Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Vale do Taquari - 11 de julho de 2011

Visite Bom Retiro do Sul

Em Bom Retiro do Sul, está rompida a aliança entre PSB e PT, que elegeu o prefeito Celso Pazuck (PSB) e a vice Cláudia Köhler (PT), em 2008. As desavenças entre integrantes dos dois partidos tornaram insustentável a situação. O prefeito Pazuck deve buscar a reeleição, mas desta vez contando com o apoio do PMDB e do PC do B. 
           
Os agricultores de Coronel Pilar podem realizar até final do mês, as encomendas de eucalipto, acácia e pinus. Também está aberto o período de reservas de calcário, para recuperação do solo.
           
A ausência de um representante do poder executivo de Marques de Souza nas reuniões da Comissão Pró-duplicação da BR 386, trecho entre Lajeado e Tio Hugo, foi lamentada pela vereadora Edelgardt Lüersen, na última sessão do poder legislativo.  Ela salientou que Marques de Souza, não pode ficar de fora desta mobilização, pois o município será um dos grandes beneficiados com a obra.
           
Depois de uma interrupção por mais de sete anos, as obras de construção do Centro Administrativo de Progresso, devem ser reiniciadas. Com esta finalidade foi assinado um convênio entre a Prefeitura e a Caixa Estadual, através do Fundo PIMES, no valor de 700 mil reais. A construção do prédio com 882 m² iniciou em 2004, mas foi paralisada por falta de recursos.
           
As escolas municipais de Encantado e Arroio do Meio, terão férias a partir do dia 18 de julho, retornando as atividades no dia 1º de agosto.
           
Na última sexta-feira foi realizada audiência pública em Estrela, para debater problemas das rodovias RS-129 e RSC-453. O pleito maior é de alterar o traçado da Rota do Sol evitando cortar o bairro Boa União, onde as ruas são estreitas, com a existência de uma escola, creche e a sede de uma comunidade religiosa.
           
O prefeito de Colinas, Gilberto Keller, teve audiência no Ministério da Educação em Brasília, e conseguiu a liberação de 863 mil reais para ampliação da Escola Municipal Ipiranga. O  valor será repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. A próxima etapa será o processo de licitação e as obras devem iniciar nos próximos meses.
           
A administração do Hospital Estrela, liderada pela Irmã Teresia Steffen, solicitou uma reunião com os vereadores para apresentar contas do dinheiro público e comunitário que contempla a casa de saúde. O encontro será nesta segunda-feira, às 17 horas e 30 minutos,  na Câmara de Vereadores.
           
O projeto “Produção de hortaliças na estufa escolar”, está sendo implantado em uma escola no interior de São José do Herval, sob a coordenação de extensionistas da Emater. As estufas são aproveitadas para aulas práticas, conscientização das crianças e para despertar o interesse em produzir alimentos de qualidade, sem o uso de agrotóxicos.
           
A Univates não é mais uma organização municipal afirma o reitor da Instituição, professor Ney Lazzari. Segundo o Reitor, dos mais de onze mil universitários que freqüentam a Univates, apenas 32% são de Lajeado e 68% são de outros municípios, principalmente da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário