na Secretaria da Fazenda se encerra no dia 28 de fevereiro. Mesmo os produtores que não emitiram notas fiscais em 2010 deverão atender a este compromisso junto ao Setor de Fiscalização da prefeitura.

A Caixa Econômica Federal, através da Gerência Regional, anunciou que é iminente a construção de mais uma agência do banco na cidade de Lajeado. A agência deverá ser construída no Bairro Florestal e terá porte médio, com 650m².

A Prefeitura de Lajeado informa que a Feira de Material Escolar de 2011 no município vai realizar-se entre os dias 11 e 13 de fevereiro, no salão da Paróquia São Cristóvão. No local, que vai estar aberto das 8h às 20h, sem fechar ao meio dia, a cesta básica composta por 30 produtos estará sendo comercializada pelo valor de R$ 37,90. A organização da feira está a cargo da Secretaria Municipal de Educação.

Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 21 de janeiro de 2011.

Lajeado-RS


NOTÍCIAS REGIONAIS – 21-01-2011 – 6ª FEIRA

O prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, assinou a ordem de serviço para início das obras de construção da Unidade Básica de Saúde, no bairro Santa Tecla. Na obra serão aplicados 240 mil reais, liberados pela União e mais a contrapartida o município.

Em Arroio do Meio, a reconstrução de uma ponte na região da Cascalheira, teve um custo superior a 100 mil reais. Os recursos para realização da obra foram repassados pela Defesa Civil Nacional. A ponte havia sido destruída pela enxurrada, no mês de janeiro do ano passado.

Na próxima semana virá a Lajeado um técnico do DNIT para tratar da proposta de duplicação da BR 386 no trecho de 7km que liga o município até Forquetinha, incluindo um túnel para acesso ao Bairro Conventos na altura do km 341 (entre os bairros Centenário e Bom Pastor).
Este compromisso foi assumido ontem pelo diretor da instituição, Hideraldo Caron, para um grupo de lideranças do Vale do Taquari, liderados pelo secretário de Obras de Lajeado, Mozart Lopes.

Após vistoria e medições da Caixa Econômica Federal, as obras em andamento no município de Travesseiro tiveram o prazo de conclusão prorrogados. Estão em desenvolvimento, a construção da Praça da Cidade, o ginásio junto a Escola Criança Esperança e o Salão de São João.
Por força de lei, as obras foram interrompidas no período eleitoral, principal motivo do atraso no primeiro plano de conclusão.

Será realizado nos dias 29 e 30 de janeiro, no Parque do Imigrante, em Lajeado, o 11º Encontro de Fuscas e Derivados, numa promoção do Clube do Fusca de Lajeado. A recepção aos expositores inicia às 13h30min do sábado e eles terão de arcar com R$ 15,00 de inscrição e entregar um quilo de alimento não perecível.
Durante os dois dias de evento, no Parque do Imigrante também terá exposição do Jeep Clube de Forquetinha, venda de artesanato e comercialização de peças antigas por colecionadores, além do concurso entre os expositores em 26 modalidades.

O governo federal decidiu receber as Centrais Sindicais para discutir o aumento do salário mínimo e a correção da tabela do Imposto de Renda. Quem conversará com os representantes do movimento sindical, na próxima quarta-feira, dia 26, será o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.
Além do aumento do mínimo para R$ 580, as Centrais pedem a correção da Tabela do Imposto de Renda.

Em alusão ao aniversário de 120 anos de emancipação política de Lajeado, o Centro de Cultura Alemã do município, promove neste sábado, dia 22, um baile no estilo Kerb no Salão Troller do Parque Histórico, a partir das 22 horas.
Será oferecido cuca com linguiça e batata frita. A animação fica a cargo de Paulinho e Banda. A entrada é gratuita, mas o número de cartões é limitado, sendo que os mesmos devem see solicitados pelo telefone 3714-25-03.

Domingo, dia 23, o PC do B do Vale do Taquari, realiza Encontro Regional em Bom Retiro do Sul. A programação inicia às 10 horas, no CTG Esperançada Coxilha, com a presença do deputado federal eleito Assis Melo.

Será inaugurado oficialmente no dia 25, em Lajeado, o SAMU 24 HORAS - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Vale do Taquari, que passará a atender os casos de urgências e emergências médicas quando acionado pelo telefone 192.
O ato de início, organizado pela Prefeitura de Lajeado com o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Consisa), acontecerá às 15 horas da terça-feira, na frente do CRPO – Comando Regional de Policiamento Ostensivo, junto à Praça da Matriz.

A Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo de Venâncio Aires, em parceria com entidades carnavalescas, definiu os últimos detalhes do baile de Carnaval.
O evento que elege a nova rainha e princesas do Carnaval será realizado no Grêmio Recreativo Sete de Setembro, em 05 de fevereiro, a partir das 22h.

O setor responsável pela confecção de Carteiras de Identidade, que atende na Delegacia de Polícia de Paverama, informa que a partir de segunda-feira, dia 24, não estará atendendo por motivo de férias da funcionária.

A Administração Municipal de Paverama promove no dia 27 de janeiro, quinta-feira, às 9 horas, uma audiência pública na Câmara de Vereadores. Na ocasião será discutido o Relatório de Avaliação das Metas Fiscais, relativo ao 3° quadrimestre de 2010.

O Moctra, Moto Clube Travesseiro, realiza neste sábado, dia 22, a partir das 13 horas e 30 minutos, o monitoramento e recolhimento de lixo no Arroio Travesseiro. A ação tem como ponto de partida o Camping Golmapas, em frente ao Esportivo Travesseirense. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Travesseiro.

Estão abertas as inscrições para o concurso Garota Verão de Paverama 2011. As candidatas, entre 14 e 18 anos, devem preencher as fichas de inscrições, até o dia 28 de janeiro, na recepção da prefeitura.
A representante paveramense será escolhida na etapa microrregional, que acontece no dia 4 de fevereiro, às 20 horas, no Parque Municipal de Fazenda Vilanova.
O evento será ao ar livre e sem cobrança de ingressos. As vencedoras irão participar da etapa regional, no dia 12 de fevereiro, em cidade a definir, antecedendo a grande final, no dia 26 de fevereiro, em Capão da Cano. A atual garota verão de Paverama é Luana de Oliveira Souza.

Em recesso neste mês, a Câmara de Vereadores de Marques de Souza realiza a sua primeira sessão ordinária do ano, no dia 03 de fevereiro. Na presidência dos trabalhos estará a vereadora Márcia Bruch, do PMDB.

A procura por estandes para a Festa de Maio de Teutônia é intensa, restando poucos espaços disponíveis. Os contatos podem ser feitos com a CIC Teutônia pelo telefone 3762-1233. Entre as atrações principais estão os shows com Jota Quest (27 de maio), Zezé di Camargo e Luciano (28 de maio). O evento acontece de 24 a 29 de maio, junto ao Centro Administrativo de Teutônia.

Neste ano, em todas as últimas sextas-feiras do mês, a Secretaria de Saúde de Santa Clara do Sul irá realizar capacitações com os funcionários. Nestes dias, na parte da tarde, não haverá atendimento externo.

Hoje, às 14 horas, na Câmara de Vereadores de Capitão, acontece reunião do Conselho Municipal da Agricultura. Na oportunidade, Luiz Carlos Cougo, da Inspetoria Veterinária de Arroio do Meio, falará sobre as campanhas de controle da Aftosa, Brucelose e Tuberculose.

A Coordenação da Regional Vale do Taquari dos STR’s programa para o dia 08 de março, no Parque Christoph Bauer, em Forquetinha, um evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher. Delegações de mais de 20 municípios deverão prestigiar a programação.

Roca Sales sedia neste sábado, dia 22, a etapa microrregional do Concurso Garota Verão. O evento acontece na Sociedade Recreativa Cultural Rocasalense, a partir das 22 horas.
Na oportunidade serão eleitas as garotas de Encantado, Roca Sales, Capitão, Vespasiano Corrêa, Colinas e Muçum, que estarão classificadas para a final regional, que esrá programada para o dia 12 de fevereiro.
Podem participar meninas de 14 a 18 anos. As inscrições são gratuitas, podendo ser efetuadas nas prefeituras dos municípios anteriormente citados.

Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 20 de Janeiro de 2011


Duplicação da BR 386 - Etrela - Tabaí
NOTÍCIAS REGIONAIS – 20-01-2011 – 5ª FEIRA

A Prefeitura de Lajeado informa que a Feira de Material Escolar de 2011 no município vai realizar-se entre os dias 11 e 13 de fevereiro, no salão da Paróquia São Cristóvão.
No local, que vai estar aberto das 8h às 20h, sem fechar ao meio dia, a cesta básica composta por 30 produtos estará sendo comercializada pelo valor de R$ 37,90.
A organização da feira está a cargo da Secretaria Municipal de Educação.

A posse do novo presidente do INSS, Mauro Hauschild, ocorrida ontem em Brasília foi prestigiada por uma comitiva de autoridades do Vale do Taquari. Estiveram presentes o prefeito de Fazenda Vilanova, José Luiz Cenci, a vice-prefeita de Bom Retiro do Sul, Cláudia Köhler, e o deputado federal Daniel Fontana.
O novo presidente é natural de Bom Retiro do Sul, especialista em direito constitucional, e, é funcionário concursado do INSS.

Hoje é feriado municipal em Venâncio Aires em comemoração ao dia do padroeiro São Sebastião Mártir.
Para esta sexta-feira, dia 21, foi decretado ponto facultativo, sendo que as repartições públicas municipais estarão fechadas.

Já são 11 os municípios que decretaram situação de emergência em razão da estiagem no RS. São eles: Piratini, Candiota, Herval, Pedras Altas, Hulha Negra, Santana do Livramento, Pedro Osório, Lavras do Sul, Cerrito, Bagé e Pinheiro Machado. Os prefeitos de Aceguá e Dom Pedrito também notificaram mas ainda não tiveram confirmado o decreto.

A ponte no centro da cidade de Progresso, destruída na enxurrada de janeiro do ano passado, foi reconstruída com recursos liberados pelo Governo Federal. O prefeito Edegar Cerbaro deve marcar nos próximos dias uma solenidade, para inaugurar de forma oficial a obra.

O presidente da Famurs, Vilmar Perin Zanchin, recomendou um trabalho harmônico entre prefeituras e câmaras municipais visando um fortalecimento do municipalismo. Zanchin participou da solenidade de abertura do Encontro Brasileiro de Legislativos, promovido pelo Instituto Municipalizar, com o apoio da Famurs.

Ao participar do Encontro Brasileiro de Legislativos, realizado em Porto Alegre, o governador Tarso Genro avaliou a situação do RS e o cenário político atual diante às mudanças mundiais. Destacou o momento positivo do Estado, principalmente, para realizar mudanças importantes para o futuro.

Domingo, dia 23, o PC do B do Vale do Taquari, realiza Encontro Regional em Bom Retiro do Sul. A programação inicia às 10 horas, no CTG Esperançada Coxilha, com a presença do deputado federal eleito Assis Melo.

Será inaugurado oficialmente no dia 25, em Lajeado, o SAMU 24 HORAS - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Vale do Taquari, que passará a atender os casos de urgências e emergências médicas quando acionado pelo telefone 192.
O ato de início, organizado pela Prefeitura de Lajeado com o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Consisa), acontecerá às 15 horas da terça-feira, na frente do CRPO – Comando Regional de Policiamento Ostensivo, junto à Praça da Matriz.

Diante da gravidade expressa pelo déficit habitacional em Cruzeiro do Sul, o prefeito Rudimar Muller quer formalizar parceria com o Governo do Estado.
O objetivo é a liberação de recursos para a construção de 150 casas de 36m² cada.

As entidades representativas dos produtores de fumo elaboraram uma nova proposta para as indústrias fumageiras, pleiteando um aumento de 11,32% sobre os valores pagos na safra anterior. Pelo menos duas indústrias já estão analisando as propostas.

Os vereadores de Teutônia entregaram as sobras do exercício de 2010 ao prefeito Renato Altmann. Durante o ano passado, a Câmara de Vereadores economizou R$ 527 mil de seu orçamento total e devolveu o valor para o Executivo, indicando a aplicação dos recursos, em obras, serviços e subvenções para entidades.

O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu aumentar a taxa básica de juros, a Selic, em 0,5 ponto percentual, pasando a mesma para 11,25% ao ano.

A Administração Municipal de Paverama promove para dia 27 de janeiro, quinta-feira, às 9 horas, uma audiência pública na Câmara de Vereadores. Na ocasião será discutido o Relatório de Avaliação das Metas Fiscais, relativo ao 3° quadrimestre de 2010.

Nesta sexta-feira, dia 21, às 14 horas, na Câmara de Vereadores de Capitão, acontece reunião do Conselho Municipal da Agricultura.

O município de Fazenda Vilanova irá sediar a etapa microrregional do concurso Garota Verão 2011.
O evento acontece no dia 4 de fevereiro, às 20h, no Parque Municipal, ao ar livre e sem cobrança de ingressos, integrando a programação do 2º Verão Vilanova.
O desfile deverá contar com a participação de oito municípios da região: Fazenda Vilanova, Teutônia, Paverama, Poço das Antas, Tabaí, Westfália, Bom Retiro do Sul e Taquari, que escolherão suas representantes para a etapa regional, que antecede a grande final, no mês de março, em Capão da Canoa.

A Secretaria da Agricultura de Estrela recebe até o dia 25 de fevereiro, as encomendas de adubo, uréia, aveia e azevém.

A Secretaria da Agricultura de Capitão aceita entre os dias 25 de janeiro e 15 de fevereiro, reservas de sementes de forrageiras de inverno, aveia branca e preta, azevém e ervilhaca.

A Caixa Econômica Federal, através da Gerência Regional, anunciou que é iminente a construção de mais uma agência do banco na cidade de Lajeado. A agência deverá ser construída no Bairro Florestal e terá porte médio, com 650m².

Na tarde desta quinta-feira, o secretário de Obras de Lajeado, Mozart Lopes, estará em Brasília reforçando o pleito junto ao Governo Federal para que seja duplicada a BR 386 no trecho de 7km entre Lajeado e Forquetinha e também viabilize o projeto da obra de um túnel para acesso ao Bairro Conventos na altura do KM 341 (entre os bairros Centenário e Bom Pastor).
Mozart Lopes manterá audiência no DNIT, com o diretor Hideraldo Caron.


Uma frente fria se aproxima do Estado nesta quinta-feira, mas perde força quando chega ao território gaúcho, provocando aumento da nebulosidade e chuvas passageiras — que não devem gerar grandes volumes acumulados — sobre o Sudoeste e Oeste. Sobre o nordeste do Estado também chove de forma isolada durante a tarde, devido a áreas de instabilidade.

No interior do Estado, predomínio de tempo seco, embora não seja possível descartar uma chuva rápida no fim do dia. As temperaturas não variam muito em relação às registradas ontem.

A procura por estandes para a Festa de Maio de Teutônia é intensa, restando poucos espaços disponíveis. Os contatos podem ser feitos com a CIC Teutônia pelo telefone 3762-1233. Entre as atrações principais estão os shows com Jota Quest (27 de maio), Zezé di Camargo e Luciano (28 de maio). O evento acontece de 24 a 29 de maio, junto ao Centro Administrativo de Teutônia.

Nesta sexta-feira, dia 21, às 14 horas, na Câmara de Vereadores de Capitão, acontece reunião do Conselho Municipal da Agricultura.

PSTU entrou, na terça-feira, com uma ação popular contra os reajustes aprovados no Senado e na Câmara dos Deputados, em 15 de dezembro.
Os parlamentares equipararam os próprios salários e os do Executivo aos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), de R$ 26,7 mil, a partir de fevereiro.
Os reajustes chegaram a 62%, para deputados e senadores; 134%, para a presidente da República, e 149%, para os ministros de Estado.

O Ministério da Educação (MEC) anunciou na a criação de uma nova secretaria destinada a cuidar especificamente da regulação de cursos superiores.
O professor da Universidade de São Paulo (USP) Luiz Fernando Massoneto ocupará o cargo de secretário. Nesta manhã, foi confirmada a saída do presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação, Joaquim José Soares Neto.

A Superintendência do Ministério da Agricultura (Mapa/RS) enviou relatório à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) sobre a crise vivenciada pela Doux Frangosul.
No documento, o Mapa deixa claro que os problemas são puramente econômicos e não relacionados à sanidade.
A empresa possui 127 granjas já certificadas e 48 em processo de certificação dentro da normativa 54.
Temendo que a situação impacte na imagem dos exportadores, a Asgav também divulgou nota ontem.
Segundo o secretário-executivo da Asgav, José Eduardo dos Santos, a intenção foi esclarecer que o problema limita-se à indústria e não ao setor.

O governador Tarso Genro assinou, no dia 14 de janeiro, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, o ato de designação dos 80 integrantes da sociedade que farão parte do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS).
Valdecir Luis Folador, Presidente da ACSURS desde 2005, também foi escolhido por Tarso Genro para integrar o Conselho.

A Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho de Estrela, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico, está adquirindo novos livros.
Os exemplares estão sendo somados ao acervo bibliográfico já existente.
A Sala Verde, além de atuar diretamente na promoção da Educação Ambiental através de ações, projetos e eventos, também tem como uma de suas funções disponibilizar material didático pedagógico recebido do Ministério do Meio Ambiente e adquirido pela Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento Básico.

O objetivo é garantir a democratização das informações ambientais e incentivar a participação da comunidade nas atividades da Sala Verde.
Com a aquisição de 60 novos livros, o acervo bibliográfico conta atualmente com mais de 770 títulos especializados em Meio Ambiente e áreas afins.

REUNIÃO STR ESTRELA
*** O Sindicato convoca os membros da diretoria efetivos e suplentes, comissão de jovens, mulheres e aposentados para a reunião que será realizada nesta quinta-feira, dia 20 na sala de reuniões do Sindicato com início às 13:30 horas.


AVISOS STR Estrela
*** Será celebrada no dia 20, quinta-feira, Missa na Igreja de Linha São Jacó às 20:30 horas com a presença do frei João Sulzbach.
Toda comunidade está convidada.

*** Encontram-se abertas às inscrições para os seguintes cursos, administrados pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural):
- Curso sobre inclusão digital, para conhecer a área de trabalho da internet, nos dias 21 e 22 de fevereiro.
- Curso de artesanato de bonecas de pano (trabalhos para a Páscoa), nos dias 15 a 18 de março.
- Curso de plantas medicinais, condimentares e aromáticas, nos dias 10 e 11 de março.

Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 19 de Janeiro de 2011

Estrela-RS


NOTÍCIAS REGIONAIS – 19-01-2011 – 4ª FEIRA

Cerca de 250 produtores de fumo de Venâncio Aires
, Mato Leitão e Cruzeiro do Sul, tiveram as lavouras destruídas com a precipitação de granizo, da última segunda-feira. Já em Capitão a destruição foi pela força do vento, que danificou telhados de aviários, derrubou muitas árvores, e, inclusive algumas estradas tiveram o trânsito interrompido.

Hoje em solenidade realizada em Brasília, o bonretirense Mauro Hauschild (PT) assumiu a presidência do INSS. Formado em Direito Constitucional, ele estava atuando no Supremo Tribunal Federal, como chefe de gabinete de um dos ministros. O advogado é procurador concursado do INSS desde 2003. A posse de Mauro Hauschild foi prestigiada pela prefeita em exercício de Bom Retiro do Sul, Claúdia Köhler, e pelo deputado federal Daniel Fontana, ambos do PT.

Em Mato Leitão, com as férias do prefeito Carlos Alberto Bohn, assumiu o comando da prefeitura, a vice-prefeita Eunice Heuser que também é Secretária de Educação. Bohn reassume o cargo no dia 02 de fevereiro.


Em Venâncio Aires será feriado municipal nesta 5ª feira, dia 20, para comemorar o dia do padroeiro São Sebastião Mártir. O feriado será prolongado e na sexta-feira, dia 21, não haverá expediente na Prefeitura, com ponto facultativo em todas as repartições públicas municipais.

Com objetivo de apresentar as demandas dos municípios na área da Cultura, representantes da Famurs e do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura estiveram ontem com o secretário estadual de Cultura, Luiz Antônio de Assis Brasil. Foi entregue a Carta de Cultura, com base em documentos produzidos durante eventos da Famurs na área cultural.

O Setor Pessoal da Prefeitura de Lajeado comunica que nesta quinta-feira, dia 20, será realizado o sorteio de desempate dos candidatos do concurso público para o cargo de Monitor de Creche. Será às 8h30min no salão de eventos da prefeitura. A prova para Monitor de Creche foi realizada no dia 28 de dezembro, quando teve 560 inscritos para 50 vagas disponíveis.

O setor responsável pela confecção de Carteiras de Identidade, que atende na Delegacia de Polícia de Paverama, informa que a partir do dia 24 de janeiro não estará atendendo por motivo de férias da funcionária.

A Administração Municipal de Paverama promove para dia 27 de janeiro, às 9 horas, uma audiência pública na Câmara de Vereadores. Na ocasião será discutido o Relatório de Avaliação das Metas Fiscais, relativo ao 3° quadrimestre de 2010.

O Presidente da Câmara de Vereadores de Capitão no exercício passado, vereador Julio Telöcken do PDT, divulgou que ao final da sua gestão, foi devolvido ao executivo o valor de R$14.976,00, do orçamento do ano que era de 350 mil reais.
Em diárias na sua gestão, foram investidos R$7.300,00 com viagens a Porto Alegre e Brasília acompanhando o Prefeito na busca de recursos.

O Moctra, Moto Clube Travesseiro, realiza sábado, dia 22, a partir das 13 horas e 30 minutos, o monitoramento e recolhimento de lixo no Arroio Travesseiro. A ação tem como ponto de partida o Camping Golmapas, em frente ao Esportivo Travesseirense. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Travesseiro.

As professoras e atendentes das escolas Municipais de Educação Infantil de Capitão, Bem Querer e Bem Me Quer, retornaram hoje as atividades. No período de férias as escolas passaram por manutenção preventiva e hoje as professoras farão a organização das salas de aula. Amanhã haverá reunião com todas as profissionais, e na segunda-feira às escolas voltam a atender as crianças.

A procura por estandes para a Festa de Maio de Teutônia é intensa, restando poucos espaços disponíveis. Os contatos podem ser feitos com a CIC Teutônia pelo telefone 3762-1233. Entre as atrações principais estão os shows com Jota Quest (27 de maio), Zezé di Camargo e Luciano (28 de maio). O evento acontece de 24 a 29 de maio, junto ao Centro Administrativo de Teutônia.

Nesta sexta-feira, dia 21, às 14 horas, na Câmara de Vereadores de Capitão, acontece reunião do Conselho Municipal da Agricultura.


A Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho de Estrela, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico, está adquirindo novos livros.
Os exemplares estão sendo somados ao acervo bibliográfico já existente.
A Sala Verde, além de atuar diretamente na promoção da Educação Ambiental através de ações, projetos e eventos, também tem como uma de suas funções disponibilizar material didático pedagógico recebido do Ministério do Meio Ambiente e adquirido pela Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento Básico.

O objetivo é garantir a democratização das informações ambientais e incentivar a participação da comunidade nas atividades da Sala Verde.
Com a aquisição de 60 novos livros, o acervo bibliográfico conta atualmente com mais de 770 títulos especializados em Meio Ambiente e áreas afins.

Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 18 de janeiro de 2011

Calendário de Eventos de Colinas-RS

NOTÍCIAS REGIONAIS – 18-01-2011 – 3ª FEIRA


O tempo amanheceu fechado no Litoral Norte, nesta terça-feira. A chuva, que começou durante a madrugada e permanece fraca até o início da manhã, afastou os veranistas da praia.

Em Tramandaí, a orla ficou praticamente vazia nas primeiras horas do dia. Os poucos banhistas que se aventuraram a ir até as areias aproveitaram para caminhar. Por causa da água gelada, poucos se arriscaram a entrar no mar. A temperatura está em torno dos 23ºC.

Sábado, dia 22, às 13 horas e 30 minutos, acontece no auditório do CRPO em Lajeado, a assembléia geral do CONSISA (Consórcio Intermunicipal de Saúde), com eleição da nova diretoria.
Logo após a eleição ocorre o lançamento oficial do Projeto SAMU Vale do Taquari. As atividades do SAMU devem iniciar no dia 25 de janeiro.

Vem aí a tevê por assinatura para as classes D e E.
A Band e o grupo sueco NGB assinaram contrato esta semana, em São Paulo para lançar, até junho, uma nova distribuidora de conteúdo.
O trunfo da empresa para concorrer com a NET, a Sky e a TVA será o pacote de 27 canais por menos de R$ 20 ao mês.
As imagens trafegarão por UHF, o que dispensa os elevados investimentos na montagem de redes físicas.

Os suecos da NGB já estão desenvolvendo operação semelhante na China.
Aqui no Brasil, a parceria com a Band inclui oferecer a opção da tevê por assinatura pré-paga, semelhante aos celulares, com cartão de recarga. O assinante poderá regular mensalmente o gasto familiar com o serviço.


Em recesso neste mês, a Câmara de Vereadores de Marques de Souza realiza a sua primeira sessão ordinária do ano, no dia 03 de fevereiro.
Na presidência dos trabalhos estará a vereadora Márcia Bruch, do PMDB.

As cidades de Lajeado, Taquari, Bom Retiro do Sul e Fazenda Vilanova utilizam recursos da Lei Rouanet para realizar o Carnaval Regional de 2011. Para isto foram encaminhados projetos em meados do ano passado, propiciando a procura por empresas dispostas a investir no evento.

No município de Santa Clara do Sul, o primeiro da região a incentivar a produção de flores em escala comercial, as atenções estão voltadas para a realização da exposição feira marcada para setembro, a 1ª Santa Flor.
O presidente da comissão organizadora, Gilmar Neumann promove encontros periódicos, para definir a programação e as atrações do evento.


O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) registrou variação de 1,10%, na apuração realizada na segunda semana de janeiro de 2011, segundo a Fundação Getúlio Vargas. O resultado foi 0,11 ponto percentual superior ao divulgado no período anterior, que foi de 0,99%.

Seis das sete classes de despesa apresentaram aceleração. Entre elas estão Educação, Leitura e Recreação e Vestuário, cujas taxas passaram de 1,34% para 2,78%, e de -0,21% para 0,15%, respectivamente.

A análise deste resultado mostra que a pressão acima da variação média foi exercida pelos grupos: Educação, Leitura e Recreação; 2,78%, Alimentação; 2,20% e Despesas Diversas; 1,25%.

Em nível abaixo da variação média estão: Saúde e Cuidados Pessoais; 0,30%, Vestuário; 0,15%, Habitação; 0,12% e Transportes; -0,14%.


O secretário de Logística e Infraestrutura do RS, Beto Albuquerque, deixou os prefeitos das cidades que ainda não tem o acesso pavimentado, bastante otimistas.
Para o secretário, concluir as obras de asfalto para todas as cidades é uma prioridade inadiável.
No Vale do Taquari, estão em andamento de forma precárias as obras de acessos para Forquetinha, Canudos do Vale, Sério, Boqueirão do Leão e Relvado. Em Coqueiro Baixo e Capitão, não há sequer um sinal de reinício das obras.

Uma reunião nesta terça-feira, 18, na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro, deve encaminhar o financiamento de R$ 1,3 bilhão visado pelo governador Tarso Genro para aplicação em investimentos no Estado.
Em entrevista, ele disse que os micro planos envolvem obras de infraestrutura, saúde educação e formação de mão de obra.

Forquetinha será sede de uma grande festa regional para comemorar o Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março. A promoção é da Regional Vale do Taquari dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais e conta com a parceria da Prefeitura de Forquetinha. O evento será realizado no Parque Christoph Bauer.

A inflação de janeiro será um pouco mais alta que os 0,63% do mês passado, e a de fevereiro será ainda maior
, de acordo o boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central (BC).
De acordo com analistas financeiros que responderam à pesquisa do BC na última sexta-feira, a projeção de inflação aumentou de 0,63%, na semana passada, para 0,66%, e o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para fevereiro foi reestimado de 0,70% para 0,72%.


A décima sexta edição do Festival da Mentira de Nova Bréscia será realizada nos dias 29 e 30 de abril e 1º de maio. O prêmio para o campeão do concurso será de um automóvel, e, para o vice uma moto zero.
Como atração nacional para o festival foi contratada a dupla sertaneja Teodoro e Sampaio. No encerramento da programação haverá show com a dupla Hugo e Thiago.

A Administração Municipal de Teutônia apresentou ontem a logomarca oficial para a divulgação da Festa de Maio.
A logomarca traz em destaque as soberanas do Município. Festa de Maio alusiva aos 30 anos de emancipação política de Teutônia, acontece de 24 a 29 de maio, junto ao Centro Administrativo.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) teve, em 2010, o pior rendimento desde a sua criação, há 43 anos. A correção no período foi de 3,6189%, somando o juro de 3% anuais mais a Taxa Referencial (TR), que é usada na atualização do fundo e ficou em 0,6009%.
Esse rendimento ficou abaixo da inflação, que acumulou 5,92% no ano passado, de acordo com o Índice Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), pesquisado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Isso mostra que como aplicação financeira, o fundo teve uma perda de R$ 4,9 bilhões para a inflação.

A Prefeitura de Estrela concedeu auxílio financeiro ao Estrela FC. O valor total foi de R$ 52 mil, distribuídos em oito parcelas. A última parcela, no montante de R$ 6,5 mil, foi entregue na manhã de ontem, no Gabinete do Prefeito.
Além do prefeito Celso Brönstrup, participaram do ato de entrega do cheque o coordenador das escolinhas do clube, Marcel Guimarães, e, o tesoureiro do Estrela FC, Gilnei Knecht.

A Biblioteca Pública de Lajeado realiza até o final do mês de fevereito, uma exposição com as fotos que ilustram o calendário produzido pela Gráfica Cometa.
Em 2011, o calendário exalta, em 12 fotografias feitas por Cristian Schmidt, as “Visões do Vale”, com imagens dos municípios do Vale do Taquari como Lajeado, Progresso, Boqueirão do Leão, Marques de Souza, Travesseiro, Pouso Novo, Muçum, Roca Sales, Boa Vista do Sul, Imigrante, Teutônia, Anta Gorda, Ilópolis, Santa Clara do Sul, Forquetinha, Encantado, Vespasiano Corrêa e Arroio do Meio.

Um avião agrícola caiu na tarde desta segunda-feira no interior de Mostardas, Litoral Norte do Estado. De acordo com a Brigada Militar, a aeronave jogava fertilizantes em uma lavoura quando ocorreu o acidente, na localidade de Solidão, a cerca de 70 quilômetros do Centro do município.
O piloto, morreu na hora.

A procura por estandes para a Festa de Maio de Teutônia é intensa, restando poucos espaços disponíveis. Os contatos podem ser feitos com a CIC Teutônia pelo telefone 3762-1233.
Entre as atrações principais estão os shows com Jota Quest (27 de maio), Zezé di Camargo e Luciano (28 de maio). O evento acontece de 24 a 29 de maio, junto ao Centro Administrativo de Teutônia.

Roca Sales sedia no próximo sábado, dia 22, a etapa microrregional do Concurso Garota Verão. O evento acontece na Sociedade Recreativa Cultural Rocasalense, a partir das 22 horas.

Na oportunidade serão eleitas as garotas de Encantado, Roca Sales, Capitão, Vespasiano Corrêa, Colinas e Muçum, que estarão classificadas para a final regional, que esrá programada para o dia 12 de fevereiro.

Podem participar meninas de 14 a 18 anos. As inscrições são gratuitas, podendo ser efetuadas nas prefeituras dos municípios anteriormente citados.

O ano letivo em Fazenda Vilanova inicia no dia 21 de fevereiro, para todos os alunos das redes municipal e estadual de ensino.
Já os Professores estarão retornando as atividades nos dias 17 e 18 de fevereiro quando acontecerão as jornadas pedagógicas.

Estarão abertas, de 24 de janeiro a 14 de fevereiro, as inscrições para o Vestibular Complementar da Univates, que será realizado dia 20 de fevereiro.
A prova consistirá de uma redação, que será aplicada das 8h30min às 11h30min, nos câmpus de Lajeado e de Encantado. Nesta edição, estão sendo oferecidas vagas em 34 cursos.
As inscrições, no valor de R$ 40,00, podem ser efetuadas no câmpus de Lajeado, no Setor de Atendimento ao Aluno (Prédio 9), no câmpus de Encantado ou no site www.univates.br/vestibular, até o dia 11 de fevereiro.

O escritor Moacyr Scliar permanece na UTI do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. O estado de saúde dele é estável, após sofrer um Acidente Vascular-Cerebral Isquêmico (AVC) na madrugada de sábado. Na segunda-feira, Scliar passou por um procedimento cirúrgico.

Além de escritor, Scliar é médico especialista em saúde pública e professor universitário. Publicou mais de 70 livros, entre crônicas, contos, ensaios, romances e literatura infanto-juvenil. Em 2003, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras.

A Secretaria da Agricultura de Capitão aceita entre os dias 25 de janeiro e 15 de fevereiro, reservas de sementes de forrageiras de inverno, aveia branca e preta, azevém e ervilhaca.
A reserva de alevinos para repovoar os açudes, será feita durante todo o mês de fevereiro na Secretaria.

Na sexta-feira, dia 14, foram anunciados os membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado do RS que o governador eleito Tarso Genro (PT) instalou no Rio Grande do Sul.
Entre os 85 nomes escolhidos para representar as diversas regiões do Estado, está o reitor da Univates e presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas, Ney Lazzari.
O Conselho, presidido pelo próprio governador Tarso Genro, contará com um orçamento anual de R$ 3 milhões.

A Prefeitura de Lajeado avisa aos agricultores do município que o prazo para efetuarem a apresentação dos Talões do Produtor na Secretaria da Fazenda se encerra no dia 28 de fevereiro. Mesmo os produtores que não emitiram notas fiscais em 2010 deverão atender a este compromisso junto ao Setor de Fiscalização da prefeitura.

Um pedestre de 10 anos foi atropelado e morreu no km 401 da BR 287, por volta 8h15min desta terça-feira. A vítima foi atingida por um Siena, em Santiago, segundo a Polícia Rodoviária Federal.


Calendário 2011 de Colinas já está a disposição
O Calendário 2011 de Colinas já está a disposição na sede da Prefeitura Municipal. Os eventos do calendário oficial dos municípios e as fotos do último concurso fotográfico estão em destaque no calendário.

O humorista Chico Anysio voltou a apresentar pneumonia na base do pulmão direito, conforme divulgou o Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, onde ele está internado. Não há previsão de alta.
A medicação dos antibióticos para combater a pneumonia foi trocada. Segundo a unidade, Chico continua no Centro de Terapia Intensiva (CTI), mas não está sedado.
O humorista também voltou a usar suporte mecânico para respirar.

Elimar Rex é pré-candidato a presidente da Aslivata

Elimar Rex. Ex-prefeito de Imigrante por dois mandatos e ex-presidente da Aslivata, ele volta ao cenário regional.

A chapa formada por Elimar Rex é formada também pelo estrelense e fundador da Aslivata, Ilson Kronbauer.

Agora, radicado em Arvorezinha e Ilópolis, Rex é apontado como pré-candidato a reassumir a liga regional.

Elimar pretende aproximação com a Assine, mudanças de calendário esportivo, sede da entidade e muito mais.

REUNIÃO do STR estrela
*** O Sindicato convoca os membros da diretoria efetivos e suplentes, comissão de jovens, mulheres e aposentados para a reunião que será realizada no dia 20, quinta-feira, na sala de reuniões do Sindicato com início às 13:30 horas.


AVISOS STR Estrela
*** Será celebrada no dia 20, quinta-feira, Missa na Igreja de Linha São Jacó às 20:30
horas com a presença do frei João Sulzbach. Toda comunidade está convidada.

*** Encontram-se abertas às inscrições para os seguintes cursos, administrados pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural):
- Curso sobre inclusão digital, para conhecer a área de trabalho da internet, nos dias 21 e 22 de fevereiro.
- Curso de artesanato de bonecas de pano (trabalhos para a Páscoa), nos dias 15 a 18 de março.
- Curso de plantas medicinais, condimentares e aromáticas, nos dias 10 e 11 de março.



Taquari - Todos os produtores que possuem sob sua guarda, bovinos, suínos, ovinos, equinos, aves, entre outras espécies, devem, até 30 de abril de 2011 realizar a Declaração Anual de Rebanho.
Conforme a Inspetoria Veterinária e de Zootecnia (IVZ), o proprietário ou responsável deve declarar quantos animais possui, relacionando categoria, sexo e idade, finalidade de criação e tipo de exploração.

Paverama - Um leilão de bens móveis inservíveis, material de construção e pneus estará acontecendo no dia 20 de janeiro, quinta-feira, a partir das 9 horas, nas dependências da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.

Além de equipamentos como computadores, impressoras, copiadoras, telefones, móveis e outros materiais de escritório e escolares, será oferecido um prédio de madeira, com aproximadamente 1.000 metros quadrados, localizado no Bairro Cidade Baixa, próximo à Escola Municipal Profa. Gonçalina Pinto Vilanova, em área pública do município.


As aulas iniciarão em Colinas no dia 16 de fevereiro.
Durante o recesso escolar, as escolas estão funcionando em horário de plantão.

EMEF Ipiranga – Atendimento ao público para matrículas e rematrículas:
Janeiro de 2011: Segundas, quartas e sextas-feiras das 8h30 às 11h. Terça e quintas-feiras das 14h às 16h30.

Fevereiro de 2011: a partir do dia 02 de fevereiro horário normal: pela manhã - 8h às 11h30. À tarde – 13h às 16h 30.


Escola Estadual de Ensino Médio de Colinas - horário de plantão – a partir do dia 10/02/2011 Segundas, quartas e sextas-feiras – 10h às 15h.
Terças e quintas-feiras – 15h às 20h.


A Lei Municipal, de Imigrante, estabeleceu que, a partir de fevereiro de 2011, haverá somente quatro táxis autorizados no município e estes estarão em pontos fixos definidos pela municipalidade.

Os atuais taxistas e os novos interessados deverão até o dia 20 de janeiro de 2011, apresentar os documentos exigidos, inclusive do veículo de cor branca.
O maior pontuador poderá escolher o ponto fixo onde irá trabalhar e assim sucessivamente.

A mesma Lei prevê que os taxistas que não se classificarem na licitação terão trinta dias para substituírem as placas e a documentação do veículo para a modalidade particular.


Durante o mês de janeiro, a Administração Municipal de Fazenda Vilanova conta com dois novos secretários.
Na pasta das Obras e Serviços Urbanos, assumiu Marcos Roberto Souza no lugar de Paulo Renato Wermann, que está de férias.
A Agricultura e Meio Ambiente passou a ser comandada por Vanderlei Schweitzer, substituindo Coraci Gravina, que também encontra-se de férias.
Na manhã da segunda-feira, dia 10, Souza e Schweitzer assumiram oficialmente as respectivas secretarias no gabinete do prefeito José Luiz Cenci, na presença do vice João Fernandes.

Um pavilhão da fumageira Phillip Morris, no Distrito Industrial de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, pegou fogo por volta das 15h desta segunda-feira. O galpão G8 deposita fumo já processado e embalado em caixas de papelão, o que dificultou o combate às chamas. Trabalharam na ocorrência o Grupo Interno de Combate a Incêndios e o Corpo de Bombeiros do município.

O prédio foi isolado para evitar que as chamas atingissem outras instalações. O pavilhão está localizado às margens da BR 471 e ficou parcialmente destruído, mas ninguém se feriu. O fogo foi controlado por volta das 16h.

Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 17 de janeiro de 2011.


Lajeado-RS


NOTÍCIAS REGIONAIS – 17-01-2011 – 2ª FEIRA

A direção da Cooperativa Languiru está prevendo para este ano, um investimento de 33 milhões de reais na planta industrial do frigorífico de suínos em Poço das Antas.
A previsão é de que dentro de um ano, o complexo entre em funcionamento, com a capacidade de abater dois mil suínos por dia, com a estimativa de que o frigorífico agregará 80 milhões de reais por ano no faturamento da Languiru.

Pelo menos 67 motoristas que circulam por Venâncio Aires estão em situação irregular, integrando a lista dos que passaram dos 20 pontos no prontuário da Carteira Nacional de Habilitação.

Até o momento só dois motoristas atenderam a chamada e entregaram voluntariamente a CNH. Em Lajeado são 149 motoristas que precisam entregar a carteira.

Em Canudos do Vale, o prefeito Cleo Lemes da Silva, autorizou a retomada das obras de duplicação da ponte sobre o Arroio no Centro da cidade.

A Emater e a Afubra renovaram a parceria, que há mais de três décadas garante o acompanhamento pela Emater na classificação do tabaco. O contrato foi firmado na semana passada na sede da Afubra, em Santa Cruz do Sul.

Hoje, às 19 horas e 30 minutos, acontece reunião na Câmara de Vereadores de Progresso, para o lançamento e apresentação Plano Municipal de Habitação, que tem por objetivo a retirada de moradores das áreas de risco.

No sábado, dia 22, acontece na sede da 16ª Coordenadoria Regional da Saúde, em Lajeado, a assembléia geral do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Consisa). Na ordem do dia, o lançamento oficial do Projeto SAMU e a eleição da diretoria.

O Conselho Municipal da Agricultura de Capitão realiza reunião no dia 21 de janeiro, às 14 horas, na Câmara de Vereadores. Na ocasião estará presente Luiz Carlos Cougo, da Inspetoria Veterinária de Arroio do Meio, que falará sobre as campanhas de controle da Aftosa, Brucelose e Tuberculose.

A Coordenação da Regional Vale do Taquari dos STR’s organiza uma programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher. O evento será realizado dia 08 de março, no Parque de Eventos Christoph Bauer, em Forquetinha. Delegações de mais de 20 municípios deverão prestigiar a programação.

A Prefeitura de Estrela comunica que as empresas de ônibus não estão mais aceitando as carteirinhas do “Passe Livre Intermunicipal” com data de validade vencida. A renovação está sendo feita no Departamento de Assistência Social.

O secretário estadual do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Motta, participará da assembléia geral da Amvat, programada para o dia 08 de fevereiro, na sede da entidade em Estrela.

A Prefeitura de Paverama realiza quinta-feira, dia 20, às 09 horas, nas dependências da Secretaria Municipal de Obras, um leilão de bens móveis inservíveis.

A Prefeitura de Estrela realizará seleção de servente e professores para contratação em caráter emergencial. Os interessados poderão efetuar a inscrição no período de 24 a 26 de janeiro, na Secretaria de Educação, que funciona no segundo piso do prédio da Prefeitura. É necessária a apresentação curriculum vitae e preenchimento de formulário de inscrição.


A Administração de Fazenda Vilanova inaugurou no último sábado, dia 15, a iluminação do campo de futebol sete do Parque Municipal. Prestigiaram o evento os ex-jogadores da dupla Gre-Nal: China, Mazarópi, Cláudio Duarte e Alex Back

Os produtores rurais de Lajeado já podem efetuar, na sede da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, a encomenda de calcário e de sementes de forrageiras do tipo aveia preta, azevém e ervilhaca. O prazo para encomenda encerra no dia 17 de fevereiro.

A Secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado (Secultur) realiza até o dia 28 de janeiro, o período de inscrições para etapa municipal do concurso Garota Verão 2011. O evento acontece no dia 29 de janeiro, junto a Concha Acústica, no Parque dos Dick.

Em Teutônia, até o dia 24 de janeiro não será feita carteira de identidade, por motivo de férias da funcionária.

Encerra amanhã, dia 18, o período de inscrições para Soldado PM Temporário da Brigada Militar Serão contratados 528 servidores, para contrato de dois anos, podendo o mesmo ser prorrogado por mais um ano.
O aprovado terá que passar por três etapas, prova escrita de conhecimentos gerais, exame de saúde e por último teste de aptidão física.

A Secretaria da Agricultura de Estrela recebe até o dia 25 de fevereiro, as encomendas de adubo, uréia, aveia e azevém.

O prefeito de Teutônia, Renato Altmann, recebeu a visita do colega prefeito da cidade de Forquetinha, Waldemar Richter, e do ex-prefeito de Maratá, Miguel Haupenthal.
No gabinete, trocaram informações sobre gestão pública, o andamento do mandato e sobre oportunidades de divulgação dos municípios e das potencialidades turísticas.

Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 14 de janeiro de 2011.

Lajeado-RS


NOTÍCIAS REGIONAIS – 14-01-2011 – 6ª FEIRA

A Prefeitura de Estrela vai pagar menos em precatórios em 2011, num comparativo com os seis anos anteriores. Serão apenas R$ 16.591,00. Os precatórios são dívidas do poder público resultantes de decisões judiciais.
No ano passado foram pagos R$ 319.359,00 em precatórios, sendo que nos últimos sete anos, o total acumulado já chega a R$ 1.365.865,00.
Apesar de o montante ter reduzido em 2011, o prefeito Celso Brönstrup lamenta o fato de ter que canalizar recursos para pagamento de precatórios: “Se nas administrações anteriores os gestores tivessem cuidado um pouco mais, talvez não teríamos agora que pagar esses vultuosos valores em precatórios”, lamentou o prefeito.

A Secretaria de Saúde de Santa Clara do Sul irá realizar capacitações com os funcionários na última sexta-feira de cada mês. Nestes dias, na parte da tarde, não haverá atendimento externo.

Desde o mês passado, a equipe da ESF de Travesseiro, Programa Estratégia da Saúde da Família, faz roteiro nas comunidades. Os encontros iniciam com a palestra da Dra. Edel Holderried, abordando temas diversos ligados a saúde, acompanhada da agente de saúde da área e da técnica de enfermagem. Nos encontros, a médica faz a renovação de receitas médicas individualmente, para os pacientes que necessitarem.

Em fevereiro devem ser acionadas mais três lombadas eletrônicas na cidade de Lajeado, completando 25 pontos de fiscalização eletrônica, sempre nos dois lados. A maioria dos equipamentos está capacitada também para autuar motocicletas em velocidade acima do limite determinado.

Na segunda-feira, dia 17, às 19 horas e 30 minutos, na Câmara de Vereadores em Progresso, acontece a reunião de lançamento e apresentação Plano Municipal de Habitação, que visa a retirada de moradores de áreas de risco.

Aconteceu ontem a tarde na sede da Conpasul em Estrela, uma reunião tratando do andamento das obras de duplicação da BR-386, entre Estrela e Tabaí. A preocupação é com o licenciamento ambiental sendo que até agora apenas 28% do trajeto está liberado.
O encontro contou com a presença do deputado federal, Daniel Fontana (PT), do deputado estadual, Luiz Fernando Schmidt, diretores da Conpasul, da comissão pró duplicação e prefeitos. Foi elaborado um documento que será entregue na próxima semana ao Diretor do DNIT, Hideraldo Caron, expondo as preocupações das lideranças da região em relação as obras.

O reitor da Univates, Ney Lazzari, recebeu a visita do deputado federal Daniel Fontana (PT). Lazzari apresentou ao parlamentar uma série de pleitos da instituição, entre eles o pedido de agilização de encaminhamentos pendentes no Ministério das Comunicações.
Já na esfera estadual, o pleito é defender a expansão do projeto piloto de saneamento da pecuária leiteira para todo o Vale do Taquari.

No sábado, dia 22, acontece na sede da 16ª Coordenadoria Regional da Saúde, em Lajeado, a assembléia geral do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Consisa). Na ordem do dia, o lançamento oficial do Projeto SAMU e a eleição da diretoria.

O Engenheiro Agrônomo e professor da Universidade Federal de Santa Maria, Danilo Rheinheimer, natural de Arvorezinha, será o novo presidente da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro). O convite partiu do secretário estadual da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, e a transferência de cargo deve ocorrer já na próxima semana.

O Governo do Estado anunciou na tarde de ontem a criação do Conselho Consultivo de Desenvolvimento do RS. O Vale do Taquari contará com dois representantes no órgão, sendo eles: Ney Lazzari, reitor da Univates, Ney Lazzari, e, Gilberto Piccinini, presidente da Cosuel.

Na manhã de hoje, em solenidade realizada na Câmara de Vereadores de Estrela, aconteceu a posse da professora lajeadense Marisa Bastos, como Coordenadora Regional de Educação.

Com a participação de 13 grupos de canto e corais, acontece amanhã, em Coqueiro Baixo, o 24º Festival da Canção Italiana. A programação inicia às 10 horas, com missa em dialeto vêneto e a participação do Coral Vozes de Cristal; às 10 horas tem almoço; e a tarde as apresentações dos grupos inscritos para o Festival.

No intuito de contribuir na ressocialização dos presos que cumprem pena no Presídio Estadual, a Prefeitura de Lajeado, em parceria com o SENAI e o Conselho da Comunidade de Assistência ao Preso de Lajeado, ofereceu o curso de Instalações Hidráulicas Prediais para 16 apenados do regime fechado da instituição carcerária.

A Coordenação da Regional Vale do Taquari dos STR’s organiza uma programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher. O evento será realizado dia 08 de março, no Parque de Eventos Christoph Bauer, em Forquetinha. Delegações de mais de 20 municípios deverão prestigiar a programação.

A Administração Municipal de Teutônia, através do setor de ICMS, iniciará segunda-feira, dia 17, o roteiro de levantamento da produção primária em 2010.
Todos os produtores rurais deverão apresentar seu talão, com as contranotas de operações efetuadas no ano passado, no setor de ICMS da Prefeitura. Os servidores solicitam que seja respeitado o dia definido para cada localidade, para evitar filas.

A Secretaria da Educação e Cultura de Paverama comunica aos pais dos estudantes do município que no período entre os dias 1° e 28 de fevereiro estará sendo realizado o cadastramento e recadastramento do transporte escolar 2011. Solicita-se que todos compareçam na Smec para que seja formulado o roteiro de transporte do ano letivo de 2011.

A Prefeitura de Estrela realizará seleção de servente e professores para contratação em caráter emergencial.
Os interessados poderão efetuar a inscrição no período de 24 a 26 de janeiro, na Secretaria de Educação, que funciona no segundo piso do prédio da Prefeitura.
É necessária a apresentação curriculum vitae e preenchimento de formulário de inscrição.

O município de Fazenda Vilanova irá sediar a etapa micro-regional do concurso Garota Verão 2011.
O evento acontece no dia 4 de fevereiro, às 20h, no Parque Municipal, ao ar livre e sem cobrança de ingressos, integrando a programação do 2º Verão Vilanova.
O desfile deverá contar com a participação de oito municípios da região: Fazenda Vilanova, Teutônia, Paverama, Poço das Antas, Tabaí, Westfália, Bom Retiro do Sul e Taquari, que escolherão suas representantes para a etapa regional, que antecede a grande final, no mês de março, em Capão da Canoa.

A Administração Municipal de Fazenda Vilanova inaugura neste sábado, dia 15, às 20 horas, a iluminação do campo de futebol sete do Parque Municipal.
O evento, que faz parte da programação do Verão Vilanova, contará com a presença de ex-jogadores da dupla Gre-Nal. China, Mazarópi, Cláudio Duarte e Alex Back, já confirmaram presença.

Os produtores rurais de Lajeado já podem efetuar, na sede da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, a encomenda de calcário e de sementes de forrageiras do tipo aveia preta, azevém e ervilhaca. O prazo para encomenda encerra no dia 17 de fevereiro.

Os produtores rurais de Fazenda Vilanova devem realizar a apresentação do Talão do Produtor até o dia 28 de fevereiro, no setor de ICMS da Prefeitura.

A Secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado (Secultur) realiza até o dia 28 de janeiro, o período de inscrições para etapa municipal do concurso Garota Verão 2011. O evento acontece no dia 29 de janeiro, junto a Concha Acústica, no Parque dos Dick.

Em Teutônia, até o dia 24 de janeiro não será feita carteira de identidade, por motivo de férias da funcionária.

A Biblioteca Pública Municipal de Lajeado, nos meses de janeiro e fevereiro, não atenderá nos sábados.

As sementes de milho safrinha, do programa Troca-troca, já podem ser retiradas na Secretaria da Agricultura de Travesseiro.

A Secretaria da Agricultura de Estrela recebe até o dia 25 de fevereiro, as encomendas de adubo, uréia, aveia e azevém.

A Prefeitura de Estrela disponibiliza em seu site, a guia de pagamento do IPTU e de outros tributos e taxas. Esta opção elimina a taxa de emissão de guia. A outra opção é requerer o carnê ou guia, na prefeitura.

A Secretaria de Educação de Capitão tem a disposição os dois veículos novos adquiridos para o transporte escolar. Um Microonibus com capacidade para 22 passageiros adultos ou 29 crianças, no valor de R$123 mil, que foi entregue ainda em dezembro, e um ônibus com capacidade para 44 passageiros adultos ou 59 crianças, adquirido pelo valor de R$ 212 mil. Veículos do programa Caminhos da Escola, do FNDE e foram financiados pelo BNDES.

A Administração Municipal de Teutônia recebeu nesta semana o selo comemorativo ao aniversário de 30 anos de emancipação política. O material foi encomendado pelo Município junto à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, que confeccionou cerca de 400 selos para carta comercial de primeiro porte. Nos próximos dias, os selos estarão à venda no Posto de Correio do Bairro Canabarro, ao valor de R$ 1,05.


Secretário Afonso Motta deve participar de assembleia da AMVAT

A primeira assembleia ordinária da Associação dos Muicípios do Vale do Taquari (AMVAT) deste ano deve contar com a presença do titular do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas do Governo Tarso Genro.
O presidente da entidade, prefeito Sérgio Marasca (PT), pré-agendou o encontro para o próximo dia 8 de fevereiro, quando Afonso Motta virá para falar sobre as propostas da nova pasta.
A reunião será à tarde, em horário a ser definido, na sede da entidade, em Estrela.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que desaprove as contas de campanha de cinco candidatos gaúchos a deputado federal em 2010: Manuela D''Ávila (PC do B), Onyx Lorenzoni (DEM), Renato Molling (PP), Osmar Terra (PMDB) e Darcísio Perondi (PMDB).
Todos receberam recursos da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), instituição considerada entidade de classe pela Procuradoria Regional da República, o que, pela lei, a impede de fazer doações a partidos e candidatos.

A sexta-feira será outro dia em que o sol aparece com nuvens em todas as regiões gaúchas com a possibilidade de chuva, de forte a torrencial, em pontos isolados da tarde para a noite. São esperados períodos de maior nebulosidade, sobretudo no Litoral Norte.
A massa de ar quente que cobre o Estado se intensifica e a temperatura se eleva mais do que na quinta-feira, esperando-se as maiores marcas no Oeste gaúcho, onde alguns locais podem registrar de 33ºC a 35ºC.
No Sudeste do Brasil, pancadas fortes localizadas devem voltar a atingir São Paulo e Rio nesta sexta e no fim de semana.

Horas antes do previsto, o resultado da prova extra do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi divulgado ainda na noite de quinta-feira.
O ministro da Educação Fernando Haddad havia informado que as notas seriam publicadas até o fim da manhã de sexta. Porém, elas já podem ser acessadas no site do Inep.

Devido à estiagem, o município de Pedro Osório, na Região Sul, decretou situação de emergência nesta quinta-feira, elevando para sete o número de cidades gaúchas a ter o decreto reconhecido pela Defesa Civil – Lavras, Santana do Livramento, Herval, Hulha Negra, Candiota e Pedras Altas são as outras.
Além delas, os municípios de Pinheiro Machado, Cerrito e Piratini já enviaram a notificação preliminar de desastre à Defesa Civil. O documento é uma das etapas para decretar situação de emergência.

Televisores, máquina de datilografar, garrafas, roupas e sapatos foram alguns dos itens retirados ontem pela manhã do Rio dos Sinos, em São Leopoldo. A iniciativa do Consórcio Pró-Sinos reuniu representantes de entidades e voluntários em um mutirão para tentar tirar um pouco do lixo jogado no rio.

Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 13 de Janeiro de 2011

Vereadores de Estrela-RS


NOTÍCIAS REGIONAIS – 13-01-2011 – 5ª FEIRA

Um projeto de aproximadamente R$ 1,5 milhão, encaminhado junto ao Ministério da Educação, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com contrapartida de 1% da municipalidade, foi iniciado nesta semana em Paverama.
Trata-se de uma Escola Infantil Pró-Infância, com capacidade para abrigar 224 alunos.

A Secretaria de Agricultura de Lajeado realizou no Bairro São Cristóvão, um mutirão de limpeza na área verde do município.
No mutirão foram recolhidas oito cargas de lixo verde e de entulho, correspondendo a cerca de 5 mil quilos de lixo.

O secretário de Desenvolvimento do Estado, Mauro Knijnik, pretende reunir-se com o presidente da Doux Frangosul, Charles Doux, para conhecer as pretensões da empresa para solucionar o atraso no pagamento de integrados no RS.
O secretário enviou convite para que ele venha a Porto Alegre para conversar, acreditando que existem opções para resolver a situação da empresa.

Registrado na tarde de ontem um temporal muito forte, inclusive com a incidência de granizo, atingindo os municípios de Sério e Canudos do Vale.
Foram danificados aviários e lavouras, em especial de fumo. Também foram atingidas matas de eucalipito e acácia negra.

Em Venâncio Aires, o prefeito Airton Artus, entregou ontem ao Setor de Licitações Públicas, a relação das prioridades em obras para o primeiro semestre deste ano.
Os investimentos serão na ordem de 10 milhões e 300 mil reais.

Com a estrutura praticamente montada, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, do Vale do Taquari, deve entrar em ação no dia 25 de janeiro. Sete ambulâncias, duas em Lajeado e as outras em Estrela, Teutônia, Encantado, Arvorezinha e Taquari, estão sendo preparadas.
Uma das ambulâncias de Lajeado está com equipamentos avançados e em Encantado haverá o reforço de uma moto, para atendimentos individualizados.
O atendimento será feito por um grupo de mais de 50 profissionais, administrados pelo Concisa.

Está crescente a disputa pela 16ª Coordenadora Regional da Saúde, que inicialmente tinha apenas Aneli Hendler (PT) de Cruzeiro do Sul como postulante ao cargo. Posteriormente, Nelson Paulo Backes (PDT), ex-prefeito de Arroio do Meio, chegou a se considerar como escolhido.
Entraram na disputa ainda Jolci Léo Bolsi (PDT), ex-vereador de Lajeado, Marcos Deves (PDT) ex-prefeito de Roca Sales, e, Glademir Schwingel (PT), de Teutônia, que foi o coordenador no governo de Olívio Dutra.

A professora Marisa Bastos será empossada nesta sexta-feira, dia 14, como Coordenadora Regional de Educação.
A solenidade está marcada para às 10 horas, na Câmara de Vereadores de Estrela.
Marisa trabalhou nos últimos anos como diretora Colégio Estadual Castelo Branco, de Lajeado.

A Secretaria Estadual da Educação está realizando a segunda etapa do processo de matrículas 2011.
Até amanhã, dia 14, serão realizadas as matrículas dos candidatos que efetuaram a inscrição em outubro do ano passado nas escolas estaduais para o ingresso do primeiro ano dos ensinos Fundamental e Médio.

A Administração Municipal de Teutônia, através do setor de ICMS, iniciará no dia 17 de janeiro o roteiro de levantamento da produção primária em 2010.
Todos os produtores rurais deverão apresentar seu talão, com as contranotas de operações efetuadas no ano passado, no setor de ICMS da Prefeitura.

A Prefeitura de Estrela realizará seleção de servente e professores para contratação em caráter emergencial.
Os interessados poderão efetuar a inscrição no período de 24 a 26 de janeiro, na Secretaria de Educação, que funciona no segundo piso do prédio da Prefeitura.
É necessária a apresentação curriculum vitae e preenchimento de formulário de inscrição.

Os produtores rurais de Fazenda Vilanova devem realizar a apresentação do Talão do Produtor até o dia 28 de fevereiro, no setor de ICMS da Prefeitura.

A Secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado (Secultur) realiza até o dia 28 de janeiro, o período de inscrições para etapa municipal do concurso Garota Verão 2011.
O evento acontece no dia 29 de janeiro, junto a Concha Acústica, no Parque dos Dick.

A Biblioteca Pública Municipal de Lajeado, nos meses de janeiro e fevereiro, não atende aos sábados.

Até o dia 18 de janeiro estará aberto o período de inscrições para Soldado PM Temporário da Brigada Militar.
Serão contratados 528 servidores, para contrato de dois anos, podendo o mesmo ser prorrogado por mais um ano.
O aprovado terá que passar por três etapas, prova escrita de conhecimentos gerais, exame de saúde e por último teste de aptidão física.

A Secretaria da Agricultura de Estrela recebe até o dia 25 de fevereiro, as encomendas de adubo, uréia, aveia e azevém.

A Câmara de Vereadores de Arvorezinha está de recesso neste mês de janeiro. A primeira sessão ordinária do ano está marcada para o dia 02 de fevereiro.

O STR de Imigrante programou para este ano a realização de diversos cursos do Senar. O primeiro está agendado para fevereiro, entre os dias 1º e 04, voltado para agricultores que trabalham com motosserra.

Legislativo estrelense realiza sessão extraordinária
Por convocação do presidente Juarez Fülber, nesta quinta-feira, às 14 horas, será realizada sessão extraordinária, para apreciação de 11 projetos de lei.

Do Executivo serão votadas nove matérias.
Entre elas, contratação, em situação de emergência e excepcional interesse público, em caráter temporário, um agente indígena de saúde – AIS e um agente indígena de saneamento – AISAN, para atender à política nacional de saúde dos povos indígenas, sendo que para a contratação destes agentes o Município recebe recursos específicos.

Contratação também, de um médico da Família, atendendo ao Programa de Saúde da Família.

Na votação também, matéria que estabelece o índice de reajuste dos benefícios de aposentadorias e pensões, valor real, concedidos de acordo com o disposto nos artigos 1º e 2º da Lei 10.887/2004 e da Medida Provisória n° 167/2004.

Convênio com a Comunidade Evangélica de Estrela, propondo um repasse mensal para manutenção da Pousada, no valor de R$ 5 mil, a serem utilizados nas despesas de manutenção do abrigo, tais como investimento em salário, 13º salário, férias, encargos sociais, aquisição de gás, medicamentos, material escolar, taxa de administração e demais despesas para a manutenção das atividades da Pousada;

Abertura de crédito suplementar, de R$ 105 mil e crédito especial de R$ 465 mil.

Outros projetos propõem alteração no Plano Plurianual – PPA 2010-2013, na Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2011 e abertura de crédito especial de R$ 2 milhões, incluindo dotação para operação de crédito firmada com a Caixa RS conforme orientação do Tribunal de Contas do Estado, para viabilizar obras de pavimentação das ruas Mathias Ruschel Sobrinho, Cerro Azul, Padre José Junges, Jorge Pedro Stroher, Aldino Alfredo Sulzbach e Ernesto Alves, mais pavimentação de 300 metros entre as localidades de Chá da índia e Costão.

Da Mesa Diretora, serão apreciadas duas matérias. Contratação, em caráter emergencial, de um assistente administrativo, pelo período de seis meses e revogação da lei municipal que autorizou a contratação emergencial de um auxiliar administrativo.