Exposição - Cultura Alemã - 190 Anos

Exposição - Cultura Alemã - 190 Anos

Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 30 de novembro de 2010

Estrela-RS


Resultado do Censo 2010 - Vale do Taquari-rs

O unicípio de Fazenda Vilanova com o maior crescimento populacional desde o Censo Demográfico 2000 em nossa região, com crescimento de 30,5% (ocupando a 11ª posição no estado), seguido pelos municípios de Mato Leitão, com 20,5% (31ª posição no estado), e Teutônia, com 19,1% (33ª posição no estado).

Já entre os municípios que mais perderam população no período 2000-2010, ocupa o topo da lista em nossa região o município de Nova Bréscia, com queda de 30,2% (4ª posição no estado), seguido pelos municípios de Imigrante, com 21,4% (13ª posição no estado), e Sério, com 15,7% (29ª posição no estado).

É importante ressaltar que a diminuição da população em Nova Bréscia e Imigrante deve-se, principalmente, as emancipações ocorridas em 2001 (surgimento dos municípios de Coqueiro Baixo e Westfália, respectivamente).

Em relação à urbanização dos municípios da região, Coronel Pilar figura como o município com menor urbanização, com apenas 10,1% de sua população residindo em área urbana, seguido pelos municípios de Boa Vista do Sul (14,1%) e Coqueiro Baixo (18,5%). Por outro lado, Lajeado apresenta a maior taxa de urbanização da região, com 99,6% de sua população residindo em área urbana, seguido pelos municípios de Encantado (87,2%) e Teutônia (85,5%).


Faculdade La Salle de Estrela realiza cursos
A Faculdade de Tecnologia La Salle - Estrela está com as inscrições abertas para sete cursos de Pós-Gradução (Gestão Pública, Gestão de Projetos, Gestão de Pessoas, Gestão de Tecnologia da Informação, Desenvolvimento Regional Sustentável, Gestão Financeira e Direito Imobiliário).
As inscrições e matrículas podem ser realizadas a partir desta quarta-feira, dia 1º de dezembro na secretaria da Faculdade e no site www.unilasalle.edu.br. As aulas iniciam em abril de 2011.

Colinas e Certel realizam reunião
A administração municipal de Colinas e a Certel realizam reunião hoje, às 20 horas, no Centro Comunitário. O tema do encontro é “Sinal da Internet”, e, todos os munícipes interessados poderão participar.

Colinas realiza caminhadas orientada
Todas as quartas-feiras, às 17 horas e 45 minutos, em frente ao Ginásio de Esportes de Colinas, acontecem as caminhadas orientadas, sob a supervisão de um professor de educação física. A atividade é gratuita.

Prêmio Qualidade2010
Acontece na noite de hoje a homenagem do Comitê Regional da Qualidade, reconhecendo as organizações vencedoras do Prêmio Qualidade RS 2010. São destaques na região, a Empresa de Bebidas Fruki, com troféu de prata, e, Senac e Giovanoni Consultoria, com troféu de bronze.
Também será entregue o Prêmio Personalidade Qualidade Vale do Taquari. O nome do ganhador será revelado somente na noite do evento, que ocorre no Salão do Weiand Turis Hotel.

Vereadores de Lajeado
A Câmara de Vereadores de Lajeado realiza sessão ordinária hoje, às 17 horas. Seis projetos estão na pauta do dia, entre eles, o da previsão orçamentária para 2011.

CODEVAT realiza assembléia
O Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari - CODEVAT realiza assembléia geral nesta quarta-feira, 1º de dezembro, às 16 horas e 30 minutos, no prédio 7 da Univates, em Lajeado.
Na pauta: Apresentação do Planejamento Estratégico Regional e Estruturação das Comissões Setoriais.

Concurso fotográfico em Encantado
A Casa de Cultura de Encantado promove concurso fotográfico, que está com inscrições abertas até o dia 31 de janeiro, na Secretaria de Educação e Cultura.
Fotógrafos amadores e profissionais podem inscrever até três fotografias. O regulamento do concurso pode ser conferido no site da Prefeitura.

Calendário de eventos de Lajeado
A Prefeitura de Lajeado informa às entidades culturais, sociais, esportivas e empresariais que encerra hoje, dia 30, o prazo para encaminhar à Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) o cronograma de seus eventos relativos ao 1º semestre de 2011.
A entrega da relação dos eventos é requisito básico para que eles integrem o Guia Oficial de Eventos e Turismo do Município.

Carteirinha de Saúde em Travesseiro
A Secretaria da Saúde de Travesseiro segue com o roteiro de reuniões para renovação das carteirinhas de saúde, de prestação de contas, avaliação dos serviços prestados, apresentados os convênios e esclarecidas as eventuais dúvidas das comunidades.
Na quinta-feira, dia 02, às 14 horas, será em Cairu e na sexta-feira, dia 03, às 20 horas e 30 minutos, na Escola Monsenhor Seger, na Sede.

Colégio Alberto Torres
O ginásio do Colégio Evangélico Alberto Torres de Lajeado lotou no último sábado com familiares, amigos e professores que prestigiaram a formatura de 750 estudantes no Projeto Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Brigada Militar, que cursam o 5º ano em 20 escolas das três redes de ensino.

Semana Cultural Afro em Lajeado
Sábado ocorreu o encerramento das atividades da Semana Cultural Afro em Lajeado, promovido pelo Centro de Cultura Afro-Brasileira, com apoio da Administração Municipal, atraindo bom público ao Parque Histórico.
O evento celebrou o grande herói negro Zumbi dos Palmares e foi alusivo à Semana da Consciência Negra.
Além de apreciar comidas típicas da culinária afro, como o acarajé, houve animação numa roda musical ao som do grupo de pagode Beijo Molhado, do Bairro Santo André.

Feirão de Veículos em Teutônia
Aproximadamente 1 milhão e 200 mil reais em negócios com a venda de mais de 90 veículos, entre carros e motos, marcaram o 3º Feirão de Veículos Seminovos de Teutônia, realizado no sábado e domingo, dias 27 e 28 de novembro, no Centro Administrativo.
O evento, organizado pela CIC Teutônia, com apoio da Prefeitura, teve a participação de dez revendas do município.

Festa de Natal em Travesseiro
A Secretaria da Educação de Travesseiro está preparando para o dia 18 de dezembro a Festa de Natal.
A programação acontece em frente a Igreja matriz, iniciando às 20 horas e 30 minutos, com apresentações das escolas, show pirotécnico, chegada do Papai Noel, entre outras atrações.
Haverá transporte de todas as localidades.

Música antiga em Teutônia
Teutônia é uma das 10 cidades gaúchas escolhidas pelo Grupo Instrumentarium para receber o concerto “Música Antiga nas Igrejas”.
O evento está marcado para este sábado, dia 4 de dezembro, a partir das 20 horas, na Igreja Evangélica Luterana Redentor do Bairro Canabarro, com entrada franca.
Serão apresentadas músicas barrocas italianas e alemãs do século 17.

Lajeado Brilha
Hoje, às 20 horas, dentro da programação do “Lajeado Brilha” a Oclaje apresentará mais um espetáculo com repertório natalino, no Salão Paroquial da Comunidade Evangélica de Conventos. Não haverá cobrança de ingresso.

Matrículas em Fazenda Vilanova
A Secretaria de Educação de Fazenda Vilanova abre amanhã, dia 1º de dezembro, o período de matrículas e rematrículas da rede municipal de ensino para o ano letivo de 2011.
Os procedimentos poderão ser efetuados diretamente nos educandários, até o dia 30 de dezembro.

Aplicação de produto para borrachudo em Fazenda Vilanova
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Fazenda Vilnova, juntamente com a Emater, iniciou mais uma etapa de aplicação do BTI (produto para combate do borrachudo).
As duas primeiras aplicações aconteceram nos dias 03 e 17 de novembro, e a próxima ocorre nesta quinta-feira, dia 02 de dezembro.

Pavimentação em Forquetinha
rcação dos sete quilômetros da RS-421, no trajeto de Conventos até o centro de Forquetinha.
A Construtora Giovanella, vencedora da licitação, tentará acionar as máquinas ainda nesta semana para iniciar a pavimentação.
Em recente reunião na Prefeitura, moradores das margens deste trajeto ameaçaram bloquear a rodovia se demorar o início do asfaltamento.


Mato Leitão terá exposição de orquídeas
Mato Leitão vai sediar no próximo final de semana, a 8ª Exposição Estadual de Orquídeas. Participarão do evento 150 expositores e seis vendedores, de todo o Rio Grande do Sul. A expectativa dos organizadores é de que entre 4 e 5 mil pessoas, prestigiem a exposição.

Festa de Maio em Teutônia
A CIC Teutônia iniciou a comercialização dos estandes para Festa de Maio 2011.
Uma comissão vem se reunindo periodicamente para tratar da organização do evento.

Prefeito Cenci reassume em Fazenda Vilanova
O prefeito de Fazenda Vilanova, José Luiz Cenci, após um período de 15 dias de férias, reassume o comando do poder executivo nesta quarta-feira, dia 1º de dezembro.
Na ausência de Cenci, o vice-prefeito João Fernandes, esteve respondendo pela administração municipal.

Casa própria através de cooperativa
Amanhã, às 8 horas e 30 minutos, acontece a solenidade de assinatura dos contratos do STR de Lajeado com 33 famílias para a construção de casas próprias, com recursos liberados pela Cooperativa Habitacional, administrada pela FETAG.
As famílias beneficiadas são de Lajeado (03), Forquetinha (13), Marques de Souza 09) e Canudos do Vale (08).


Exploração cascalho no Rio Forqueta é criticada
Em Arroio do Meio, o vereador Roque Haas lembrou mais uma vez da exploração de cascalho no Rio Forqueta por uma empresa, prejudicando os agricultores.
O vereador gostaria que a prefeitura também tivesse autorização para retirada do material, contemplando desta forma os munícipes, através da recuperação das estradas.

Material de construção com redução de IPI
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, informou que a redução das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para materiais de construção será prorrogada por mais um ano.
A cesta de 45 itens terá o tributo reduzido até dezembro de 2011. A medida venceria em 31 de dezembro de 2010.

Movimento dos Pequenos Agricultores
O MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores) confirmou a assinatura de contratos com 47 famílias de Progresso, Boqueirão do Leão, Venâncio Aires e Taquari, para o repasse de um kit de materiais de construção de R$ 12 mil a fundo perdido, para estruturar casas de 52 m².
A assinatura dos contratos será no próximo sábado, dia 04, na Comunidade de Pedras Brancas, em Boqueirão do Leão, a partir das 10h30min.

Federasul contra CPMF
A Federação das Associações Comerciais e de Serviços do RS (Federasul) lidera nesta quarta-feira, dia 1º de dezembro, ação conjunta com associações e centros industriais e comerciais de todo Estado contra a volta da cobrança da CPMF.
A atividade começa por Canoas, na BR 116, onde os motoristas receberão adesivos da campanha.

Agricultores recebem alevinos em Capitão
Dentro do programa de diversificação da renda dos agricultores, a Secretaria da Agricultura de Capitão entrega amanhã cerca de 6 mil e 300 alevinos para repovoação de açudes em 15 propriedades.
O trabalho é feito em parceria entre agricultores que compram os alevinos e Secretaria que faz a entrega nas propriedades sem a cobrança de frete.

Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 29 de novembro de 2010

Teutônia-RS
Visite o Vale do Taquari - Um convite Aepan-ONG


NOTÍCIAS REGIONAIS – 29-11-2010 – 2ª FEIRA

Vereador Cassado em Marques de Souza
Em Marques de Souza, Flávio Bruch, vereador cassado pela própria Câmara Municipal, sob acusação de falta de decoro, recorreu à justiça para reaver o mandato. O presidente do legislativo Rodrigo Sommer foi intimado pela Juíza Eleitoral de Lajeado, para complementar o processo, sem a necessidade de reempossar o vereador cassado.

Vacina contra febre aftosa no RS
Encerra amanhã mais uma etapa de vacinação contra a febre aftosa no RS, em bovinos com até dois anos de idade. Diversos municípios da região ainda não conseguiram concluir o trabalho por falta de vacinas. As 38 mil doses de vacinas para completar o lote de 115 mil, chegaram somente na última quinta-feira.

Ponte interditada em Estrela
A ponte sobre o Arroio Boa Vista, na RS-129, ligando o bairro Boa União com a Linha São José em Estrela, continua interditada, pelos engenheiros do DAER. A iniciativa tem o objetivo de avaliar as condições estruturais da ponte.

Chuva de pedras prejudica município do RS
O temporal da tarde de ontem voltou a castigar os municípios serranos como Farroupilha, Bento Gonçalves, Garibaldi, entre outros, atingindo a produção de frutas. As plantações de fumo, em Boqueirão do Leão e cidades vizinhas, nos vales do Taquari e Rio Pardo, também sofreram prejuízos por causa dos temporais.

Natal em família 2010 em Capitão
O prefeito de Capitão, Jari Hunhoff, fechou parceria com a Sulgás para viabilizar o projeto cultural "Natal em Família 2010", que será realizado no dia 17 de dezembro. Hunhoff esteve na Sulgás acompanhado pelo secretário de Obras, Luis Carlos dos Santos, e contou com a assessoria do deputado federal Renato Molling, para realizar os contatos, e firmar a parceria, com o presidente da estatal, Antônio Gregório Goidanich.

Cruzeiro do Sul promove Campanha de incentivo ao comércio
Cruzeiro do Sul segue o exemplo da maioria das cidades da região e promove campanha de incentivo ao comércio local. A modalidade escolhida é a troca de notas fiscais por cautelas para concorrer uma premiação. Em pouco mais de um mês, a campanha motivou a emissão de 70 mil cautelas.

Festa de Natal do CAPS Crescer em Lajeado
O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil – Caps Crescer, da Secretaria da Saúde de Lajeado realizará sua Festa de Natal no dia 08 de dezembro, das 13h30min às 16h30min, no Ginásio Nelson Brancher.

Prêmio Qualidade 2010
Prevista para amanhã a noite, a homenagem do Comitê Regional da Qualidade, reconhecendo as organizações vencedoras do Prêmio Qualidade RS 2010.
São destaques na região, a Empresa de Bebidas Fruki, com troféu de prata, e, Senac e Giovanoni Consultoria, com troféu de bronze. Também será entregue o Prêmio Personalidade Qualidade Vale do Taquari.
O nome do ganhador será revelado somente na noite do evento, que ocorre no Weiand Turis Hotel, em Lajeado

Venda de imóvel em Venâncio Aires
Nas duas tentativas anteriores de vender o imóvel que abriga a Estação Rodoviária em Venâncio Aires, não apareceu comprador.
Novo leilão está marcado para às 14 horas de amanhã e a expectativa é de que desta vez, haverá propostas para a compra dos prédios e dos diversos lotes de terreno, por um valor mínimo de 1 milhão 798 mil reais.
A abertura dos envelopes com as propostas acontecerá na sala de reuniões da Prefeitura de Venâncio Aires.

Reunião do G8
Na semana passada aconteceu uma reunião em Progresso, dos prefeitos do G-8 composto pelos municípios desmembrados de Lajeado.
No temário do encontro, a nova política agrícola que está sendo proposta pelo município de Marques de Souza.
O objetivo, segundo João Bogorni, secretário da Agricultura de Marques de Souza, é readequar a aplicação dos recursos e oportunizar investimentos em segmentos do setor primário, esquecidos até agora.

Medicamentos em Capitão
Com a aproximação do fim do ano, a Secretaria da Saúde de Capitão intensifica a campanha de devolução de medicamentos não consumidos.
Todo o medicamento que não é mais necessário em casa, por completar o tratamento médico, pode ser devolvido para a Secretaria.
Depois de passar por uma avaliação, o medicamento poderá ser útil a outra pessoa.

13º dos servidores estaduais
Os servidores estaduais receberão integralmente o 13° salário até 20 de dezembro, prazo limite definido por lei para o pagamento do benefício. Mas neste ano, o benefício poderá chegar mais cedo ao bolso dos funcionários.
O secretário da Fazenda, Ricardo Englert, está concluindo um levantamento sobre o comportamento da receita do Estado, e, caso os números forem positivos, a governadora Yeda Crusius poderá autorizar a antecipação dos pagamentos.

Nelson Jobim permanece ministro
O ministro da Defesa, Nelson Jobim (PMDB), vai permanecer no cargo no governo de Dilma Rousseff. O convite foi oficializado pela presidente eleita no final de semana.

Presidente Lula
Em janeiro, quando entrar para o grupo dos ex-presidentes da República, o presidente Lula ainda poderá contar com oito funcionários públicos a seu dispor.
Os ex-presidentes têm direito a quatro seguranças e dois motoristas, além de dois carros oficiais.
Lula, assim como seus antecessores no cargo, também terá direito a outros dois assessores.
Todos os funcionários são custeados pela Presidência, lotados na Casa Civil e recebem gratificações além de seus salários básicos.

Emater
A Emater, em parceria com a administração municipal de Lajeado, realiza amanhã, dia 30, às 8 horas e 30 minutos, no Parque Histórico, curso sobre a “Organização da Comercialização de Mel”.

CODEVAT
Na próxima quarta-feira, dia 1o de dezembro, o CODEVAT realiza assembléia geral, às 16 horas e 30 minutos, no prédio 7 da Univates, em Lajeado.
Entre os assuntos pautados, estão: "A apresentação do Planejamento Estratégico Regional" e a "Estruturação das Comissões Setoriais".

Colônia de Pescadores
A Colônia de Pescadores Z-20, Vale do Taquari, com sede em Porongos - Estrela, tem assembléia geral marcada para às 09 horas do dia 11 de dezembro, na sua sede. Na ocasião será feita apreciação das contas da entidade e a eleição de diretoria para o próximo triênio.

Eventos em Lajeado
A Secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado recebe até amanhã, dia 30, o cronograma de eventos relativos ao 1º semestre de 2011, para confecção do Guia Oficial de Eventos e Turismo do Município. A relação pode ser entregue na Casa de Cultura de Lajeado.

Lajeado realiza rústica e caminhada de natal
Em Lajeado estão abertas as inscrições para a 22ª Rústica e Caminhada de Natal, organizada pela Prefeitura, integrando as atividades do Lajeado Brilha 2010.
A prova deste ano será realizada no dia 03 de dezembro e contará como novidade a caminhada, além da maratona. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na sede da Secretaria da Juventude Esporte e Lazer, até o dia 1º de dezembro.

Fazenda Vilanova
A Prefeitura de Fazenda Vilanova realiza no dia 10 de dezembro, o pagamento da segunda parcela do 13º salário, ao funcionalismo público municipal.

Prefeitura de Capitão
Como forma de incentivo ao registro das movimentações da produção dos agricultores, a Prefeitura de Capitão vai sortear no dia 17 de dezembro mais de 5 mil reais em vales compras entre os agricultores que trocarem suas notas do talão de produtor por cautelas na Secretaria da Agricultura.


Distribuição de água em Cruzeiro do Sul
O município de Cruzeiro do Sul vai receber um investimento na ordem de R$ 600 mil para ampliação da rede de água tratada. A obra será executada pela Corsan, beneficiando 800 famílias localizadas entre o bairro Floresta, na divisa com o município de Lajeado até o Km 24 da RS 453, além de 20 empresas do Distrito Industrial.

Vestibular da Univates
As inscrições para o Vestibular da Univates podem ser efetuadas até o dia 14 de dezembro no Setor de Atendimento ao Aluno dos campus de Lajeado e Encantado ou pela internet, pelo site da instituição.
A prova será aplicada no dia 19 de dezembro, nos campus de Lajeado e Encantado.

Expobol em Boqueirão do Leão
Em Boqueirão do Leão, acontece de 08 a 12 de dezembro, a 2ª Expobol, em comemoração aos 23 anos do município. Para o evento já foram comercializados cerca de 120 estandes para empresas de toda a região. O evento será realizado na sede do Grêmio 05 de Junho, no Centro da cidade.

Título de Cidadão Estrelense
O professor Ildo João Salvadori, receberá o título de “Cidadão Estrelense”. A iniciativa é do vereador Marco Aurélio Wermann (PT), e recebeu o apoio dos demais membros do poder legislativo. A data da Sessão Solene para concessão do título, ainda não foi definida.

Matriculas em Teutônia
A Secretaria de Educação de Teutônia, informa que o período para matrículas de alunos novos nas escolas municipais encerra no dia 06 de dezembro.

Medicamentos em Estrela
Em Estrela a partir de hoje, dia 29, os medicamentos antibióticos que fazem parte da Relação Municipal de Medicamentos Básicos somente estarão disponíveis na Farmácia Básica Central, localizada na Unidade Básica de Saúde Central, na rua Coronel Brito.

Crime contra natureza em Cruzeiro do Sul
Em Cruzeiro do Sul o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura recebeu a denúncia de crime contra a natureza.
Foram retiradas as cascas de árvores nativas que estão nas calçadas de passeio, próximas de uma escola, e colocado um produto químico para matar as mesmas.
Segundo informações, os alunos do educandário, ficam no local para se protegerem do sol, o que estaria incomodando alguns vizinhos.

Criação de novos municípios
Cinco comunidades do Vale do Taquari têm propostas já encaminhadas na Assembléia Legislativa para se emancipar.
Trata-se de Costão - Estrela, Forqueta - Arroio do Meio, Palanque e Vila Deodora - Venâncio Aires, e Bela Vista do Fão - Marques de Souza.
Ao total o Rio Grande do Sul conta com 32 movimentos emancipacionistas.


Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 27 de novembro de 2010

Duplicação da BR 386 - Estrela - Tabaí

NOTÍCIAS REGIONAIS – 26-11-2010 – 6ª FEIRA
Pó causa intoxicação em operários em Estrela

Ao todo, cinco funcionários precisaram ser medicados no hospital. Suspeita é de que seja formol.

A presença de um produto químico no meio do lixo doméstico fez com que cinco funcionários da usina de tratamento de resíduos do município de Estrela precisassem ser levados ao hospital nesta semana.
Um pó branco passou pela esteira de triagem, na qual trabalham 22 pessoas e causou intoxicação.

Segundo a secretária do Meio Ambiente e Saneamento Básico, Ângela Schossler, os operários começaram a ter tonturas.

“Imediatamente foram levados para o hospital para serem atendidos.
Foram medicados e no outro dia já puderam voltar a trabalhar”, explica.

A primeira medida tomada no local foi de suspender os trabalhos e o problema só não foi maior porque os funcionários usavam luvas e máscaras.

“Optamos por encerrar para não haver mais intoxicações e para analisar o produto” disse a secretária.

A primeira impressão é de que possa ser formol.
“É a segunda vez que isso ocorre e são os mesmos sintomas. Estamos investigando para ver de qual local partiu esse produto”, ressalta.


AECA participa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade


Representantes da Associação de Ecologia e Canoagem de Estrela (AECA) chegam a São Paulo para disputar as provas do Campeonato Brasileiro de canoagem Velocidade.

A competição acontece de sexta até segunda-feira (29/11) na raia Olímpica da Universidade de São Paulo (USP).

Os atletas estrelense, Dimas Alex Sulzbach e Marcio André Kayser, viajaram no início desta semana com os integrantes da Seleção Brasileira, que está sediada em Caxias do Sul.

Prefeitura de Capitão
Como forma de incentivo ao registro das movimentações da produção dos agricultores, a Prefeitura de Capitão vai sortear no dia 17 de dezembro mais de 5 mil reais em vales compras entre os agricultores que trocarem suas notas do talão de produtor por cautelas na Secretaria da Agricultura.

Coral de Travesseiro
O Coral Novo Brilho de Travesseiro participa neste final de semana em Criciúma, Santa Catarina, do 17º Festival Internacional de Corais. As apresentações oficiais do Coral Travesseirense ocorrem hoje, às 19 horas e 30 minutos, e, amanhã, às 11 horas.

CTG de Encantado realiza Rodeio Crioulo
Inicia hoje no Parque João Batista Marchese, em Encantado, mais uma edição do Rodeio Crioulo promovido pelo CTG Giuseppe Garibaldi com provas campeiras e artísticas. Nesta sexta-feira serão realizadas as primeiras provas campeiras. Amanhã a tarde e a noite serão realizados os concursos artísticos, Para o domingo estão previstas as finais de todas as modalidades e a entrega da premiação.

Exposição em Progresso
Iniciou ontem a primeira exposição feira na cidade de Progresso. Mais de 60 expositores são atração econômica enquanto uma programação paralela com artistas renomados dos gêneros sertanejo e gauchesco, devem atrair milhares de visitantes, para Progresso, neste final de semana.

Polêmica em Fazenda Vilanova
O projeto de lei aprovado na Câmara Municipal de Fazenda Vilanova retirando parte da remuneração, como o 13º salário dos vereadores, do prefeito e vice, foi vetado pelo prefeito José Luiz Cenci, que alegou a inconstitucionalidade da matéria.

Distribuição de água em Cruzeiro do Sul
O município de Cruzeiro do Sul vai receber um investimento na ordem de R$ 600 mil para ampliação da rede de água tratada. A obra será executada pela Corsan, beneficiando 800 famílias localizadas entre o bairro Floresta, na divisa com o município de Lajeado até o Km 24 da RS 453, além de 20 empresas do Distrito Industrial.

Vestibular da Univates
As inscrições para o Vestibular da Univates podem ser efetuadas até o dia 14 de dezembro no Setor de Atendimento ao Aluno dos campus de Lajeado e Encantado ou pela internet, pelo site da instituição.
A prova será aplicada no dia 19 de dezembro, nos campus de Lajeado e Encantado.
A taxa de inscrição é de R$ 40,00 e os alunos que participaram dos Jogos Escolares do Ensino Médio 2010 não pagam. São oferecidos 43 cursos e cerca de duas mil vagas

Doux Frangosul adiou pagamento de produtores
A Doux Frangosul adiou a regularização dos pagamentos de produtores integrados. De acordo com comunicado oficial divulgado ontem, o acerto deve ocorrer em 03 de dezembro. Os produtores esperavam que os valores fossem repassados integralmente ainda neste mês, conforme acordado em reunião com a própria empresa.
Segundo a nota da Doux Frangosul, o atraso na liberação dos recursos se deu em função dos prazos burocráticos.
Em todo o Estado são 2.200 produtores de suínos e frangos prejudicados pelos atrasos, que se estendem desde 2008.

Expobol em Boqueirão do Leão
Em Boqueirão do Leão, acontece de 08 a 12 de dezembro, a 2ª Expobol, em comemoração aos 23 anos do município. Para o evento já foram comercializados cerca de 120 estandes para empresas de toda a região. O evento será realizado na sede do Grêmio 05 de Junho, no Centro da cidade.

Vereadores de Estrela
A Câmara de Vereadores de Estrela realiza sessão ordinária na próxima segunda-feira, às 18 horas e 30 minutos, no salão do Centro Comunitário Santa Rita, dentro do projeto de descentralização das atividades legislativas.

Título de Cidadão Estrelense
O professor Ildo João Salvadori, receberá o título de “Cidadão Estrelense”. A iniciativa é do vereador Marco Aurélio Wermann (PT), e recebeu o apoio dos demais membros do poder legislativo. A data da Sessão Solene para concessão do título, ainda não foi definida.

Tarso Genro
Ontem o governador eleito Tarso Genro confirmou mais duas secretarias que serão ocupadas pelo PDT no governo petista no RS. Afonso Motta será o secretário do Gabinete dos Prefeitos e Kalil Sehbe responderá pela Secretaria dos Esportes e Lazer.

Luiz Fernando Schmidt assumirá como Deputado Estadual
O governador eleito, Tarso Genro também confirmou o nome da deputada estadual Stela Farias (PT) para assumir a Secretaria Estadual de Administração e Recursos Humanos.
Com o aproveitamento no secretariado dos deputados estaduais eleitos pelo PT, Stela Farias e Luiz Fernando Mainardi, assumirão na Assembléia Legislativa os suplentes Jéferson Fernandes e Luiz Fernando Schmidt, que vai representar o Vale do Taquari no parlamento gaúcho.

Feira da Saúde em Arroio do Meio
Marcada para este sábado, dia 27, das 08h às 11h30min, na rua de eventos e no Clube Esportivo Arroio do Meio, a tradicional Feira Municipal de Saúde. Serão oferecidos gratuitamente: testes de diabete, exame de colesterol, pré-câncer de mama, teste de visão, escovação e orientação dentária, coleta preventiva de câncer bucal, verificação de pressão, avaliação da massa corporal, exame da osteoporose e exame da próstata.

Matriculas em Teutônia
A Secretaria de Educação de Teutônia, informa que o período para matrículas de alunos novos nas escolas municipais encerra no dia 06 de dezembro.

Emater de Lajeado
A Emater de Lajeado realiza no dia 30, terça-feira, curso sobre a “Organização da Comercialização de Mel”, O evento inicia às 8 horas e 30 minutos, no Parque Histórico.

Medicamentos em Estrela
Em Estrela a partir de segunda-feira, dia 29, os medicamentos antibióticos que fazem parte da Relação Municipal de Medicamentos Básicos somente estarão disponíveis na Farmácia Básica Central, localizada na Unidade Básica de Saúde Central, na rua Coronel Brito.

Culto Ecumênico na Univates
Hoje será realizado na Univates, em Lajeado, um culto ecumênico de Natal, promovido pelo Núcleo de Cultura, que celebrará o início do período do Advento 2010.
A atividade ocorrerá, a partir das 20h45min, no jardim entre a Biblioteca Central e o Prédio 7.
O culto será celebrado pelo Padre Antonio Puhl e pelo Pastor Oscar Miguel e terá, ainda, a participação de alunos da Univates nas atividades litúrgicas, além do Coral Vocalize. A previsão de duração é de 45 minutos.

Colônia Z 20 de Pescadores
A Colônia de Pescadores Z-20, Vale do Taquari, com sede em Porongos - Estrela, tem assembléia geral marcada para às 09 horas do dia 11 de dezembro, na sua sede. Segundo o presidente José Léo Käffer, na ocasião será feita apreciação das contas da entidade e a eleição de diretoria para o próximo triênio. As chapas devem ser inscritas até hoje, dia 26

Orquestra Municipal de Teutônia
A Orquestra Municipal de Teutônia realizará apresentação em Gramado no próximo domingo, dia 28, com a participação de Renato Borghetti, dentro da programação do Natal Gaúcho.

PDT define nomes para compor governo de Tarso Genro
O PDT deverá decidir hoje as indicações do partido para as secretarias do Esporte e do Gabinete dos Prefeitos, além da direção da Caixa RS. Estão cotados para os cargos Ênio Bacci, Kalil Sehbe, Afonso Motta e Flávio Lammel.

PSB contrariado
O presidente estadual do PSB, Caleb de Oliveira, afirmou estar contrariado com a ausência de debate no PT sobre a composição do Secretariado do Governo Tarso Genro.
O PSB, segundo Caleb, tinha preferência pelas pastas do Desenvolvimento Rural e da Justiça e Direitos Humanos.

Vereadores de Arroio do Meio
Em sessão extraordinária, os vereadores de Arroio do Meio aprovaram por unanimidade um projeto de lei, abrindo um crédito suplementar de 1 milhão, 988 mil reais.
Com este recurso serão pagas as folhas do funcionalismo de novembro, dezembro e o 13º salário.


Crime contra natureza em Cruzeiro do Sul
Em Cruzeiro do Sul o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura recebeu a denúncia de crime contra a natureza.
Foram retiradas as cascas de árvores nativas que estão nas calçadas de passeio, próximas de uma escola, e colocado um produto químico para matar as mesmas.
Segundo informações, os alunos do educandário, ficam no local para se protegerem do sol, o que estaria incomodando alguns vizinhos.


Criação de novos municípios
Cinco comunidades do Vale do Taquari têm propostas já encaminhadas na Assembléia Legislativa para se emancipar.
Trata-se de Costão - Estrela, Forqueta - Arroio do Meio, Palanque e Vila Deodora - Venâncio Aires, e Bela Vista do Fão - Marques de Souza.
Ao total o Rio Grande do Sul conta com 32 movimentos emancipacionistas.

Novos delegados no Vale do Taquari
Realizada quarta-feira posse de seis delegados de polícia na região e destes, quatro atuarão em Lajeado. Eduardo Ferronatt Nardy, Juliano Stobbe, Hastrit Greipel e Humberto Messa Roehrig.
Para atender Cruzeiro do Sul foi empossado Vinícius Batista do Valle e para a DP de Bom Retiro do Sul, Rodrigo Reis, 26 anos, este filho do Delegado de Lajeado, José Romanci Reis.
A região é composta por 19 delegacias em 35 diferentes municípios.

Travesseiro recolhe sucatas
Em Travesseiro será realizado hoje o recolhimento do lixo sucata em todo o município. A equipe de coleta percorrerá todas as localidades, saindo da Secretaria de Obras às 07 horas.

Solicitada prisão de Tiririca
O promotor Maurício Lopes pediu à Justiça que o deputado eleito Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o humorista Tiririca, seja condenado a cinco anos de prisão por falsidade ideológica.
De acordo com o promotor, Tiririca cometeu o delito porque teria entregue à Justiça Eleitoral declarações falsas sobre sua alfabetização e sobre a propriedade de bens.

Missa de Ação de Graças em Lajeado
A Escola Municipal São José de Conventos de Lajeado realiza nesta sexta-feira, dia 26, Missa de Ação de Graças.
Encenações e apresentações de músicas pelos alunos da escola estão programadas para o evento que inicia às 8h30min, na Igreja São José de Conventos. O evento é aberto a toda comunidade.

Prefeitura de Lajeado
A Prefeitura de Lajeado não estará prestando serviço externo nesta sexta-feira, dia 26, nas secretarias que funcionam no Centro Administrativo, e nem nas secretarias de Meio Ambiente e do Trabalho, Habitação e Assistência Social.
Neste dia será efetuada a implantação dos novos sistemas de informática da administração municipal.

Fazenda Vilanova
Os estudantes de cursos universitários e técnicos de Fazenda Vilanova, deverão apresentar durante este mês na Secretaria Municipal de Educação a documentação necessária para recadastramento do auxílio transporte. Quem não apresentar a documentação ficará sem receber o benefício.

Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 26 de novembro de 2010

Estrela-RS
Visite o ValedoTaquari - Um convite: Aepan-ONG


Chuva ameniza estiagem na região Central do Estado

Houve importantes volumes de chuva, até superiores a 50 milímetros em diversas localidades, com os maiores índices no Vale do Rio Pardo.

E os modelos por computador que fazem projeções de chuva para o Estado apontam a possibilidade de nova instabilidade no começo da semana que vem.

Nesta quinta, o sol aparece acompanhado de nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul, ainda haverá muita nebulosidade com chance de chuva.

Confira o volume de chuva nesta quarta em algumas cidades da faixa central do Estado do RS:

Rio Pardo - 61 mm
Santa Maria - 47 mm
Santiago - 31 mm
Soledade - 28 mm
Caçavapa do Sul - 28 mm
Porto Alegre - 27 mm
Lajeado - 26 mm

Total Acumulado de Chuva em Estrela: 97 mm no mês de Novembro.


Prefeitura de Estrela concede auxílio de R$ 7 mil a União de Associações de Moradores de Estrela (UAME)
A Prefeitura de Estrela concedeu na quarta-feira, auxílio financeiro a União de Associações de Moradores de Estrela (UAME) no valor de R$ 7 mil.
O montante foi repassado pelo prefeito de Estrela, Celso Brönstrup ao presidente da entidade, Celso Machado, tesoureira Rosemery Batke e para o segundo secretário Luiz Carlos Freitag, que contou com a presença do secretário de Esportes e Lazer Nardir R. Steffens.
O auxílio financeiro cobrirá as despesas de arbitragem, material esportivo, organização e premiação dos Jogos Interbairros.
Tarso Genro anunciou nomes de sua equipe de governo:

O governador eleito Tarso Genro (PT) anunciou ontem mais 13 nomes de sua equipe de governo.
Os nomes confirmados para o primeiro escalão foram os seguintes:

Secretaria da Justiça e dos Diretos Humanos: Fabiano Pereira (PT)

-Coordenadoria Geral da Assessoria Superior do Governador: Flavio Koutzi (PT)

-Secretaria do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo: Ivar Pavan (PT)
-Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação: Jorge Guimarães (sem partido)

-Secretaria de Educação: José Clóvis de Azevedo (PT)

-Secretaria do Meio Ambiente: Jussara Cony (PC do B)

-Secretaria de Obras Públicas: Luiz Carlos Busato (PTB)

-Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio: Luiz Fernando Mainardi (PT)

-Secretaria de Habitação: Marcel Frison (PT)

-Secretaria das Mulheres: Márcia Santana (PT)

-Secretaria da Economia Solidária: Maurício Dziedricki (PTB)

-Chefia de Gabinete (tem status de secretaria): Vinicius Wu (PT)

-Secretaria da Saúde - Ciro Simoni (PDT)

Estrela está entre os 25 finalistas do prêmio "Municípios que fazem render mais"
Estrela está entre os 25 municípios finalistas dos três Estados do Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) da premiação dos "Municípios que fazem render mais", a ser concedida pela Associação Empresarial de Joinville (Acij), nesta quinta-feira (25/11).
Para o prefeito de Estrela Celso Brönstrup, estar entre os 25 finalistas dos três estados do Sul comprova o comprometimento e a idoneidade que a Administração de Estrela vem desenvolvendo através do planejamento e na qualidade dos serviços prestados. “A transparência do nosso governo, a aplicação correta dos recursos públicos e a maneira profissional e técnica de administrarmos o município, nos qualifica a participar desse reconhecimento. Estamos muito felizes por sermos reconhecidos e estar entre o grupo dos municípios finalistas”, ressalta Brönstrup.
Projeto Ginástica Municipal em Estrela
ESTRELA – Alunas do Projeto Ginástica Municipal realizado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, participaram na segunda-feira, de uma aula de dança com o professor Wagner Luceno.
As participantes tiveram a oportunidade de conhecer o ritmo de salsa.

A Ginástica Municipal ocorre no ginásio de Escola Estadual de Ensino Médio de Estrela nas segundas e quartas-feiras, em duas turmas, das 17h às 18h e 18h às 19h, com o professor Gesun Xavier. Interessados devem comparecer no local e no horário das aulas a começar a participar. Mais informações na Smel ou pelo telefone 3981-1067.


Feiras do Peixe e do Produtor Rural
Neste sábado (27/11), ocorrem as tradicionais Feiras do Peixe e do Produtor Rural, na praça Henrique Roolaart a partir das 7h.
Estarão disponíveis pescados vindos diretamente de criadores do interior do município.
Paralela à venda de peixe ocorre a Feira do Produtor Rural, com produtos das agroindústrias familiares. As feiras são realizadas pela Prefeitura através da Secretaria de Agricultura e Emater/Ascar.

Após 70 anos Irga realiza primeira Eleição do novo presidente conduzida pelo estrelense Rafael Mallmann
O diretor administrativo do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), o estrelense Rafael Mallmann, presidiu e conduziu, na terça-feira, a eleição para o novo presidente do Irga.

Em 70 anos de história, esta foi a primeira vez em que os 80 conselheiros da autarquia puderam escolher o dirigente máximo da Instituição.
A lista com os três nomes mais votados será encaminhada ao Governo do Estado, que irá nomear um deles.


Diretoria da Acie encerra atividades do ano com passeio de confraternização fazendo o Roteiro Turístico Delícias da Colônia
O Roteiro Turístico Delícias da Colônia foi o destino escolhido pela diretora da Associação Comercial e Industrial de Estrela (Acie) para realizar o encontro de confraternização e encerramento das atividades do ano.
O passeio aconteceu no último sábado, 20 de novembro, e teve como cenário o Cactário Horst e o Convento São Boaventura, ambos em Imigrante;
Em em Estrela, a loja Sirlei Chocolates; o Alambique Berwanger, finalizando com um almoço no Recanto do Avestruz.

Economista apresenta panorama para 2011
Um panorama da economia mundial e brasileira, de forma analítica, foi apresentado durante a última reunião-almoço realizada em Estrela, dia 19 de novembro, promovida pela Associação Comercial e Industrial de Estrela (Acie).
A economista e professora Patrícia Palermo apresentou gráficos e diagramas, aplicou teorias e falou didaticamente, para explicar alguns paradoxos econômicos.
Ao final, os participantes saíram do encontro entendendo um pouco mais sobre o complexo movimento monetário global.

Liga de Corais elege nova diretoria
A Liga de Corais de Estrela reuniu-se em assembléia recentemente, na Casa de Cultura Bertoldo Gausmann, para eleger a nova direção da entidade para o biênio 2011/2012.
Com presença de 100% dos representantes dos 23 corais filiados, foi eleita para dirigir a Liga a partir do ano que vem, a chapa encabeçada pelo vereador Gilberto Fensteinseifer.
Ele assume a presidência em substituição ao também vereador Jaci Hauschild.
Câmara recebe orquestra de guitarras
A noite do último domingo na Câmara de Vereadores de Estrela foi diferente. Ao invés de discursos, notas musicais.
O público lotou o plenário para prestigiar o Recital da Orquestra de Guitarras de Escola de Música, de Porto Alegre
.
“Ficamos felizes com o êxito do evento e surpresos com a acústica privilegiada que possuímos na Casa. Com certeza esse espaço público será ainda mais aproveitado daqui em diante”, declarou o presidente Marco Wermann (PT), que prestigiou o recital.
Conforme a secretária de Cultura e Turismo, Belkis Calsa, a comunidade e os próprios instrumentistas apreciaram o momento. “Temos as melhores expectativas por novas parcerias desta natureza para o ano de 2011”, frisou.
O projeto faz parte do Domingo Clássico, promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo de Estrela.

Projeto Arte e Movimento - Primeiro Batizado de Capoeira ocorre neste sábado em Estrela
Neste sábado (27/11), ocorre no Parque Princesa do Vale,
às 14h, o Primeiro Batizado de Capoeira do Projeto Social Arte e Movimento, realizado pela Prefeitura de Estrela por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Mais de 25 crianças e adolescentes que apresentam condições técnicas recebem na cerimônia sua primeira graduação de Capoeira, o cordel vermelho.

O Projeto iniciou em 2007 e já atendeu mais de 200 alunos.
De acordo com o secretário de Esportes e Lazer, Nardir R. Steffens (Gardel) o Projeto de cunho social estimula a convivência e a cidadania em comunidades carentes do município.

“Hoje o projeto é realizado no Centro Municipal de Atendimento Integrado (Cemai) Moinhos; Cemai Loteamento Popular e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Odilo Afonso Thomé, com aulas ministradas pelo professor Leandro Rocha.

MAIS 3 CATEGORIAS SE CLASSIFICAM À SEGUNDA FASE DO CIRCUITO CERTEL DE FUTSAL

No último sábado as escolinhas de Estrela F. C. garantiram mais 3 vagas a segunda fase da competição, as vagas foram conseguidas pelas categorias 95/96 e 97/98 Femininas e 94/95 Masculino.
As meninas da 95/96 folgaram na rodada mas com os resultados garantiram vaga a semifinal da competição, já as meninas da 97/98 tiveram que suar para garantir classificação vencendo a equipe da Fazenda Vila Nova pelo placar de 3 X 2 e também estão na semifinal, em compensação os meninos do 94/95 não tiveram dificuldade para garantir sua vaga a semifinal da competição, vencendo também a equipe da Fazenda Vila Nova por 3 X 0.

Resutados:

97-98 FEM ÚNICA ESTRELA 3 X 2 FAZENDA VILANOVA
94-95 A FAZENDA VILANOVA 0 X 3 ESTRELA
00-01 B JUVENTUS VERDE 0 X 0 ESTRELA - B

ACSURS comemora 38 anos de trabalho em defesa dos suinocultores gaúchos

Nesta quinta-feira, dia 25 de novembro, a Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS) completa 38 anos de fundação.

Nestas quase quatro décadas de atuação em prol dos suinocultores gaúchos foram muitas as conquistas e benefícios que a entidade atuou, tendo em vista sua missão, que é promover o associativismo entre seus membros, oferecer informações e soluções para os suinocultores, para que produzam com eficiência e lucratividade, e defender os interesses da classe, em âmbito Estadual e Nacional.

Contando com 18 núcleos e associações localizadas nas principais regiões produtoras de suínos do Estado, a entidade mantém contato direto com os produtores e suas realidades regionais, sejam elas econômicas, sociais ou culturais.


Encontro reuniu profissionais e estudantes do Vale do Taquari na Faculdade La Salle – Estrela


No sábado na Faculdade La Salle – Estrela promoveu a I Jornada do Secretariado, reunindo dezenas de profissionais e estudantes do Vale do Taquari.

O evento foi promovido pela Faculdade de Tecnologia La Salle – Estrela por meio do Curso de Secretariado.

Os participantes acompanharam diversas atividades e palestras, dentre elas a palestra motivacional, proferida pelo professor e diretor acadêmico da instituição, Rogério Ferraz de Andrade.

Para a coordenadora do evento e do curso de Secretariado, Ana Roolaart, o evento confirmou o seu propósito de fortalecer a profissão.

Ela ainda ressaltou que o evento terá sua segunda edição no ano que vem, pelo sucesso na participação e adesão dos profissionais.

Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 25 de novembro de 2010

Barragem de Bom Reiro do Sul-rs
Visite o Vale do Taquari
Um convite: Aepan-ONG


PDT define nomes para compor governo de Tarso Genro
O PDT deverá decidir hoje as indicações do partido para as secretarias do Esporte e do Gabinete dos Prefeitos, além da direção da Caixa RS. Estão cotados para os cargos Ênio Bacci, Kalil Sehbe, Afonso Motta e Flávio Lammel.

PSB contrariado
O presidente estadual do PSB, Caleb de Oliveira, afirmou estar contrariado com a ausência de debate no PT sobre a composição do Secretariado do Governo Tarso Genro.
O PSB, segundo Caleb, tinha preferência pelas pastas do Desenvolvimento Rural e da Justiça e Direitos Humanos.

Vereadores de Arroio do Meio
Ontem em sessão extraordinária, os vereadores de Arroio do Meio aprovaram por unanimidade um projeto de lei, abrindo um crédito suplementar de 1 milhão, 988 mil reais.
Com este recurso serão pagas as folhas do funcionalismo de novembro, dezembro e o 13º salário.

Vereadores de Encantado
O poder legislativo de Encantado realiza hoje às 19 horas, dentro da programação da “Semana da Câmara”, Sessão Solene para homenagear com o título de Cidadão Emérito Encantadense, o padre Achille Zanon, o presidente da Cosuel Gilberto Piccinini, o deputado estadual Edson Brum, e, o cardiologista Dr. Antônio Volmar Benatto.

Crime contra natureza em Cruzeiro do Sul
Em Cruzeiro do Sul o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura recebeu a denúncia de crime contra a natureza.
Foram retiradas as cascas de árvores nativas que estão nas calçadas de passeio, próximas de uma escola, e colocado um produto químico para matar as mesmas.
Segundo informações, os alunos do educandário, ficam no local para se protegerem do sol, o que estaria incomodando alguns vizinhos.

Consórcio Municipal G8
Acontece hoje, às 15 horas e 30 minutos, em Progresso, a reunião dos municípios que fazem parte do Consórcio Municipal do G-8, grupo de municípios emancipados de Lajeado.
Participarão do encontro prefeitos, primeiras damas e secretários municipais.
Os prefeitos discutirão o relatório das atividades executadas e as projeções para o ano de 2011. Após o encontro, as autoridades participam da solenidade de abertura da 1a Expofeira de Progresso.

Feira da Saúde em Arroio do Meio
Marcada para sábado, dia 27, das 08h às 11h30min, na rua de eventos e no Clube Esportivo Arroio do Meio, a tradicional Feira Municipal de Saúde.
Serão oferecidos gratuitamente: testes de diabete, exame de colesterol, pré-câncer de mama, teste de visão, escovação e orientação dentária, coleta preventiva de câncer bucal, verificação de pressão, avaliação da massa corporal, exame da osteoporose e exame da próstata.

Expofeira de Progresso
Uma das atrações da I Expofeira que inicia hoje em Progresso será a exposição de animais, com foco em bovinos de leite, a qual representa grande parcela da economia do município.
O julgamento será feito pelo especialista em reprodução de bovinos de leite, o Médico Veterinário Eduardo Silveira da Silveira.

Criação de novos municípios
Cinco comunidades do Vale do Taquari têm propostas já encaminhadas na Assembléia Legislativa para se emancipar.
Trata-se de Costão - Estrela, Forqueta - Arroio do Meio, Palanque e Vila Deodora - Venâncio Aires, e Bela Vista do Fão - Marques de Souza.
Ao total o Rio Grande do Sul conta com 32 movimentos emancipacionistas.

Novos delegados no Vale do Taquari
Realizada ontem a solenidade de posse de seis delegados de polícia na região e destes, quatro atuarão em Lajeado. Eduardo Ferronatt Nardy, Juliano Stobbe, Hastrit Greipel e Humberto Messa Roehrig.
Para atender Cruzeiro do Sul foi empossado Vinícius Batista do Valle e para a DP de Bom Retiro do Sul, Rodrigo Reis, 26 anos, este filho do Delegado de Lajeado, José Romanci Reis.
A região é composta por 19 delegacias em 35 diferentes municípios.

Telecentro de Capitão
A Coordenação do Telecentro de Capitão, instalado junto ao Centro de Referência da Assistência Social, encerra hoje a tarde o primeiro curso de montagem, manutenção e configuração de computadores para jovens do município.
A turma formada por oito alunos teve sete encontros, totalizando 18 horas de curso.

Travesseiro recolhe sucatas
Em Travesseiro será realizado amanhã o recolhimento do lixo sucata em todo o município. A equipe de coleta percorrerá todas as localidades, saindo da Secretaria de Obras às 07 horas.

Solicitada prisão de Tiririca
O promotor Maurício Lopes pediu à Justiça que o deputado eleito Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o humorista Tiririca, seja condenado a cinco anos de prisão por falsidade ideológica.
De acordo com o promotor, Tiririca cometeu o delito porque teria entregue à Justiça Eleitoral declarações falsas sobre sua alfabetização e sobre a propriedade de bens.

Missa de Ação de Graças em Lajeado
A Escola Municipal São José de Conventos de Lajeado realiza nesta sexta-feira, dia 26, Missa de Ação de Graças.
Encenações e apresentações de músicas pelos alunos da escola estão programadas para o evento que inicia às 8h30min, na Igreja São José de Conventos. O evento é aberto a toda comunidade.

Prefeitura de Lajeado
A Prefeitura de Lajeado não estará prestando serviço externo nesta sexta-feira, dia 26, nas secretarias que funcionam no Centro Administrativo, e nem nas secretarias de Meio Ambiente e do Trabalho, Habitação e Assistência Social.
Neste dia será efetuada a implantação dos novos sistemas de informática da administração municipal.

Colônia de Pescadores Z-20
A Colônia de Pescadores Z-20, Vale do Taquari, com sede em Porongos - Estrela, tem assembléia geral marcada para às 09 horas do dia 11 de dezembro, na sua sede. Segundo o presidente José Léo Käffer, na ocasião será feita apreciação das contas da entidade e a eleição de diretoria para o próximo triênio.
As chapas devem ser inscritas até amanhã, dia 26.
Fazenda Vilanova
Os estudantes de cursos universitários e técnicos de Fazenda Vilanova, deverão apresentar durante este mês na Secretaria Municipal de Educação a documentação necessária para recadastramento do auxílio transporte. Quem não apresentar a documentação ficará sem receber o benefício.

Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 24 de novembro de 2010

Ciclovia em Lajeado-RS - Visite o Vale do Taquari

NOTÍCIAS REGIONAIS – 24-11-2010 – 4ª FEIRA

1- Culto Ecumênico na Univates
Será realizado na Univates, no próximo dia 26 de novembro, um culto ecumênico de Natal, promovido pelo Núcleo de Cultura, que celebrará o início do período do Advento 2010.
A atividade ocorrerá, a partir das 20h45min, no jardim entre a Biblioteca Central e o Prédio 7.
O culto será celebrado pelo Padre Antonio Puhl e pelo Pastor Oscar Miguel e terá, ainda, a participação de alunos da Univates nas atividades litúrgicas, além do Coral Vocalize.

2- Cronograma de Eventos em Lajeado
A Secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado recebe até o dia 30 de novembro, o cronograma de eventos relativos ao 1º semestre de 2011, para confecção do Guia Oficial de Eventos e Turismo do Município. A relação pode ser entregue na Casa de Cultura de Lajeado.

3- Fazenda Vilanova-rs
Uma obra de 1.235 m² de área construída está sendo edificada para funcionamento da Secretaria de Obras de Fazenda Vilanova.
O complexo contempla um pavilhão pré-moldado e um prédio com salas administrativas.
O projeto iniciado em junho deste ano tem previsão de entrega para o mês de dezembro. O investimento é de 334 mil reais com apoio de financiamento do Fundo Pimes, junto à CaixaRS.
4- Expovale 2010 recebeu 200 mil pessoas
A Expovale 2010 encerrou domingo em Lajeado, confirmando as expectativas e metas da Prefeitura e ACIL, promotoras do evento.
Nos dez dias da feira, 200 mil pessoas circularam pelo Parque do Imigrante, onde o volume de negócios realizados junto aos mais de 360 expositores chegou a R$ 45 milhões, superando até mesmo a estimativa inicial.
5- Cic Teutônia promove Feirão de Veículos
No próximo final de semana, a CIC Teutônia, com apoio da Prefeitura de Teutônia, promove a terceira edição do Feirão de Veículos Seminovos.
A expectativa da comissão organizadora é de que este seja o maior evento ligado à venda de veículos já realizado no município.
O Feirão terá a participação de 10 revendas de Teutônia, e, abre às 9h de sábado e estende-se até às 18h de domingo, junto ao Centro Administrativo.

6- Encomenda de alevinos em Fazenda Vilanova
A Secretaria da Agricultura de Fazenda Vilanova informa aos produtores que encomendaram alevinos que a entrega dos filhotes será nesta quarta-feira, dia 24, na parte da manhã, na Prefeitura.

7- Fórum sobre drogadição em Lajeado
O Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen) de Lajeado realizará um fórum de debates na manhã da próxima quinta-feira, dia 25, a realizar-se a partir das 8 horas na Câmara de Vereadores.
Neste encontro também acontecerá a indicação dos representantes da sociedade civil e do governo municipal para compor este conselho, bem como a escolha da sua coordenação executiva.

8- Medicamentos em Estrela-rs
Em Estrela a partir do dia 28 de novembro, os medicamentos antibióticos que fazem parte da Relação Municipal de Medicamentos Básicos somente estarão disponíveis na Farmácia Básica Central, localizada na Unidade Básica de Saúde Central, na rua Coronel Brito.

9- Fazenda Vilanova-rs
A Prefeitura de Fazenda Vilanova realiza no dia 10 de dezembro, o pagamento da segunda parcela do 13º salário, ao funcionalismo público municipal.

10- Arroio do Meio terá Ginásio Municipal
O Distrito de Palmas – Arroio do Meio está recebendo o seu ginásio esportivo municipal, com 1.028m². A obra está na fase de colocação da cobertura e deve ficar pronto até o início do ano letivo de 2011.

11- Doutor Ricardo-rs comemora emancipação
O município de Doutor Ricardo está se preparando para comemorar 15 anos de emancipação, com a realização do evento “Doutor Ricardo em Festa”, nos dias 03, 04 e 05 de dezembro.

Notícias Regionais do Vale do Taquari - Estrela-RS - Brasil

Projeto Bombeiros Mirins em Estrela-RS


ESTRELA F. C. VAI A FINAL DA LIGA FUTURA EM BUSCA DO BI-CAMPEONATO


No último domingo a categoria 2000 do Estrela F. C. conseguiu uma das vagas a final da Liga Futura, após vitoria sobre a única equipe ainda invicta da competição, o Sete de Setembro de Lajeado, pelo placar de 1 x 0.

Agora a equipe irá enfrentar o CFA Noca de Venâncio Aires na Grande Final.

A equipe estrelada vai em busca do Bi-Campeonato, pois já ganhou a competição em 2009.


Vereadores autorizam alterações no Código Tributário Municipal

Os seis projetos de lei na pauta da sessão desta segunda-feira foram aprovados por unanimidade.

Do Executivo aprovada alteração na lei que consolida a legislação tributária municipal.

A principal mudança está no acréscimo de parágrafo abrindo exceção à remessa de emissão de livro eletrônico para as pessoas jurídicas enquadradas na condição de microempreendedor individual, sociedades uniprofissionais e instituições financeiras.

Outras duas matérias permitem abertura de crédito especial de R$ 8 mil e crédito suplementar R$ 950,7 mil.

Em regime de urgência, entraram na pauta e foram autorizadas duas propostas de abertura de créditos suplementares, de R$ 1,5 e 2 mil, respectivamente.
Do presidente Marco Wermann (PT), subscrito pelos vereadores Jaci Hauschild (PP), Aloísio Mallmann (PPS), Gilberto Fensterseifer (PP), José Alves (PTB) e Juarez Fülber (PPS), aprovada a concessão do título de Cidadão Estrelense ao professor Ildo João Salvadori.

Entre as atividades desempenhadas por ele, estão a direção da Escola Estadual de Ensino Médio Estrela, por 11 anos e do extinto Centro Interescolar de Estrela – CIE por sete anos.

Além disso, Salvadori é membro do Rotary Club há 43 anos e membro de outras entidades do município.


Colégio Martin Luther/Avates/Pref. Estrela é Campeã Estadual infanto-juvenil

Mais um título estadual de voleibol veio para Estrela.
Desta vez a categoria infanto-juvenil, composta por atletas até 17 anos, encerrou a principal competição do calendário gaúcho no degrau mais alto do pódio.

A grande final foi contra a equipe do União.

Após um início nervoso, com muitos erros de ambas as equipes, algumas modificações surtiram efeito e recolocaram as estrelenses na frente do placar.

O jogo terminou em 3x0 para equipe de Estrela (25x19, 25x18 e 25x12) e o título gaúcho nas mãos.

A equipe campeã foi formada pelas atletas Bianca, Dani, Paula, Fê, Aninha, Luana, Carla, Barba, Viky, Thaís, Carolzinha, Zona, Sofia e Minga.


Salvar Vidas/Bombeiros Mirins
Cinquenta novos Bombeiros Mirins se formam nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (25/11), às 19h30min, no ginásio da Escola Estadual de Ensino Médio Estrela, acontece a Solenidade de Formatura do Projeto Salvar Vidas/Bombeiros Mirins.

São 50 crianças e adolescentes estudantes das redes de ensino do município de Estrela, que recebem o certificado.

O projeto é desenvolvido pela Prefeitura de Estrela por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) e Corpo de Bombeiros.

Os encontros ocorreram de abril a novembro, nas segundas e quartas-feiras, pela manhã das 8h às 11h, para alunos de 09 e 10 anos e à tarde das 14h às 17h, para alunos de 11 a 13 anos, no Quartel do Corpo de Bombeiros de Estrela.


Estrela sediou o 3º Encontro de Motocas e Bikes
Aconteceu neste domingo (21/11) em Estrela, o 3º Encontro de Motocas e Bikes, no Parque Princesa do Vale, evento realizado pelo Centro Educacional Caminhos, sob forma de parceria entre os municípios de Estrela e Lajeado.

A programação que ocorreu pela manhã reuniu dezenas de famílias que realizaram diversas atividades entre piquenique, brincadeiras, alongamento e encontro das motocas e bicicletas.

De acordo com o secretário municipal de Esportes e Lazer, Nardir R. Steffens (Gardel), o evento foi um sucesso alcançando os objetivos e demonstrando a capacidade de integralização entre os municípios de Estrela e Lajeado.


Estrelense é campeã Estadual de Atletismo
A Associação de Atletismo dos Vales participou na última sexta-feira (19/11), em Ivoti, do Campeonato Estadual de Atletismo, categoria Pré-Mirim (nascidos em 97/98), com cinco atletas participantes do Projeto de Atletismo da Prefeitura de Estrela, desenvolvido através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel).

Os atletas Júlia Eidelwein; Christian Krombauer da Costa; Lucas Becker; Elias Plentz e Ana Carolina Sulzbach representaram Estrela, obtendo ótimas colocações, em especial, a atleta Júlia Eidelwein, que repetiu o feito de 2009, sagrando-se novamente campeã estadual, desta vez no revezamento 4x150m.

Júlia conquistou ainda o vice-campeonato no salto em distância e no arremesso de peso, além do 3º lugar nos 60m com barreiras.
Os atletas realizam os treinos no Parque Princesa do Vale, sob a instrução dos professores Daniel Augusto Sehn e Débora Dresch da Rosa.

Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 23 de novembro de 2010

Centro de Cultura de Lajeado-rs - Vale do Taquari


NOTÍCIAS REGIONAIS – 23-11-2010 – 3ª FEIRA

1- Prazo para Justificativa por não votar
Os eleitores que não compareceram nas urnas no dia 03 de outubro, na realização do 1º turno das eleições gerais, têm até o dia 02 de dezembro para enviar uma justificativa ao juiz eleitoral.
O procedimento é procurar um cartório eleitoral e preencher um requerimento de justificativa que será avaliado pelo juiz.
O prazo de justificativa para quem não votou no 2º turno, dia 31 de outubro, encerra no dia 30 de dezembro.

2- Duplicação da BR 386
Foram liberados ontem os licenciamentos para as máquinas do consórcio empresarial iniciarem as obras de duplicação da BR 386, trecho entre Estrela e Tabaí, num total de 33,5 quilômetros.
O trabalho começa a partir da Praça de Pedágio em Fazenda Vilanova, em direção a Tabaí.

3- Censo IBGE 2010
O Censo do IBGE revela dados importantes como o RS ser o Estado com o quarto menor índice de analfabetismo do país.
Outro dado interessante é que Colinas é o município com o segundo menor índice de analfabetos no estado, com apenas 4,26% e Imigrante está na quinta colocação, com 4,63%, da população analfabeta.

4- Seminário em Arroio do Meio
O Departamento do Meio Ambiente da Prefeitura de Arroio do Meio em parceria com o Conselho de Defesa do Meio Ambiente, realizam nesta quarta-feira, dia 24, o Seminário Municipal do Meio Ambiente.
O evento inicia às 14 horas, no salão da Comunidade Evangélica São Paulo.

5- Enart 2010
Venâncio Aires participou em quatro modalidades com uma grande representação da 25ª edição do Enart, realizado no fim de semana em Santa Cruz do Sul.
Classificou-se em duas modalidades para a finalíssima de domingo. As prendas e os peões modalidade Danças de Salão conquistaram 2º lugar, e na declamação feminina, Evelaine Barbian, também ficou na segunda colocação.

6- Inicia Expofeira de Prograsso
Inicia no final da tarde de quinta-feira, dia 25, a 1ª Expofeira de Progresso, evento comemorativo aos 23 anos de emancipação do município.
A expectativa da comissão organizadora é de receber até o final da feira, domingo, dia 28, cerca de 25 mil visitantes, e, gerar em torno de 1 milhão de reais em negócios.

7- Secretaria Estadual da Agricultura
O programa Troca-Troca de Sementes, da Secretaria Estadual da Agricultura está recebendo os pedidos da semente de milho, para a Safrinha.
Os produtores interessados em adquirir as sementes podem acessar o site do Feaper e realizar a inscrição.

8- STR de Nova Bréscia
O STR de Nova Bréscia realiza nesta semana uma série de atividades. Para a noite de hoje estão previstas reuniões nas localidades de Linha Pinheiros, Linha Estefânia e Linha Jacarezinho, todas iniciando às 20 horas e 30 minutos.

9- Alerta sobre queda no repasse do FPM
O Ministério do Planejamento divulgou o Relatório de Avaliação Fiscal do 5º bimestre de 2010, alertando a Confederação Nacional de Municípios, sobre a queda no repasse dos valores do FPM.
Os indicadores como o Imposto de Renda e Imposto sobre Produtos Industrializados, mostram a queda de 5 % em novembro, devendo refletir de forma negativa nos repasses para as prefeituras.

10- Secretaria da Agricultura de Lajeado
A Secretaria da Agricultura de Lajeado recebe até esta quarta-feira, dia 24, encomendas de sementes de milho safrinha.
Para as encomendas os interessados devem apresentar o CPF e o Talão de Produtor.

11- PDT pode participar do Governo de Tarso Genro
O diretório estadual do PDT autorizou, por 108 a 51 votos, a executiva estadual do partido a ingressar no governo Tarso Genro (PT).
No entanto, foi mantida a exigência de duas secretarias fortes, preferencialmente Saúde e Agricultura, como condição para ingressar no governo.
A terceira pasta do partido está entre Esportes, Gabinete dos Prefeitos e Ciência e Tecnologia.
A executiva pedetista ameaça não entrar no governo em caso de não atendimento dos seus pleitos.

12- Matrículas em Teutônia
A Secretaria de Educação de Teutônia, informa que o período para a matrícula de alunos novos nas escolas municipais encerra no dia 6 de dezembro.
Os pais ou responsáveis por crianças em idade escolar devem proceder a inscrição na escola mais perto da residência.
Para proceder na matrícula do aluno, os pais deverão levar comprovante de vacinação, fotos, registro de nascimento e comprovante de residência.

13- Musica antiga em Teutônia
Teutônia é uma das 10 cidades gaúchas escolhidas pelo Grupo Instrumentarium para receber o concerto “Música Antiga nas Igrejas”.
O evento está marcado para o dia 4 de dezembro, a partir das 20 horas, na Igreja Evangélica Luterana Redentor do Bairro Canabarro, com entrada franca.
Serão apresentadas músicas barroca italiana e alemã do século 17.

14- Assistência Social de Travesseiro
O Departamento da Assistência Social de Travesseiro está organizando para a próxima sexta-feira mais uma visita a Clinica Central de recuperação de dependentes químicos em Lajeado.
Os interessados em acompanhar a visita devem realizar as inscrições no Cras, informando o número da carteira de identidade.

15- Vereadores de Lajeado realizam sessão
Hoje, às 17 horas, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores Lajeado. Seis projetos estão na pauta do dia, além da análise de três matérias que foram vetadas pelo poder executivo.

16- Vereadores de Imigrante
Na sessão de hoje a noite a Câmara de Vereadores de Imigrante deve analisar o projeto da previsão orçamentária para 2011, que prevê uma receita de 11 milhões 975 mil reais, cerca de 10% superior a este ano.

17- CODEVAT realiza assembléia
O Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari - CODEVAT realiza assembléia geral no dia 1º de dezembro, às 16 horas e 30 minutos, no prédio 7 da Univates, em Lajeado. Na pauta: Apresentação do Planejamento Estratégico Regional e Estruturação das Comissões Setoriais.

18- Projeto Viva Verão em Estrela
A Prefeitura de Estrela realiza nos meses de janeiro e fevereiro, mais uma edição do projeto “Viva Verão”, com a disputa de diversas modalidades esportivas no Parque Princesa do Vale.
A competição deve reunir um grande número de atletas na disputa do Vôlei de Praia (duplas masculinas e femininas); Futebol Sete (categorias sub 12 e sub 15), Skate e Bicicross.
As inscrições podem ser realizadas a partir do dia 6 de dezembro, na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel).

19- Culto Ecumênico na Univates
Será realizado na Univates, no próximo dia 26 de novembro, um culto ecumênico de Natal, promovido pelo Núcleo de Cultura, que celebrará o início do período do Advento 2010.
A atividade ocorrerá, a partir das 20h45min, no jardim entre a Biblioteca Central e o Prédio 7.
O culto será celebrado pelo Padre Antonio Puhl e pelo Pastor Oscar Miguel e terá, ainda, a participação de alunos da Univates nas atividades litúrgicas, além do Coral Vocalize.

20- Cronograma de Eventos em Lajeado
A Secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado recebe até o dia 30 de novembro, o cronograma de eventos relativos ao 1º semestre de 2011, para confecção do Guia Oficial de Eventos e Turismo do Município. A relação pode ser entregue na Casa de Cultura de Lajeado.

Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 22 de novembro de 2010

Limpeza Arroio Saraquá - Bacia Taquari-Antas


NOTÍCIAS REGIONAIS – 22-11-2010 – 2ª FEIRA

Deputado Tiririca garante recursos para o PR
O desempenho eleitoral do palhaço Tiririca, em São Paulo, com mais de 1 milhão e 300 mil votos, resultará em lucro para o seu partido, o PR.
A votação de Tiririca valerá para o Partido da República, cerca de 2 milhões e 700 mil reais a mais por ano no rateio do Fundo Partidário, formado por recursos públicos e dividido de acordo com a votação de cada legenda.

Travesseiro-rs confirma médica
A Secretaria de Saúde de Travesseiro confirmou a médica Edel Holderried como a nova médica responsável pelo Programa Estratégia da Saúde da Família.
Além dos atendimentos no Ambulatório da Sede e no Posto de Saúde de Três Saltos Baixo a médica fará visitas domiciliares a acompanhará os trabalhos dos grupos de educação em saúde.

Teutônia-rs recebe concerto
Teutônia é uma das 10 cidades gaúchas escolhidas pelo Grupo Instrumentarium para receber o concerto “Música Antiga nas Igrejas”.
O evento está marcado para o dia 4 de dezembro, a partir das 20 horas, na Igreja Evangélica Luterana Redentor do Bairro Canabarro, com entrada franca.
Serão apresentadas músicas barroca italiana e alemã do século 17.

Assistência Social de Travesseiro-rs
O Departamento da Assistência Social de Travesseiro está organizando para a próxima sexta-feira mais uma visita a Clinica Central de recuperação de dependentes químicos em Lajeado.
Os interessados em acompanhar a visita devem realizar as inscrições no Cras, informando o número da carteira de identidade.

Capitão-rs divulgou eventos de final de ano
A Prefeitura de Capitão divulgou a programação das festividades de final de ano. A programação começa dia 05 de dezembro com missa às 19 horas, na Igreja Matriz, com a participação dos grupos culturais do município. Já às 20 horas ocorre o sorteio dos primeiros vale compras da campanha Nota da Sorte e inauguração oficial da Praça da Cidade, seguida de apresentação da OCLAJE.

Cic Teutônia-rs
A CIC Teutônia iniciou a comercialização dos estandes da exposição comercial e industrial da Festa de Maio 2011.
Até hoje, dia 22, a preferência é para associados expositores na Festa de Maio de 2008; de 23 a 26 de novembro, para associados não expositores em 2008; de 27 de novembro a 3 de dezembro, para empresas teutonienses não associadas à CIC; e a partir do dia 4 de dezembro para os demais interessados.

Colégio Alberto Torres
Os grupos de teatro do Colégio Evangélico Alberto Torres de Lajeado apresentam nesta segunda-feira, dia 22, a partir das 19h30min no Centro Comunitário Evangélico, três montagens ensaiadas durante o ano. Os alunos apresentarão as peças: “Colônia de Férias”, “A Mansão da Família Machado” e “Tudo na vida tem um lado A e um lado B”.

Univates inaugura prédio 16
Na próxima quarta-feira, dia 24, às 18 horas, a Univates inaugura oficialmente o Prédio 16, situado ao lado do Complexo Esportivo da Instituição.
O novo prédio representa um investimento de mais de R$ 7,5 milhões. Além de abrigar salas de aula, auditório e laboratórios, o local também sediará a Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde.

CTG de Encantado-RS
O CTG Giuseppe Garibaldi realiza nos dias 26, 27 e 28 de novembro, mais uma edição do Rodeio Crioulo Estadual.
O evento acontece no Parque João Batista Marchese, com as apresentações campeiras iniciando na 6ª feira, dia 26, e, as apresentações artísticas a partir da tarde de sábado, dia 27.

Censo 2010
Os números levantados no Censo 2010, representarão alteração na composição das câmaras de vereadores na região a partir da próxima eleição.
Pelo menos sete Câmaras terão acréscimos em número de vereadores.
Em Lajeado e Venâncio Aires, o número de vereadores passará de 10 para 15. Na cidade de Estrela que atualmente conta com 9 vereadores, o número de cadeiras no legislativo será de 13.
As cidades de Arroio do Meio, Encantado, Taquari e Teutônia passarão dos atuais 9 para 11 vereadores. Os demais municípios da região continuarão com 9 vereadores.

Câmara de Vereadores de Estrela-rs
Hoje, às 18 horas e 30 minutos, tem sessão ordinária da Câmara de Vereadores Estrela, com três projetos do poder executivo, na ordem do dia. O destaque fica para a proposta de alteração na lei que consolida a legislação tributária municipal.

Arroio do Meio-rs estrutura curso
Está sendo estruturado em Arroio do Meio, um Curso de Irrigação – Sistemas por Gotejamento e Fertirrigação, que acontecerá nos dias 25 e 26 de novembro, na Casa Cultural de Forqueta.
O curso com 16 horas de duração contará com a instrução do SENAR e terá aulas teóricas e práticas.

Marquinho Lang
O deputado estadual Marquinho Lang (DEM), já admite a possibilidade de concorrer a prefeito em Bom Retiro do Sul na eleição de 2012.
Marquinho deve enfrentar nas urnas o atual prefeito Celso Pazuch (PSB), que tentará a reeleição.

Tarso Genro anunciará secretariado
O governador eleito Tarso Genro (PT) pretende anunciar no mais tardar até quinta-feira, dia 25, a totalidade da composição do seu Secretariado. Entre hoje e amanhã Tarso pretende fechar acordo com o PDT, destinando aos trabalhistas três secretarias.
Na quinta-feira ele deverá viajar para Buenos Aires, na Argentina, onde irá passar cerca de dez dias de férias.

Abastecimento de água em Teutônia-rs
O serviço de abastecimento de água em Teutônia é municipalizado em mais de 80% e nos últimos dois anos não ocorreu reajuste da taxa cobrada dos consumidores.
Em evento realizado no final de semana o prefeito Renato Altmann confirmou a sua promessa de campanha de não reajustar a taxa durante os seus quatro anos de mandato.

Câmara de Vereadores de Arroio do Meio
Em Arroio do Meio o suplente de vereador Valdir Fahl (PT) encerrou sua curta temporada de dois meses na Câmara de Arroio do Meio, destacando o planejamento existente na Prefeitura nas últimas três administrações.
Fahl salienta que desde 2000, não se gasta mais do que se arrecada.

Arroio Saraquá
Um grupo de 25 pessoas realizou 6ª-feira, a limpeza nas margens do Arroio Saraquá. Foi retirado uma tonelada e meia de materiais poluentes.

Contensão de despesas em Paverama-rs
O prefeito de Paverama, Elemar Dickel, adota medidas de contenção de despesas em todos os setores da administração municipal até o final do ano. Neste período a Secretaria de Obras não fará mais prestação de serviços a particulares, exceto nas emergências, e, todo o trabalho fica estritamente dentro do horário de expediente da Prefeitura.
Emater de Lajeado-rs
A Emater de Lajeado em parceria com a administração municipal realiza no dia 30 de novembro, curso sobre a “Organização da Comercialização de Mel”, O evento inicia às 8 horas e 30 minutos, no Parque Histórico.

Teutônia encerrou Pacote Agrícola
A Administração Municipal de Teutônia, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, encerrou o Pacote Agrícola 2010, que beneficiou 944 produtores, investindo um valor superior a 368 mil reais.
Os recursos foram repassados, a título de incentivo, diretamente para cada agricultor.

Dia do músico em Estrela
A Secretaria de Cultura e Turismo de Estrela realiza hoje evento alusivo ao Dia do Músico. Haverá "palco aberto" para apresentação de bandas e músicos individuais de Estrela.
O evento acontecerá a partir das 17 horas, em frente ao prédio da Prefeitura, com término previsto para as 22 horas. Em caso de chuva o evento acontecerá no ginásio da Soges.

Medicamentos em Estrela-rs
Em Estrela a partir do dia 28 de novembro, os medicamentos antibióticos que fazem parte da Relação Municipal de Medicamentos Básicos somente estarão disponíveis na Farmácia Básica Central, localizada na Unidade Básica de Saúde Central, na rua Coronel Brito.

Marques de Souza-rs
A Administração Municipal de Marques de Souza dispõe de um horário semanal de atendimento preferencial à comunidade: quintas-feiras à tarde a partir das 13 horas, quando o prefeito Rubem Kremer, fica à disposição no gabinete do Executivo, atendendo todos os munícipes.

Projeto Viva Verão em Estrela-rs

A Prefeitura de Estrela realiza nos meses de janeiro e fevereiro, mais uma edição do projeto “Viva Verão”, com a disputa de diversas modalidades esportivas no Parque Princesa do Vale.
A competição deve reunir um grande número de atletas na disputa do Vôlei de Praia (duplas masculinas e femininas); Futebol Sete (categorias sub 12 e sub 15), Skate e Bicicross.
As inscrições podem ser realizadas a partir do dia 6 de dezembro, na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel).

Colônia de Pescadores realiza Assembléia
A Colônia de Pescadores Z-20, Vale do Taquari, com sede em Porongos - Estrela, tem assembléia geral marcada para às 09 horas do dia 11 de dezembro, na sua sede.
Segundo o presidente José Léo Käffer, na ocasião será feita apreciação das contas da entidade e a eleição de diretoria para o próximo triênio. As chapas devem ser inscritas até sexta-feira, dia 26.

Coquetel Beneficente em Tutônia-rs
Hoje, às 20 horas, acontece o 2º Coquetel Beneficente da Liga de Combate ao Câncer de Teutônia, na Associação da Água de Languiru. Na ocasião serão apresentados os novos trajes das soberanas do município, para divulgação da Festa de Maio de 2011.

Eventos em Lajeado-rs
A Secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado recebe até o dia 30 de novembro, o cronograma de eventos relativos ao 1º semestre de 2011, para confecção do Guia Oficial de Eventos e Turismo do Município. A relação pode ser entregue na Casa de Cultura de Lajeado.

Vestibular na La Salle Estrela-rs
As inscrições para o Vestibular de Verão La Salle 2011 poderão ser efetuadas até o dia 15 de dezembro, na secretaria da Faculdade em Estrela ou pelo site www.unilasalle.edu.br/vestibular.
A prova de redação acontece no dia 18 de dezembro, a partir das 13 horas. Os cursos oferecidos são: Tecnologia em Secretariado, Tecnologia em Agronegócio e Tecnologia em Gestão do Turismo, todos eles no turno da noite.

Fazenda Vilanova-rs
A Prefeitura de Fazenda Vilanova realiza no dia 10 de dezembro, o pagamento da segunda parcela do 13º salário, ao funcionalismo público municipal.
Arroio do Meio terá Ginásio Municipal
O Distrito de Palmas – Arroio do Meio está recebendo o seu ginásio esportivo municipal, com 1.028m². A obra está na fase de colocação da cobertura e deve ficar pronto até o início do ano letivo de 2011.

Doutor Ricardo-rs comemora emancipação
O município de Doutor Ricardo está se preparando para comemorar 15 anos de emancipação, com a realização do evento “Doutor Ricardo em Festa”, nos dias 03, 04 e 05 de dezembro.


Manutenção de motosserra em Estrela-rs
Será realizado no município de Estrela de 23 a 26 de novembro o treinamento de Operação e Manutenção de Motosserra. O instrutor é o engenheiro de produção Frederico Diehl.
O curso é promovido pelo SENAR em parceria com o STR de Estrela. O evento tem carga horária de 32 horas e aborda conteúdos relativos à utilização segura e manutenção da motosserra e não possui custos para o participante.