Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 25 de agosto de 2011

Luiz Carlos Freitag

Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrelade 25 de agosto de 2011

MAGRI-INVENTIVA: Inicialmente as "colaborações" dos Senhores Vereadores, as

PÉROLAS:

CRISTIANO (PMDB): "Será contratado um pediatra especialista em pediatria".

JOSÉ ALVES (PTB):"Nós vamos ouvir quem nós achar que vamos ouvir".

JUAREZ (PPS): "O prefeito ligeiramente aceitou o pedido da empresa".

FRASE: "A corrupção não é uma invenção brasileira, mas a impunidade é uma coisa muito nossa" (Jô Soares).

Hoje acontece a 1ª Edição do Estação do Bem, na Soges. Em benefício da Liga Feminina de combate ao Câncer. "Será uma noite agradável, com desfile de moda e lançamentos que agradam os mais exigentes consumidores do ramo ótico, mobiliário e de confecção", me disse Graziela Muniz, da Pública Comunicação. São só 200 convites no Azougue, Ótica Lauro, Light FM e voluntárias da Liga, ao preço de R$ 15,00.

Acabou a moleza. As multas da Polícia Rodoviária Federal, que eram aplicadas só em Lajeado para quem trafegava acima dos 60km/h, agora também podem ser aplicadas no lado de Estrela. Colocaram placas de "Fiscalização Eletrônica" na BR 386 no lado de cá do Rio Taquari.

Marque esta data: 16 de outubro. Será quando inicia o Horário Brasileiro de Verão. Vai até o dia 26 de fevereiro de 2001, vai ser o maior da história. Vai vigorar em 10 estados brasileiros - inclusive no Rio Grande do Sul - e no Distrito Federal.

Quando Ercy Albarelo foi o Secretário Municipal da Educação, colocou no Orçamento do Município a construção do Ginásio Esportivo para a EMEF Pinheiros, do bairro Pinheiros. Mas alegando falta de verbas, a atual secretária descartou sua construção. Inconformado, ano passado o então Presidente da Câmara de Vereadores, Marco Wermann (PT) transferiu R$ 110.000,00 do Legislativo para a obra. Foi então construida uma cancha coberta, que vai ser inaugurada sábado à tarde. Mas o vereador foi além: Disse que irá batalhar para inserir no Orçamento do próximo ano, verba para levantar as paredes da cancha coberta, transformando o local no Ginásio Esportivo previsto desde o início. O bairro agradece a iniciativa do vereador, de fazer realizar-se a intenção do ex-secretário.

Está chegando a data limite para alguém se filiar a um partido, na intenção de concorrer a um cargo político ano que vem. Prazo vai até o final de setembro.

Falando nisso: Não está nada certa a candidatura de Leonildo José Mariani a prefeito pelo PP. "Não aspiro ser candidato a prefeito, nem a vice, nem a vereador" Mas ele deixou claro que isso não quer dizer que não venha a ser candidato. "Tem muita água a passar por baixo da ponte, espero que não seja de enchente". Disse que tem muito tempo ainda para uma definição. Segundo ele, não é fácil ser prefeito - e ele disse isso de cadeira, porque foi prefeito duas vezes. "Agora, estou plantando verduras e minha horta é ecológica, o alface cresce junto com o capim. Cheguei a conclusão que o professor João Schmitt, da Delfina, tem razão", afirmou.

Ontem à noite, reuniram-se novamente os Ex-Secretários da Agricultura do Vale do Taquari. Foi em Estrela, no Restaurante Bar do Adão. Detalhes, semana que vem.

Prefeito Celso Brönstrup disse que vai esperar até o final do ano para ver se sai a licitação da iluminação da BR 386. "Foi a prefeitura quem fez o projeto, bancou todas as despesas até agora e todo o material está no Dnit há algum tempo". O prefeito disse que se nada for feito até o final do ano, o município vai bancar a obra. "Vamos colocar iluminação desde o meio da Ponte sobre o Rio Taquari até a passarela da Rua Coronel Brito", afirmou.

A Secretária da Cultura e Turismo de Estrela, Bélkis Carolina Calsa, que saiu do PV há poucos dias, assinou ficha no PPS. Nardir Resemundo Stefens, o Gardel, titular da SMEL, abonou a assinatura. "Daí saímos os dois, de carro, prá fazer um bafo aos filósofos políticos, mas demos azar, não encontramos nenhum deles", disse ela em tom de gozação. Ela deve concorrer a vereadora.

Rafael Mallmann (PSDB) assina nos próximos dias ficha no PMDB, devendo concorrer a prefeito. Ele está negociando o nome do vice e Luiz Roque Schwertner, do PP, é um dos assediados. Ele teria sido convidado a ingressar no PSDB para ser o vice. Parece que alguns descontentes do PSDB estariam pensando em lançar outro nome para prefeito. Filósofos políticos comentam esta diéia: "Quanto mais candidatos, mais facil fica para o Rafael".

DAER finalmente fez algo para Estrela: Trabalhou praticamente uma semana para tentar resolver o problema da água parada que molhava os pedestres, junto ao Trevinho da Boa União. Também substituiu parte do asfalto danificado no local. Não ficou pronto ainda. Mas como fica a situação dos acessos dos Loteamentos Populares 3 e 4? Quando iniciam as obras da rótula, mais do que necessária no local? Quantos acidentes tem que acontecer lá ainda, para que o problema seja resolvido? E a situação dos 500 e poucos metros da RS 129 entre a Boa União e São José, que precisam de pavimentação? E a construção da ponte sobre o Arroio Boa Vista, que solucione no local, o trânsito de veículos? Parece que para isso, nem projeto tem ainda.

Todo mundo curioso: Quando vai ser anunciada oficialmente a compra da Rádio Alto Taquari pelo Grupo Independente? E depois disso, fica a curiosidade: Onde vai se localizar o parque de transmissores? E os novos estúdios? Sim, porque estas duas áreas não fizeram parte do negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário